Estudo de Isaías 33:14 – Comentado e Explicado

Em Sião os pecadores serão aterrados, o medo apoderar-se-á dos ímpios. Quem de nós poderá permanecer perto deste fogo devorador? Quem de nós poderá permanecer perto das chamas eternas?
Isaías 33:14

Comentário de Albert Barnes

Os pecadores em Sião têm medo – Este versículo é evidentemente projetado para descrever o alarme que foi produzido em Jerusalém contra pecadores impenitentes e hipócritas, pela visão do julgamento de Deus no exército de Senaqueribe. Eles veriam sua ira contra seus inimigos e, diante dos terrores de sua indignação em relação àquele exército, ficariam alarmados e perguntariam como seria possível que eles suportassem essa ira para sempre. Se o efeito da ira de Deus mesmo por uma noite, quando deveria arder contra aquele grande exército, era tão terrível, como poderia ser suportado para sempre? Esta parece ser a ideia geral da passagem. Uma grande variedade de interpretações foi proposta, o que pode ser visto em Vitringa e Poole. A frase ‘pecadores em Sião’ aqui se refere aos ímpios e rebeldes em Jerusalém.

O temor surpreendeu os hipócritas – Aqueles que professavam servir a Deus e, ainda assim, dependiam secretamente da ajuda do Egito (ver Isaías 31: 1-9 ; compare a nota em Isaías 9:17 ). O sentimento aqui é que aqueles que professamente são amigos de Deus, mas que são secretos e realmente seus inimigos, freqüentemente ficam alarmados com seus julgamentos. Quando os julgamentos de Deus superam os pecadores, eles estão conscientes de que merecem também a sua ira, e suas mentes estão cheias de consternação. Portanto, em tempos de doenças prevalecentes ou de peste, aqueles que realmente não confiam em Deus, e nenhuma evidência de que estão preparados para morrer, ficam cheios de alarme. Um verdadeiro amigo de Deus ficará calmo em tais cenas; um hipócrita mostrará com sua consternação que ele não tem religião.

Quem entre nós habitará com o fogo devorador? Alguns entenderam isso como se referindo aos incêndios que eles supuseram que o assírio acenderia em Jerusalém, apreendendo que ele tomaria e queimaria a cidade. Mas a interpretação mais provável é a que se refere ao julgamento que seria levado aos assírios – a ira ardente de Deus como fogo que os consumiria. A destruição dos assírios é repetidamente representada sob a imagem de uma tempestade e tempestade, onde haveria a chama do fogo devorador (veja a nota em Isaías 29: 6 ). O sentido é o seguinte: Deus subitamente consumiu aquele imenso exército de seus inimigos. Esse deve ser o terrível castigo dos ímpios. Como podemos tolerar isso? Nós também, entre o seu povo, somos seus inimigos e somos expostos à sua ira. Como podemos suportar os terrores daquele dia em que sua ardente indignação também nos ultrapassará?

Habitará com queimaduras eternas – Quem dentre nós poderia suportar sofrer em meio a tanta ira ardente para sempre? Se essa ira é tão feroz que consome uma multidão tão imensa em uma única noite, quem poderia tolerá-la se continuasse para todo o sempre? Este é o sentido óbvio desta passagem; e implica:

1. Que os hipócritas ficarão muito alarmados quando virem o castigo sobre os inimigos abertos e declarados de Deus.

2. Que nesses tempos eles não terão a paz e a tranqüilidade que seus verdadeiros amigos têm.

3. Que tal alarme é evidência de culpa consciente e hipocrisia.

4. Que as pessoas aqui mencionadas acreditavam na doutrina do castigo eterno – uma crença que os hipócritas e os pecadores sempre têm; caso contrário, por que deveriam ficar alarmados?

5. Que o castigo dos hipócritas na igreja será terrível e terrível. Esta parece ter sido a convicção aqui. Eles viram que se tais julgamentos chegavam àqueles que não tinham conhecimento do Deus verdadeiro, isso deveria ser infinitamente mais terrível para aqueles que haviam sido treinados em meio às instituições religiosas e que professavam apego ao Senhor. E assim será em um grau preeminente entre aqueles que foram treinados na igreja cristã e que foram os seguidores professos, mas insinceros, do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 33:14 . Os pecadores em Sião têm medo – Isto é falado, não dos assírios, mas dos judeus. O profeta, tendo predito a libertação do povo de Deus e a destruição de seus inimigos, para maior ilustração dessa maravilhosa obra, pode ser considerado aqui como um retorno à descrição da condição sombria em que os judeus, especialmente aqueles como eram incrédulos e ímpios, deveriam ser antes que essa libertação viesse. Pois, embora os judeus devotos fossem, em alguma medida, apoiados por um senso do favor de Deus e por suas promessas, entregues a eles por Isaías, ainda assim muitos deles, provavelmente a generalidade, ele previu, seriam cheios de horrores e expectativas de destruição total. Quem entre nós habitará com o fogo devorador? Como seremos capazes de suportar a presença e suportar, ou evitar, a ira daquele Deus, que é um fogo consumidor; quem está prestes a nos destruir totalmente pelos assírios e depois nos queimará com fogo inextinguível? Ou, o profeta pode ser considerado como descrevendo, nessas palavras, a consternação com que os pecadores em Sião seriam atingidos, quando deveriam ver o exército assírio destruído; pois a destruição disso é o fogo mencionado imediatamente antes ( Isaías 33: 11-12 ) e eles estavam conscientes de terem provocado esse Deus, por sua adoração secreta a outros deuses, bem como por muitos outros pecados. Como se ele tivesse dito: Essa destruição milagrosa dos assírios atingirá até os mais profanos entre os judeus, que costumavam zombar das ameaças de Deus, com terror, para que ele não se levantasse em ira; de modo que dirão: Quem dentre nós habitará com este fogo devorador – diante do qual um exército tão vasto é como espinhos? Quem habitará com essas queimaduras eternas – que fizeram os assírios como queimaduras de cal? Como seremos capazes de suportar a ira deste Deus, que, se uma vez se apoderar de nós, nos consumirá totalmente e também será uma promessa e precursora de tormentos eternos no inferno, se não for impedida por um arrependimento oportuno? Pois, uma vez que é suficientemente evidente, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, que os judeus, exceto os saduceus, geralmente acreditavam nas recompensas e punições de uma vida futura; não é estranho se suas consciências culpadas os fizeram temer os dois julgamentos presentes aqui e as terríveis conseqüências deles no futuro.

Comentário de Adam Clarke

Os pecadores em Sião têm medo – Sião tem sido geralmente considerada como um tipo da Igreja de Deus. Agora todos os membros da Igreja de Deus devem ser santos, e dados a boas obras; os pecadores em Sião, portanto, são seres portentosos! mas, infelizmente! onde eles não estão? O Targum neste versículo é digno de nota: “Os pecadores em Sião estão derribados; o medo tomou os ímpios, que estão sofrendo por seus caminhos. Eles dizem: Quem entre nós habitará em Sião, onde o esplendor da Divina Majestade é como um fogo consumidor? Quem de nós habitará em Jerusalém, onde os ímpios são julgados e entregues no inferno para uma queima eterna? ” Everdurynge brennyngis. MS antigo. Bíblia.

Comentário de John Calvin

14. Os pecadores em Sião têm medo. Mas alguém pode objetar que o assunto tratado aqui não é tão importante que precise daquele prefácio elevado destinado a despertar o mundo inteiro. Foi uma questão de tanta importância que os homens maus foram atingidos pelo medo? Mas, por um exame atento, descobrirá que não é uma exibição comum do poder divino, quando homens maus são despertados de sua indolência, de modo que, quer eles o façam ou não, eles percebem que Deus é seu juiz, especialmente quando desprezam a Deus. é acompanhada de hipocrisia, pois, embora seja difícil despertar homens irreligiosos, quando um véu é espalhado sobre seus corações, (12) ainda maior é a obstinação dos hipócritas, que imaginam que Deus tem obrigações para com eles. Assim, vemos que os homens são tão enfeitiçados pela loucura, que desprezam todas as ameaças e terrores, zombam dos julgamentos de Deus e, em suma, por brincadeiras espirituosas, deixam de lado todas as profecias, de modo que devem ser consideradas como milagre que os homens que fazem tal resistência sejam derrubados. Por isso, Isaías, por um bom motivo, se enfurece contra eles, pois, quando emprega a palavra Sião, sem dúvida reprova os judeus degenerados, porque, quando estavam cobertos pela sombra do santuário, pensavam que estavam de posse de uma fortaleza que não podia ser invadida; e, sem dúvida, como observei um pouco antes, o mais arrogante e orgulhoso de todos os homens são aqueles que se abrigam sob o nome de Deus e se gloriam no título da Igreja.

O terror apoderou-se dos ímpios, ???? (chanephim) é traduzido como hipócrita, mas ainda mais freqüentemente pode ser visto como denotando revoltosos traiçoeiros e homens totalmente inúteis”. Visto que, portanto, eles eram tão iníquos e zombados de Deus e dos profetas, ele três, dezenas de que Deus será um juiz tão agudo e severo, que eles não encontrarão mais prazer em suas imposturas. Em seguida, é adicionada uma regressão que usa o aspecto da humildade, a fim de mostrar mais claramente que os hipócritas, que não obedecem a Deus de bom grado, finalmente descobrem que a experiência é o instrutor de quão terrível é o julgamento de Deus. Logo, portanto, quando o “riso” deles se transforma em “ranger de dentes”, eles começam a reconhecer que toda a sua força é palha ou restolho. ( Lucas 6:25 ; Mateus 8:12 .)

Qual de nós habitará com o fogo devorador? Quanto ao significado das palavras, alguns as traduzem: “Quem habitará em vez de nós?” Outros: “Qual de nós habitará?” Se nós os vemos simplesmente como significando “para nós” ou “para nós”, o significado pode ser assim explicado: “Quem encontrará o fogo ou se colocará entre eles, para que a chama não possa nos alcançar?” Existem também outras interpretações que equivalem à mesma coisa; mas os comentaristas diferem quanto a isso, que alguns vêem as palavras como relacionadas ao rei da Assíria, e outras como relacionadas a Deus. Prefiro a última opinião, como já foi demonstrado; pois, embora o rei da Assíria possa ser considerado um “fogo” que queimaria a terra com seu calor, o Profeta pretendia expressar algo muito mais terrível, a saber, a angústia interior pela qual os homens ímpios são atormentados , as picadas de consciência que não pode ser dissipada, a queima inextinguível de crimes que excede todo tipo de tormento; pois, qualquer que seja o caminho seguido pelos homens ímpios, eles acharão que as dispensações de Deus são dirigidas a eles.

Portanto, por causa deles, Deus é chamado de fogo devorador, como podemos aprender com Moisés ( Deuteronômio 4:24 ), de quem os profetas, como freqüentemente observamos, tomam emprestada suas doutrinas e também são seguidos pelo apóstolo. . ( Hebreus 12:29 .) Essa exposição é confirmada pelo próprio Profeta, que mostra qual foi a causa desse terror. Pode-se objetar que Deus era excessivamente severo e que ele os aterrorizava além da medida; mas ele geralmente é gentil e gentil com os piedosos, enquanto os homens maus sentem que ele é severo e terrível. Alguns pensam que o Profeta pretendia convencer todos os homens de sua culpa, a fim de abandonar toda a confiança, em suas obras, e de maneira humilde e humilde, se entregarem à graça de Deus, como se ele tivesse dito: “Nenhum mas quem é perfeitamente justo pode estar diante do tribunal de Deus, e, portanto, todos são amaldiçoados. ”

Mas ele prefere falar em nome e de acordo com os sentimentos daqueles que anteriormente desprezavam todas as ameaças; e ele agora representa essas mesmas pessoas indagando com consternação trêmula: “Quem ousará entrar na presença de Deus? Esta queixa triste é uma manifestação do terror que os apreendeu ultimamente, quando, convencidos de sua fragilidade, clamam com tristeza:” Quem suportará a presença de Deus? ” Mas como eles ainda murmuram contra Deus, embora ele os obrigue relutantemente a proferir essas palavras, o Profeta, por outro lado, a fim de conter seus latidos perversos, responde que Deus não é naturalmente objeto de terror ou alarme para os homens, mas que surge por culpa própria, porque a consciência, que Deus não sofre por ficar ociosa, os aterroriza com seus crimes.

Comentário de John Wesley

Os pecadores em Sião têm medo; o medo surpreendeu os hipócritas. Quem entre nós habitará com o fogo devorador? quem de nós habitará com queimaduras eternas?

Os pecadores – Isso é falado pelos judeus. O profeta predisse a libertação do povo de Deus e a destruição de seus inimigos, dá uma representação viva da condição incrédula, na qual os judeus estavam, antes da libertação deles.

Quem – Como seremos capazes de suportar ou evitar a ira daquele Deus, que é um fogo consumidor; quem está prestes a nos destruir totalmente pelos assírios e depois nos queimará com fogo inextinguível?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *