Estudo de Hebreus 2:3 – Comentado e Explicado

Como, então, escaparemos nós se agora desprezarmos a mensagem da salvação, tão sublime, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram,
Hebreus 2:3

Comentário de Albert Barnes

Como devemos escapar – Como devemos escapar da justa recompensa devida aos transgressores? Que maneira há de sermos salvos do castigo, se sofrermos que a grande salvação seja negligenciada e não abraçarmos suas ofertas? O sentido é que não há outro caminho de salvação, e a negligência disso será seguida por certa destruição. por que isso acontecerá, o apóstolo continua demonstrando, afirmando que esse plano de salvação foi proclamado primeiro pelo próprio Senhor e confirmado pelos milagres mais decididos e surpreendentes.

Se negligenciarmos – Não é apenas se cometemos grandes pecados. Não, se somos assassinos, adúlteros, ladrões, infiéis, ateus, zombadores. É, se apenas “negligenciarmos” essa salvação – se não a abraçarmos – se sofrermos que ela não seja melhorada. “Negligenciar” é suficiente para arruinar um homem. Um homem que está no negócio não precisa cometer falsificação ou roubo para se arruinar; ele só tem que “negligenciar” seus negócios, e sua ruína é certa. Um homem que está deitado em uma cama de doença, não precisa cortar a garganta para se destruir; ele só tem que “negligenciar” os meios de restauração e ficará arruinado. Um homem flutuando em um esquife acima de Niagara, não precisa mover um remo ou fazer um esforço para se destruir; ele precisa apenas “negligenciar” o uso do remo na hora certa e certamente será transportado pela catarata. A maioria das calamidades da vida é causada pela simples “negligência”. Por negligência na educação, as crianças crescem na ignorância; por negligência, uma fazenda cresce até ervas daninhas e sarças; por negligência, uma casa deteriora-se; negligenciando a semeadura, o homem não terá colheita; negligenciando a colheita, a colheita apodreceria nos campos. Nenhum interesse mundano pode prosperar onde houver negligência; e por que não pode ser assim na religião? Não há nada valioso nos assuntos terrestres que não seja arruinado se não for atendido – e por que não pode ser assim com as preocupações da alma? Ninguém infere, portanto, que, por não ser um bêbado, adúltero ou assassino, ele será salvo. Tal inferência seria tão irracional quanto seria para um homem inferir que, por não ser um assassino, sua fazenda produzirá uma colheita, ou por não ser um adúltero, portanto, sua mercadoria se encarregará de si mesma. A salvação não valeria nada se não custasse nenhum esforço – e não haverá salvação onde nenhum esforço for feito.

Tão grande salvação – . Salvação do pecado e do inferno. É chamado de “ótimo” porque:

(1) Seu autor é ótimo. Esta é talvez a principal idéia nesta passagem. “Começou a ser falado pelo Senhor”; tinha como autor o Filho de Deus, que é muito superior aos anjos; a quem os anjos foram obrigados a adorar Hebreus 1: 6 ; que é expressamente chamado Deus Hebreus 1: 8 ; quem fez todas as coisas e quem é eterno; Hebreus 1: 10-12 . Um sistema de salvação promulgado por ele “deve” ser de infinita importância e reivindicar a atenção do homem.

(2) é “ótimo” porque salva de grandes pecados. É adaptado para libertar de todos os pecados, não importa o quão agravado. Ninguém é salvo que sente que seus pecados são pequenos ou que não têm importância. Cada um vê que seus pecados são negros e agravados, e cada um que entra no céu, vai lá sentindo e confessando que é uma grande salvação que trouxe um pecador para lá. Além disso, essa salvação livra de todo pecado – não importa quão grosseiro e agravado. O adúltero, o assassino, o blasfemador, podem vir e ser salvos, e a salvação que redime esses pecadores da ruína eterna é “grande”.

(3) é ótimo porque salva de grandes perigos. O perigo de um inferno eterno envolve o caminho de cada um. Todos não o vêem; e nem todos acreditarão quando for informado. Mas esse perigo paira sobre o caminho de todo mortal. O perigo de um inferno eterno! Salvação das queimaduras eternas! Libertação da ruína sem fim! Certamente que a salvação deve ser grande, o que salvará de tal destruição! Se essa salvação é negligenciada, esse perigo ainda paira sobre todo homem. O evangelho não criou esse perigo – veio para libertar dele. Seja o evangelho verdadeiro ou falso, cada homem é por natureza exposto à morte eterna – assim como cada um é exposto à morte temporal, seja a doutrina da imortalidade da alma e da ressurreição verdadeira ou falsa. O evangelho vem para fornecer um remédio para perigos e problemas – não os cria; trata-se de libertar as pessoas de grandes perigos – não mergulhá-las nelas. “Por trás do evangelho”, e antes de ser pregado, as pessoas corriam o risco de punição eterna, e esse sistema que veio para proclamar a libertação de tal perigo é grande.

(4) a própria salvação é grande no céu. Exalta as pessoas a infinitas honras e coloca em suas cabeças uma coroa eterna. O céu com todas as suas glórias é oferecido a nós; e tal libertação, e tal elevação às honras eternas, merece ser chamada de grande. Se isso é negligenciado, não há outra salvação; e o homem deve ser inevitavelmente destruído.

(5) é “grande” porque foi efetuada por infinitas demonstrações de poder, sabedoria e amor. Foi adquirido pela encarnação e humilhação do Filho de Deus. Foi realizado em meio a grandes sofrimentos e abnegações. Foi assistido com grandes milagres. A tempestade foi acalmada, e os surdos foram ouvidos, e os cegos para ver, e os mortos foram levantados, e o sol escureceu, e as rochas foram rasgadas. Toda a série de maravilhas relacionadas com a encarnação e morte do Senhor Jesus, era como o mundo não havia visto em outro lugar, e era adequada para manter a raça em admiração e espanto. Se assim for, então a religião não é insignificante. Não é de pouca importância se a abraçamos ou não. É a mais importante de todas as preocupações que pertencem ao homem; e tem uma reivindicação em sua atenção que nada mais pode ter. No entanto, a massa de pessoas vive na “negligência” dela. Não é que eles sejam professamente ateus, ou deístas, ou que sejam imorais ou profanos; não é que eles se oponham, ridicularizem e desprezem; é que eles simplesmente a “negligenciam”. Eles passam por isso. Eles cuidam de outras coisas. Eles estão ocupados com seus prazeres, ou em suas casas de contabilidade, em suas oficinas ou em suas fazendas; eles estão envolvidos em política ou em apostas e agora “negligenciam” a religião como algo de pouca importância – propondo-se a segui-la daqui em diante, como se agissem no princípio de que todo o resto deveria ser cuidado antes da religião.

Que no início – grego “, que recebeu o começo de ser falado”. O significado está expresso corretamente em nossa tradução. Cristo “começou” a pregar o evangelho; os apóstolos o seguiram. João preparou o caminho; mas o Salvador foi propriamente o primeiro pregador do evangelho.

Pelo Senhor – Pelo Senhor Jesus; veja notas em Atos 1:24 .

E foi confirmado para nós … – Aqueles que o ouviram pregar, isto é, os apóstolos, foram testemunhas do que ele disse e nos certificaram de sua verdade. Quando o apóstolo aqui diz “nós”, ele se refere à igreja como um todo. Os cristãos estavam seguros da verdade do que o Senhor Jesus falou pelo testemunho dos apóstolos; ou os apóstolos o comunicaram àqueles que não o ouviram de maneira a não deixar espaço para dúvidas.

Comentário de E.W. Bullinger

se negligenciarmos = negligenciar. Grego. ameleo. Veja 1 Timóteo 4:14 .

qual, & c . Literalmente recebendo um começo.

Senhor . App-98.

e Omitir.

confirmado . Grego. bebaioo. Ver Romanos 15: 8 .

até . Grego. eis . App-104.

por . Grego. hupo. App-104.

Comentário de John Calvin

3. Se negligenciarmos uma salvação tão grande, etc. Não apenas a rejeição do Evangelho, mas também a sua negligência, merece o castigo mais pesado, e isso por causa da grandeza da graça que ele oferece; daí ele diz, uma salvação tão grande. Deus realmente deixaria seus dons avaliados por nós de acordo com o valor deles. Então, quanto mais preciosos eles são, mais básica é a nossa ingratidão quando não os valorizamos. Em uma palavra, proporcional à grandeza de Cristo, haverá a severidade da vingança de Deus em todos os desprezadores do seu Evangelho. (30)

E observe que a palavra salvação é transferida aqui metonimicamente para a doutrina da salvação; pois, como o Senhor não teria homens salvos de outra maneira senão pelo evangelho, assim, quando isso é negligenciado, toda a salvação de Deus é rejeitada; pois é o poder de Deus para a salvação daqueles que crêem. ( Romanos 1:16 .) Portanto, quem procura a salvação de qualquer outra maneira, procura alcançá-la por outro poder que não o de Deus; o que é uma evidência de extrema loucura. Mas esse encoberto não é apenas uma recomendação do evangelho, mas também um maravilhoso apoio à nossa fé; pois é um testemunho de que a palavra não é, de maneira alguma, inútil, mas que uma salvação segura é transmitida por ela. (31)

O que começou a princípio, etc. Aqui ele coloca o Filho de Deus, o primeiro arauto do Evangelho, em oposição aos anjos, e também antecipa o que era necessário para remover uma dúvida que poderia ter surgido na mente de muitos; pois não haviam sido ensinados pela boca do próprio Cristo, a quem a maior parte nunca havia visto. Se então eles considerassem apenas o homem pelo ministério em que haviam sido levados à fé, poderiam ter diminuído o que haviam aprendido com ele; por isso o apóstolo lembrou a eles que a doutrina que os havia sido entregue por outros ainda procedia de Cristo; pois ele diz que aqueles que haviam fielmente declarado o que lhes fora cometido por Cristo, haviam sido seus discípulos. Ele, portanto, usa a palavra, foi confirmado, como se dissesse, que não se tratava de um relatório aleatório, sem autor algum, ou de testemunhas de crédito duvidoso, mas de um relatório confirmado por homens de peso e autoridade.

Além disso, esta passagem indica que essa epístola não foi escrita por Paulo; pois ele não costumava falar com tanta humildade de si mesmo, a ponto de confessar que era um dos discípulos dos apóstolos, nem assim falou por ambição, mas porque homens maus, sob uma pretensão desse tipo, tentavam prejudicar a autoridade de seus doutrina. Parece então evidente que não foi Paulo quem escreveu que ele tinha o Evangelho por ouvir e não por revelação. (32)

Comentário de Adam Clarke

Como devemos escapar – Se aqueles que tinham menos privilégios do que nós, a quem Deus falou de diversas maneiras por anjos e profetas, caíram sob o desagrado de seu Criador e foram frequentemente punidos com uma destruição dolorosa; como escaparemos da ira ao máximo se negligenciarmos a salvação que nos foi fornecida e nos proclamada pelo Filho de Deus? A ofensa deles foi alta; nossa, indescritivelmente maior. A salvação mencionada aqui é todo o sistema do cristianismo, com todos os privilégios que ele confere; apropriadamente chamada de salvação, porque, ao trazer uma abundância de luz celestial ao mundo, ela salva ou livra os homens do reino das trevas, ignorância, erro, superstição e idolatria; e fornece todos os meios necessários para libertá-los do poder, culpa e contaminação do pecado. Essa salvação é grande quando comparada com a concedida aos judeus:

  1. A dispensação judaica foi fornecida apenas para os judeus; a dispensação cristã para toda a humanidade.
  • A dispensação judaica estava cheia de tipos e cerimônias significativas; a dispensação cristã é a substância de todos esses tipos.
  • A dispensação judaica se referia principalmente ao corpo e ao estado externo das lavagens e lavagens externas da carne; o cristão, para o estado interior – purificando o coração e a alma e purgando a consciência das obras mortas.
  • A dispensação judaica prometeu felicidade temporal; o cristão, espiritual.
  • A dispensação judaica pertencia principalmente ao tempo; o cristão, para a eternidade.
  • A dispensação judaica teve sua glória; mas isso não foi nada quando comparado à glória excessiva do Evangelho.
  • Moisés administrou o primeiro; Jesus Cristo, o Criador, Governador e Salvador do mundo, este último.
  • Esta é uma grande salvação, infinitamente além dos judeus; mas quão grande nenhuma língua ou caneta pode descrever.
  • Aqueles que a negligenciam, aµe??sa?te? , não são apenas os que se opõem ou a perseguem, mas os que não lhe prestam atenção; os que não se intrometem, não se preocupam com isso, não se preocupam com isso e, consequentemente, não mudam seus corações por isso. Agora, estes não podem escapar dos próximos julgamentos de Deus; não apenas porque se opõem à sua vontade e mandamento, mas porque pecam contra a própria causa e meios de sua libertação. Como existe apenas um remédio pelo qual suas almas doentes podem ser salvas, recusando-se a aplicar esse remédio, eles devem necessariamente perecer.

    O que, a princípio, começou a ser falado – Embora João Batista tenha estado diante de nosso Senhor para preparar seu caminho, ainda assim não se podia dizer adequadamente que ele pregava o Evangelho; e até a pregação de Cristo foi apenas o começo da grande proclamação: foi o seu próprio Espírito nos apóstolos e evangelistas, os homens que o ouviram pregar, que abriu todo o mistério do reino dos céus. E todo esse testemunho fora tão confirmado na terra da Judéia a ponto de torná-lo indubitável; e, consequentemente, não havia desculpa para sua incredulidade e nenhuma perspectiva de fuga se continuassem a negligenciá-la.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 2: 3 . Como devemos escapar, etc. – Os judeus não tinham motivos para imaginar que Deus remeteria os castigos ameaçados pela lei, se decidissem aderir a ela, e não adotariam a condição de fé em Cristo que lhes era oferecida. : pois a lei nunca fora revogada, mas continuava em sua força original; nem o desuso o tornaria sem força, se o Legislador o colocasse em execução. Pela salvação aqui é entendida, a doutrina da salvação; – o evangelho, que obviamente inclui a religião experimental: e como isso se opõe à palavra falada pelos anjos, é necessário entendê-la da palavra ou doutrina publicada por Cristo: e todas as expressões aqui usadas, do começo de Cristo para falar isso – de os homens ouvirem – de serem confirmadas; e que Deus atestou isso – leve-nos a entender o lugar no sentido dado. Diz-se que essa doutrina da salvação começa a ser falada por Cristo, porque havia algumas coisas que pertenciam ao evangelho – como a ressurreição e ascensão de Cristo e o derramamento do Espírito – que deveriam ser mais totalmente publicado por seus apóstolos após sua morte. Confirmado para nós, significa adequadamente, para os nossos tempos; até os tempos em que o apóstolo viveu: e parece que “aqueles que ouviram o próprio Cristo pregando, continuaram confirmando a verdade do que ele pregou a nós hebreus, até agora; tendo os dons do Espírito Santo)” variados em sua espécie, como Deus tem o prazer de conceder a eles “. Teria sido, não o termo e?? ?µa?, mas ?µ?? , que o apóstolo teria usado, se pretendesse dizer, que ele próprio aprendeu o evangelho daqueles que ouviram a Cristo; nem ele teria dito que o evangelho lhe foi confirmado pelos que ouviram a Cristo; já que em outros lugares ele declara que não o teve pelos homens, nem pelo homem, mas por Jesus Cristo. Gálatas 1: 1 . Supondo agora que São Paulo tenha escrito essa epístola no ano 67, ele então diz que aqueles que ouviram a Cristo continuaram uniforme e constantemente a atestar o que ele havia dito, daquele tempo até aquele momento; isto é, por mais de trinta anos. Os que desta expressão argumentariam que São Paulo não era o autor desta epístola, confundem o significado da frase aqui usada; que não se relaciona com a pessoa que está escrevendo, mas com o tempo em que ele escreveu. Os que ouviram o próprio Cristo confirmaram, até o momento, de forma constante e consistente, o que ouviram do próprio Senhor.

    Comentário de Scofield

    salvação

    (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

    Comentário de John Wesley

    Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação; que no início começou a ser falado pelo Senhor, e nos foi confirmado pelos que o ouviram;

    Tão grande salvação – Uma libertação de tão grande maldade e miséria, para tão grande santidade e felicidade. Isso foi mencionado pela primeira vez (antes que ele viesse, não era conhecido) por Aquele que é o Senhor – tanto dos anjos quanto dos homens.

    E foi confirmado para nós – Nesta idade, até todos os artigos.

    Por aqueles que o ouviram – E também foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

    Referências Cruzadas

    Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

    Isaías 20:6 – Naquele dia o povo que vive deste lado do mar dirá: ‘Vejam o que aconteceu com aqueles em quem confiávamos, a quem recorremos para nos ajudar e livrar do rei da Assíria! E agora? Como escaparemos? ’ “

    Isaías 51:5 – Minha retidão logo virá, minha salvação está a caminho, e meu braço trará justiça às nações. As ilhas esperarão em mim e aguardarão esperançosamente pelo meu braço.

    Isaías 51:8 – Pois a traça os comerá como a uma roupa; o verme os devorará como à lã. Mas a minha retidão durará para sempre, a minha salvação de geração a geração. “

    Isaías 62:11 – O Senhor proclamou aos confins da terra: “Digam à cidade de Sião: Veja! O seu Salvador vem! Veja! Ele traz a sua recompensa e o seu galardão o acompanha”.

    Ezequiel 17:15 – Mas o rei se revoltou contra ele e enviou mensagem ao Egito pedindo cavalos e um grande exército. Será que ele se sairá bem? Escapará aquele que age dessa maneira? Romperá ele o tratado e ainda assim escapará?

    Ezequiel 17:18 – Ele desprezou o juramento quando rompeu o tratado. Como deu a mão em penhor e fez todas essas coisas, de modo algum escapará.

    Mateus 4:17 – Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

    Mateus 23:33 – “Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?

    Marcos 1:14 – Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.

    Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

    Lucas 1:2 – conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o início foram testemunhas oculares e servos da palavra.

    Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

    Lucas 24:19 – “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

    Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

    João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

    João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

    Atos dos Apóstolos 1:22 – desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição”.

    Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

    Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

    Atos dos Apóstolos 10:40 – Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto,

    Romanos 2:3 – Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?

    1 Tessalonicenses 5:3 – Quando disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.

    1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

    Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

    Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

    Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

    Hebreus 4:11 – Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

    Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

    Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

    Hebreus 10:28 – Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.

    Hebreus 12:25 – Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?

    1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

    Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

    Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *