Estudo de 1 Timóteo 1:15 – Comentado e Explicado

Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.
1 Timóteo 1:15

Comentário de Albert Barnes

Este é um ditado fiel – grego: “Fiel é a palavra”, ou doutrina – logos ????? ho logos. Esse versículo tem um pouco o caráter de um parêntese e parece ter sido jogado no meio da narrativa porque a mente do apóstolo era cheio do assunto. Ele disse que ele, um grande pecador, obteve misericórdia. Isso naturalmente o levou a pensar no propósito para o qual Cristo veio ao mundo – salvar os pecadores – e a quão impressionante essa verdade havia sido ilustrada em seu próprio caso, e como esse caso havia mostrado que merecia a atenção de todos. . A palavra traduzida por “dizer” significa neste lugar doutrina, posição ou declaração. A palavra “fiel” significa seguramente verdadeira; era naquilo em que se podia confiar, ou em que confiança se podia confiar. O significado é que a doutrina de que Cristo veio para salvar os pecadores pode ser dependente como certamente verdadeira; compare 2 Timóteo 2:11 ; Tito 3: 8 .

E digno de toda aceitação – digno de ser abraçado ou acreditado por todos. É assim porque:

(1) todos são pecadores e precisam de um Salvador. Todos, portanto, devem acolher uma doutrina que mostre como eles podem ser salvos.

(2) porque Cristo morreu por todos. Se ele tivesse morrido por apenas uma parte da raça e pudesse salvar apenas uma parte, não se poderia dizer com propriedade que a doutrina era digna da aceitação de todos. Se assim fosse, o que tinha a ver com tudo? Como todos poderiam se interessar ou ser beneficiados por ela? Se o remédio fosse fornecido apenas a uma parte dos pacientes em um hospital, não se poderia dizer que o anúncio de tal fato merecesse a atenção de todos. Seria altamente digna da atenção daqueles para quem foi projetada, mas haveria uma parte que não teria nada a ver com isso; e por que eles deveriam se preocupar com isso? Mas se fosse fornecido para cada um, então cada um teria o maior interesse nele. Portanto, se a salvação me foi fornecida, é uma questão que exige minha mais profunda atenção; e o mesmo se aplica a todo ser humano. Se não for fornecido para mim, não tenho nada a ver com isso. Isso não me preocupa nada.

Veja este assunto discutido detalhadamente na nota complementar de 2 Coríntios 5:14 .

(3) a maneira pela qual a provisão de salvação foi feita no evangelho é digna de aceitação universal. Ele fornece o perdão completo do pecado e a restauração da alma para Deus. Isso é feito de uma maneira que seja honrosa a Deus – mantendo sua lei e sua justiça; e, ao mesmo tempo, é de uma maneira que é honrosa para o homem. Depois, ele é tratado como amigo de Deus e herdeiro da vida. Ele é ressuscitado de sua degradação e restaurado para o favor de seu Criador. Se o próprio homem sugerisse um caminho de salvação, ele não poderia pensar em nenhum que fosse mais honroso para Deus e para si mesmo; ninguém que faria tanto para manter a lei e elevá-lo de tudo o que agora o degrada. Que honra mais alta pode ser conferida ao homem do que buscar sua salvação como objeto de intenso e sincero desejo de alguém tão grande e glorioso como o Filho de Deus?

(4) é digno de toda aceitação, da natureza da própria salvação. O céu é oferecido, com todas as suas glórias eternas, através do sangue de Cristo – e isso não é digno de aceitação universal? As pessoas aceitariam uma coroa ou coroa; uma mansão esplêndida ou uma propriedade rica; um presente de jóias e ouro, se lhes fosse oferecido livremente – mas que ninharias são essas comparadas com o céu! Se há algo digno de aceitação universal, é o céu – pois todos serão infelizes, a menos que entrem lá.

Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores – A grande e única doutrina do evangelho. Ele “veio ao mundo”. Ele, portanto, tinha uma existência anterior. Ele veio. Ele tinha, portanto, um objetivo em chegar. Torna seu evangelho mais digno de aceitação o fato de ele ter uma intenção, um plano, um desejo, de assim entrar no mundo. Ele veio quando não tinha necessidade de vir; ele veio para salvar, não para destruir; revelar misericórdia, não denunciar julgamento; salvar pecadores – os pobres, os perdidos, os errantes, para não condená-los; ele veio restaurá-los para o favor de Deus, ressuscitá-los da degradação e trazê-los para o céu.

De quem eu sou chefe – grego, “primeiro”. A palavra é usada para denotar eminência – e significa que ele ocupou a primeira posição entre os pecadores. Não havia ninguém que o ultrapassasse. Isso não significa que ele tenha sido o maior dos pecadores em todos os aspectos, mas que em alguns aspectos ele foi um pecador tão grande que, em geral, não havia ninguém que o tivesse ultrapassado. Aquilo a que ele se refere particularmente foi sem dúvida a parte que ele havia tomado ao matar os santos; mas em conexão com isso, ele sentiu, sem dúvida, que tinha por natureza um coração eminentemente propenso ao pecado; ver Filemon 3: 6 ; Atos 26: 4-5 . Após sua conversão, ele nunca tentou atenuar sua conduta ou se desculpar. Ele estava sempre pronto, em todos os círculos e em todos os lugares, a admitir em toda sua extensão o fato de ser um pecador. Tão profundamente convencido estava da verdade disso, que carregava consigo a impressão constante de que era eminentemente indigno; e, portanto, ele não diz apenas que ele tinha sido um pecador de caráter mais agravado, mas ele fala disso como algo que sempre lhe pertencia – “de quem eu sou o chefe”. Podemos observar:

(1) que um verdadeiro cristão estará sempre pronto para admitir que sua vida passada foi má;

(2) que isso se tornará a convicção permanente e permanente da alma; e,

(3) que o reconhecimento de que somos pecadores não é inconsistente com a evidência de piedade e com altas realizações nela. O cristão mais eminente tem o sentido mais profundo da depravação de seu próprio coração e do mal de sua vida passada.

Comentário de E.W. Bullinger

dizendo. App-121. Este é o primeiro de cinco “ditos fiéis” nas epístolas pastorais. Compare 1 Timóteo 3: 1 ; 1 Timóteo 4: 9 . 2 Timóteo 2:11 , Tito 3: 8 , Compare Apocalipse 21: 5 ; Apocalipse 22: 6 .

aceitação . Grego. apodoche . Somente aqui e 1 Timóteo 4: 9 . mundo. App-129.

chefe. Grego. protos . Aqui “principal” , ou seja, primeiro na posição.

Comentário de John Calvin

15 É um ditado fiel. Depois de defender seu ministério de calúnias e acusações injustas, não satisfeito com isso, ele aproveita o que poderia ter sido trazido contra ele por seus adversários como uma censura. Ele mostra que era proveitoso para a Igreja que ele era uma pessoa como realmente era antes de ser chamado ao apostolado, porque Cristo, dando-lhe uma promessa, convidou todos os pecadores à esperança certa de obter perdão. Pois quando ele, que era um animal feroz e selvagem, foi transformado em pastor, Cristo deu uma demonstração notável de sua graça, da qual todos poderiam ser levados a ter uma firme crença de que nenhum pecador; quão hediondo e agravado, tanto poderia ter sido suas transgressões, teve a porta da salvação fechada contra ele.

Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Ele primeiro apresenta esta declaração geral e a adorna com um prefácio, como costuma fazer em assuntos de grande importância. Na doutrina da religião, de fato, o ponto principal é, chegar a Cristo, para que, perdidos em nós mesmos, possamos obter a salvação dele. Este prefácio seja para nossos ouvidos como o som de uma trombeta para proclamar os louvores da graça de Cristo, para que possamos crer com uma fé mais forte. Seja para nós, como selo, impressionar em nossos corações uma firme crença no perdão dos pecados, que de outro modo dificilmente encontra entrada nos corações dos homens.

Um ditado fiel Qual foi a razão pela qual Paulo despertou a atenção com essas palavras, mas porque os homens estão sempre discutindo consigo mesmos (23) sobre sua salvação? Pois, embora Deus, o Pai, mil vezes nos ofereça salvação, e embora o próprio Cristo pregue sobre seu próprio ofício, ainda assim não deixamos de tremer ou, pelo menos, de debater conosco mesmos, se é que realmente é. Portanto, sempre que surgir alguma dúvida em nossa mente sobre o perdão dos pecados, aprendamos a repelir corajosamente esse escudo, que é uma verdade indubitável e merece ser recebida sem controvérsia.

Salvar pecadores. A palavra pecadores é enfática; pois aqueles que reconhecem que é o ofício de Cristo salvar, têm dificuldade em admitir esse pensamento, que essa salvação pertence aos “pecadores”. Nossa mente é sempre impelida a olhar para o nosso valor; e assim que nossa indignidade é vista, nossa confiança afunda. Assim, quanto mais alguém é oprimido por seus pecados, mais ele se corajosamente a Cristo, confiando nessa doutrina, de que veio trazer a salvação não aos justos, mas aos “pecadores”. Também merece atenção que Paulo extraia um argumento do ofício geral de Cristo, a fim de que o que ele havia recentemente testemunhado sobre sua própria pessoa não aparentasse estar relacionado à sua novidade.

De quem, eu sou o primeiro Cuidado com o pensamento de que o Apóstolo, sob presença de modéstia, falava falsamente (24), pois pretendia fazer uma confissão não menos verdadeira do que humilde e desenhada do fundo do seu coração.

Mas alguns perguntam: “Por que ele, que apenas errou pela ignorância da sã doutrina, e cuja vida inteira, mesmo em outro aspecto, era irrepreensível diante dos homens, se declara o chefe dos pecadores?” Eu respondo, essas palavras nos informam quão hedionda e terrível é uma descrença de crime diante de Deus, especialmente quando é acompanhada de obstinação e raiva pela perseguição. ( Filipenses 3: 6. ) Com os homens, de fato, é fácil extenuar, sob a presença de zelo desatento, tudo o que Paulo reconheceu sobre si mesmo; mas Deus valoriza muito mais a obediência da fé do que considerar a descrença, acompanhada de obstinação, como um crime pequeno. (25)

Devemos observar cuidadosamente essa passagem, que nos ensina que um homem que, diante do mundo, não é apenas inocente, mas eminente por virtudes distintas e mais louvável por sua vida, ainda porque se opõe à doutrina do evangelho , e por causa da obstinação de sua incredulidade, é considerado um dos pecadores mais hediondos; pois, portanto, podemos facilmente concluir que valor diante de Deus são todas as exibições pomposas dos hipócritas, enquanto resistem obstinadamente a Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores – Esta é uma das verdades mais gloriosas do livro de Deus; o mais importante que já chegou ao ouvido humano, ou pode ser entretido pelo coração do homem. Todos os homens são pecadores; e, como tal, condenado, justamente, à morte eterna. Cristo Jesus encarnou, sofreu e morreu para redimi-los; e, por sua graça e espírito, os salva de seus pecados. Esse ditado ou doutrina ele chama, primeiro, um ditado fiel ou verdadeiro; p?st?? ? ????? , é uma doutrina que pode ser creditada, sem a menor dúvida ou hesitação; O próprio Deus falou isso; e a morte de Cristo e a missão do Espírito Santo, selando perdão às almas de todos os que crêem, confirmaram e estabeleceram a verdade.

Em segundo lugar, é digno de toda aceitação; como todos precisam, é digno de ser recebido por todos. Ele é projetado para toda a raça humana, pois tudo o que é pecador é aplicável a todos, porque todos são pecadores; e pode ser recebido por todos, sendo colocado ao alcance de todos, e levado ao ouvido e ao peito de todos, seja pela letra da palavra, ou, onde essa revelação ainda não chegou, pelo poder do Espírito Divino, verdadeira luz de Cristo que ilumina todo homem que vem ao mundo. Disto também é evidente que a morte de Cristo, e todos os seus efeitos eternamente salvadores, foram projetados para todo homem.

De quem eu sou chefe – ?? p??t?? e?µ? e?? . Confundindo Paulo, o apóstolo, na plenitude de sua fé e amor, com Saulo de Tarso, em sua ignorância, incredulidade e raiva perseguidora, temos o hábito de dizer: “Esta é uma expressão hiperbólica, argumentando a altura do apóstolo. modéstia e humildade e não devem ser tomadas de acordo com a letra “. Não vejo isso sob essa luz; Não tomo isso com abatimento; é estrita e literalmente verdadeira: levar em consideração toda a conduta do apóstolo, anteriormente à sua conversão, e houve um pecador maior convertido a Deus da encarnação para o seu tempo? Nenhum; ele era o chefe; e, mantendo sua blasfêmia, perseguição e visivelmente em vista, ele afirma: De tudo o que o Senhor Jesus veio ao mundo para salvar, e de tudo o que ele salvou até aquele momento, eu sou o chefe. E quem, por mais humilde que seja agora e por mais flagrante antes, poderia ter contestado os pontos com ele? Ele foi o que ele disse, e como ele disse. E é muito provável que o apóstolo se refira àqueles em quem a graça e a misericórdia de Deus se manifestaram, na primeira promulgação do Evangelho: e comparando-se a tudo isso, ele pôde com propriedade dizer: ?? p??t?? e?µ? , de quem eu sou o primeiro; o primeiro que, de um blasfemador, perseguidor (e não podemos acrescentar assassino? ver a parte que ele levou no martírio de Estevão), tornou-se um pregador do evangelho que eu perseguira. E, portanto, mantendo essa ideia estritamente à vista, ele imediatamente acrescenta: No entanto, por essa causa eu obtive misericórdia; que em mim Primeiro, Jesus Cristo pode mostrar todos os longânimos, para um padrão para Eles que, a partir de então, acreditará nEle para a vida eterna. E essa grande demonstração da misericórdia de Deus perdoada, concedida de maneira tão singular, na primeira promulgação do Evangelho, era muito apropriada para ser produzida como um padrão para o encorajamento de todos os pecadores penitentes até o fim dos tempos. Se Jesus Cristo, com quem não há respeito pelas pessoas, salvou Saulo de Tarso, nenhum pecador precisa se desesperar.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1:15 . De quem eu sou chefe. À medida que a distância diminui os objetos à vista, e a proximidade os engrandece, para os homens santos suas próprias falhas parecem maiores que as dos outros; e a verdade não é prejudicada por expressões que a humildade sugere, porque elas falam seus sentimentos reais.

Comentário de Scofield

mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

salve (veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

pecadores Graça (na salvação). 2 Timóteo 1:14 ; 2 Timóteo 1:15 ; 2 Timóteo 1: 9 ; Romanos 3:24 (Ver Scofield “ João 1:17 “)

Comentário de John Wesley

Este é um ditado fiel e digno de toda aceitação de que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores; de quem eu sou chefe.

Este é um ditado fiel – Um prefácio muito solene.

E digno de toda aceitação – Bem, merece ser aceito, recebido, abraçado, com todas as faculdades de toda a nossa alma.

Aquele Cristo – Prometido.

Jesus – Exposto.

Veio ao mundo para salvar pecadores – Todos os pecadores, sem exceção.

Referências Cruzadas

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Ezequiel 16:63 – Então, quando eu fizer propiciação em seu favor por tudo o que você tem feito, você se lembrará e se envergonhará e jamais voltará a abrir a boca por causa da sua humilhação, palavra do Soberano Senhor’ “.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Mateus 18:11 – O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Marcos 2:17 – Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Lucas 5:32 – Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 12:47 – “Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 11:1 – Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

1 Timóteo 3:1 – Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.

1 Timóteo 4:9 – Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 21:5 – Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”.

Apocalipse 22:6 – O anjo me disse: “Estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *