Estudo de João 3:16 – Comentado e Explicado

Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Comentário de Albert Barnes

Para Deus tão amado – Isso não significa que Deus aprovou a conduta dos homens, mas que ele tinha sentimentos benevolentes em relação a eles ou estava “sinceramente desejoso” de sua felicidade. Deus odeia a iniquidade, mas ele ainda deseja a felicidade daqueles que são pecadores. “Ele odeia o pecado, mas ama o pecador.” A parent may love his child and desire his welfare, and yet be strongly opposed to the conduct of that child. When we approve the conduct of another, this is the love of complacency; when we desire simply their happiness, this is the love of benevolence.

The world – All mankind. It does not mean any particular part of the world, but man as man – the race that had rebelled and that deserved to die. See John 6:33 ; John 17:21 . His love for the world, or for all mankind, in giving his Son, was shown by these circumstances:

1.All the world was in ruin, and exposed to the wrath of God.

2.All people were in a hopeless condition.

3.God gave his Son. Man had no claim on him; it was a gift – an undeserved gift.

4.He gave him up to extreme sufferings, even the bitter pains of death on the cross.

5.It was for all the world. He tasted “death for every man,” Hebrews 2:9 . He “died for all,” 2 Corinthians 5:15 . “He is the propitiation for the sins of the whole world,” 1 John 2:2 .

That he gave – It was a free and unmerited gift. Man had no claim: and when there was no eye to pity or arm to save, it pleased God to give his Son into the hands of men to die in their stead, Galatians 1:4 ; Romanos 8:32 ; Luke 22:19 . It was the mere movement of love; the expression of eternal compassion, and of a desire, that sinners should not perish forever.

His only-begotten Son – See the notes at John 1:14 . This is the highest expression of love of which we can conceive. A parent who should give up his only son to die for others who are guilty if this could or might be done – would show higher love than could be manifested in any other way. So it shows the depth of the love of God, that he was willing. to give his only Son into the hands of sinful men that he might be slain, and thus redeem them from eternal sorrow.

Comentário de E.W. Bullinger

Amado. Ágape grego . App-135. Uma palavra característica deste evangelho. Veja a pág. 1511

mundo . Grego. Kosmos. App-129. Veja nota em João 1: 9 . apenas c. Ver João 1:14 .

Filho . App-108.

eterno . O mesmo que “eterno” em João 3:15 . Veja App-151.

Comentário de John Calvin

16. Porque Deus amou o mundo. Cristo abre a primeira causa e, por assim dizer, a fonte de nossa salvação, e ele o faz, para que não restem dúvidas; pois nossas mentes não podem encontrar repouso calmo, até chegarmos ao amor imerecido de Deus. Como toda a questão de nossa salvação não deve ser buscada em nenhum outro lugar que não seja em Cristo, devemos ver de onde Cristo veio até nós e por que ele foi oferecido para ser nosso Salvador. Ambos os pontos são claramente definidos para nós: a fé em Cristo traz vida a todos, e que Cristo trouxe vida, porque o Pai Celestial ama a raça humana e deseja que eles não pereçam. E essa ordem deve ser cuidadosamente observada; pois essa é a ambição perversa que pertence à nossa natureza: quando a questão se refere à origem de nossa salvação, rapidamente formamos imaginações diabólicas sobre nossos próprios méritos. Por conseguinte, imaginamos que Deus se reconciliou conosco, porque ele nos considerou dignos de que ele deveria olhar para nós. Mas as Escrituras em todos os lugares exaltam sua misericórdia pura e sem mistura, que deixa de lado todos os méritos.

E as palavras de Cristo não significam mais nada, quando ele declara que a causa está no amor de Deus. Pois, se desejamos subir mais alto, o Espírito fecha a porta pela boca de Paulo, quando ele nos informa que esse amor foi fundado com o propósito de sua vontade ( Efésios 1: 5 ). E, de fato, é muito evidente que Cristo falou dessa maneira, a fim de afastar os homens da contemplação de si mesmos para olhar somente a misericórdia de Deus. Ele também não diz que Deus se comoveu a nos libertar, porque percebeu em nós algo que merecia uma bênção tão excelente, mas atribui a glória de nossa libertação inteiramente ao seu amor. E isso é ainda mais claro pelo que se segue; pois ele acrescenta que Deus deu seu Filho aos homens, para que eles não perecessem. Portanto, até que Cristo conceda sua ajuda no resgate dos perdidos, todos estão destinados à destruição eterna. Isso também é demonstrado por Paulo a partir da consideração do tempo;

pois ele nos amou enquanto ainda éramos inimigos do pecado,
( Romanos 5: 8. )

E, de fato, onde o pecado reina, não encontraremos nada além da ira de Deus, que atrai a morte junto com ela. É a misericórdia, portanto, que nos reconcilia com Deus, para que ele também possa nos restaurar a vida.

Esse modo de expressão, no entanto, pode parecer estar em desacordo com muitas passagens das Escrituras, que estabelecem em Cristo o primeiro fundamento do amor de Deus por nós e mostram que dele somos odiados por Deus. Mas devemos lembrar – como já afirmei – que o amor secreto com o qual o Pai Celestial nos amou em si mesmo é superior a todas as outras causas; mas que a graça que ele deseja que nos seja conhecida, e pela qual estamos entusiasmados com a esperança da salvação, comece com a reconciliação que foi adquirida por meio de Cristo. Pois, como ele necessariamente odeia o pecado, como devemos acreditar que somos amados por ele, até que a expiação seja feita por esses pecados pelos quais ele é justamente ofendido por nós? Assim, o amor de Cristo deve intervir com o propósito de reconciliar Deus conosco, antes de termos qualquer experiência de sua bondade paterna. Porém, quando somos informados pela primeira vez que Deus, porque Ele nos amou, deu seu Filho para morrer por nós, e é imediatamente acrescentado que é somente Cristo em quem, estritamente falando, a fé deve olhar.

Ele deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça. Este, ele diz, é o olhar adequado da fé, a ser fixado em Cristo, em quem contempla o peito de Deus cheio de amor: este é um apoio firme e duradouro, a confiar na morte de Cristo como a única promessa de aquele amor. A palavra unigênito é enfática ( ?µfat???? ) para ampliar o fervor do amor de Deus por nós. Pois, como os homens não são facilmente convencidos de que Deus os ama, a fim de remover todas as dúvidas, ele declarou expressamente que somos tão queridos por Deus que, por nossa conta, ele nem sequer poupou seu Filho unigênito . Visto que, portanto, Deus testemunhou abundantemente seu amor por conosco, quem não está satisfeito com esse testemunho e ainda permanece em dúvida oferece um alto insulto a Cristo, como se ele fosse um homem comum que foi entregue aleatoriamente à morte. Mas devemos considerar que, na proporção em que Deus mantém seu Filho unigênito , tanto mais preciosa a nossa salvação lhe apareceu, pelo resgate do qual ele escolheu que seu Filho unigênito morreria. . Para este nome, Cristo tem direito, porque ele é por natureza o único Filho de Deus ; e ele nos comunica essa honra por adoção, quando somos enxertados em seu corpo.

Para que todo aquele que nele crê não pereça. É um elogio notável da fé, que nos liberta da destruição eterna. Pois ele pretendia declarar expressamente que, embora parecemos ter nascido para a morte, indubitavelmente a libertação nos é oferecida pela fé em Cristo; e, portanto, que não devemos temer a morte, que de outra forma paira sobre nós. E ele empregou o termo universal para qualquer um, tanto para convidar todos indiscriminadamente a participar da vida, como para eliminar toda desculpa de incrédulos. Essa é também a importância do termo Mundo , que ele usou anteriormente; pois, embora nada seja encontrado no mundo que seja digno do favor de Deus, ele se mostra reconciliado com o mundo inteiro, quando convida todos os homens, sem exceção à fé de Cristo, que nada mais é do que uma entrada. na vida.

Lembremos, por outro lado, que, embora a vida seja prometida universalmente a todos que crêem em Cristo, a fé ainda não é comum a todos. Porque Cristo é conhecido e apresentado à vista de todos, mas somente os eleitos são aqueles cujos olhos Deus abre, para que possam buscá-lo pela fé. Aqui também é exibido um efeito maravilhoso da fé; pois por isso recebemos Cristo como Ele nos é dado pelo Pai – isto é, como nos libertou da condenação da morte eterna e nos tornou herdeiros da vida eterna, porque, pelo sacrifício de sua morte, ele tem expiamos nossos pecados, para que nada possa impedir que Deus nos reconheça como seus filhos. Visto que, portanto, a fé abraça a Cristo, com a eficácia de sua morte e o fruto de sua ressurreição, não precisamos nos perguntar se obtemos da mesma forma a vida de Cristo.

Ainda não está muito evidente por que e como a fé concede vida a nós. É porque Cristo nos renova pelo seu Espírito, que a justiça de Deus possa viver e ser vigorosa em nós; or is it because, having been cleansed by his blood, we are accounted righteous before God by a free pardon? It is indeed certain, that these two things are always joined together; but as the certainty of salvation is the subject now in hand, we ought chiefly to hold by this reason, that we live, because God loves us freely by not imputing to us our sins. For this reason sacrifice is expressly mentioned, by which, together with sins, the curse and death are destroyed. I have already explained the object of these two clauses,

which is, to inform us that in Christ we regain the possession of life, of which we are destitute in ourselves; for in this wretched condition of mankind, redemption, in the order of time, goes before salvation.

Comentário de Adam Clarke

Pois Deus amou o mundo de tal maneira Um amor como o que induziu Deus a dar o seu único filho para morrer pelo mundo não pode ser descrito: Jesus Cristo não o tenta. Ele colocou uma eternidade de significados na partícula ??t? , portanto, e deixou um assunto para a eterna contemplação, admiração e louvor, aos anjos e aos homens. O mesmo evangelista usa um modo de expressão semelhante, 1 João 3: 1 ; : Eis que maneira de amar, p?tap?? a?ap?? , o Pai nos concedeu.

Do assunto à sua frente, deixe o leitor atender às seguintes informações.

    Primeiro, o mundo estava em um estado ruinoso e condenado, prestes a perecer para sempre; e estava totalmente sem poder para se salvar da destruição.

Em segundo lugar, que Deus, através do impulso de seu amor eterno, providenciou seu resgate e salvação, dando seu Filho para morrer por isso.

Terceiro, que o sacrifício de Jesus era o único meio pelo qual a redenção do homem poderia ser realizada e que é absolutamente suficiente para realizar esse desígnio gracioso: pois teria sido inconsistente com a sabedoria de Deus, ter designado um sacrifício maior em si, ou menos em seu mérito, do que as necessidades urgentes do caso.

Quarto, que o pecado deve ser um mal indescritível, quando não exige menos sacrifício, para fazer expiação por ele, do que Deus manifestado na carne.

Em quinto lugar, que ninguém é salvo por meio deste sacrifício, mas aquele que crê, ou seja, que credita o que Deus falou sobre Cristo, seu sacrifício, o fim pelo qual foi oferecido e a maneira pela qual deve ser aplicado para tornar-se eficaz.

Sexto, que aqueles que acreditam receber um benefício duplo:

  • Eles estão isentos da perdição eterna – para que não pereçam.
  • 2. Eles são trazidos para a glória eterna – para que tenham vida eterna. Esses dois benefícios apontam tacitamente o estado do homem: ele é culpado e, portanto, exposto ao castigo: ele é impuro e, portanto, inapto para a glória.

    Eles apontam também as duas grandes operações da graça, pelas quais a salvação do homem é realizada.

    1. Justificação, pela qual a culpa do pecado é removida e, consequentemente, a pessoa não é mais desagradável à perdição.

    2. Santificação, ou a purificação de sua natureza, pela qual ele é apropriado para o reino da glória.

    Comentário de Thomas Coke

    João 3:16 . Pois Deus amou o mundo de tal maneira: Nosso Senhor aqui assegura a Nicodemos, que os homens devem a indescritível felicidade mencionada no versículo anterior, ao amor livre e indescritível de Deus Pai, que desejou sua salvação com tanta ardência, que enviou sua Filho unigênito para conceder vida eterna àqueles que perseverantemente acreditam nele; tão longe de enviá-lo para condená-los, como ele tinha motivos para temer. Essa é uma daquelas passagens brilhantes e que afetam o coração do evangelho, que brilha muito forte para admitir a menor tentativa de ilustração em um comentarista. Leitor! que sua alma e minha possam sentir e experimentar sua energia agora e para sempre!

    Comentário de Scofield

    perecer

    ; Luke 15:6 ; Luke 15:32 . In no NT instance does it signify cessation of existence or of consciousness. It is the condition of every non-believer. (Grego – ?p????µ? , “trans).” Estragado “, Marcos 2:22 ,” perdido “; Mateus 10: 6 ; Mateus 15:24 ; Mateus 18:11 ; Lucas 15: 4 ; Lucas 15: 6 ; Lucas 15 : 32. Em nenhum caso do NT significa cessação da existência ou da consciência.É a condição de todo não crente.

    mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

    Comentário de John Wesley

    Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    Sim, e esse era o próprio objetivo do amor de Deus em enviá-lo ao mundo.

    Todo aquele que nele crê – Com aquela fé que opera por amor, e mantém firme o princípio de sua confiança até o fim.

    Deus amou tanto o mundo – Ou seja, todos os homens debaixo do céu; mesmo aqueles que desprezam o seu amor, e por essa causa finalmente perecem. Caso contrário, não acreditar não seria pecado para eles. Para o que eles deveriam acreditar? Eles deveriam acreditar que Cristo foi dado por eles? Então ele foi dado por eles.

    Ele deu seu único filho – Verdadeiramente e seriamente. E o Filho de Deus se entregou, Gálatas 4: 4 , verdadeira e seriamente.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 22:12 – “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. “

    Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

    Marcos 12:6 – “Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.

    Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

    João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

    João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

    João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

    Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

    Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

    Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

    2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

    1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

    Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

    1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

    1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *