Estudo de Romanos 8:32 – Comentado e Explicado

Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?
Romanos 8:32

Comentário de Albert Barnes

Aquele que não poupou – Quem não reteve, ou evitou o sofrimento e a morte.

Seu próprio Filho – Que assim deu a mais alta prova de amor que um pai poderia dar, e a mais alta demonstração de sua disposição de fazer o bem àqueles por quem ele o deu.

Mas o entregou – Entregou- o nas mãos dos homens e a uma morte cruel; Nota, Atos 2:23 .

Para todos nós – para todos os cristãos. A conexão requer que esta expressão seja entendida aqui com esta limitação. O argumento para a segurança de todos os cristãos é aqui derivado do fato de que Deus havia mostrado a eles igual amor ao dar seu Filho por eles. Não era apenas para os apóstolos; não apenas para os ricos e os grandes; mas para o mais humilde e obscuro do rebanho de Cristo. Para eles, ele suportou como severas dores, e expressou tanto amor, quanto pelos ricos e grandes que serão redimidos. O crente mais humilde e obscuro pode obter consolo pelo fato de que Cristo morreu por ele, e que Deus expressou o mais alto amor por ele que podemos conceber possível.

Como ele não deve? O fato de dar seu Filho é uma prova de que ele nos dará todas as coisas que precisamos. O argumento é do maior para o menor. Aquele que deu o maior presente não negará menos.

Todas as coisas – Todas as coisas que podem ser necessárias para o nosso bem-estar. Essas coisas ele dará livremente; sem dinheiro e sem preço. Seu primeiro grande presente, o de seu Filho, foi um presente gratuito; e todos os outros que precisarmos serão dados de maneira semelhante. Não é por dinheiro, nem por nosso mérito, mas é pela mera misericórdia de Deus; de modo que do começo ao fim do trabalho é tudo de graça. Nós vemos aqui,

(1) O privilégio de ser cristão. Ele tem a amizade de Deus; foi favorecido com as mais altas provas do amor divino; e tem certeza de que ele receberá tudo o que precisa.

(2) ele tem evidências de que Deus continuará sendo seu amigo. Aquele que deu seu Filho para morrer por seu povo não retirará as misericórdias menores que forem necessárias para garantir sua salvação. O argumento do apóstolo aqui, portanto, é um que mostra fortemente que Deus não abandonará seus filhos, mas os manterá para a vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

poupado . Grego. pheidomai. Veja Atos 20:29 .

entregues. . . up Ver João 19:30 .

dar livremente . App-184.

Comentário de John Calvin

32. Aquele que não poupou o próprio filho, etc. Como nos preocupa grandemente sermos tão persuadidos do amor paterno de Deus, a ponto de poder manter nosso regozijo por sua conta, Paulo antecipa o preço de nossa redenção. para provar que Deus nos favorece: e sem dúvida é uma evidência notável e clara de amor inestimável, que o Pai se recusou a não conceder seu Filho para nossa salvação. E assim Paulo desenha um argumento do maior para o menor, de que, como ele não tinha nada mais querido, ou mais precioso ou mais excelente que seu Filho, ele não negligenciará nada do que prevê que será rentável para nós. (273)

Essa passagem deve nos lembrar do que Cristo nos traz e nos despertar para contemplar suas riquezas; pois, como ele é um penhor do infinito amor de Deus por conosco, também não nos foi enviado vazio de bênçãos ou vazio, mas cheio de todos os tesouros celestes, para que aqueles que o possuam não possam querer qualquer coisa necessária para sua perfeita felicidade. Entregar significa aqui expor à morte.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que não poupou seu próprio Filho – E nós, seus seguidores sinceros, podemos duvidar da segurança de nosso estado ou da certeza de sua proteção? Não: pois se ele nos amou, gentios e judeus, com tanta intensidade que entregou até a morte seu próprio Filho por todos nós, ele pode reter de nós alguma bênção menor? Pelo contrário, ele não nos dará livremente todas as coisas? Pois se ele disse a Abraão, que é o pai dos fiéis, e representante de todos nós, e com quem a aliança foi feita, isso, porque ele não havia negado a ele seu único filho Isaac, mas o entregou à morte que ele pensou que seu Deus havia exigido, em bênção, ele o abençoaria; e ao multiplicar, ele o multiplicaria; que sua semente possua a porta de seus inimigos; e que nela todas as nações da terra deveriam ser abençoadas, Gênesis 22: 16-19 ; Ele não dará a nós tudo o que foi espiritualmente pretendido por essas promessas, cujo Filho unigênito não foi sacrificado em figura, mas realmente, a fim de adquirir todas as bênçãos que a alma do homem possa precisar e que a mão de Deus possa dispensar.

Comentário de John Wesley

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

Ele que – Este período contém quatro frases: Ele não poupou seu próprio Filho; portanto, ele nos dará todas as coisas livremente. Ele o entregou por todos nós; portanto, ninguém pode impor nada a nosso cargo. Livremente – Por tudo o que se segue, a justificação também é um presente gratuito.

Tudo – Necessário ou lucrativo para nós.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:12 – “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. “

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 6:23 – Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 11:21 – Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Coríntios 3:21 – Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês,

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *