Estudo de Isaías 53:10 – Comentado e Explicado

Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada.
Isaías 53:10

Comentário de Albert Barnes

Ainda assim, o agrado do Senhor o feriu – Neste versículo, começa a previsão respeitando a glória e o triunfo finais do Messias. O objetivo de toda a profecia é afirmar que, em conseqüência de seus grandes sofrimentos, ele seria exaltado com a mais alta honra (veja as notas em Isaías 52:13 ). O sentido deste versículo é: ele foi submetido a esses sofrimentos, não por causa de seus pecados, mas porque, nas circunstâncias do caso, seus sofrimentos seriam agradáveis ??a Javé. Ele viu que eles eram necessários e estava disposto a ser submetido a eles. Ele colocou sobre ele sofrimentos pesados. E quando ele oferecer uma oferta pelo pecado, verá uma numerosa posteridade, e o prazer do Senhor prosperará através dele. O Senhor ficou satisfeito com seus sofrimentos, não porque se deleita com os sofrimentos da inocência; não porque o sofredor fosse, de algum modo, culpado ou mal-merecido; e não porque ele estivesse em algum momento descontente ou insatisfeito com o que o Mediador fez ou ensinou. Mas era:

1. Porque o Messias se submeteu voluntariamente àquelas tristezas necessárias para mostrar o mal do pecado; e, tendo em vista o grande objetivo a ser alcançado, a eterna redenção de seu povo, ele ficou satisfeito por se submeter a tantas mágoas para salvá-los. Ele ficou satisfeito com o fim em vista e com tudo o que era necessário para garantir o fim.

2. Porque esses sofrimentos tenderiam a ilustrar as perfeições divinas e a mostrar a justiça e a misericórdia de Deus. O presente de um Salvador, como ele era, evidenciava benevolência sem limites; seus sofrimentos em favor dos culpados mostraram a santidade de sua natureza e lei; e todos demonstraram que ele estava ao mesmo tempo disposto a salvar, e ainda assim resolveu que ninguém seria salvo desonrando sua lei, ou sem expiação pelo mal que havia sido feito pelo pecado.

3. Porque essas tristezas resultariam no perdão e na recuperação de uma infinidade de pecadores perdidos, e em sua eterna felicidade e salvação. Toda a obra era de benevolência, e Javé ficou satisfeito com ela como uma obra de amor puro e desinteressado.

Para machucá-lo – (Veja as notas em Isaías 53: 5 ). A palavra aqui é o infinitivo de Piel. ‘Feri-lo ou ser ferido foi agradável ao Senhor;’ isto é, era aceitável para ele que ele fosse esmagado por suas muitas tristezas. Não é necessariamente necessário que houvesse alguma ação positiva e direta por parte de Javé em machucá-lo, mas apenas que o fato de ele ter sido esmagado e machucado era aceitável para ele.

Ele o fez sofrer – Esta palavra, ‘o fez sofrer ‘, é a mesma que em outra forma ocorre em Isaías 53: 4 . Isso significa que foi pela agência, e de acordo com o projeto do Senhor, que ele foi submetido a essas grandes tristezas.

Quando você fizer sua alma – Margem, ‘Sua alma fará’. De acordo com a tradução no texto, o orador é o profeta, e contém um endereço a Javé, e o próprio Javé é apresentado como falando em Isaías 53:11 . De acordo com a margem, o próprio Javé fala, e a idéia é que sua alma faça uma oferta pelo pecado. O hebraico suportará também. Jerônimo declara: ‘Se der a vida por pecado.’ A Septuaginta a traduz no plural: ‘Se você der (uma oferta) pelo pecado, sua alma verá uma posteridade duradoura.’ Lowth mostra: Se sua alma fará um sacrifício propiciatório. Rosenmuller declara: “Se sua alma, ou seja, ele próprio, deve colocá-la como uma expiação pelo pecado”. Noyes declara: “Mas desde que ele se sacrificou pelo pecado.” Parece-me que a margem é a prestação correta e que deve ser considerada como na terceira pessoa. Assim, toda a passagem estará conectada, e será considerada como a certeza do próprio Senhor, que quando sua vida fosse sacrificada pelo pecado, ele veria uma grande multidão que seria salva como resultado de seus sofrimentos e morte. .

Sua alma – A palavra aqui traduzida ‘alma’ (‘ nephesh ) significa propriamente respiração, espírito, vida, princípio vital Gênesis 1: 20-30 ; Gênesis 9: 4 ; Levítico 17:11 ; Deuteronômio 12:23 . Às vezes denota a alma racional, considerada a sede de afetos e emoções de vários tipos Gênesis 34: 3 ; Salmo 86: 4 ; Isaías 15: 4 ; Isaías 42: 1 ; Gênesis 26:10 ; Jeremias 51: 5 ; também um sacrifício pela culpa; oferta pelo pecado; um sacrifício expiatório. É freqüentemente traduzido como “oferta pela transgressão” Levítico 5:19 ; Levítico 7: 5 ; Levítico 14:21 ; Levítico 19:21 ; 1 Samuel 6: 3 , 1 Samuel 6: 8 , 1 Samuel 6:17 ). É traduzido como Gênesis 26:10 ; Provérbios 14: 9 ; ‹Transgressão ‘ Números 5: 8 . A idéia aqui é, claramente, que ele seria feito uma oferta ou um sacrifício pelo pecado; aquilo pelo qual a culpa seria expiada e uma expiação feita. De acordo com isso, Paulo diz 2 Coríntios 5:21 , que Deus ‘o fez pecar por nós’ ( ?µa?t?a? hamartian ), isto é, uma oferta pelo pecado; e ele é chamado ??asµ?? hilasmos e ??ast????? hilasterion como sacrifício propiciatório pelos pecados Romanos 3:25 ; 1 João 2: 2 ; 1 João 4:10 . A idéia é que ele próprio era inocente e que desistiu de sua alma ou vida para fazer uma expiação pelo pecado – como o animal inocente em sacrifício foi oferecido a Deus como um reconhecimento de culpa. Não poderia haver declaração mais explícita de que aquele a quem se refere aqui não morreu apenas como mártir, mas que sua morte tinha o alto objetivo de expiar os pecados das pessoas. Certamente, essa não é uma linguagem que possa ser usada por qualquer mártir. Em que sentido poderia ser dito de Inácio ou Cranmer que suas almas ou vidas foram feitas uma oferta ( ???? ‘âshâm ou ??asµ?? hilasmos ) pelo pecado? Essa linguagem nunca é aplicada aos mártires na Bíblia; essa linguagem nunca lhes é aplicada nos discursos comuns das pessoas.

Ele verá sua semente – sua posteridade; seus descendentes. O idioma aqui é retirado do que era considerado a maior bênção entre os hebreus. Com eles, a duração dos dias e uma numerosa posteridade eram considerados os maiores favores e, geralmente, as provas mais claras do amor divino. ‹Os filhos das crianças são a coroa dos Provérbios 17: 6 dos velhos. Ver Salmo 127: 5 ; Salmo 128: 6 : ‹Sim, verás os filhos de teus filhos e paz sobre Israel. Portanto, uma das maiores bênçãos que poderia ser prometida a Abraão foi que ele seria feito pai de muitas nações Gênesis 12: 2 ; Gênesis 17: 5-6 . De acordo com isso, é prometido ao Messias que ele verá uma numerosa posteridade espiritual. Uma declaração semelhante ocorre no Salmo 22:30 , que geralmente é aplicada ao Messias. ‹Uma semente o servirá; isso será contabilizado ao Senhor por uma geração. ‘ A relação natural entre pai e filho é frequentemente transferida para assuntos espirituais. Assim, o nome pai é frequentemente dado aos profetas ou professores, e o nome filhos a discípulos ou aprendizes. De acordo com isso, está aqui a idéia de que o Messias sustentaria essa relação e que haveria multidões que sustentariam para ele a relação de filhos espirituais. Pode haver ênfase na palavra ‘ver’ – ele verá sua posteridade, pois foi considerado uma bênção não apenas ter posteridade, mas ter permissão para viver e vê-las. Por isso, a alegria do velho Jacó em poder ver os filhos de José Gênesis 48:11 : ‹E Israel disse a José: Eu não tinha pensado em ver o seu rosto; e eis que Deus me mostrou também a tua descendência.

Ele prolongará seus dias – Sua vida será longa. Essa também é a linguagem que é tirada da visão entendida entre os hebreus de que a vida longa era uma bênção e uma prova do favor divino. Assim, em 1 Reis 3:14 , Deus diz a Salomão: ‘Se andar nos meus caminhos, e guardar os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, então prolongarei os teus dias’ (ver Deuteronômio 25: 15 ; Salmo 21: 4 ; Salmo 91:16 ; Provérbios 3: 2 ). O significado aqui é que o Messias, embora devesse ser morto, ainda via grandes multidões que deveriam ser seus filhos espirituais. Embora ele devesse morrer, ele viveria novamente, e seus dias deveriam ser prolongados. É cumprida no reinado do Redentor na Terra e em sua eterna existência e glória no céu.

E o prazer do Senhor – isto é, aquilo que deve agradar ao Senhor; o trabalho que ele deseja e nomeia.

Prosperará – (Veja as notas em Isaías 52:13 , onde a mesma palavra ocorre).

Na mão – Sob seu governo e direção. A religião será promovida e estendida através dele. A recompensa de todos os seus sofrimentos ao fazer uma oferta pelo pecado seria que multidões seriam convertidas e salvas; que seu reinado seria permanente e que o trabalho que Javé projetou e desejou prosperaria sob sua administração.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 53:10 . Contudo, agradou ao Senhor, etc. – “No entanto, agradou a Deus que ele sofresse, embora Deus tivesse outra visão além dos assassinos, até a salvação da humanidade”. O bispo Chandler lê: Se ele fizer de sua alma uma oferta pelo pecado, verá sua semente, que prolongará seus dias, etc. A Vulgata, diz ele, a processa, videbit semen longaevum, de acordo com a LXX. e Chaldee. O Targum, supondo que a semente seja o nominativo do verbo ver, traduz: Sua semente verá o reino do Messias: eles multiplicarão e prolongarão seus dias. R. Alshek interpreta a semente, como acima, pelos discípulos; como se viciar em sua religião que os converteu; e, portanto, é usado nos escritos judaicos, para aqueles que imitam as maneiras de seus mestres. Veja Grotius e L’Empereur. A cláusula anterior pode ser lida, Ainda assim, & c. ele o afligiu mortalmente; ou ele o machucou até a morte.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 53: 10-11 . Agradou ao Senhor machucá-lo – Embora ele fosse perfeitamente inocente, agradou a Deus, por outras razões justas e sábias, expô-lo a sofrimentos e morte. Ele o pôs em pesar – Seu Deus e seu Pai não o pouparam, embora ele fosse seu Filho único e amado, mas o entregou por todos nós, à ignomínia e tortura, entregou-o por seu determinado conselho e presciência ( Atos 2: 23 ), no poder daqueles cujas mãos perversas que ele conhecia executariam sobre ele toda espécie de crueldade e barbárie. Quando você fizer da sua alma uma oferta pelo pecado – Quando você, ó Deus, fizer um sacrifício ao teu Filho, entregando-o à morte pela expiação dos pecados dos homens. Sua alma é aqui colocada para sua vida, ou para si mesmo, ou toda a sua natureza humana, que foi sacrificada, sua alma sendo oprimida com um sentido da ira de Deus devido aos nossos pecados, seu corpo crucificado e sua alma e corpo separados. pela morte. Ou então, as palavras ????? ?? ????? ???? podem ser traduzidas quando, ou, se sua alma fizer uma oferta pelo pecado, ou um sacrifício propiciatório: por meio do que está implícito, que ele não deu a vida por compulsão. , mas de bom grado. Ele verá sua semente – Sua morte será gloriosa para si mesmo e altamente benéfica para os outros, pois ele terá uma numerosa semente de crentes, reconciliada com Deus e salva por sua morte. Ele prolongará seus dias – Ele será ressuscitado para a vida imortal, e viverá e reinará com Deus para sempre. O prazer do Senhor prosperará em suas mãos – o decreto gracioso de Deus, para a salvação da humanidade, será efetivamente levado a cabo por seu ministério e mediação. Ele verá o trabalho de sua alma – Ele desfrutará do fruto confortável e abençoado de todos os seus trabalhos árduos e sofrimentos dolorosos; e ficará satisfeito – Ele estimará a própria glória e a de seu Pai, e a salvação de seu povo. recompensa abundante. Pelo seu conhecimento – Pelo conhecimento ou conhecimento de si mesmo, aquele conhecimento que é acompanhado de fé, amor e obediência a ele; meu servo justo justificará muitos – absolverá os que crerem e o obedecerem da culpa de todos os seus pecados, e os salvará das terríveis conseqüências disso. A justificação está aqui, como na maioria dos outros lugares das Escrituras, uma ou duas, exceto a condenação: se diz que Cristo justifica os pecadores, porque ele faz isso meritório, buscando justificação para nós por seu sacrifício; como se costuma dizer que Deus Pai justifica com autoridade, porque ele aceitou o preço pago por Cristo por essa bênção, e o pronunciamento da sentença de absolvição é referido a ele na dispensação do evangelho. Pois ele levará suas iniqüidades – Pois ele satisfará a justiça e a lei de Deus por eles, suportando o castigo devido a seus pecados; e, portanto, nos princípios da razão e da justiça, eles devem ser absolvidos, caso contrário, a mesma dívida seria duas vezes requerida e paga.

Comentário de Adam Clarke

Para lamentar “Com aflição” – Para ???? hecheli , cujo verbo parece difícil e deselegante neste lugar, a Vulgata lê ???? bocholi , em enfermo, “com enfermidade”.

Quando você fizer a sua alma “Se a sua alma fizer” – Para ???? tasim , um MS. tem ??? tasem , que pode ser tomado passivamente, “Se sua alma for feita” de maneira agradável para algumas cópias da Septuaginta, que têm d?ta?. Veja também o siríaco.

Quando você faz da sua alma uma oferta – A palavra droronefesh , alma, é freqüentemente usada em hebraico para significar vida. Por todo o Novo Testamento, a salvação dos homens é uniformemente atribuída à morte de Cristo.

Ele verá sua semente – verdadeiros convertidos, cristãos genuínos.

Ele prolongará seus dias – Ou essa descendência espiritual prolongará seus dias, isto é, o cristianismo durará até o fim dos tempos.

E o prazer do Senhor – Ter todos os homens salvos e trazidos ao conhecimento da verdade.

Prosperará em suas mãos – prosseguirá em um estado de prosperidade progressiva; e isso foi tão completamente realizado até agora, que todos os séculos seguintes testemunharam mais cristianismo no mundo do que o anterior, ou qualquer outro anterior.

Comentário de John Calvin

10. No entanto, Jeová teve o prazer de machucá-lo. Isso ilustra mais completamente o que eu disse anteriormente em poucas palavras, que o Profeta, ao afirmar a inocência de Cristo, visa algo mais do que defendê-lo de toda reprovação. O objetivo, portanto, é que devemos considerar a causa, a fim de ter experiência do efeito; pois Deus não indica nada ao acaso, e, portanto, segue-se que a causa de sua morte é lícita. Também devemos ter em vista o contraste. Em Cristo não houve falha; Por que, então, o Senhor ficou satisfeito por sofrer? Porque ele estava em nosso quarto, e de nenhuma outra maneira senão por sua morte a justiça de Deus poderia ser satisfeita.

Quando ele deve ter oferecido sua alma como sacrifício. ??? (asham) (54) denota o pecado e o sacrifício oferecido pelo pecado, e é freqüentemente usado no último sentido nas Escrituras. ( Êxodo 29:14 ; Ezequiel 45:22 ) (55) O sacrifício foi oferecido de maneira a expiar o pecado ao suportar sua punição e maldição. Isso foi expresso pelos sacerdotes por meio da imposição de mãos, como se jogassem sobre o sacrifício os pecados de toda a nação. ( Êxodo 29:15 ) E se um indivíduo ofereceu um sacrifício, ele também pôs a mão sobre ele, como se jogasse sobre ele seu próprio pecado. Nossos pecados foram lançados sobre Cristo de tal maneira que somente ele suportou a maldição.

Por causa disso, Paulo também o chama de “maldição” ou “execração”: “Cristo nos redimiu da execração da lei, tendo sido feito uma execração para nós”. ( Gálatas 3:13 ) Ele também o chama de “pecado”; “Para aquele que não conhecia pecado, ele fez ser pecado por nós, para que sejamos feitos nele a justiça de Deus.” ( 2 Coríntios 5:21 ) E em outra passagem: “Pelo que era impossível para a lei, na medida em que era fraca por causa da carne, Deus fez enviando seu próprio Filho à semelhança de carne sujeita ao pecado, e porque o pecado condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós. ” ( Romanos 8: 3 ) O que Paulo quis dizer com as palavras “maldição” e “pecado” nessas passagens é o mesmo que o Profeta quis dizer com a palavra ??? , (asham.) Em resumo, ??? (asham) é equivalente ao Palavra latina piaculum, (56) um sacrifício expiatório.

Aqui temos uma descrição do benefício da morte de Cristo, que por seu sacrifício os pecados foram expiados, e Deus foi reconciliado com os homens; pois tal é a importância desta palavra ??? , (asham.) Daí resulta que em nenhum outro lugar senão em Cristo se encontra expiação e satisfação pelo pecado. Para entender isso melhor, precisamos primeiro saber que somos culpados diante de Deus, para que sejamos amaldiçoados e detestáveis ??em Sua presença. Agora, se desejamos retornar a um estado de favor com ele, o pecado deve ser tirado. Isso não pode ser realizado por sacrifícios inventados de acordo com a fantasia dos homens. Conseqüentemente, devemos chegar à morte de Cristo; pois de nenhuma outra maneira a satisfação pode ser dada a Deus. Em resumo, Isaías ensina que os pecados não podem ser perdoados de nenhuma outra maneira senão nos apostando na morte de Cristo. Se alguém pensa que essa linguagem é severa e desrespeitosa com Cristo, desça a si mesma e, após um exame cuidadoso, pondere quão terrível é o julgamento de Deus, que não poderia ser pacificado senão por esse preço; e assim a graça inestimável que brilha ao amaldiçoar a Cristo removerá facilmente todo terreno de ofensa.

Ele verá sua semente. Isaías significa que a morte de Cristo não só não pode prejudicar o fato de ele ter uma semente, mas será a causa de ter filhos; isto é, porque, ao vivificar os mortos, ele conseguirá um povo para si, a quem mais tarde se multiplicará; e não há absurdo em dar a denominação da semente de Cristo a todos os crentes, que também são irmãos, porque são descendentes de Cristo.

Ele prolongará seus dias. A esta cláusula, alguns fornecem o parente ??? (asher,) “o qual:” “uma semente que durará muito tempo”. Mas eu expô-lo de uma maneira mais simples: “Cristo não será impedido por sua morte de prolongar seus dias, isto é, de viver eternamente”. Algumas pessoas, quando se afastam da vida, deixam filhos, mas filhos que sobreviverão a eles e que viverão de modo a obter um nome somente quando seus pais estiverem mortos. Mas Cristo alegrará a sociedade de seus filhos; pois ele não morrerá como outros homens, mas obterá a vida eterna em si e em seus filhos. Assim, Isaías declara que na cabeça e nos membros haverá vida imortal.

E a vontade do Senhor prosperará em suas mãos. A palavra “mão” freqüentemente denota “ministério”, como o Senhor proclamava a lei “pelas mãos de Moisés”. ( Números 36:13 ) Novamente, o Senhor fez isso “pelas mãos de Davi;“ isto é, ele fez uso de Davi como seu ministro nesse assunto. ( Esdras 3:10 ) Assim também “nas mãos de Cristo prosperará a vontade de Deus”; isto é, o Senhor fará com que o ministério de Cristo produza seus frutos, para que não se pense que ele se expôs sem frutos a tais sofrimentos terríveis.

Essas poucas palavras contêm uma doutrina muito rica, que todo leitor pode extrair delas; mas estamos satisfeitos em dar uma simples exposição do texto. “Vontade” é tomada na mesma aceitação de antes; pois ele usa a palavra cha (chaphetz) com a qual ele significa uma disposição amável e generosa. Duas visões da bondade de Deus são sustentadas por nossa admiração nesta passagem; primeiro, que ele não poupou seu único filho, mas o entregou por nós, para que ele pudesse nos livrar da morte; e segundo, que ele não considera sua morte inútil e inútil, mas faz com que ela produza frutos muito abundantes; pois a morte de Cristo não teria proveito para nós, se não experimentássemos seu fruto e eficácia.

Comentário de John Wesley

Contudo, agradou ao SENHOR feri-lo; ele o afligiu; quando fizer da sua alma uma oferta pelo pecado, ele verá a sua descendência, prolongará os seus dias, e o prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Ele – Deus foi a principal causa de todos os seus sofrimentos, embora os pecados mensais fossem a causa merecedora.

Quando – Quando tu, ó Deus, fizeres a teu filho um sacrifício, entregando-o à morte pela expiação dos pecados dos homens. Sua alma é aqui colocada para sua vida, ou para si mesmo.

Verá – Ele terá uma numerosa questão de crentes reconciliados por Deus e salvos por sua morte.

Prolongar – Ele viverá e reinará com Deus para sempre.

O prazer – o gracioso decreto de Deus para a salvação da humanidade será efetivamente levado a cabo por seu ministério e mediação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *