Estudo de Romanos 5:6 – Comentado e Explicado

Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.
Romanos 5:6

Comentário de Albert Barnes

Para quando … – Isso abre uma nova visão do assunto, ou é um novo argumento para mostrar que nossa esperança não terá vergonha ou não nos decepcionará. O primeiro argumento que ele havia declarado no versículo anterior, de que o Espírito Santo foi dado a nós. A próxima, que ele afirma agora, é que Deus havia dado a mais ampla prova de que ele nos salvaria, dando o seu Filho quando éramos pecadores; e que aquele que havia feito tanto por nós quando éramos inimigos, não nos falharia agora quando somos amigos dele; Romanos 5: 6-10 . Ele realizou a parte mais difícil do trabalho, reconciliando-nos quando éramos inimigos; e agora ele não nos abandonará, mas seguirá adiante e completará o que começou.

Ainda não tínhamos força – A palavra usada aqui ?s?e??? asthenonis geralmente se aplica àqueles doentes e débeis, privados de força por doenças; Mateus 25:38 ; Lucas 10: 9 ; Atos 4: 9 ; Atos 5:15 . Mas também é usado no sentido moral, para denotar incapacidade ou fraqueza em relação a qualquer empreendimento ou dever. Aqui significa que estávamos sem força “em relação ao caso que o apóstolo estava considerando”; isto é, não tínhamos poder para conceber um esquema de justificação, fazer expiação ou afastar a ira de Deus, etc. Embora toda a esperança de o homem ser salvo por algum plano próprio fosse assim tirada; enquanto ele estava exposto à justiça divina e dependia da mera misericórdia de Deus; Deus forneceu um plano que atendeu ao caso e garantiu sua salvação. A observação do apóstolo aqui refere-se apenas à condição da corrida antes que uma expiação seja feita. Não se refere à questão de saber se o homem tem força para se arrepender e acreditar depois que uma expiação é feita, o que é uma investigação muito diferente.

No devido tempo – Margem “de acordo com o tempo” ?at? ?a???? kata kaironEm tempo hábil; na hora certa; Gálatas 4: 4 , “Mas quando chegou a plenitude dos tempos” etc. Isso pode significar:

(1) Que foi um momento oportuno ou adequado. Todas as experiências falharam em salvar as pessoas. Durante quatro mil anos, o julgamento foi realizado sob a lei entre os judeus: e com o auxílio da razão mais esclarecida da Grécia e de Roma; e ainda assim foi em vão. Nenhum esquema foi planejado para enfrentar as doenças do mundo e salvar as pessoas da morte. Já era tempo de um plano melhor ser apresentado às pessoas.

(2) era o tempo fixado e designado por Deus para o Messias vir; o tempo que havia sido designado pelos profetas; Gênesis 49:10 ; Daniel 9: 24-27 ; ver João 13: 1 ; João 17: 1 .

(3) foi um momento mais favorável para a propagação do evangelho. O mundo estava esperando esse evento; estava em paz; e foi submetido principalmente ao poder romano; e instalações mobiliadas nunca antes experimentadas para introduzir o evangelho rapidamente em todas as terras; veja as notas em Mateus 2: 1-2 .

Para os ímpios – Aqueles que não adoram a Deus. Aqui significa pecadores em geral, e não difere materialmente do que se entende pela palavra traduzida “sem força”; veja a nota em Romanos 4: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

sem força . Grego. astenos.

devido tempo = estação. Compare Gálatas 1: 4 , Gálatas 1: 4 .

Cristo . App-98.

ímpio . Ver Romanos 4: 5 .

Comentário de John Calvin

6. Para Cristo , etc. Não me arrisquei em minha versão para me permitir tanta liberdade quanto para dar essa tradução: “No tempo em que éramos fracos”; e ainda assim eu prefiro esse sentido. Começa aqui uma discussão, que é do maior para o menor, e que ele mais tarde persegue em geral: e embora ele não tenha tecido o fio de seu discurso de maneira tão distinta, sua estrutura irregular não perturba o significado. “Se Cristo”, diz ele, “teve misericórdia dos ímpios, se reconciliou inimigos com seu Pai, se ele fez isso em virtude de sua morte, muito mais facilmente ele os salvará quando justificado e manterá os que estão restaurados. favor em sua posse, especialmente quando a influência de sua vida é adicionada à virtude de sua morte. ” (158) Alguns tempos de fraqueza consideram que, quando Cristo começou a se manifestar ao mundo, e pensam que esses são chamados fracos, que eram como crianças sob as leis da lei. Aplico a expressão a cada um de nós e considero que esse tempo deve ser intencionado, que precede a reconciliação de cada um com Deus. Pois, como todos nascemos filhos da ira, somos mantidos sob essa maldição até nos tornarmos participantes de Cristo. E ele chama aqueles fracos, que não têm nada em si, a não ser o que é pecaminoso; pois ele chama imediatamente o mesmo de ímpio. E não é novidade que essa fraqueza deva ser tomada nesse sentido. Ele chama, em 1 Coríntios 12:22 , as partes cobertas do corpo fracas; e, em 2 Coríntios 10:10 , ele designa sua própria presença corporal fraca, porque não tinha dignidade. E esse significado logo ocorrerá novamente. Quando, portanto, éramos fracos, isto é, quando não éramos dignos ou adequados para que Deus olhasse para nós, neste exato momento Cristo morreu pelos ímpios: pois o princípio da religião é a fé, da qual todos eles eram. alienado, por quem Cristo morreu. E isso também é verdade quanto aos pais antigos, que obtiveram justiça antes de morrer; pois eles obtiveram esse benefício de sua morte futura. (159)

Comentário de Adam Clarke

Pois quando ainda não tínhamos força – O apóstolo, tendo apontado o estado glorioso dos gentios crentes, aproveita a ocasião para contrastar isso com seu estado anterior; e os meios pelos quais eles foram resgatados. Seu estado anterior, ele aponta em quatro detalhes; que pode ser aplicado aos homens em geral.

    I. Eles eram as?e?e?? , sem força; em um estado fraco e moribundo: nem capaz de resistir ao pecado, nem de nenhum bem: totalmente desprovido de poder para se livrar da miséria de sua situação.

II Eles eram aseße?? , ímpios; sem a adoração ou conhecimento do Deus verdadeiro; eles não tinham Deus neles; e, conseqüentemente, não eram participantes da natureza divina: Satanás viveu, governou e escravizou seus corações.

III Eles eram ?µa?t???? , pecadores, Romanos 5: 8 , visando à felicidade, mas constantemente perdiam a marca, que é o significado ideal do hebraico ??? chata e do grego ?µa?ta?? . Veja isso explicado, Gênesis 13:13 . E, errando o alvo, eles se desviaram do caminho certo; andou no caminho errado; ultrapassou em desviar assim; e, quebrando os mandamentos de Deus, não apenas errou o alvo da felicidade, mas também se expôs à miséria eterna.

IV Eles eram e????? inimigos, Romanos 5:10 , de e???? , ódio, inimizade, pessoas que odiavam a Deus e à santidade; e agiu em hostilidade contínua a ambos. Que gradação é aqui!

  • Em nossa queda de Deus, nosso primeiro estado aparente é que estamos sem força; Perdemos nosso princípio de poder espiritual, por termos perdido a imagem de Deus, a justiça e a verdadeira santidade, na qual fomos criados.
  • Somos ímpios, perdemos nossas forças para fazer o bem; também perdemos todo o poder de adorar a Deus corretamente. A mente que foi feita para Deus não é mais sua residência.
  • Nós somos pecadores; sentindo que perdemos nosso centro de descanso e nossa felicidade, procuramos descanso, mas não encontramos nenhum: o que perdemos ao perder Deus, procuramos nas coisas terrenas; e, portanto, perdem continuamente a marca e multiplicam transgressões contra o nosso Criador.
  • Nós somos inimigos; o pecado, indulgente, aumenta em força; atos maus geram hábitos fixos e enraizados; a mente, em todo lugar envenenado pelo pecado, aumenta a aversão ao bem; e a mera aversão produz inimizade; e inimizade, atos de hostilidade, crueldade caída, etc .: para que o inimigo de Deus odeie seu Criador e seu serviço; é cruel com seus semelhantes; “um inimigo para Deus, nunca foi um verdadeiro amigo do homem”; e até atormenta sua própria alma! Embora todo homem traga ao mundo as sementes de todos esses males, é somente ao crescer nele que eles adquirem sua perfeição – nemo repente fuit turpissimus – que nenhum homem se torna um esbanjador de uma só vez; ele chega a ele lentamente; e a velocidade que ele produz é proporcional às suas circunstâncias, meios de gratificar paixões pecaminosas, má educação, más companhias, etc. etc. Isso faz uma grande diversidade nos estados morais dos homens: todos têm as mesmas sementes do mal – nemo sine vitiis nascitur – todos vêm contaminados pelo mundo; mas nem todos têm as mesmas oportunidades de cultivar essas sementes. Além disso, como o Espírito de Deus está continuamente convencendo o mundo do pecado, da justiça e do julgamento, e os ministros de Deus estão apoiando sua influência com suas piedosas exortações, como a Bíblia está em quase todas as casas, e é menos ou mais ouvida ou lida por quase todas as pessoas, essas sementes malignas estão recebendo explosões e verificações contínuas, de modo que, em muitos casos, elas não têm um crescimento vigoroso. Essas causas fazem as principais diferenças morais que encontramos entre os homens; embora em más propensões todos eles sejam radicalmente iguais.
  • Que todos os caracteres anteriores são aplicados por alguns homens eruditos aos gentios, exclusivamente como tal, estou bem ciente; e que eles possam ser aplicados a eles em um ponto de vista nacional, pode haver pouca dúvida. Mas existem muitas correspondências entre o estado dos gentios modernos e o dos antigos gentios, para justificar a adequação de aplicar o todo tão plenamente ao primeiro quanto ao segundo. De fato, os quatro detalhes já explicados apontam o estado natural e prático de todo ser humano, anteriormente à sua regeneração pela graça e Espírito de Deus.

    No devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios – Este tempo devido ou apropriado aparecerá nas seguintes informações:

    1. Cristo se manifestou na carne quando o mundo mais precisava dele.
  • Quando os poderes da mente humana foram cultivados ao máximo na Grécia e em Roma, e fizeram todos os esforços possíveis, mas todos em vão, para descobrir algum esquema eficiente de felicidade.
  • Quando os judeus estavam no estado mais baixo de corrupção e tinham a maior necessidade do libertador prometido.
  • Quando a plenitude do tempo chegou, predita pelos profetas.
  • Quando judeus e gentios, um por ciúmes e outro por aprender, era mais qualificado para detectar impostura e apurar fatos.
  • Em uma palavra, Cristo veio quando seu advento provavelmente promoveria seu grande objetivo – glória a Deus nas alturas, paz e boa vontade entre os homens. E o sucesso que assistiu à pregação de Cristo e de seus apóstolos, juntamente com a ampla e rápida propagação do Evangelho, provam que era o tempo devido, ?ata ?a???? , a estação apropriada; e que a sabedoria divina era justificada em se fixar naquele tempo em preferência a todos os outros.
  • Morreu pelos ímpios – ?pe? aseß?? ape?a?e , Ele morreu Em vez dos ímpios, veja também Romanos 5: 8 ; então Lucas 22:19 . O corpo de Cristo, t? ?pe? ?µ?? d?d?µe??? , que é dado por você; isto é, a vida que é estabelecida em seu lugar. Desta forma, a preposição ?pe? , é usada pelos melhores escritores gregos.

    Comentário de Thomas Coke

    Romanos 5: 6 . No devido tempo, Cristo morreu, etc. – Cristo morreu de vez em quando no lugar dos ímpios. Veja Albert. Observ. Sacr. p. 304 e Raphel. Não. ex Xenoph. em Romanos 5: 8, onde ele demonstrou abundantemente que a frase ?pe? ?µ?? ape?a?e, significa, ele morreu em nosso quarto e em lugar. Também não parece que a frase ap??a?e?? ?pe? t????, tem alguma outra significação além da de resgatar a vida de outra pessoa à custa de nossa própria. E o versículo seguinte, independente de qualquer autoridade, mostra quão evidentemente ele tem esse sentido aqui, pois dificilmente se pode imaginar que alguém morra por um homem bom, a menos que seja para redimir sua vida desistindo da sua.

    Comentário de Spurgeon

    5: 6. Pois então ainda estávamos sem força; no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios.

    Que frase maravilhosa! Não, “Cristo morreu pelos santos”, não “Cristo morreu pelos homens justos”; mas “quando ainda não tínhamos força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios”.

    Romanos 5: 7-9 . Pois dificilmente um homem justo morrerá: ainda assim, por um homem bom, alguns até ousariam morrer. Mas Deus recomenda seu amor por nós, pois, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Muito mais do que isso, agora sendo justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira através dele.

    Que argumento é esse para a segurança final dos crentes! Se Cristo morreu por nós quando éramos inimigos, certamente ele nos dará agora que morreu por nós e nos fez seus amigos, seu sujeito reconciliado ”:“ Muito mais do que agora, sendo agora justificado pelo seu sangue, seremos salvos de nós. ira através dele. ”

    Romanos 5:10 . Pois se, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, sendo reconciliados, seremos salvos por sua vida.

    Há um argumento triplo lá. Nós éramos inimigos, e mesmo assim Deus nos abençoou, então ele não vai nos abençoar ainda mais agora que estamos reconciliados com ele? Quando éramos inimigos, ele nos reconciliou consigo mesmo. Tendo feito isso, ele certamente não vai nos salvar? Nós fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho; muito mais seremos salvos pela vida de Jesus ressuscitado e glorificado, que tem poder onipotente e irresistível.

    Romanos 5:11 . E não apenas isso, mas também nos alegramos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a expiação.

    Essa exposição consistia em leituras de Romanos 3: 9-27 ; Romanos 5: 6-11 ; Romanos 8: 1-32 .

    Comentário de Spurgeon

    Romanos 5: 6 . Pois quando ainda estávamos sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios.

    Esta é uma das frases mais surpreendentes já registradas. Se não tivesse sido inspirado, há muitos que se interessam. De fato, muitos o criticam até agora, pois ainda hoje se acredita que Cristo deve ter morrido pelos justos. No entanto, assim está escrito: “No devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios”. E este é o elogio dessa morte e do amor que a sugeriu:

    Romanos 5: 7 . Pois dificilmente um homem justo morrerá:

    Para um homem apenas justo, dificilmente alguém morreria.

    Romanos 5: 7 . No entanto, se aventurar por um homem bom,

    Para um homem benevolente –

    Romanos 5: 7-8 . Alguns até ousariam morrer. Mas Deus elogia seu amor por nós, pois, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós,

    É sob esse aspecto que Cristo deve ser considerado como morrendo pelos ímpios, morrendo pelos pecadores. Homem ímpio, pecador culpado, não há esperança para você nesta verdade abençoada? Alguém diz: “Estarei perdido, porque sou ímpio; Devo necessariamente perecer, pois sou pecador ”? Sua lógica está errada, querido amigo. “Cristo morreu pelos ímpios;” “Enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós”; portanto, os ímpios – pecadores – serão salvos por causa de sua morte, e todos que confiam nele serão salvos.

    Romanos 5: 9 . Muito mais do que isso, agora sendo justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira através dele.

    Ele morreu por nós enquanto éramos pecadores? Ele não nos manterá certamente agora que somos salvos? Sim, ele vai.

    Romanos 5:10 . Pois se, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, sendo reconciliados, seremos salvos por sua vida.

    Que argumento invencível é esse para a segurança de todos os verdadeiros crentes em Jesus! Ele morreu por eles e os reconciliou com seu pai quando morreu, quando eram inimigos? Então, ele certamente não os salvará agora que estão reconciliados, visto que ele vive para interceder por eles? Ele não os salvará por sua vida? Certamente, ele vai.

    Romanos 5:11 . E não é só isso, –

    Não podemos chegar ao fim desses benefícios inestimáveis. Essas pérolas preciosas são numerosas demais para o apóstolo contar, embora ele fosse um homem que soubesse “contar” tesouros espirituais: “E não apenas isso” –

    Romanos 5: 11-14 . Mas também nos alegramos em Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a expiação. Portanto, como por um homem o pecado entrou no mundo e a morte pelo pecado; e assim a morte passou sobre todos os homens, porque todos pecaram: (Porque até a lei havia pecado no mundo; mas o pecado não é imputado quando não há lei. No entanto, a morte reinou de Adão a Moisés, mesmo sobre aqueles que não tinham. pecou—

    Pessoalmente-

    Romanos 5:14 . Após a semelhança da transgressão de Adão, quem é a figura daquele que estava por vir.

    Para que o pecado de Adão tenha efeito sobre a raça humana antes que a lei viesse, e mesmo sobre aqueles que não tiveram transgressão pessoal – quero dizer, bebês inconscientes – causando-os a morrer.

    Romanos 5: 15-17 . Mas não como ofensa, também é o presente gratuito. Pois se, pela ofensa de um, muitos estão mortos, muito mais a graça de Deus e o dom da graça, que é de um homem, Jesus Cristo, abundaram para muitos. E não como foi por alguém que pecou, ??o mesmo acontece com o presente: pois o julgamento foi por condenação, mas o presente gratuito é de muitas ofensas para justificação. Pois se pela ofensa de um homem –

    Pelo único pecado de Adão, o pecado de um homem,

    Romanos 5: 17-18 . A morte reinou por um; muito mais os que recebem abundância de graça e do dom da justiça reinarão na vida por um, Jesus Cristo.) Portanto, como pela ofensa de um julgamento, todos os homens foram condenados; mesmo assim, pela justiça de um, o dom gratuito veio sobre todos os homens para justificação da vida.

    Ou seja, sobre o “tudo” que está em Cristo, como a condenação veio sobre o “tudo” que estava no primeiro Adão. Aquele que não crê em Jesus não participa do “presente gratuito para justificação da vida”; mas quem crê é participante da gloriosa justificação que vem por Cristo.

    Romanos 5: 19-20 . Porque, como pela desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Além disso, a lei entrou em vigor, para que a ofensa pudesse abundar. ”

    Foi o resultado prático da lei que os homens se tornaram maiores pecadores do que eram antes, e foi o desígnio da lei que eles se considerassem maiores pecadores do que antes. A lei é o espelho em que vemos nossas manchas, mas não é a bacia em que as lavamos. A lei tem um poder provocador, pois essa é a perversidade de nossa natureza que, tão logo ouvimos a ordem: “Você não deve fazer isso e aquilo”, do que imediatamente queremos fazê-lo. Nossa natureza é muito parecida com o quicklime. Jogue água fria sobre ela e logo gera calor; agindo, por assim dizer, contra a natureza daquilo que é lançado sobre ele. Então, quanto mais Deus diz a um homem: “Tu”, mais ele diz: “Eu não irei”; e quanto mais Deus lhe diz: “Não farás”, mais o homem decide que quer. “A lei entrou, para que a ofensa possa abundar.” Revela a depravação e desobediência da natureza humana e nos coloca diante de Deus como criminosos condenados.

    Romanos 5:20 . Mas onde o pecado abundava, a graça abundava muito mais:

    Bendito seja Deus por isso! O pecado pode ser um rio, mas a graça é um oceano. O pecado pode ser uma montanha, mas a graça é como o dilúvio de Noé, que prevalecia sobre os cumes das montanhas, quinze côvados acima.

    Romanos 5:21 . Para que, como o pecado reinou até a morte, assim também a graça reine através da justiça para a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Vocês sabem, queridos amigos, por experiência pessoal, tudo sobre o que estamos lendo? Eu sei que muitos de vocês sabem. Será que Deus fez tudo: que eles entenderam, por uma fé viva, o que deve ser justificado, depois de entenderem, por experiência triste, que sentimento de condenação a alma culpada deve sentir. O Senhor traz todos vocês para si, por Jesus Cristo! Amém.

    Comentário de John Wesley

    Pois quando ainda estávamos sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios.

    Como podemos agora duvidar do amor de Deus? Pois quando estávamos sem força – Ou pensar, querer ou fazer algo de bom.

    No devido tempo – nem muito cedo nem muito tarde; mas naquele exato momento que a sabedoria de Deus sabia ser mais apropriada que qualquer outra.

    Cristo morreu pelos ímpios – Não apenas para estabelecer um padrão para eles, ou para obter poder para segui-los. Não parece que essa expressão, de morrer por alguém, tenha outro significado senão o de resgatar a vida de outra pessoa, estabelecendo a nossa.

    Referências Cruzadas

    Salmos 1:1 – Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

    Lamentações 1:6 – Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor.

    Ezequiel 16:4 – Seu nascimento foi assim: no dia em que você nasceu, o seu cordão umbilical não foi cortado, você não foi lavada com água para que ficasse limpa, não foi esfregada com sal nem enrolada em panos.

    Daniel 11:15 – Então o rei do norte virá e construirá rampas de cerco e conquistará uma cidade fortificada. As forças do sul serão incapazes de resistir; mesmo as suas melhores tropas não terão forças para resistir.

    Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

    Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

    Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

    Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

    Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

    Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

    Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

    1 Tessalonicenses 5:9 – Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 Timóteo 1:9 – Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas,

    Tito 2:12 – Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

    Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

    Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

    1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

    2 Pedro 2:5 – Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.

    2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

    Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

    Judas 1:15 – para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele”.

    Judas 1:18 – Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *