Estudo de Tito 2:12 – Comentado e Explicado

Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade,
Tito 2:12

Comentário de Albert Barnes

Ensinando-nos – Ou seja, a “graça de Deus” nos ensina; ou aquele sistema de religião que é uma manifestação da graça de Deus inculca os grandes e importantes deveres que Paulo passa a declarar.

Isso negando a impiedade e as concupiscências mundanas – “Ao negar a nós mesmos ou recusar praticá-los, devemos levar uma vida santa.” A palavra impiedade aqui significa tudo o que seria incluído na palavra impiedade; isto é, toda falha no desempenho de nossos devidos deveres para com Deus; veja as notas em Romanos 1:18 . A frase “concupiscências mundanas” refere-se a todos os desejos indevidos relativos a esta vida – o desejo de riqueza, prazer, honra, indulgência sensual. Refere-se a paixões às quais as pessoas deste mundo são propensas, e incluiria todas as coisas que não podem ser satisfeitas com uma referência adequada ao mundo vindouro. As paixões grosseiras seriam, obviamente, incluídas, e todos os prazeres mais refinados também, que constituem os prazeres característicos e especiais daqueles que não vivem para Deus.

Devemos viver sobriamente – Veja a palavra “sobriamente” ( s?f????? sophronos) explicada nas notas em Tito 2: 2 , Tito 2: 4 . Isso significa que devemos exercer uma devida restrição em nossas paixões e propensões.

Justamente – justamente – d??a??? dikaiosIsto se refere ao desempenho adequado de nossos deveres para com nossos semelhantes; e significa que a religião nos ensina a cumprir esses deveres com fidelidade, de acordo com todas as nossas relações na vida; a todas as nossas promessas e contratos; aos nossos concidadãos e vizinhos; para os pobres, necessitados, ignorantes e oprimidos; e a todos aqueles que são providencialmente colocados em nosso caminho e precisam de nossos gentis escritórios. A justiça para eles nos levaria a agir como gostaríamos que eles fizessem conosco.

E piedosamente – piedosamente ; isto é, no fiel desempenho de nossos deveres para com Deus. Temos aqui, então, um epítome de tudo o que a religião exige:

(1) nosso dever para com nós mesmos – incluído na palavra “sobriamente” e exigindo um controle adequado sobre nossas propensões e paixões malignas;

(2) nosso dever para com o próximo em todas as relações que mantemos na vida; e,

(3) nosso dever para com Deus – evidenciado no que será adequadamente considerado como uma vida piedosa.

Quem faz essas coisas encontra todas as responsabilidades de sua condição e relações; e o sistema cristão, exigindo o fiel desempenho desses deveres, mostra como é admiravelmente adaptado ao homem.

Neste mundo atual – Ou seja, enquanto continuarmos nele. Esses são os deveres que devemos na vida atual.

Comentário de E.W. Bullinger

Ensino . Grego. paideuo . Em outros lugares, doze vezes, genitivo “castigo” , “castigo”.

negando . Grego. arneomai . Ocorre trinta e uma vezes, sempre “negue” , exceto Atos 7:35 , Hebreus 11:24 , Veja Tito 1:16 .

impiedade . App-128.

mundano . Grego. kosrnikos . Somente aqui e Neemias 9: 1 . Compare o App-129.

luxúria . Ver Efésios 2: 3 , Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:23 (desejo).

ao vivo . Grego. zao . Compare o App-170.

sobriamente. Grego. sophronos . Veja os versículos: Tito 2: 2 , Tito 2: 5 , Tito 2: 2 , Tito 2: 6 .

justamente . Veja App-191,

piedoso . Veja App-137.

este presente. Literalmente o agora (grego. Freira) .

mundo. App-129. E App-151.

Comentário de John Calvin

12 Ensinando-nos que, negando a impiedade, Ele agora estabelece a regra para regular bem nossa vida, e como devemos começar, a saber, renunciar à nossa vida anterior, da qual ele enumera duas partes: “impiedade e desejos mundanos”. Sob a impiedade, incluo não apenas superstições, nas quais eles se perderam, mas desprezo irreligioso a Deus, como reinos nos homens, até que tenham sido iluminados no conhecimento da verdade. Embora possuam alguma profissão religiosa, eles nunca temem e reverenciam a Deus sincera e honestamente, mas, pelo contrário, têm consciências inúteis, de modo que nada está mais longe de seus pensamentos do que deveriam servir a Deus. (250)

Por desejos mundanos, ele quer dizer todas as afeições da carne; porque não vemos nada além do mundo, até que o Senhor nos atraia para si. A meditação na vida celestial começa com a regeneração. Antes de sermos regenerados, nossos desejos se inclinam para o mundo e descansam no mundo.

Para que possamos viver com temperamento, retidão e piedade. Como ele mencionou esses três anteriormente, quando desejava fazer um resumo abrangente da vida cristã, agora ele passa a consistir naqueles três: “piedade, retidão e temperança”. “Piedade” é religião para com Deus. A “justiça” tem lugar entre os homens. Aquele que é dotado de ambos não tem nada para a virtude perfeita; e, de fato, na lei de Deus há perfeição absoluta, à qual nada pode ser acrescentado. Porém, como os exercícios de piedade podem ser considerados apêndices da primeira tabela, a “temperança”, mencionada por Paulo nesta passagem, visa nada mais que guardar a lei e, como eu disse antes sobre paciência (252), é adicionado ao primeiro como tempero. O apóstolo também não se contradiz, quando em um momento descreve a paciência e, em outro, a temperança, como a perfeição de uma vida santa; pois não são virtudes distintas, pois s?f??s??? (aqui temperança traduzida) inclui paciência sob ela.

Ele acrescenta, neste mundo, (253) porque o Senhor designou a vida atual para o julgamento de nossa fé. Embora o fruto de boas ações ainda não seja visível, a esperança deve ser suficiente para estimular-nos a fazer o bem; e é isso que ele adiciona imediatamente:

Comentário de Adam Clarke

Ensinando-nos isso, negando, etc. – ?a?de???sa · Nos instruindo quando crianças são instruídas. Cristo é o grande professor; e os homens, a fim de aprender, devem se tornar seus discípulos – devem se colocar sob sua instrução e aprender com ele.

Negar a impiedade – ?seße?a? · Todas as coisas contrárias a Deus; tudo o que nos levasse a duvidar de seu ser, negaria qualquer um de seus atributos essenciais; sua providência ou governo do mundo e sua influência nas almas dos homens. Tudo também se opõe à sua verdadeira adoração; ateísmo teórico e prático, deísmo e irreligião em geral.

Luxúrias mundanas – Tais desejos, afeições e apetites, como os homens são governados por quem tem sua parte nesta vida, e vivem sem Deus no mundo. Gula, embriaguez, lascívia, raiva, malícia e vingança; juntamente com o amor imoderado de riquezas, poder e fama.

Devemos viver sobriamente – Tendo todo temperamento, apetite e desejo, sob o governo da razão, e raciocinando-se sob o governo do Espírito de Deus.

Justamente – Prestar a cada homem o que lhe é devido, não ferindo ninguém em seu corpo, mente, reputação ou propriedade; fazendo a todos como gostaríamos que eles fizessem conosco; e preenchendo os deveres das estações particulares em que Deus agradou nos consertar, sem cometer nenhum pecado, sem omitir nenhum dever.

E piedoso – ??seß?? . Exatamente o contrário do que está implícito na impiedade. Veja acima.

Neste mundo atual – Não supondo que algo seja purificado no mundo vindouro que não seja purificado neste. As três palavras acima incluem evidentemente nosso dever para com Deus, para com o próximo e para nós mesmos.

  1. Devemos viver sobriamente em relação a nós mesmos.
  • Justamente em relação ao nosso vizinho. E
  • 3. Piedoso, ou piedosamente, em relação ao nosso Criador.

    Comentário de John Wesley

    Ensinando-nos que, negando a impiedade e as concupiscências mundanas, devemos viver sobriamente, retamente e piedosamente neste mundo atual;

    Instruindo-nos – Todos os que não o rejeitam.

    Isso, tendo renunciado à impiedade – O que quer que seja contrário ao temor e ao amor de Deus.

    E desejos mundanos – que são opostos à sobriedade e à justiça.

    Devemos viver sobriamente – Com toda pureza e santidade. A sobriedade, no sentido das escrituras, é antes todo o temperamento de um homem, do que uma única virtude nele. Compreende tudo o que é oposto à sonolência do pecado, à loucura da ignorância, à profanidade das paixões desordenadas. Sobriedade é nada menos do que todos os poderes da alma estarem constante e constantemente acordados, devidamente governados pela prudência celestial e inteiramente conformes às afeições sagradas.

    E com retidão – Fazendo a todos como gostaríamos que eles devessem fazer conosco.

    E piedoso – Como aqueles que são consagrados a Deus no coração e na vida.

    Referências Cruzadas

    Salmos 4:3 – Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

    Salmos 105:45 – para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!

    Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

    Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

    Ezequiel 33:14 – E, se você disser ao ímpio: ‘Certamente você morrerá’, mas ele se desviar do seu pecado e fizer o que é justo e certo;

    Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

    Mateus 3:8 – Dêem fruto que mostre o arrependimento!

    Mateus 5:19 – Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

    Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

    Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

    Lucas 1:6 – Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

    Lucas 1:75 – em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

    Lucas 3:9 – O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo”.

    João 6:25 – Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui? “

    João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

    João 17:14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

    Atos dos Apóstolos 24:16 – Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.

    Atos dos Apóstolos 24:25 – Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

    Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

    Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

    Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

    Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

    Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

    Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

    1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

    2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

    2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

    Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

    Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

    Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

    Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

    Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

    Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

    Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

    1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

    1 Tessalonicenses 4:9 – Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

    1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

    2 Timóteo 4:10 – pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia.

    Tito 2:4 – Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,

    Hebreus 8:11 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.

    Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

    1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

    1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

    1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

    2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

    2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

    2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

    2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

    2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

    1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

    1 João 2:15 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

    1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

    Judas 1:18 – Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”.

    Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *