Estudo de Efésios 1:4 – Comentado e Explicado

e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
Efésios 1:4

Comentário de E.W. Bullinger

De acordo = par.

escolheu = escolheu. Grego. eklegomai. Compare Atos 1: 2 .

antes . App-104.

fundação . App-146.

mundo . App-129. Compare 2 Timóteo 1: 9 .

sem culpa . Grego. amomos. Aqui; Efésios 5:27 . Colossenses 1:22 . Hebreus 9:14 . 1 Pedro 1:19 . Judas 1:24 . Apocalipse 14: 5 .

diante dEle = aos Seus olhos. Ver 2 Coríntios 2:17 .

amor App-135. Alguns inserem “apaixonado” depois de “nos predestinar” em Efésios 1: 5 .

Comentário de John Calvin

4. Conforme ele nos escolheu. O fundamento e a primeira causa, tanto do nosso chamado como de todos os benefícios que recebemos de Deus, são aqui declarados como sua eleição eterna. Se a razão for perguntada, por que Deus nos chamou para desfrutar do evangelho, por que diariamente nos concede tantas bênçãos, por que ele nos abre a porta do céu, – a resposta será constantemente encontrada neste princípio, que ele tem nos escolheu antes da fundação do mundo. O próprio momento em que a eleição ocorreu prova que é livre; pois o que poderíamos ter merecido, ou que mérito possuímos, antes que o mundo fosse feito? Quão infantil é a tentativa de encontrar esse argumento pelo seguinte sofisma! “Fomos escolhidos porque éramos dignos e porque Deus previu que seríamos dignos”. Estávamos todos perdidos em Adão; e, portanto, se Deus, por meio de sua própria eleição, não nos salvou da morte, não havia nada a ser previsto. O mesmo argumento é usado na Epístola aos Romanos, onde, falando de Jacó e Esaú, ele diz:

“Para os filhos que ainda não nasceram, nem fizeram bem ou mal, para que o propósito de Deus de acordo com a eleição permaneça, não de obras, mas daquele que chama.” ( Romanos 9:11 .)

Mas, embora eles ainda não tivessem agido, poderia responder um sofista da Sorbonne , Deus previu que eles agiriam. Essa objeção não tem força quando aplicada às naturezas depravadas dos homens, nas quais nada pode ser visto além de materiais para destruição.

Em Cristo. Esta é a segunda prova de que a eleição é livre; pois se somos escolhidos em Cristo, não é de nós mesmos. Não é da percepção de algo que merecemos, mas porque nosso Pai celestial nos introduziu, através do privilégio de adoção, no corpo de Cristo. Em suma, o nome de Cristo exclui todo mérito e tudo o que os homens têm por si mesmos; pois quando ele diz que somos escolhidos em Cristo, segue-se que em nós mesmos somos indignos.

Que devemos ser santos. Esse é o design imediato, mas não o principal; pois não há absurdo em supor que a mesma coisa possa ganhar dois objetos. O design do edifício é que deve haver uma casa. Esse é o design imediato, mas a conveniência de residir nele é o design final. Era necessário mencionar isso de passagem; pois descobriremos imediatamente que Paulo menciona outro desígnio, a glória de Deus. Mas não há contradição aqui; pois a glória de Deus é o fim mais elevado ao qual nossa santificação está subordinada.

Isso nos leva a concluir que santidade, pureza e toda excelência encontrada entre os homens são frutos da eleição; para que mais uma vez Paulo expressamente deixe de lado toda consideração de mérito. Se Deus tivesse previsto em nós algo digno de eleição, teria sido declarado na linguagem exatamente o oposto do que é empregado aqui, e o que claramente significa que toda a nossa santidade e pureza de vida flui da eleição de Deus. Como acontece então que alguns homens são religiosos e vivem no temor de Deus, enquanto outros se entregam sem reservas a todo tipo de maldade? Se Paulo pode ser acreditado, a única razão é que os últimos mantêm sua disposição natural, e os primeiros foram escolhidos para a santidade. A causa, certamente, não é posterior ao efeito. A eleição, portanto, não depende da justiça das obras, das quais Paulo aqui declara que é a causa.

Aprendemos também com essas palavras que a eleição não dá oportunidade à licenciosidade ou à blasfêmia dos homens iníquos que dizem: “Vamos viver da maneira que quisermos; pois, se formos eleitos, não podemos perecer. ” Paulo lhes diz claramente que eles não têm o direito de separar a santidade da vida da graça da eleição; para

“A quem predestinou, a quem também chamou e a quem chamou, também justificou.” ( Romanos 8:30 .)

Também a inferência que os cataristas, celestinos e donatistas extraíram dessas palavras, de que podemos alcançar a perfeição nesta vida, é sem fundamento. Esse é o objetivo para o qual todo o curso de nossa vida deve ser direcionado, e não o alcançaremos até que tenhamos terminado o nosso curso. Onde estão os homens que temem e evitam a doutrina da predestinação como um labirinto inextricável, que acreditam que é inútil e quase perigoso? Nenhuma doutrina é mais útil, desde que seja tratada da maneira correta e cautelosa, da qual Paulo nos dá um exemplo, quando a apresenta como uma ilustração da infinita bondade de Deus, e a emprega como excitação pela gratidão. Esta é a verdadeira fonte da qual devemos extrair nosso conhecimento da misericórdia divina. Se os homens evitam qualquer outro argumento, a eleição fecha a boca, para que não se atrevam e não possam reivindicar nada por si mesmos. Mas lembremo-nos do propósito pelo qual Paulo raciocina sobre a predestinação, para que, ao raciocinar com qualquer outra visão, caímos em erros perigosos.

Antes dele, ele ama. A santidade diante de Deus ( ?ate??p??? a?t?? ) é a de uma consciência pura; pois Deus não é enganado, como os homens, por pretensão externa, mas olha para a fé, ou, o que significa a mesma coisa, a verdade do coração. Se considerarmos a palavra amor aplicada a Deus, o significado será que essa a única razão pela qual ele nos escolheu foi o seu amor pelos homens. Mas eu prefiro conectá-lo com a última parte do versículo, como denotando que a perfeição dos crentes consiste em amor; não que Deus exija amor somente, mas que é uma evidência do temor de Deus e da obediência a toda a lei.

Comentário de Adam Clarke

De acordo com ele nos escolheu nele – Como ele decretou desde o princípio do mundo, e tem mantido em vista desde o início do sistema religioso dos judeus (o que a frase às vezes significa), nos trazer gentios para o mundo. conhecimento deste glorioso estado de salvação por Cristo Jesus. Os judeus se consideravam um povo eleito ou escolhido e desejavam monopolizar todo o amor e beneficência divinos. O apóstolo aqui mostra que Deus teve os gentios tanto na contemplação de sua misericórdia e bondade quanto os judeus; e as bênçãos do Evangelho, agora tão livremente distribuídas a eles, eram a prova de que Deus os havia escolhido e que seu fim em dar-lhes o Evangelho era o mesmo que ele tinha em vista ao dar a lei aos judeus, a saber: . para que sejam santos e sem culpa diante dele. E como o objetivo dele era o mesmo em relação aos dois, eles deveriam considerar que, como ele os amava, eles deveriam amar um ao outro: Deus tendo providenciado para cada uma as mesmas bênçãos, eles deveriam ser ?????? , santos – totalmente separados de terra e pecado, e consagrados a Deus e aµ?µ??? , sem culpa – sem mancha nem imperfeição, sua santidade interior concordando com sua consagração externa. As palavras são uma metáfora tirada dos sacrifícios perfeitos e imaculados que a lei exigia que o povo trouxesse ao altar de Deus. Mas, como o amor é o cumprimento da lei e o amor da fonte de onde a salvação deles fluía, o amor deve preencher seus corações em relação a Deus e um ao outro, e o amor deve ser o motivo e o fim de todas as suas palavras e obras.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1: 4 . Nele isto é, em Cristo. Veja o versículo anterior, que, junto com isso, faz o seguinte sentido: “Como era em consideração somente a Cristo, que Deus até agora, antes da fundação do mundo, nos designou gentios para sermos o seu povo; então agora que o Messias chegou, todas as bênçãos e benefícios que devemos receber em seu reino celestial são depositados nele, e só podem ser obtidos por nossa fé e dependência dele, sem qualquer respeito à lei de Moisés. ” O Apóstolo não pode ser entendido aqui como íntimo, que todas as pessoas que pertenciam à Igreja dos Efésios, ou em qualquer outro lugar de outras sociedades cristãs, nos laços da comunhão externa, foram, por um decreto particular de Deus, pessoalmente escolhidas para vida eterna: pois ele não podia ter nenhuma evidência de que esse era o caso de cada um, sem uma revelação que nenhuma, acreditamos, jamais pretendesse, e como seria muito mal concordar com outras passagens relacionadas à apostolado de alguns, que uma vez fez uma profissão muito avançada; e com as muitas exortações e advertências que ocorrem em todos os lugares em seus escritos. Concluímos, portanto, que ele fala de sociedades inteiras em geral, como constituídas por santos e crentes, porque esse era o caráter predominante. A palavra fundação rendida é falada da fundação de um edifício e é aqui aplicada à criação do mundo. Os judeus datam sua eleição de Abraão; mas, nas dispensações divinas, Cristo era anterior a Abraão; e é declarado em outros lugares do Novo Testamento, além disso, que, mesmo antes da criação de Adão, a misericórdia divina havia provido um remédio para sua queda. Amar significa, particularmente aqui, “a todos os santos”, como aparece em Efésios 1:15 . também Colossenses 1: 4 . O amor é muitas vezes insistido nesta epístola; a razão da qual é, talvez, a íntima, que agora, quando a parede divisória foi derrubada (ver cap. Efésios 2:14 ; Efésios 2:22 ), era da maior importância cultivar afeto mútuo, sem qualquer respeito ao caráter judeu ou gentio.

Comentário de John Wesley

Conforme ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e sem culpa diante dele em amor:

Como ele nos escolheu – Judeus e gentios, a quem ele conheceu como crentes em Cristo, 1 Pedro 1: 2 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Isaías 65:8 – Assim diz o Senhor: “Quando ainda se acha suco num cacho de uvas, os homens dizem: ‘Não o destruam, pois ainda há algo bom’; assim farei em favor dos meus servos; não os destruirei totalmente.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 24:22 – Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Mateus 24:31 – E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 15:18 – conhecidas desde os tempos antigos.

Atos dos Apóstolos 18:10 – pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Romanos 9:23 – Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 4:2 – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

1 Tessalonicenses 3:12 – Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

1 João 4:16 – Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *