Estudo de Gálatas 5:22 – Comentado e Explicado

Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,
Gálatas 5:22

Comentário de Albert Barnes

Mas o fruto do Espírito – Aquilo que o Espírito Santo produz. Não é sem desígnio, evidentemente, que o apóstolo usa a palavra “Espírito” aqui, como denotando que essas coisas não fluem de nossa própria natureza. Os vícios acima enumerados são as “obras” apropriadas ou resultado das operações do coração humano; as virtudes que ele enumera são produzidas por uma influência estrangeira – a ação do Espírito Santo. Portanto, Paulo não os segue em nossos próprios corações, mesmo quando renovados. Ele diz que eles devem ser considerados como o resultado apropriado das operações do Espírito na alma.

É amor – Para Deus e para os seres humanos. Provavelmente, o último aqui é particularmente pretendido, pois os frutos do Espírito são colocados em contradição com os vícios que levam a disputas entre as pessoas. Sobre o significado da palavra amor, veja as notas em 1 Coríntios 13: 1 ; e para uma ilustração de suas operações e efeitos, consulte as notas em todo o capítulo.

Alegria – No amor de Deus; nas evidências do perdão; em comunhão com o Redentor e em seu serviço; nos deveres da religião, na provação e na esperança do céu; veja as notas em Romanos 5: 2 ; compare 1 Pedro 1: 8 .

Paz – Como resultado da reconciliação com Deus; veja as notas em Romanos 5: 1 .

Sofrimento – Na aflição e no julgamento, e quando ferido por outros; veja a nota em 1 Coríntios 13: 4 .

Gentileza – A mesma palavra que é traduzida como “bondade” em 2 Coríntios 6: 6 ; veja a nota naquele lugar. A palavra significa bondade, bondade, benignidade; e se opõe a um temperamento duro, caranguejo e torto. É uma disposição para agradar; é brandura de temperamento, tranquilidade de espírito, uma disposição tranqüila e uma disposição para tratar todos com urbanidade e polidez. Esse é um dos efeitos regulares das operações do Espírito no coração. A religião não deixa ninguém ranzinza, melancólica e azeda. Adoça o temperamento; corrige uma disposição irritável; faz o coração amável; nos dispõe a tornar todos ao nosso redor o mais felizes possível. Esta é a verdadeira polidez; um tipo de educação que pode ser muito melhor aprendida na escola de Cristo do que na de Chesterfield; pelo estudo do Novo Testamento do que sob a direção do mestre da dança.

Bondade – Veja a nota em Romanos 15:14 . Aqui, a palavra parece ser usada no sentido de beneficência ou disposição para fazer o bem aos outros. O sentido é que um cristão deve ser um homem bom.

Fé – Sobre o significado da palavra fé, veja a nota em Marcos 16:16 . A palavra aqui pode ser usada no sentido de fidelidade e pode denotar que o cristão será um homem fiel, um homem fiel à sua palavra e promessas; um homem em quem possa confiar ou confiar. É provável que a palavra seja usada nesse sentido, porque o objetivo do apóstolo não é falar dos sentimentos que temos em relação a Deus, mas ilustrar as influências do Espírito em dirigindo e controlando nossos sentimentos em relação às pessoas. A verdadeira religião torna um homem fiel. O cristão é fiel como homem; fiel como vizinho, amigo, pai, marido, filho. Ele é fiel aos seus contratos; fiel às suas promessas. Ninguém pode ser um cristão que não seja fiel, e todas as pretensões de estar sob as influências do Espírito quando essa fidelidade não existe são enganosas e vaidosas.

Comentário de E.W. Bullinger

espírito. App-101.

gentileza. Grego. Chrestotes . App-184.

bondade. Grego. agathosune . Veja Romanos 15:14 .

= fidelidade, App-150. Compare Tito 2:10 .

Comentário de John Calvin

22. Mas o fruto (93) do Espírito . Na parte anterior da descrição, ele condenou toda a natureza do homem como produzindo nada além de frutos maus e inúteis. Ele agora nos informa que todas as virtudes, todas as afeições apropriadas e bem reguladas procedem do Espírito, isto é, da graça de Deus e da natureza renovada que derivamos de Cristo. Como se ele tivesse dito: “Nada senão o que é mau vem do homem; nada de bom vem senão do Espírito Santo. ” Em homens não renovados, muitas vezes surgiram casos notáveis ??de gentileza, integridade, temperança e generosidade; mas é certo que todos eram apenas disfarces ilusórios. Curius e Fabrieius foram distinguidos por coragem, Cato por temperança, Cipio por bondade e generosidade, Fabius por paciência; mas foi apenas à vista dos homens e como membros da sociedade civil que eles se distinguiram. Aos olhos de Deus, nada é puro senão o que procede da fonte de toda pureza.

Alegria aqui não, penso eu, indica que “a alegria no Espírito Santo” ( Romanos 14:17 ), da qual ele fala em outro lugar, mas esse comportamento alegre em relação aos nossos semelhantes, que é o oposto da melancolia. significa verdade e é contrastada com astúcia, engano e falsidade, assim como a paz é com brigas e contendas. Sofrer é a gentileza mental, que nos dispõe a aceitar tudo em boa parte e a não ser ofendidos facilmente. Os outros termos não requerem explicação, pois as disposições da mente devem ser aprendidas com a conduta externa.

Mas se os homens espirituais são conhecidos por suas obras, que julgamento, será perguntado, devemos formar homens maus e idólatras, que exibiram uma semelhança ilustre de todas as virtudes? pois é evidente em suas obras que eles eram espirituais. Eu respondo, como todas as obras da carne não aparecem abertamente em um homem carnal, mas sua carnificina é descoberta por um ou outro vício, de modo que uma única virtude não nos permite concluir que um homem é espiritual. Às vezes, fica evidente, por outros vícios, que o pecado reina nele; e essa observação pode ser facilmente aplicada a todos os casos que enumerei.

Comentário de Adam Clarke

Mas o fruto do Espírito – Ambas as carnes – as disposições pecaminosas do coração e espírito humanos – o estado alterado ou purificado da alma, pela graça e Espírito de Deus, são representados pelo apóstolo como árvores, uma produzindo bem a outra. fruta ruim; as produções de cada ser de acordo com a natureza da árvore, como a árvore é de acordo com a natureza da semente da qual brotou. A semente ruim produziu uma árvore ruim, produzindo todo tipo de fruto ruim; a boa semente produziu uma boa árvore, produzindo frutos do tipo mais excelente. A árvore da carne, com todos os seus frutos ruins, já vimos; a árvore do Espírito, com seus bons frutos, veremos agora.

Amor – intense?ap? · Um desejo intenso de agradar a Deus e de fazer o bem à humanidade; a própria alma e espírito de toda religião verdadeira; o cumprimento da lei e o que dá energia à própria fé. Veja Gálatas 5: 6 .

Alegria – ?a?a · A exultação que surge do senso da misericórdia de Deus comunicada à alma no perdão de suas iniqüidades, e a perspectiva daquela glória eterna da qual ela tem a antecipação no perdão do pecado. Ver Romanos 5: 2 .

Paz – The????? · A calma, quietude e ordem, que ocorrem na alma justificada, em vez das dúvidas, medos, alarmes e pressentimentos terríveis, que todo verdadeiro penitente sente menos ou mais, e deve sentir até a garantia do perdão traz paz e satisfação à mente. A paz é o primeiro fruto sensível do perdão do pecado. Veja Romanos 5: 1 e as notas lá.

Sofrimento – ?a?????µ?a · Mente dispendiosa , suportando as fragilidades e provocações de outros, pela consideração de que Deus demorou muito com a nossa; e que, se ele não tivesse, deveríamos ter sido rapidamente consumidos: suportando também todos os problemas e dificuldades da vida sem murmurar ou repelir; submeter-se alegremente a toda dispensação da providência de Deus e, assim, tirar proveito de toda ocorrência.

Gentileza – ???st?t?? · Benignidade, afabilidade; uma graça muito rara, muitas vezes carente em muitos que têm uma parte considerável da excelência cristã. Uma boa educação e boas maneiras, quando trazidas sob a influência da graça de Deus, trarão essa graça com grande efeito.

Bondade – ??a??s??? · O desejo perpétuo e o estudo sincero, não apenas para abster-se de toda aparência do mal, mas para fazer o bem aos corpos e almas dos homens, tanto quanto possível. Mas tudo isso deve brotar de um bom coração – um coração purificado pelo Espírito de Deus; e então, como a árvore está boa, o fruto também deve estar bom.

Fé – ??st?? , aqui usada para a fidelidade – pontualidade na execução de promessas, cuidado consciente em preservar o que está comprometido com a nossa confiança, em restaurá-lo ao seu dono, em realizar os negócios que nos são confidenciais, sem revelar o segredo de nosso amigo, nem revelar decepcionando a confiança de nosso empregador.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 5:22 . Fidelidade; qual a palavra p?st?? indubitavelmente significa em muitos lugares. Veja em Mateus 23:23 . Para que, em um lugar, possamos entendê-lo da fidelidade de Deus ou de sua fidelidade às suas promessas, Romanos 3: 3 e onde é aplicado aos servos, expressamente expressamos fidelidade: Tito 2:10 . E embora geralmente signifique a graça da fé, ou a confiança depositada em outra; contudo, onde a encontramos unida, como no lugar diante de nós, a outras graças ou virtudes morais, pode-se considerar que denota fidelidade. Veja 1 Timóteo 4:12 ; 1 Timóteo 6:11 . 2 Timóteo 2:22 ; 2 Timóteo 3:10 e Apocalipse 2:19 .

Comentário de John Wesley

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,

Amor – A raiz de todo o resto.

Gentileza – Para com todos os homens; homens ignorantes e maus em particular.

Bondade – A palavra grega significa tudo o que é benigno, suave, vencedor, terno, seja de temperamento ou de comportamento.

Referências Cruzadas

Salmos 1:3 – É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Salmos 92:14 – Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes,

Oséias 14:8 – O que Efraim ainda tem com ídolos? Sou eu que lhe respondo e dele cuidarei. Sou como um pinheiro verde; o fruto que você produz de mim procede”.

Mateus 12:33 – “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.

Lucas 8:14 – As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.

Lucas 13:9 – Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ “.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:5 – “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Romanos 15:3 – Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

Romanos 15:14 – Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.

1 Coríntios 13:4 – O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

1 Coríntios 13:7 – Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Gálatas 5:16 – Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:11 – cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:10 – Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.

2 Tessalonicenses 3:2 – Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos.

1 Timóteo 3:11 – As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Tito 2:2 – Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *