Estudo de 1 Pedro 1:22 – Comentado e Explicado

Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração.
1 Pedro 1:22

Comentário de Albert Barnes


Vendo que purificastes vossas almas – grego: “Tendo purificado vossas almas”. Os apóstolos nunca tiveram medo de se referir à ação humana como tendo uma parte importante em salvar a alma. Compare 1 Coríntios 4:15 . Ninguém é purificado sem intenção ou esforço pessoal – mais do que se torna realizado ou aprendido sem esforço pessoal. Um dos principais efeitos da ação do Espírito Santo é nos excitar a fazer esforços para nossa própria salvação; e não há piedade verdadeira que não seja o resultado justo da cultura, tão realmente quanto o aprendizado de uma Pessoa ou a colheita do agricultor. A quantidade de esforço que fazemos “para purificar nossa alma” é geralmente também a medida de nossas realizações na religião. Ninguém pode esperar ter uma verdadeira piedade além da quantidade de esforço que ele faz para se conformar a Deus, assim como não se pode esperar riqueza, fama ou aprendizado sem esforço.

Obedecendo à verdade – Ou seja, sua submissão aos requisitos da verdade e à sua justa influência em suas mentes tem sido o meio de você se tornar puro. A verdade aqui mencionada é, sem dúvida, a que é revelada no evangelho – o grande sistema de verdade que respeita a redenção do mundo.

Através do Espírito – Pela ação do Espírito Santo. É seu escritório aplicar a verdade à mente; e por mais preciosa que seja a verdade, e por mais adaptada que seja para garantir certos resultados na alma, ela nunca produzirá esses efeitos sem as influências do Espírito Santo. Compare Tito 3: 5-6 ; as notas em João 3: 5 .

O amor não fingido dos irmãos – O efeito da influência do Espírito Santo na aplicação da verdade tem sido produzir amor sincero a todos os que são verdadeiros cristãos. Compare a nota de João 13:34 ; 1 Tessalonicenses 4: 9 nota. Veja também 1 João 3: 14-18 .

Veja que vocês se amam com coração puro fervorosamente – Compare a nota de Hebreus 13: 1 ; João 13: 34-35 notas; Efésios 5: 2 nota. A frase “com coração puro fervorosamente” significa:

(1) que deveria ser amor genuíno procedente de um coração no qual não há dolo ou hipocrisia; e,

(2) que deve ser intenso afeto, ( ??te??? ektenosnão é frio e formal, mas ardente e forte.

Se existe alguma razão para amarmos os verdadeiros cristãos, existe a mesma razão pela qual nosso apego a eles deve ser intenso. Este versículo estabelece os seguintes pontos:

(1) Essa verdade estava no fundamento de sua piedade. Eles não tinham nenhum dos quais essa não era a base adequada; e em que a fundação não era tão ampla quanto a superestrutura. Não há religião no mundo que não seja o justo desenvolvimento da verdade; que a verdade não é adequada para produzir.

(2) eles se tornaram cristãos como resultado da obediência à verdade; ou cedendo à sua justa influência sobre a alma. Suas próprias mentes cumpriram suas reivindicações; seus próprios corações cederam; houve o exercício de suas próprias volições. Isso expressa uma doutrina de grande importância:

(a) Sempre existe o exercício dos poderes da mente na verdadeira religião; sempre uma submissão à verdade; sempre uma recepção voluntária dele na alma.

(b) A religião é sempre da natureza da obediência. Consiste em ceder ao que é verdadeiro e correto; deixando de lado os sentimentos de oposição e permitindo que a mente siga para onde a verdade e o dever conduzem.

(c) Isso sempre ocorreria quando a verdade é apresentada à mente, se não houvesse resistência voluntária. Se todas as pessoas estivessem prontas a ceder à verdade, elas se tornariam cristãs. A única razão pela qual todas as pessoas não amam e servem a Deus é que elas se recusam a ceder ao que sabem ser verdadeiro e correto.

(3) a agência pela qual isso foi realizado foi a do Espírito Santo. A verdade é adaptada em si mesma a um certo fim ou resultado, como a semente é adaptada para produzir uma colheita. Mas, por si só, não produzirá seus efeitos apropriados sobre a alma, do que a semente produzirá uma colheita sem chuvas, orvalho e sóis. Em todos os casos, portanto, o efeito adequado da verdade sobre a alma deve ser atribuído à influência do Espírito Santo, como a germinação da semente na terra é a causa estranha que atua sobre ela. Ninguém jamais foi convertido pelo mero efeito da verdade sem a ação do Espírito Santo, assim como a semente não germina quando depositada sobre uma rocha dura.

(4) o efeito dessa influência do Espírito Santo na aplicação da verdade é produzir amor a todos os que são cristãos. O amor aos irmãos cristãos brota na alma de todos os que se convertem verdadeiramente: e esse amor é apenas uma evidência certa de que a semente da verdade germinou na alma, assim como a lâmina verde e delicada que espreita pela terra é evidência de que a semente semeada foi vivificada. Compare a nota de 1 Tessalonicenses 4: 9 ; 1 João 3:14 nota. Podemos aprender assim:

(a) que a verdade é de valor inestimável. É tão valioso quanto a própria religião, pois toda a religião do mundo é o resultado dela.

(b) Erro e falsidade são maliciosos e maus no mesmo grau. Não existe religião verdadeira que seja o resultado justo do erro; e toda a religião pretendida que é sustentada pelo erro é inútil.

(c) Se um sistema de religião, ou uma medida ou doutrina religiosa, não pode ser defendido pela verdade, deve ser imediatamente abandonado. Compare as anotações em Jó 13: 7 .

(d) Devemos evitar os locais onde o erro é ensinado. Provérbios 19:27 , “cessa, meu filho, de ouvir as instruções que causam erros nas palavras do conhecimento”.

(e) Devemos nos colocar sob os ensinamentos da verdade, pois existe verdade suficiente no mundo para ocupar todo o nosso tempo e atenção; e é somente pela verdade que nossas mentes podem ser beneficiadas.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 1: 22-23 . Vendo que você purificou sua alma – Aplicando-se a esta fonte que Deus abriu para o pecado e para a impureza, e crendo e obedecendo à verdade, que Deus designou como o grande meio de santificação, libertando aqueles que a obedecem do poder e purificando-os da contaminação do pecado, João 8:32 ; João 17:17 ; pelo Espírito que opera pela palavra, até o amor não fingido dos irmãos – Porque o fruto do Espírito é amor aos filhos de Deus, assim como a Deus, seu Pai celestial. Veja que vocês se amam com um coração puro – Um coração purificado de todas as afeições terrenas e sensuais, e paixões corruptas; de todas as visões, desígnios e desejos egoístas e interessados; e que fervorosamente como Cristo amou a igreja; e para estar disposto, se for chamado a isso, a dar sua vida pelos irmãos, 1 João 4:16 . A descrição de Pedro sobre o amor cristão aqui é excelente; nasce em um coração purificado pela verdade de Deus, pela influência do seu Espírito. É sincero em sua operação, não se mistura a paixões carnais, e é fervoroso e crescente. Nascer de novo – Nascido de cima, nascido do Espírito de Deus e, portanto, de seus filhos genuínos; uma consideração que impõe a você uma obrigação indispensável de amar todos os seus irmãos e irmãs em Cristo, que nasceram do mesmo Espírito. Veja a nota em João 3: 3 . Não é de semente corruptível – nem em virtude de descendência de pais humanos; mas de incorruptível – Nomeadamente, a verdade de Deus, tornada eficaz através de sua graça; que vive – Está cheio de virtude divina e energia vital; e permanece para sempre – Produz efeitos que continuarão para sempre, ou gera em nós a vida espiritual que produzirá na vida eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

Vendo que você tem = Tendo.

purificado . Grego. hagnizo. Veja Atos 21:24 .

almas . App-110.

obedecer = a obediência de.

através do Espírito . Todos os textos omitem.

não fingido . Grego. anupokritos. Veja Romanos 12: 9 (sem dissimulação).

amor, etc. Grego. Filadélfia. Veja Romanos 12:10 .

pura . Os textos omitem. Leia “do coração” .

fervorosamente = atentamente. Grego. ektenos. Só aqui. Veja o adjetivo em 1 Pedro 4: 8 . Atos 12: 5 , e o comparativo em Lucas 22:44 .

Comentário de John Calvin

22 Vendo que purificastes as vossas almas, ou Purificando vossas almas . Erasmus traduz mal as palavras “Quem purificou”, etc. Pois Pedro não declara o que eles haviam feito, mas os lembra do que eles deveriam fazer. O particípio está de fato no pretérito, mas pode ser traduzido como um gerúndio: “Purificando, etc. O significado é que suas almas não seriam capazes de receber graça até que fossem purificadas, e com isso nossa impureza é provada. (17) Mas, para que ele não pareça nos atribuir o poder de purificar nossa alma, ele acrescenta imediatamente, através do Espírito; como se ele tivesse dito: “Suas almas devem ser purificadas, mas, como não podem fazê-lo, ofereça-as a Deus, para que ele retire sua sujeira pelo seu Espírito”. Ele apenas menciona almas, embora elas precisem ser purificadas também das impurezas da carne, como Paulo pede aos coríntios ( 2 Coríntios 7: 1 😉 mas como a principal impureza está dentro, e necessariamente atrai com ela o que é exterior Peter ficou satisfeito em mencionar apenas o primeiro, como se ele tivesse dito, que não apenas as ações externas devem ser corrigidas, mas o próprio coração deve ser completamente reformado.

Depois, ele aponta o caminho, pois a pureza da alma consiste na obediência a Deus. A verdade deve ser tomada segundo a regra que Deus nos prescreve no Evangelho. Ele também não fala apenas de obras, mas a fé mantém aqui o primado. Portanto, Paulo nos ensina especialmente no primeiro e no último capítulo da Epístola aos Romanos, que a fé é aquela pela qual obedecemos a Deus; e Pedro em Atos, Atos 15: 9 , concede-lhe este elogio, que Deus por ele purifica o coração.

Ao amor dos irmãos, ou, Ao amor fraterno . Ele nos lembra brevemente o que Deus exige especialmente em nossa vida, e a marca a que todos os nossos empreendimentos devem ser direcionados. Assim, Paulo em Efésios 1: 4, a Epístola aos Efésios, quando fala da perfeição dos fiéis, faz com que ela consista em amor. E é isso que devemos observar com mais cuidado, porque o mundo faz sua própria santidade consistir nos mais insignificantes, e quase ignora isso a principal coisa. Vemos como os papistas se cansam além da medida com milhares de superstições inventadas: enquanto isso, a última coisa é o amor que Deus elogia especialmente. Essa é, portanto, a razão pela qual Pedro chama nossa atenção quando se fala de uma vida corretamente formada.

Ele já havia falado da mortificação da carne e de nossa conformidade com a vontade de Deus; mas agora ele nos lembra o que Deus gostaria que cultivássemos ao longo da vida, ou seja, amor mútuo um pelo outro; pois com isso testificamos também que amamos a Deus; e por essa evidência Deus prova quem são eles que realmente o amam.

Ele chama isso de não fingido (Paul??p????t??) , como Paulo chama de fé em 1 Timóteo 1: 5 ; pois nada é mais difícil do que amar sinceramente nossos vizinhos. Pelo amor a nós mesmos governa, que é cheio de hipocrisia; e, além disso, cada um mede seu amor, que mostra aos outros, por sua própria vantagem, e não pela regra de fazer o bem. Ele acrescenta fervorosamente; quanto mais preguiçosos somos por natureza, mais todos devem se estimular ao fervor e seriedade, e isso não apenas uma vez, mas cada vez mais diariamente.

A ordem aqui é semelhante ao que é freqüentemente encontrado nas Escrituras; a purificação é mencionada antes da regeneração, como sendo a mais visível e o efeito; então o que vem à sua frente como sendo de certo modo a causa. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Vendo que purificastes vossas almas – Tendo purificado vossas almas, obedecendo à verdade – crendo em Cristo Jesus, através da influência e ensino do Espírito; e dar prova completa disso por amor não fingido aos irmãos; vocês se amam, ou se amarão, com um coração puro fervorosamente. Essas pessoas,

Primeiro, ouviu a verdade, isto é, o Evangelho; assim chamado em uma grande variedade de lugares no Novo Testamento, porque contém A verdade sem mistura de erros e é a verdade e substância de todas as dispensações anteriores pelas quais foi tipificada.

Segundo, eles obedeceram a essa verdade, crendo naquele que veio ao mundo para salvar pecadores.

Terceiro, através dessa crença no Filho de Deus, seus corações foram purificados pela palavra da verdade aplicada a eles pelo Espírito Santo.

Quarto, o amor de Deus sendo derramado em seus corações pelo Espírito Santo, eles amavam os irmãos com corações puros com fervor, e?te??? , intensa ou continuamente; a prova completa de que seu amor fraterno não era fingido, f??ade?f?a? a??p????t?? , uma afeição fraterna sem hipocrisia.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1: 22-23 . Vendo que purificastes vossas almas, etc. – Quando, através do Espírito, purificastes vossos corações, obedecendo à verdade, de modo a tornar-vos capazes de afeição fraterna sem disfarce, vejam que se amam com coração limpo fervorosamente ou intensamente ; 1 Pedro 1:23 . Como pessoas que são regeneradas, não de sementes corruptíveis, mas que são incorruptíveis; até a palavra eficaz e eterna de Deus; Heylin: quem observa que o fundamento da afeição fraterna entre os cristãos é a sua regeneração pelo mesmo princípio principal. São Pedro aqui diz que eles purificaram suas almas do pecado e alcançaram altos graus de santidade e piedade, obedecendo à verdade; isto é, obedecendo ao evangelho: pois a verdade está acima de cinquenta vezes no Novo Testamento colocado para o evangelho, que contém as verdades mais claras e importantes. O amor dos irmãos é o amor dos cristãos: na amizade humana, às vezes há uma mistura de hipocrisia; mas os cristãos se amam sem fingimento , ou sem hipocrisia. Eles se amam por sua santidade e piedade, e de um coração puro; não fora de visões meramente temporais, mas de visões mais generosas e desinteressadas. Ver 2 Coríntios 6: 6 . Gomarus observa que a palavra e?te???, fervorosamente, ou intensamente, é uma metáfora tirada de uma corda de arco ou das cordas de um instrumento musical; pois, como uma corda de arco, quando é intensa, ou esticada até um grau adequado, envia a flecha com mais força e a uma distância maior; e o acorde musical, quando intenso, ou esticado até um grau adequado, produz um som mais claro e é ouvido melhor e por mais pessoas; assim, o amor cristão, quanto maior e mais intenso, exerce-se mais e mais amplo, e tem uma vantagem mais universal. Promover esse amor é um dos principais desígnios da revelação cristã. Veja cap. 1 Pedro 4: 8 . A razão pela qual devemos amar intensamente toda a irmandade cristã de um coração puro é dada em 1 Pedro 1:23, porque, ao nascer de novo, tornamo-nos irmãos da mesma família e filhos do mesmo Pai imortal. Quando somos considerados meramente descendentes de pais mortais, nascemos para morrer como grama ou flores, que logo murcham; mas nascer de novo pelo evangelho é algo muito diferente de uma planta ou animal ser produzido pela semente de outra planta ou animal, e tem efeitos muito diferentes: pois o primeiro nos torna mortais, mas o segundo imortal. Em alguns lugares, os cristãos são representados como nascidos de novo pelo Espírito; mas em outros lugares, como aqui, é dito que eles são regenerados pela palavra de Deus ou pelo evangelho eterno, Apocalipse 14: 6 . As duas frases são praticamente iguais; pois pelo Espírito o evangelho foi revelado e confirmado por muitas de suas operações miraculosas; e quando os homens nascem de novo, não há novas revelações feitas pelo Espírito; mas eles nascem de novo pela palavra de Deus, como foi pregada pela primeira vez pelos homens, sob a inspiração imediata do Espírito, e agora está contida nas escrituras sagradas e aplicada pelo Espírito divino ao coração crente. Veja Tito 3: 5 .

Comentário de John Wesley

Vendo que purificastes as vossas almas, obedecendo à verdade através do Espírito, para um amor não fingido dos irmãos, vede que vos amas com fervoroso coração:

Tendo purificado suas almas, obedecendo à verdade por meio do Espírito, que concede a você livremente, tanto a obediência quanto a pureza de coração e o amor não fingido dos irmãos, seguem para graus ainda mais elevados de amor.

Amar-se com fervor – Com o mais forte e terno carinho; e ainda com um coração puro – Puro de qualquer ponto de desejo profano ou paixão desordenada.

Referências Cruzadas

João 13:34 – “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 15:3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

João 15:17 – Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 12:9 – O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

2 Coríntios 6:6 – em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;

Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

Efésios 4:3 – Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

1 Tessalonicenses 3:12 – Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:3 – Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas,

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 5:2 – as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Hebreus 13:1 – Seja constante o amor fraternal.

Tiago 2:15 – Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 2:17 – Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 Pedro 4:8 – Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

2 Pedro 1:7 – à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

1 João 3:11 – Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Apocalipse 2:4 – Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *