Estudo de 1 João 5:1 – Comentado e Explicado

Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado.
1 João 5:1

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo – é o Messias; o ungido de Deus. Sobre o significado da palavra Cristo, veja as notas em Mateus 1: 1 . Certamente, aqui se entende que a proposição de que “Jesus é o Cristo” deve ser acreditada ou recebida no sentido verdadeiro e adequado, a fim de fornecer evidências de que alguém é nascido de Deus. Compare as notas em 1 João 4: 3 . Não se pode supor que um mero reconhecimento intelectual da proposição de que Jesus é o Messias seja o que significa, pois esse não é o significado adequado da palavra acreditar nas Escrituras. Essa palavra, em seu justo sentido, implica que a verdade que se acredita deve causar uma impressão justa e legítima na mente, ou que devemos sentir e agir como se fosse verdade. Veja as notas em Marcos 16:16 . Se, no sentido apropriado da frase, um homem acredita que Jesus “é o Cristo”, recebendo-o como ele é revelado como o Ungido de Deus e um Salvador, é indubitavelmente verdade que isso o constitui um cristão, por isso é o que é exigido de um homem para que ele seja salvo. Veja as notas em Atos 8:37 .

Nasce de Deus – Ou melhor, “é gerado por Deus”. Veja as notas em João 3: 3

E todo aquele que ama aquele que gerou – Que ama aquele Deus que assim gerou aqueles a quem recebeu como filhos, e a quem ele sustenta a relação afetuosa do Pai.

Também ama o que é gerado por ele – isto é, ele amará todos os verdadeiros filhos de Deus; todos os cristãos. Veja as notas em 1 João 4:20 . A idéia geral é que, como todos os cristãos são filhos do mesmo Pai; como eles constituem uma família; como todos eles têm a mesma imagem; como eles compartilham o seu favor; como estão sob a mesma obrigação de gratidão por ele e são obrigados a promover a mesma causa comum e a habitarem juntos no mesmo lar para sempre, devem, portanto, se amar. Como todos os filhos de uma família amam seu pai em comum, assim deve ser na grande família da qual Deus é o Cabeça.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 1-4 . Quem quer que seja, etc. – O apóstolo que discursou nos capítulos anteriores, sobre os privilégios dos filhos de Deus, agora acrescenta uma ilustração adicional das grandes partes essenciais de seu caráter, para que aqueles a quem ele escreveu possam ter um julgamento mais preciso. de sua própria preocupação nos assuntos mencionados. E o escopo e a soma de todo o primeiro parágrafo aparecem na conclusão, 1 João 5:13 . Escrevi estas coisas para você que acredita, etc. Todo aquele que crê – Nomeadamente, com uma fé viva, uma fé da operação divina; que Jesus de Nazaré é o Cristo – o verdadeiro Messias, o Filho de Deus, de modo a estar pronto para confessar isso, mesmo quando a confissão disso possa expô-lo ao aprisionamento e ao martírio; é nascido de Deus – é filho de Deus, não apenas por adoção, mas por regeneração; ele é renovado, pelo menos em certa medida, após a imagem divina e é participante da natureza divina. Veja em João 3: 6 . E todo aquele que ama aquele que gerou – Ou seja, Deus, que o gerou novamente pela influência de sua palavra e Espírito, 1 Pedro 1:23 ; Tito 3: 5 ; ama também o que é gerado por ele – Tem uma afeição natural a todos os filhos de seu Pai celestial, a quem ele vê como seus irmãos e irmãs em Cristo, e como herdeiros em conjunto com ele da herança celestial. Por isso sabemos – Esta é uma prova clara; que amamos os filhos de Deus – Nomeadamente, como seus filhos, porque amamos a Deus e guardamos seus mandamentos – Em primeiro lugar, e depois amamos seus filhos por causa dele. “Grotius, para tornar claro o raciocínio do apóstolo, acha que o original deve ser interpretado e traduzido da seguinte maneira: Com isso, sabemos que amamos a Deus, quando amamos os filhos de Deus, e cumprimos seus mandamentos. Mas sem mencionar que essa construção é forçada, ela representa o apóstolo como uma marca pela qual sabemos quando amamos a Deus; considerando que sua intenção é mostrar como podemos saber que amamos os filhos de Deus da maneira correta. Agora, isso precisava ser demonstrado, pois os homens podem amar os filhos de Deus porque são seus parentes, ou porque estão envolvidos nas mesmas atividades com eles mesmos, ou porque estão mutuamente unidos por algum vínculo comum de amizade. Mas o amor, procedendo dessas considerações, não é o amor dos filhos de Deus que ele exige. Com que marca, então, podemos saber que nosso amor pelos filhos de Deus é do tipo certo? Por que, diz o apóstolo, com isso podemos saber que amamos os filhos de Deus da maneira correta, quando amamos a Deus e, a partir desse excelente princípio, mantemos seus mandamentos, especialmente seu mandamento de amar seus filhos, porque eles carregam a imagem dele. O verdadeiro amor cristão, portanto, é aquele que procede do amor a Deus, da consideração de sua vontade e que nos leva a obedecer a todos os seus mandamentos? ” Macknight. Pois este é o amor de Deus – a única prova segura disso; que guardemos seus mandamentos – que conscientemente e cuidadosamente evitamos o que sabemos que ele proibiu e que fazemos o que ele ordenou; e seus mandamentos não são graves – para quem é nascido de Deus; pois, como todos são eqüitativos, razoáveis ??e graciosos em si mesmos, e todos calculados para promover nossa felicidade no tempo e na eternidade, um amor tão fervoroso por Ele, de quem são os mandamentos, e por seus filhos, a quem desejamos edificar. um exemplo santo, os tornará agradáveis ??e agradáveis ??para nós. Pois – Considerando que a grande obstrução ao cumprimento dos mandamentos de Deus é a influência de motivos e considerações mundanas na mente dos homens; qualquer expressão – Uma expressão que implique a universalidade mais ilimitada (a palavra usada pelo apóstolo é pa? , o gênero neutro, para compreender todo tipo de pessoa, homens e mulheres, velhos e jovens, judeus e gentios, homens livres e escravos) é nascido de Deus, vence o mundo – conquista tudo o que pode atrapalhar, para seduzir ou amedrontar os filhos de Deus da linha do dever para com Deus, seus semelhantes ou eles mesmos, ou de guardar seus mandamentos. E esta é a vitória que vence o mundo – O grande meio de vencê-lo; até nossa fé – A fé que é a evidência das coisas não vistas, e a subsistência, ou antecipação, das coisas esperadas; uma persuasão total, principalmente, de que Cristo é o Filho de Deus ( 1 João 5: 5 ) e, conseqüentemente, que todas as suas doutrinas, preceitos, promessas e ameaças são indiscutivelmente verdadeiras e infinitamente importantes; 2d, Que existe outra vida depois disso à nossa espera, na qual seremos felizes ou infelizes além da concepção e para sempre; 3d, que Cristo venceu o mundo por nós ( João 16:33 ) e obteve graça para nos permitir superá-lo; e que temos interesse pela fé em tudo o que ele fez, sofreu ou comprou por nós. “O poder da fé, ao permitir que os homens superem as tentações colocadas em seu caminho pelas coisas do mundo, e pelos homens do mundo e carnal, é minuciosamente ilustrado por exemplos. (Hebreus 11.,) que mostram que antes da vinda de Cristo, os filhos de Deus, crendo nas coisas que ele descobriu, seja pela luz da razão natural ou por revelações particulares, resistiram às maiores tentações, sofreram os sofrimentos mais amargos. , e realizou os mais difíceis atos de obediência, obtendo assim uma grande e duradoura fama. Mas agora que Cristo veio e fez a revelação do evangelho em pessoa e por seus apóstolos, a fé dos filhos de Deus, pela qual venceram o mundo, tem por objetivo todas as doutrinas e promessas contidas nessa revelação, e particularmente a grande doutrina que é o fundamento de todo o resto, a saber, que Jesus é o Filho de Deus e Salvador do mundo, como o apóstolo observa no versículo seguinte. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Quem r = Todo aquele que.

crer . App-150.

Jesus . App-98.

Cristo . App-98.

nascido = gerado.

de . App-104.

Deus App-98.

ama . App-135.

gerado, gerado . Mesma palavra que “nascido” , acima.

Comentário de John Calvin

1 Todo aquele que crê, confirma por outro motivo, que a fé e o amor fraterno estão unidos; pois, como Deus nos regenera pela fé, ele deve necessariamente ser amado por nós como Pai; e esse amor abraça todos os seus filhos. Então a fé não pode ser separada do amor.

A primeira verdade é que todos nascidos de Deus acreditam que Jesus é o Cristo; onde, novamente, você vê que somente Cristo é apresentado como objeto da fé, pois nele encontra justiça, vida e todas as bênçãos que podem ser desejadas, e Deus em tudo o que ele é. Portanto, a única maneira verdadeira de acreditar é quando direcionamos nossas mentes para ele. Além disso, acreditar que ele é o Cristo, é esperar dele todas as coisas que foram prometidas ao Messias.

Nem é o título, Cristo , dado a ele aqui sem razão, pois designa o cargo para o qual foi designado pelo Pai. Como, segundo a Lei, a restauração completa de todas as coisas, justiça e felicidade, foi prometida através do Messias; então, neste dia, tudo isso é mais claramente estabelecido no evangelho. Então Jesus não pode ser recebido como Cristo, a menos que lhe seja buscada a salvação, pois para esse fim ele foi enviado pelo Pai e é oferecido diariamente a nós.

Por isso, o apóstolo declara que todos os que realmente crêem nasceram de Deus; pois a fé está muito acima do alcance da mente humana, de modo que devemos ser atraídos a Cristo por nosso Pai celestial; pois nenhum de nós pode ascender a ele por sua própria força. E é isso que o apóstolo nos ensina em seu evangelho, quando diz que aqueles que crêem no nome do unigênito, não nasceram do sangue nem da carne . ( João 1:13 .) E Paulo diz que somos dotados, não do espírito deste mundo, mas do Espírito que é de Deus, para que possamos conhecer as coisas que ele nos deu . ( 1 Coríntios 2:12 .) Porque os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem a mente concebeu, a recompensa dada aos que amam a Deus; mas somente o Espírito penetra nesse mistério. Além disso, como Cristo nos é dado para santificação, e traz consigo o Espírito de regeneração, em suma, enquanto ele nos une ao seu próprio corpo, é também outra razão pela qual ninguém pode ter fé, exceto que ele nasceu de Deus.

Ama também aquele que foi gerado por ele Agostinho e alguns outros antigos aplicaram isso a Cristo, mas não corretamente. Pois, embora o apóstolo use o número singular, ele inclui todos os fiéis; e o contexto mostra claramente que seu propósito não era outro senão traçar o amor fraterno pela fé como fonte. É, de fato, um argumento extraído do curso comum da natureza; mas o que é visto entre os homens é transferido para Deus. (90)

Mas devemos observar que o apóstolo não fala apenas dos fiéis e passa por aqueles que estão de fora, como se os primeiros estivessem sozinhos para serem amados, e nenhum cuidado e nenhuma conta devessem ter com os segundos; mas ele nos ensina como se fosse neste primeiro exercício amar a todos sem exceção, quando nos pede que comecemos com os piedosos. (91)

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo foi gerado por Deus; e todo aquele que ama o criador também ama o gerado por ele. ” – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Quem quer que acredite, etc. – Expressões desse tipo devem ser tomadas em conexão com os assuntos necessariamente implicados nelas. Aquele que crê que Jesus é o Messias, e confia nele para remissão dos pecados, é gerado por Deus; e aqueles que são perdoados e gerados por Deus o amam em troca de seu amor, e amam todos aqueles que são seus filhos.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5: 1 . Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo O apóstolo estava demonstrando a união inseparável entre o amor de seu irmão cristão e o amor de Deus: aqui ele mostra quem era seu irmão cristão; – todo aquele que acreditava que Jesus é o Cristo, isso é , com o coração em justiça. Isso os judeus e pagãos incrédulos negaram abertamente; isso também os falsos profetas, e seus discípulos, de fato negaram e, portanto, não amavam os irmãos cristãos. São João nesta epístola deu três marcas de seu nascimento de novo: primeiro, por acreditarem neste artigo fundamental do cristianismo, que Jesus é o Messias, ou por reconhecê-lo ou recebê-lo como tal: segundo, por experimentar e praticar santidade ou retidão e sendo salvo do domínio do pecado. Terceiro, é mencionada uma virtude particular de amar os irmãos cristãos, cap. 1 João 4: 7 e, na última parte deste versículo, como outra marca do nascimento de um homem por Deus: de tudo o que parece, se um homem reconhece que Jesus é o Cristo, goza do seu perdão e faz consciência de viver de acordo, ele é, na linguagem das escrituras, nascido de Deus ou um filho de Deus. É verdade que quem ama a Deus amará seu eterno Filho Jesus Cristo; mas por aquele que é gerado por ele, não é aqui Jesus Cristo, mas todo cristão verdadeiro; pois, embora seja num número singular, a conexão mostra que ele pretendia significar cristãos, como filhos de Deus pela fé e imitadores da santidade divina, veja 1 João 5: 2 . , o Pai dos cristãos, é obrigado a amar os cristãos, que são seus filhos e que se assemelham ao seu Pai celestial. Quem ama a santidade, ama a Deus; e quem ama a Deus, ama a imagem de Deus onde quer que ela apareça.

Comentário de John Wesley

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus; e todo aquele que ama aquele que gera, também ama aquele que é gerado por ele.

O escopo e a soma deste parágrafo inteiro aparecem na conclusão do mesmo, 1 João 5:13 : “Escrevi estas coisas para os que crêem, para que saibais que os que crêem têm vida eterna”. Portanto, a fé é o primeiro e o último ponto com São João.

Todo aquele que ama – Deus que gerou, ama também aquele que é gerado por ele – tem uma afeição natural a todos os seus irmãos.

Referências Cruzadas

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 15:23 – Aquele que me odeia, também odeia o meu Pai.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 João 2:10 – Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

1 João 2:22 – Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:17 – Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 4:20 – Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *