Estudo de João 6:69 – Comentado e Explicado

E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!
João 6:69

Comentário de Albert Barnes

Temos certeza … – Veja uma confissão semelhante de Pedro em Mateus 16:16 , e as anotações naquele local. Pedro diz que temos certeza, em nome de todos os apóstolos. Jesus imediatamente o alerta, como em outras ocasiões, a não ter muita confiança, pois um deles realmente não tinha tais sentimentos, mas era um traidor.

Comentário de E.W. Bullinger

acredite = acreditei. App-150.

tem certeza = precisa saber. Grego. ginosko Veja App-132. Veja nota em João 1:10 .

que Cristo = o Messias. App-98.

o filho de . . . Deus Assim, a segunda parte do ministério dos Lordes termina com uma declaração semelhante por parte de Simão Pedro, como em Mateus 16:16 , embora não seja a mesma ocasião. Assim, o siríaco lê, mostrando que as várias leituras do grego não precisam ser atendidas. Veja App-94.

o Deus vivo . Essa expressão sempre implica o contraste com todos os outros deuses.

Comentário de John Calvin

69. E nós cremos e conhecemos. Os verbos estão no tempo passado, mas podem ser transformados no tempo presente, acreditamos e sabemos , mas faz pouca diferença no significado. Nestas palavras, Pedro faz um breve resumo da fé. Mas a confissão parece não ter nada a ver com o assunto em questão, pois havia sido levantada a questão de comer a carne de Cristo . Respondo, embora os doze não tenham compreendido tudo o que Cristo havia ensinado, mas é suficiente que, de acordo com a capacidade de sua fé, reconheçam que ele é o Autor da salvação e se submetam a ele em todas as coisas. A palavra crer é colocada em primeiro lugar, porque a obediência da fé é o começo do entendimento correto, ou melhor, porque a fé em si é verdadeiramente o olho do entendimento. Mas imediatamente depois é adicionado conhecimento, que distingue a fé de opiniões erradas e falsas; pois os maometanos, os judeus e os papistas acreditam , mas eles não sabem nem entendem nada. O conhecimento está conectado à fé, porque estamos certos e totalmente convencidos da verdade de Deus, não da mesma maneira que as ciências humanas são aprendidas, mas quando o Espírito o sela em nossos corações.

Comentário de Adam Clarke

Nós cremos – Sob a autoridade da tua palavra; e tenho certeza – conheci , pela evidência de teus milagres, que tu és o Cristo, o Messias prometido. E nós discutimos e testemunhamos o que ouvimos de Crist Godes Filho . Anglo-saxão. Quão perto está a mãe da língua filha!

Em vez de Cristo, o Filho do Deus vivo, alguns excelentes MSS., BCDL e outros leram ? a???? t?? Te?? , o santo de Deus; e essa leitura que Griesbach recebeu no texto, deixando de fora t?? ???t?? , os vivos. ???st?? e ????? transmitem quase o mesmo significado; mas o etíope, como sempre, mantém os dois. ??? ???te? é omitido por BCDL, H, copta, sahídica, armênia, depois persa, vulgata, todos os itala, exceto um, e pelos anglo-saxões; que Griesbach não notou.

Comentário de Scofield

nós acreditamos

Ou cremos e chegamos a entender que tu és o Santo de Deus.

Comentário de John Wesley

E cremos e temos certeza de que tu és aquele Cristo, o Filho do Deus vivo.

E nós – que estivemos com você desde o princípio, o que quer que os outros façam – temos certeza absoluta de que você é o Cristo.

Referências Cruzadas

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Marcos 8:29 – “E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? ” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.

Lucas 9:20 – “E vocês, o que dizem? “, perguntou. “Quem vocês dizem que eu sou? ” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:41 – O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 11:27 – Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

João 20:28 – Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Romanos 1:3 – acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi,

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *