Estudo de João 20:28 – Comentado e Explicado

Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
João 20:28

Comentário de Albert Barnes

Meu Senhor e meu Deus – Nesta passagem, o nome de Deus é expressamente dado a Cristo, em sua própria presença e por um de seus próprios apóstolos. Esta declaração foi considerada uma prova clara da divindade de Cristo, pelas seguintes razões:

1. Não há evidências de que isso seja uma mera expressão, como alguns supõem, de surpresa ou espanto.

2. O idioma foi endereçado ao próprio Jesus – “Tomé … disse-lhe.”

3. O Salvador não o reprovou ou considerou que ele usava linguagem imprópria. Se ele não era divino, é impossível conciliar com sua honestidade que ele não repreendeu o discípulo. Nenhum homem piedoso teria permitido que essa linguagem lhe fosse endereçada. Compare Atos 14: 13-15 ; Apocalipse 22: 8-9 .

4) O Salvador imediatamente elogia Thomas por crer; mas qual era a evidência de sua crença? Era essa declaração e apenas isso. Se isso era uma mera exclamação de surpresa, em que prova Thomas acreditava? Antes disso, ele duvidou. Agora ele creu, e expressou sua crença, que Jesus era seu Senhor e seu Deus.

5. Se esse não fosse o significado de Tomé, sua exclamação era um mero ato de profanação, e o Salvador não o teria elogiado por tomar o nome do Senhor seu Deus em vão. A passagem prova, portanto, que é apropriado aplicar a Cristo o nome Senhor e Deus e, portanto, está de acordo com o que João afirmou em João 1: 1 , e que é estabelecido ao longo deste evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

Meu senhor e meu deus Primeiro testemunho da Deidade do Senhor ressuscitado. Possivelmente Thomas estava usando as palavras dos Salmos 86:15 , que na Septuaginta liam Kurie ho Theos, e reivindicando perdão por sua incredulidade com base em Êxodo 34: 6 , ao qual esse versículo do Salmo se refere.

Comentário de Adam Clarke

Tomé respondeu, etc. – Aqueles que negam a divindade de Cristo nos fazem acreditar que essas palavras são uma exclamação de Tomé, feita com surpresa, e que foram endereçadas ao Pai e não a Cristo. Teodoro da Mopsuestia foi o primeiro, creio, que deu as palavras neste turno; e o quinto concílio ecumênico, realizado em Constantinopla, anatematizou-o por isso. Isso não estava de acordo com o espírito do Evangelho de Deus. No entanto, um homem deve violentar todas as regras de construção que podem aplicar o endereço aqui a qualquer um, exceto a Cristo. O texto é claro: Jesus entra – vê Tomé e se dirige a ele; desejando que ele viesse a ele, e colocasse o dedo na impressão das unhas, etc. Thomas, perfeitamente satisfeito com a realidade da ressurreição de nosso Senhor, disse-lhe: – Meu Senhor! e meu deus! ou seja, Tu és realmente a mesma pessoa, – meu Senhor, cujo discípulo eu tenho sido por tanto tempo; e tu és o meu Deus, doravante o objeto da minha adoração religiosa. Tomás foi o primeiro a dar o título de Deus a Jesus; e, por essa gloriosa confissão, fez algumas reparações por sua antiga obstinação incredulidade. É digno de nota que, a partir de agora, todos os discípulos trataram nosso Senhor com o mais supremo respeito, nunca usando a familiaridade com ele que eles costumavam usar antes. A ressurreição dos mortos deu a eles a prova mais completa da divindade de Cristo. E esse é, de fato, o uso que São João faz dessa manifestação de Cristo. Ver João 20:30 , João 20:31 . O bispo Pearce diz aqui: “Observe que Tomé chama Jesus de Deus, e que Jesus não o reprova por isso, embora provavelmente tenha sido a primeira vez que ele foi chamado”. E, eu perguntaria, Jesus poderia ter ciúmes da honra do Deus verdadeiro – ele poderia ser um profeta – ele poderia ser um homem honesto, para permitir que seu discípulo se entregasse a um erro tão monstruoso e destrutivo, se tivesse sido 1?

Comentário de Thomas Coke

João 20:28 . Thomas respondeu e disse: Embora o nominativo ocorra frequentemente para o vocativo, é o caso anterior que é usado aqui, as palavras s? e?, tu és, sendo entendido. Para isso, o contexto concorda; pois somos informados de que essas palavras foram dirigidas a Jesus; portanto, eles não podem ser tomados apenas como uma exclamação de surpresa, que é o brilho sociniano; mas o significado deles é: “Tu és realmente aquele a quem eu segui ultimamente como meu Senhor; e eu te confesso que possuo um conhecimento infinito e te adoro como meu Deus”. Não é justo que Tomé tenha realmente tocado as feridas de nosso Senhor; e o próprio Cristo diz depois, João 20:29 que sua crença foi edificada à vista; que, embora não exclua nenhuma evidência que possa ter sido oferecida aos outros sentidos, mas parece íntima, que essa condescendência de nosso Senhor, juntamente com as evidências adicionais decorrentes do conhecimento que ele tinha claramente daquela demanda irracional que Thomas tinha feito na sua ausência, com a graça divina que acompanha o todo, venceu-o bastante.

Comentário de John Wesley

E Thomas respondeu e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus.

E Tomé disse: Meu Senhor e meu Deus – Os discípulos disseram: Vimos o Senhor. Tomé agora não apenas reconhece que ele é o Senhor, como ele havia feito antes, e que ressuscitou, como seus colegas discípulos haviam afirmado, mas também confessa sua divindade, e isso de forma mais explícita do que qualquer outro já havia feito. E tudo isso ele fez sem colocar a mão ao lado do corpo.

Referências Cruzadas

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 45:11 – O rei foi cativado pela sua beleza; honre-o, pois ele é o seu senhor.

Salmos 102:24 – Então pedi: “Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias. Os teus dias duram por todas as gerações!

Salmos 118:24 – Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

Isaías 40:9 – Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! “

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 14:33 – Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Lucas 24:52 – Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 20:16 – Jesus lhe disse: “Maria! ” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni! ” ( que significa Mestre ).

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *