Estudo de Apocalipse 5:9 – Comentado e Explicado

Cantavam um cântico novo, dizendo: Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça;
Apocalipse 5:9

Comentário de Albert Barnes

E eles cantaram uma nova canção – Compare Apocalipse 14: 3 . Novo no sentido de que é uma canção resultante da redenção e, portanto, distingue-se das canções cantadas no céu antes que o trabalho da redenção fosse consumado. Podemos supor que canções de adoração sempre foram cantadas no céu; sabemos que os louvores a Deus foram celebrados pelos coros angélicos quando os fundamentos da terra foram lançados Jó 38: 7 ; mas a canção da redenção era uma canção diferente e nunca seria cantada lá se o homem não tivesse caído, e se o Redentor não tivesse morrido. Essa música faz anotações que as canções etéreas não tocam e se refere a glórias do caráter divino que, se não fosse o trabalho de redenção, não seriam trazidas à vista. Nesse sentido, a música era nova; continuará sendo novo no sentido de que será cantado novamente, à medida que milhões de remidos continuarem a subir ao céu. Compare o Salmo 40: 3 ; Salmo 96: 1 ; Salmo 144: 9 ; Isaías 42:10 .

Tu és digno de pegar o livro, … – Esta foi a ocasião ou o fundamento da “nova canção”, que por sua vinda e morte ele adquiriu o direito de se aproximar de onde ninguém mais poderia se aproximar, e de fazer o que ninguém poderia fazer.

Pois tu foste morto – A língua aqui é a que seria apropriada para um cordeiro morto como sacrifício. A idéia é que o fato de ele ter sido morto assim constituiu o fundamento de sua dignidade em abrir o livro. Não se poderia dizer que não havia nele nenhum outro motivo de dignidade, mas que isso era o mais conspícuo. É apenas a explosão do sentimento de gratidão resultante da redenção, que aquele que morreu para salvar a alma é digno de toda honra e é adequado para realizar o que nenhum outro ser no universo pode fazer. No entanto, isso pode parecer para os habitantes de outros mundos, ou para os habitantes da terra que não têm interesse na obra da redenção, mas todos os que são redimidos concordam com o sentimento de que Aquele que os resgatou com seus o sangue realizou uma obra que todos os outros seres eram incompetentes, e que agora toda a honra no céu e na terra pode ser conferida adequadamente a ele.

E nos redimiu – A palavra usada aqui – ??????? agorazo- significa apropriadamente comprar, comprar; e, portanto, é empregado para denotar resgate, porque o resgate foi realizado pelo pagamento de um preço. Sobre o significado da palavra, veja as notas em 2 Pedro 2: 1 .

Para Deus – isto é, para que nos tornemos dele, e devemos ser considerados doravante como tais; ou para que ele possa nos possuir como seus. Veja as notas em 2 Coríntios 5:15 . Essa é a verdadeira natureza da redenção: pelo preço pago, somos resgatados da servidão de Satanás e, a partir de então, nos consideramos pertencentes a Deus.

Pelo teu sangue – Veja as notas em Atos 20:28 . Essa é a linguagem que eles usam, que acreditam na doutrina da expiação, e é a que seria usada somente por eles. Não seria empregado por aqueles que acreditam que Cristo era um mero mártir, ou que ele viveu e morreu apenas como professor de moralidade. Se ele era realmente um sacrifício expiatório, a linguagem é cheia de significado; caso contrário, não tem significado e não pode ser entendido.

De todos os membros – Literalmente, “de todas as tribos” – f???? phules A palavra “tribo” significa adequadamente uma divisão ou classe de pessoas comparativamente pequena, associadas entre si (Prof. Stuart). Refere-se a uma família, ou raça, com um ancestral comum e geralmente associado ou unido – como uma das tribos de Israel; uma tribo de índios; uma tribo de plantas; uma tribo de animais etc. Essa é a linguagem que um judeu usaria, denotando uma das divisões menores que compunham uma nação do povo; e o significado parece ser que, em última análise, será verdade que os remidos foram retirados de todas essas divisões menores da família humana – não apenas das diferentes nações, mas também das divisões menores dessas nações. Isso só pode ser verdade pelo fato de que o conhecimento da verdadeira religião ainda será difundido entre todas aquelas porções menores da raça humana; isto é, que sua difusão será universal.

E língua – Pessoas falando todas as línguas. A palavra usada aqui parece indicar uma divisão da família humana maior que uma tribo, mas menor que uma nação. Antigamente era um fato que uma nação poderia ser composta por aqueles que falavam muitas línguas diferentes – como, por exemplo, as nações assírias, babilônicas ou romanas. Compare Daniel 3:29 ; Daniel 4: 1 . O significado aqui é que, não importa em que idioma as partes componentes das nações falem, o evangelho lhes será transmitido e em sua própria língua eles aprenderão as maravilhosas obras de Deus. Compare Atos 2: 8-11 .

E as pessoas – a palavra usada aqui – ?a?? laos- corretamente denota um povo considerado como uma massa, composta de divisões menores – como uma associação de corpos menores – ou como uma multidão de corpos unidos. Distingue-se de outra palavra comumente aplicada a um povo – d?µ?? demos -, pois é aplicada a uma comunidade de cidadãos livres, considerada em nível ou sem referência a divisões ou distinções menores. As palavras usadas aqui se aplicariam a um exército, considerado composto por regimentos, batalhões ou tribos; a uma reunião de massa, composta por sociedades de diferentes profissões ou profissões; a uma nação, composta de diferentes comunidades associadas, etc. Denota um corpo maior de pessoas do que as palavras anteriores; e a idéia é que, independentemente de qual pessoa ou nação, considerada como composta de partes separadas, possa ser, ele não será excluído das bênçãos da redenção. O sentido seria bem expresso, dizendo, por exemplo, que serão encontrados ali os da raça gaélica, celta, anglo-saxônica, mongol, africana etc.

E nação – ?????? EthnousUma palavra de significado ainda maior; as pessoas em um sentido ainda mais amplo; um povo ou nação considerado distinto de todos os outros. A palavra abraçaria todos os que estão sob uma soberania ou regra; como, por exemplo, a nação britânica, por mais que haja muitas tribos de boatos; no entanto, muitos idiomas diferentes podem ser falados; e por mais que haja pessoas separadas – como os anglo-saxões, os escoceses, os irlandeses, o povo de Hindustão, de Labrador, de Nova Gales do Sul etc. As palavras usadas aqui por João denotariam juntos nações de todo tipo, grande e pequeno; e o sentido é que as bênçãos da redenção serão estendidas a todas as partes da terra.

Comentário de E.W. Bullinger

nova música. Ver Apocalipse 14: 3 .

Novo. Veja Mateus 9:17 .

resgatou = comprou.

resgatado. Grego. agorazo. Sempre “compre” , exceto aqui e Apocalipse 14: 3 , Apocalipse 14: 4 (redimir).

nos. A maioria dos textos omite “nós” e encontra objetos em Apocalipse 5:10 , “eles”.

por. Grego. en . App-104.

tribo = tribo, Apocalipse 5: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Uma nova canção – Composta sobre os assuntos e as bênçãos do Evangelho, que foi agora aberta na Terra. Mas uma nova música pode significar uma música excelente; e por isso o Evangelho e suas bênçãos provavelmente são significados. O Evangelho é chamado de uma nova canção, Salmo 96: 1 . E talvez haja uma alusão nas harpas aqui ao Salmo 144: 9 ; : Eu cantarei uma nova canção para ti, ó Deus: sobre um saltério e um instrumento de dez cordas, etc. A mesma forma de expressão é encontrada, Isaías 42:10 ; : Cante ao Senhor uma nova canção, etc .; e ali o profeta parece ter a dispensação do Evangelho particularmente em vista.

Tu nos redimiste a Deus – de todas as nações – Parece, portanto, que as criaturas vivas e os anciãos representam o agregado dos seguidores de Deus; ou a Igreja Cristã em todas as nações, e entre todos os tipos de pessoas, e talvez por toda a bússola do tempo: e tudo isso é dito como redimido pelo sangue de Cristo, mostrando claramente que sua vida era uma oferta sacrificial pelos pecados da humanidade .

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 5: 9 . E eles cantaram um novo cântico, Excelente em seu gênero, e composto em uma ocasião muito maior, e em muito mais sublimes traços de harmonia divina, do que aqueles que os sacerdotes e levitas cantaram no templo de Jerusalém; dizendo: Digno és tirar o livro da mão, por assim dizer, de Deus Pai; pois tu, ó bendito Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo, foste morto para expiar nossa culpa; e tu nos redimiste a Deus pelo teu precioso sangue, do domínio e habitação do pecado, da tirania de Satanás, da maldição da lei e da ira de uma Deidade justamente irritada; cujos servos e filhos nos tornamos agora em conseqüência da tua espécie e graciosa interposição, e da eficácia do teu divino Espírito. E agora estamos reunidos em volta do trono de todas as tribos, línguas e povos e nações, próximos e distantes, sagrados e propanos, instruídos e bárbaros: teu poder e tua misericórdia nos resgataram de toda a nossa escravidão e miséria.

Comentário de Scofield

resgatado

(Veja Scofield “ Romanos 3:24 “) .

Comentário de John Wesley

E eles cantaram um novo cântico, dizendo: Tu és digno de pegar o livro e de abrir os seus selos; pois foste morto, e nos redimiste a Deus pelo teu sangue de toda a tribo, língua e povo, e nação;

E eles cantam uma nova música – Uma que nem eles nem outros haviam cantado antes.

Tu nos resgataste – Assim, os seres vivos também eram do número dos remidos. Isso não se refere tanto ao ato de redenção, que era muito antes, como ao fruto dele; e mais diretamente aos que haviam terminado o curso “, que foram remidos da terra”, Apocalipse 14: 1 , de toda tribo, língua e povo e nação – isto é, de toda a humanidade.

Referências Cruzadas

Salmos 33:3 – Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.

Salmos 40:3 – Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.

Salmos 96:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra!

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Salmos 144:9 – Cantarei uma nova canção a ti, ó Deus; tocarei para ti a lira de dez cordas,

Salmos 149:1 – Aleluia! Cantem ao Senhor uma nova canção, louvem-no na assembléia dos fiéis.

Isaías 42:10 – Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.

Daniel 4:1 – O rei Nabucodonosor, aos homens de todas nações, povos e línguas, que vivem no mundo inteiro: Paz e prosperidade!

Daniel 6:25 – Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: “Paz e prosperidade!

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 26:28 – Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Atos dos Apóstolos 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

1 Coríntios 6:20 – Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

1 Coríntios 7:23 – Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 11:14 – Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Apocalipse 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Apocalipse 5:2 – Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? “

Apocalipse 5:6 – Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 5:12 – e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! “

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Apocalipse 11:9 – Durante três dias e meio, homens de todos povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados.

Apocalipse 13:8 – Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Apocalipse 14:3 – Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.

Apocalipse 14:4 – Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

Apocalipse 14:6 – Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *