Estudo de Colossenses 1:23 – Comentado e Explicado

Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Colossenses 1:23

Comentário de Albert Barnes

Se você continuar na fé – Na crença no evangelho e na vida santa. Se isso fosse feito, eles seriam apresentados irrepreensíveis diante de Deus; se não, eles não seriam. O significado é que será impossível ser salvo, a menos que continuemos a levar vidas se tornando o evangelho.

Aterrado – Sobre uma base firme; veja as notas em Efésios 3:17 , onde a mesma palavra ocorre.

E resolvido – grego, “firme”; como um edifício é que se baseia em uma rocha; compare Mateus 7:25 .

E não se afaste da esperança do evangelho – pelas artes da filosofia e pelas fascinações do pecado.

Que foi pregado a toda criatura que está sob o céu – Não se pode supor que fosse literalmente verdade que toda criatura sob o céu havia realmente ouvido o evangelho. Mas isso pode significar:

(1) Que foi projetado para ser pregado a toda criatura, ou que a comissão para torná-la conhecida abarcava todos, e que, no que diz respeito às disposições do evangelho, pode-se dizer que era um sistema proclamado para toda a humanidade; veja Marcos 16:15 . Se um vasto exército, ou os habitantes de uma província distante, se rebelassem contra um governo, e uma proclamação de perdão fosse emitida, não seria impróprio dizer que foi feito a cada um deles, no entanto, por um motivo de fato, pode não ser verdade que todos nas partes remotas do exército ou província tenham realmente ouvido falar.

(2) o evangelho no tempo de Paulo parece ter sido tão extensamente pregado, que se pode dizer que foi proclamado a todos. Todos os países conhecidos parecem ter sido visitados; e tão zelosos e trabalhosos foram os arautos da salvação, para que se pudesse dizer que a mensagem fora proclamada a todo o mundo; veja Colossenses 1: 6 ; compare as anotações em Mateus 24:14 .

Sobre o que Paulo é feito ministro – Veja as anotações em Efésios 3: 1-7 . Paulo aqui segue a mesma linha de pensamento que ele faz na Epístola aos Efésios, onde, tendo demonstrado a natureza exaltada do Redentor e o desígnio do evangelho, ele anuncia seus próprios trabalhos e sofrimentos ao torná-lo conhecido. O objetivo parece mostrar que ele considerava a maior honra ser assim confiada à mensagem de misericórdia para a humanidade e considerava um privilégio sofrer por essa causa.

Comentário de E.W. Bullinger

Se = Se (App-118. A) pelo menos.

continuar. Veja Atos 10:48 .

de castigo. Ver Efésios 3:17 .

resolvido. Hedraios gregos . Seo 1 Coríntios 7:37 .

não. App-105.

se afastou . Grego. metaktoneo. Só aqui.

esperança do evangelho . isto é, o retorno do Senhor. Compare Tito 2:13 ,

Evangelho. App-140.

Omitir.

pregado. App-121.

para . App-104.

abaixo . App-104.

céu = o céu Veja Mateus 6: 9 , Mateus 6:15 .

sou feito . Literalmente se tornou. Compare “ordenado” (a mesma palavra em grego) Atos 1:22 .

Comentário de John Calvin

23. Se você continuar. Aqui temos uma exortação à perseverança, pela qual ele os adverte de que toda a graça que lhes fora conferida até agora seria vã, a menos que perseverassem na pureza do evangelho. E, assim, ele sugere que eles ainda estão apenas progredindo e ainda não atingiram a meta. Pois a estabilidade de sua fé estava naquele momento exposta ao perigo através dos estratagemas dos falsos apóstolos. Agora ele pinta com cores vivas a certeza da fé quando pede que os colossenses sejam fundamentados e assentados nela. Pois a fé não é como mera opinião, que é abalada por vários movimentos, mas tem uma firmeza firme, capaz de suportar todas as maquinações do inferno. Portanto, todo o sistema da teologia popista nunca oferece o menor gosto da verdadeira fé, que a considera um ponto estabelecido, de que devemos sempre estar em dúvida a respeito do estado atual da graça, bem como a perseverança final. Posteriormente, ele também nota um relacionamento (321) que subsiste entre a fé e o evangelho, quando diz que os colossenses se estabelecerão na fé somente no caso de não se afastarem da esperança do evangelho ; isto é, a esperança que brilha sobre nós através dos meios do evangelho, pois onde está o evangelho, a esperança da salvação eterna. No entanto, tenhamos em mente que a soma de tudo está contida em Cristo. Portanto, ele ordena a eles aqui que evitem todas as doutrinas que se afastam de Cristo, para que as mentes dos homens sejam ocupadas de outra maneira.

O qual ouvistes. Como os próprios falsos apóstolos, que rasgam e rasgam Cristo em pedaços, costumam se orgulhar de se gloriar no nome do evangelho, e como é um artifício comum de Satanás perturbar a consciência dos homens sob um falso pretexto do evangelho, que a verdade do evangelho pode ser confundido, (322) Paulo, nesta conta, declara expressamente que esse era o genuíno, (323) que o evangelho indubitável, que os colossenses ouviram, a saber, de Epafras, para que não dê ouvidos a doutrinas que divergem disso. Ele acrescenta, além disso, uma confirmação disso, de que é o mesmo que foi pregado em todo o mundo. Digo, não é uma confirmação comum quando ouvem que toda a Igreja concorda com eles e que não seguem outra doutrina além do que os apóstolos ensinaram e foram recebidos em toda parte.

É, no entanto, uma vanglória ridícula dos papistas, em relação ao fato de terem impugnado nossa doutrina por esse argumento, que ela não é pregada em todos os lugares com aprovação e aplausos, na medida em que temos poucos que concordam com ela. Pois, embora devam explodir, nunca nos privarão disso – que hoje em dia nada ensinemos além do que foi pregado pelos profetas e apóstolos, e é obedientemente recebido por todo o bando de santos. Pois Paulo não queria dizer que o evangelho deveria ser aprovado pelo consentimento de todas as idades (324) de tal maneira que, se fosse rejeitado, sua autoridade seria abalada. Ele tinha, pelo contrário, um olho nesse mandamento de Cristo,

Vá, pregue o evangelho a toda criatura; ( Marcos 16:15 😉

cujo mandamento depende de tantas previsões dos profetas, predizendo que o reino de Cristo seria espalhado por todo o mundo. O que mais Paulo quis dizer com essas palavras, além do fato de que os colossenses também foram regados por aquelas correntes vivas que, que brotavam de Jerusalém , deviam fluir pelo mundo inteiro? ( Zacarias 14: 8. )

Também não nos gloriamos em vão, ou sem fruto e consolação notáveis, (325) de que temos o mesmo evangelho, que é pregado entre todas as nações pelo mandamento do Senhor, que é recebido por todas as igrejas e na profissão. dos quais todas as pessoas piedosas viveram e morreram. Também não é uma ajuda comum para nos fortalecer contra tantos assaltos, que temos o consentimento de toda a Igreja – como, por exemplo, o que é digno de um título tão distinto. Também concordamos cordialmente com os pontos de vista de Agostinho, que refuta particularmente os donatistas (326) por esse argumento, de que eles apresentam um evangelho que é desconhecido em todas as igrejas e desconhecido em todas as igrejas. Isso realmente é dito com boas razões, pois se é um evangelho verdadeiro que é apresentado, embora não seja ratificado por qualquer aprovação por parte da Igreja, segue-se que vãs e falsas são as muitas promessas nas quais se prevê que a pregação do evangelho será realizada em todo o mundo e declarará que os filhos de Deus serão reunidos de todas as nações e países, etc. ( Oséias 1:10 .) Mas o que os papistas fazem? Tendo se despedido dos profetas e apóstolos e passando pela igreja antiga, eles teriam sua revolta do evangelho vista como o consentimento da Igreja universal. Onde está a semelhança? Portanto, quando houver uma disputa quanto ao consentimento da Igreja, voltemos aos apóstolos e sua pregação, como Paulo faz aqui. Além disso, para que ninguém explique com muita rigidez o termo que denota universalidade, (327) Paulo quer dizer simplesmente que ele havia sido pregado em toda parte.

Do qual eu sou feito. Ele também fala de si mesmo pessoalmente, e isso foi muito necessário, pois devemos sempre tomar cuidado, para não nos intrometermos precipitadamente no ofício de ensino. (328) Ele declara, portanto, que este cargo foi designado para ele, para que ele possa garantir seu direito e autoridade. E, de fato, ele conecta tanto seu apostolado à fé deles, que eles podem não ter o poder de rejeitar sua doutrina senão abandonando o evangelho que abraçaram.

Comentário de Adam Clarke

Se você continuar na fé – Este será o caso se você, que já creu em Cristo Jesus, continuar nessa fé, fundamentado no conhecimento e no amor de Deus, e estabelecido – firmado e perseverantemente firme, naquele estado de salvação.

E não se afaste – Não se deixe seduzir por falsos mestres.

A esperança do Evangelho – A ressurreição do corpo e a glorificação dele e da alma juntas, nos reinos da bem-aventurança. Esta é propriamente a esperança do evangelho.

A toda criatura que está sob o céu – um hebraísmo para toda a raça humana, e particularmente se referindo às duas grandes divisões da humanidade, os judeus e os gentios; to both of these the Gospel had been preached, and to each, salvation by Christ had been equally offered. And as none had been excluded from the offers of mercy, and Jesus Christ had tasted death for every man, and the Jews and Gentiles, in their great corporate capacity, had all been invited to believe the Gospel; therefore, the apostle concludes that the Gospel was preached to every creature under heaven, as being offered without restrictions or limitations to these two grand divisions of mankind, including the whole human race.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:23 . Se você permanecer na fé, etc. – “Você certamente será apresentado, se continuar estabelecido e fundamentado na fé em que foi instruído, e não sofrer nenhuma inundação de aflições ou temperamentos de tentação, removidos e carregados. longe da importante esperança de uma feliz imortalidade trazida a nós pelo glorioso evangelho; que ouvimos e que não só foi publicado entre os judeus, mas, por uma comissão especial de Deus, foi pregado a toda a criação sob o céu , como uma mensagem que se estende a todas as espécies da humanidade; pela qual ele ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam e promete salvação a todos que crêem e obedecem.De qual evangelho Paulo sou nomeado ministro, e considero minha honra peculiar e felicidade que eu sou assim. ”

Comentário de John Wesley

Se você permanecer na fé fundamentada e estabelecida, e não se afastar da esperança do evangelho que você ouviu, e que foi pregado a toda criatura que está sob o céu; de que Paulo sou ministro;

Se você continuar na fé – Caso contrário, perderá todas as bênçãos que já começou a desfrutar.

E não se retire da esperança do evangelho – A gloriosa esperança do amor perfeito.

O que é pregado – Já começou a ser pregado a toda criatura sob o céu.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 2:25 – Hoje mesmo começarei a infundir pavor e medo de vocês em todos os povos debaixo do céu. Quando ouvirem da fama de vocês, tremerão e ficarão angustiados”.

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

Salmos 92:13 – plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Salmos 125:5 – Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor dará o castigo dos malfeitores. Haja paz em Israel!

Lamentações 3:66 – Persegue-os com fúria e elimina-os de debaixo dos teus céus, ó Senhor.

Ezequiel 18:26 – Se um justo desviar-se de sua justiça e cometer pecado, ele morrerá por causa disso; por causa do pecado que cometeu morrerá.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “

Sofonias 1:6 – aqueles que se desviam de seguir o Senhor; não o buscam nem o consultam.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 24:14 – E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Lucas 6:48 – É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 8:30 – Tendo dito essas coisas, muitos creram nele.

João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

Atos dos Apóstolos 1:17 – Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério”.

Atos dos Apóstolos 1:25 – para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido”.

Atos dos Apóstolos 2:5 – Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 20:24 – Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 26:16 – Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a meu respeito e do que lhe mostrarei.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 10:18 – Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: “A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”.

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

Gálatas 4:11 – Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.

Gálatas 5:5 – Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança.

Gálatas 5:7 – Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Efésios 1:18 – Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

Efésios 2:21 – no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Efésios 4:16 – Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

1 Tessalonicenses 3:3 – para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.

1 Tessalonicenses 3:5 – Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 6:19 – Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *