Estudo de 1 Timóteo 1:12 – Comentado e Explicado

Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério,
1 Timóteo 1:12

Comentário de Albert Barnes

E agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor – A menção do evangelho 1 Timóteo 1:11 , e do fato de ter sido cometido com ele, leva o apóstolo a expressar sua gratidão àquele que o chamou para a obra de pregá-lo. O Senhor Jesus o chamou quando ele era um blasfemador e um perseguidor. Ele o havia obrigado a abandonar sua carreira de perseguição e blasfêmia e a se consagrar à defesa e à propagação do evangelho. Por tudo isso, apesar de ter exigido que ele desistisse de seus projetos favoritos na vida e de todos os esquemas lisonjeiros de ambição, ele agora sentia que os elogios eram devidos ao Redentor. Se existe algo pelo qual um bom homem seja grato e deva ser grato, é que ele foi tão dirigido pelo Espírito e pela providência de Deus a ponto de ser colocado no ministério. É de fato um trabalho de labuta e abnegação, exigindo muitos sacrifícios de facilidade e conforto pessoais. Exige que um homem abandone suas esplêndidas perspectivas de distinção mundana e de riqueza e facilidade. É frequentemente identificado com carência, pobreza, negligência e perseguição. Mas é um cargo tão honorável, tão excelente, tão nobre e enobrecedor; é atendido com tantos confortos preciosos aqui, e é tão útil para o mundo, e tem tantas promessas de benção e felicidade no mundo vindouro que, não importa o que um homem precise desistir para se tornar um ministro do evangelho, ele deveria ser grato a Cristo por colocá-lo no cargo. Um ministro, quando ele morre, sente que o maior favor que o Céu lhe concedeu foi desviar os pés dos caminhos da ambição e das buscas de facilidade ou ganho, e levá-lo à santa obra para a qual ele foi habilitado a consagrar sua vida.

Quem me capacitou – Quem me deu capacidade ou força para este serviço. O apóstolo rastreou ao Senhor Jesus o fato de ele estar no ministério e toda a capacidade que ele tinha para cumprir os deveres daquele santo ofício. Aqui não é necessário supor, como muitos fizeram, que ele se refere ao poder milagroso que lhe foi conferido, mas ele reconhece que qualquer ministro fiel faria, que toda a força que ele tem para desempenhar as funções de seu cargo é derivado de Cristo; compare João 15: 5 nota; 1 Coríntios 15:10 nota.

Por isso, ele me considerou fiel – Isso equivale a dizer que ele restabeleceu a confiança em mim. Significa que havia algo no caráter de Paulo e em seu apego ao Salvador, no qual se podia confiar, ou que havia aquilo que dava a garantia de que ele seria fiel. Um soberano, quando envia um embaixador para uma corte estrangeira, deposita confiança nele e não o comissionaria, a menos que tivesse motivos para acreditar que seria fiel. Portanto, é uma referência a todos os que são chamados pelo Redentor para o ministério. Eles são seus embaixadores em um mundo perdido. Colocá-los no ministério é um ato expressivo de grande confiança neles – pois ele lhes compromete grandes e importantes interesses. Portanto, aprenda:

(1) que ninguém deve se considerar chamado ao ministério que não será “fiel” ao seu Mestre; e,

(2) que o cargo do ministério é mais honroso e responsável. Em nenhum outro lugar existem tantos interesses confiados ao homem.

Comentário de E.W. Bullinger

E. Omitir.

obrigado. Literalmente, agradeço (App-184.) A.

Cristo Jesus . App-98.

banho . Omitir.

ativado. Grego. endanamoe. Ver Atos 9:22 .

fiel App-160.

ministério. App-190.

Comentário de John Calvin

12 Dou graças. Grande é a dignidade – do apostolado, que Paulo reivindicou por si mesmo; e, olhando para sua vida anterior, ele não poderia ser considerado digno de uma honra tão alta. Consequentemente, para que ele não seja acusado de presunção, ele inevitavelmente faz menção a sua própria pessoa e reconhece francamente sua própria indignidade, mas, no entanto, afirma que ele é um apóstolo pela graça de Deus. Mas ele vai mais longe, e vira para sua própria vantagem o que parecia diminuir sua autoridade, declarando que a graça de Deus brilha nele com tanto mais intensidade.

Ao nosso Senhor Jesus Cristo Quando ele dá graças a Cristo, ele remove aquele desagrado por ele que poderia ter sido entretido e corta todo o terreno ao fazer esta pergunta: “Ele merece, ou não merece, um cargo tão honroso? ” pois, embora em si mesmo não tenha excelência, é suficiente que ele tenha sido escolhido por Cristo. Há, de fato, muitos que, sob a mesma forma de palavras, demonstram humildade, mas são amplamente diferentes da retidão de Paulo, cuja intenção era não apenas se gabar bravamente no Senhor, mas desistir de todo glória que era dele. (17)

Ao me colocar no ministério . Por que ele agradece? Porque ele foi colocado no ministério; pois daí conclui que tem sido, considerado fiel, Cristo não recebe nenhum da maneira que é feita por pessoas ambiciosas (18) , mas seleciona apenas aqueles que são bem qualificados; e, portanto, todos aqueles a quem ele honra são reconhecidos por nós como dignos. Pois é inconsistente com isso que Judas, de acordo com a previsão, ( Salmos 109: 8 ) foi elevado por um curto período de tempo, para que ele caísse rapidamente. Foi o contrário com Paulo, que obteve a honra para um propósito diferente e em uma condição diferente, quando Cristo declarou que deveria ser

“Um vaso escolhido para ele.” ( Atos 9:15 .)

Mas, dessa maneira, Paulo parece dizer que a fidelidade, pela qual ele havia sido distinguido anteriormente, foi a causa de seu chamado. Se assim fosse, a ação de graças seria hipócrita e contraditória; pois ele devia seu apostolado não apenas a Deus, mas ao seu próprio mérito. Eu nego, portanto, que o significado seja que ele foi admitido no posto de apóstolo, porque Deus havia previsto sua fé; pois Cristo não podia prever nele nada de bom, a não ser o que o Pai lhe havia concedido. Ainda assim, portanto, continua sendo verdade,

“Você não me escolheu, mas eu escolhi você.”
( João 15:16 .)

Pelo contrário, ele extrai dela uma prova de sua fidelidade, de que Cristo o havia feito apóstolo; pois ele declara que aqueles a quem Cristo faz apóstolos devem ser considerados fiéis por seus decretos.

Em uma palavra, esse ato judicial não é traçado por ele para pré-conhecimento, mas denota o testemunho que é dado aos homens; como se ele tivesse dito: “Agradeço a Cristo, que, ao me chamar para o ministério, declarou abertamente que ele aprova minha fidelidade.” (19)

Quem me tornou poderoso Ele agora introduz a menção de outro ato da bondade de Cristo, que ele o fortaleceu, ou “o tornou poderoso”. Por essa expressão, ele não significa apenas que ele foi inicialmente formado pela mão de Deus, de modo a ser bem qualificado para o seu ofício, mas também inclui a doação contínua da graça. Pois não seria suficiente que ele já fosse declarado fiel, se Cristo não o tivesse fortalecido pela comunicação ininterrupta de ajuda. Ele reconhece, portanto, que é devedor da graça de Cristo em duas contas, porque ele já foi elevado e porque continua em seu escritório.

Comentário de Adam Clarke

Agradeço a Cristo – sinto-me sob obrigação infinita de Cristo que me fortaleceu, e?d??aµ?sa?t? , que me dotou de vários dons milagrosos de seu Espírito Santo, e me colocou no ministério, d?a????a? , no diácono , no serviço da humanidade, por pregando o Evangelho, por isso ele me contou – ele sabia que eu seria fiel à acusação que me foi entregue.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1:12 . Quem me capacitou : “Quem me qualificou com tantos e extraordinários dons espirituais e poderes milagrosos, para me capacitar para um empreendimento tão grande e abençoado”, ver Atos 1: 8 . Doddridge afirma: “Quem me fortaleceu para os árduos deveres de tal chamado”.

Comentário de John Wesley

E agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me capacitou, pois ele me considerou fiel, me colocando no ministério;

Agradeço a Cristo, que me capacitou, na medida em que ele me considerou fiel, tendo me colocado no ministério – O significado é que, agradeço a ele por me colocar no ministério e por me permitir ser fiel a ele.

Referências Cruzadas

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 16:15 – Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa”. E nos convenceu.

1 Coríntios 7:25 – Quanto às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou meu parecer como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:25 – Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Apocalipse 7:10 – E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *