Estudo de 1 Coríntios 15:10 – Comentado e Explicado

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo.
1 Coríntios 15:10

Comentário de Albert Barnes

Mas pela graça de Deus eu sou o que sou – Pelo “favor” ou misericórdia de Deus. O que tenho é para ser rastreado a ele, e não a qualquer tendência nativa de bondade, ou qualquer inclinação nativa a seu serviço, ou a qualquer mérito próprio. Todas as minhas esperanças do céu; todo o meu zelo; todo o meu sucesso; toda a minha piedade; todas as minhas investiduras apostólicas devem ser atribuídas a ele. Nada é mais comum nos escritos de Paulo, do que uma disposição para rastrear tudo o que ele tinha à mera misericórdia e graça de Deus. E nada é uma indicação mais certa da verdadeira piedade do que essa disposição. A razão pela qual Paulo aqui introduz o assunto parece ser essa. Aliás, e sem intenção, ele havia apresentado uma comparação em um aspecto entre ele e os outros apóstolos. Ele não tinha as vantagens que eles tinham. Acima de tudo, ele ficou impressionado com a lembrança de ter sido um perseguidor. Ele sentiu, portanto, que havia uma obrigação especial sobre ele: compensar diligentemente a falta de vantagens de uma conversa pessoal inicial com o Senhor Jesus, e expressar sua gratidão pelo fato de um pecador tão grande ter sido feito apóstolo. . Ele, portanto, diz que não estava ocioso. Ele havia sido habilitado pela graça de Deus a trabalhar mais do que todo o resto, e assim mostrou que não era insensível às suas obrigações.

Mas trabalhei mais abundantemente … – fui mais diligente na pregação; Eu encontrei mais perigos; Eu me exercitei mais. Os registros de sua vida, comparados aos registros dos outros apóstolos, mostram isso completamente.

No entanto, eu não – não o atribuo a mim mesmo. Eu não me gabaria disso. O fato é claro e inegável, que trabalhei tanto. Mas eu não atribuiria isso a mim mesma. Eu não ficaria orgulhoso ou vaidoso. Eu me lembraria do meu estado anterior; lembraria que eu era um perseguidor; lembraria que toda minha disposição para trabalhar, toda minha capacidade e todo meu sucesso devem ser atribuídos ao mero favor e misericórdia de Deus. Assim, todo homem que acaba de ver sente que foi favorecido com sucesso no ministério. Se um homem teve sucesso como pregador; se ele tem sido abnegado, trabalhoso e o instrumento do bem, ele não pode ser insensível ao fato, e seria uma tola afetação fingir ignorância. Mas ele pode sentir que tudo isso é devido à mera misericórdia de Deus; e o efeito será produzir humildade e gratidão, não orgulho e auto-complacência.

Comentário de E.W. Bullinger

graça . App-184.

qual, & c . = Figura do discurso Elipse. App-6.

em cima de . App-104.

não foi = não se tornou, ou seja, provou ser.

em vão . Grego. kenos, vazio. Não é a mesma palavra que nos versículos: 1 Coríntios 15: 2 , 1 Coríntios 15:17 .

com . App-104.

Comentário de John Calvin

10. E a sua graça não foi em vão. Aqueles que colocam o livre-arbítrio em oposição à graça de Deus, para que, independentemente do bem que façamos, não lhe sejam atribuídos totalmente, torçam essas palavras para se adequarem à sua própria interpretação – como se Paulo se vangloriasse, de que, por sua própria indústria, cuidara que a graça de Deus para com ele não foi mal direcionada. Portanto, eles inferem que Deus, de fato, oferece sua graça, mas que o uso correto dela está no poder do próprio homem, e que ele está no seu próprio poder para impedir que seja ineficaz. Eu sustento, no entanto, que essas palavras de Paulo não dão suporte ao seu erro, pois ele aqui não reivindica nada como seu, como se ele próprio, independentemente de Deus, fizesse algo louvável. O que então? Que ele não parece se gloriar sem propósito em meras palavras, embora desprovido de realidade, diz ele, não afirma nada que não seja abertamente aparente. Além disso, mesmo admitindo que essas palavras são íntimas, que Paulo não abusou da graça de Deus, e não a tornou ineficaz por sua negligência, mantenho, no entanto, que não há motivo para isso, porque devemos dividir entre ele e ele. Deus, o louvor, que deve ser totalmente atribuído a Deus, na medida em que ele nos confere não apenas o poder de fazer o bem, mas também a inclinação e a realização.

Porém, mais abundantemente, alguns se referem a isso vaidosos e gloriosos, (26) que, ao depreciar Paulo, tentaram tirar vantagem de si mesmos e de seus bens, pois, pelo menos na opinião deles, não é provável que ele desejasse entrar. em uma disputa com os apóstolos. Quando ele se compara, no entanto, com os apóstolos, ele o faz meramente por causa daquelas pessoas iníquas, que estavam acostumadas a apresentá-las com o objetivo de prejudicar sua reputação, como vemos na Epístola aos Gálatas ( Gálatas). 1:11 .) Portanto, a probabilidade é de que é dos apóstolos que ele fala, quando representa seus próprios trabalhos como superiores aos deles, e é bem verdade que ele era superior aos outros, não apenas em relação a seus interesses. suportando muitas dificuldades, enfrentando muitos perigos, abstendo-se de coisas lícitas e desprezando perseverantemente todos os perigos; ( 2 Coríntios 11:26 😉 mas também porque o Senhor deu ao seu trabalho uma medida muito maior de sucesso. (27) Pois aqui considero trabalho como o fruto do seu trabalho que apareceu.

Não eu, mas a graça O velho tradutor, ao deixar de fora o artigo, deu ocasião de erro aos que não conhecem a língua grega, pois, por ter processado as palavras assim – não eu, mas a graça de Deus comigo, (28) eles pensaram que apenas a metade do louvor é atribuída a Deus, e que a outra metade é reservada ao homem. Eles, portanto, entendem o significado de que Paulo não trabalhou sozinho, na medida em que ele não podia fazer nada sem a graça cooperadora (29), mas ao mesmo tempo estava sob a influência de seu próprio livre-arbítrio, e por meios de sua própria força. Suas palavras, no entanto, têm um significado bem diferente, pois o que ele dissera era dele, depois ele, corrigindo-se, atribui totalmente à graça de Deus – totalmente, eu digo, não em parte, por tudo o que ele possa parecer. fazer, foi totalmente, ele declara, a obra da graça. Uma passagem notável, certamente, tanto para abalar o orgulho do homem, como para ampliar a operação da graça divina em nós. Para Paulo, como se ele tivesse indevidamente se tornado o autor de qualquer coisa boa, corrige o que havia dito e declara que a graça de Deus era a causa eficiente do todo. Não pensemos que existe aqui uma mera pretensão de humildade (30). É com toda a sinceridade que ele fala assim e por saber que é verdade. Vamos aprender, portanto, que nada temos de bom, mas o que o Senhor nos deu graciosamente, que nada fazemos de bom, a não ser o que ele trabalha em nós ( Filipenses 2:13 ) – não que nada façamos nós mesmos, mas que nada fazemos sem ser influenciado – isto é, sob a orientação e impulso do Espírito Santo.

Comentário de Adam Clarke

Mas, pela graça de Deus, sou o que sou – Deus, por sua mera graça e boa vontade, me chamou para ser apóstolo e me denominou assim.

E sua graça, etc. – Também não fui infiel ao chamado divino; Eu usei a graça que ele me deu; e quando meus trabalhos, viagens e sofrimentos forem considerados, será evidente que trabalhei mais abundantemente do que os doze. Isso era literalmente verdade.

No entanto, não eu, mas a graça de Deus – Não foi através do meu próprio poder ou sabedoria que realizei essas coisas, mas através da influência divina que me acompanhou.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15:10 . Não foi em vão. Em vez de não foi em vão, etc. alguns afirmam que a passagem não foi em vão; porque eu trabalhei.

Comentário de John Wesley

Mas pela graça de Deus eu sou o que sou: e a graça que me foi dada não foi em vão; mas trabalhei mais abundantemente do que todos: ainda não eu, mas a graça de Deus que estava comigo.

Eu trabalhei mais do que todos eles – isto é, mais do que qualquer um deles, a partir de um profundo senso do amor peculiar que Deus havia me mostrado. No entanto, para falar mais apropriadamente, não sou eu, mas a graça de Deus que está comigo – é isso que, a princípio, me qualificou para o trabalho e ainda me excita ao zelo e diligência nele.

Referências Cruzadas

Mateus 10:20 – pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Romanos 15:17 – Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 10:12 – Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar com alguns que se recomendam a si mesmos. Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Efésios 2:7 – para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *