Estudo de Efésios 3:7 – Comentado e Explicado

Eu me tornei servo deste Evangelho em virtude da graça que me foi dada pela onipotente ação divina.
Efésios 3:7

Comentário de Albert Barnes

Sobre o que fui feito ministro – veja as anotações em Efésios 3: 2 .

De acordo com o dom da graça de Deus – não foi por minha própria busca ou mérito; foi um presente grátis.

Da graça de Deus – O sentimento é que, por toda a questão de graça, ele foi chamado para o ministério, e que um cargo tão importante foi confiado a ele como o de levar o evangelho aos gentios.

Pela operação eficaz de seu poder – Não por qualquer inclinação nativa que eu tive ao evangelho, e nem por qualquer poder que eu tenha exercido. É pela “energia de seu poder”; compare notas, Gálatas 2: 8 . Locke entende isso da energia ou poder que Deus colocou na conversão dos gentios sob seu ministério. Mas parece-me que se refere antes ao poder que Deus exerceu na conversão do próprio Paulo e em colocá-lo no ministério. Isso fica claro no versículo a seguir. O significado é que essa era sua oposição ao evangelho por natureza, que nada além da “energia de Deus” poderia vencê-lo, e que sua conversão deveria ser atribuída somente a isso.

Comentário de E.W. Bullinger

Dos quais = dos quais.

um ministro = ministro (App-190.) Ou seja, das boas novas sobre o “segredo” .

de acordo com. App-104.

presente . Grego. dorea.

até = para.

por . O mesmo que “de acordo com” , acima.

trabalho efetivo = trabalho. App-172.

poder . App-172 .; Efésios 176: 1 .

Comentário de John Calvin

7. Do qual fui feito ministro. Tendo declarado o evangelho como o instrumento empregado na comunicação da graça aos gentios, ele agora acrescenta que foi feito ministro do Evangelho; e assim se aplica a si mesmo as declarações gerais que foram feitas. Mas, para evitar reivindicar para si mesmo mais do que é apropriado, ele afirma que é um dom da graça de Deus e que esse dom era uma demonstração do poder divino . Como se ele tivesse dito: “Não pergunte o que eu mereço; pois no livre exercício da bondade, o Senhor me fez apóstolo dos gentios, não por qualquer excelência minha, mas por sua própria graça. Não pergunte o que eu era anteriormente; pois é prerrogativa do Senhor ‘exaltá-los em baixo grau’. ”( Lucas 1:52 .) Para produzir algo grande do nada, ela mostra a operação eficaz de seu poder.

Comentário de Adam Clarke

Do qual fui feito ministro – ??a????? · Um diácono, um servo agindo sob e sob a direção do grande Mestre, Jesus Cristo; de quem, por um chamado e revelação especiais, recebi os dons e ofícios apostólicos, e por t?? e?e??e?a? t?? d??aµe?? a?t?? , a energia, o trabalho de seu poder, este evangelho que eu preguei se tornou eficaz para a salvação de vastos multidões de judeus e gentios.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 3: 7 . Sobre o que fui feito ministro, etc. – Embora São Paulo, em palavras expressas, não negue que outros sejam ministros dessa doutrina (pois ela não era adequada à sua modéstia, nem ao respeito que ele tinha pelos outros apóstolos, faça-o;) ainda assim, sua expressão aqui será fortemente implicada, especialmente se lermos atentamente os dois versículos seguintes: pois essa foi uma instrução necessária para quem foi enviado para converter os gentios, embora aqueles que foram enviados a seus irmãos os judeus não foram designados para promulgá-lo. Este apóstolo dos gentios, pelo sucesso de sua pregação aos gentios, a atestação de milagres e o dom do Espírito Santo, juntou-se ao que São Pedro havia feito por orientação especial no caso de Cornélio, seria suficiente, em no devido tempo, para convencer os outros apóstolos dessa verdade, como podemos ver, Atos 15 e Gálatas 2: 6-9 . E de que conseqüência, e quanto São Paulo considerou a pregação dessa doutrina seu negócio peculiar, pode ser visto pelo que ele diz, cap. Efésios 6: 19-20 . É sobre o relato de sua pregação dessa doutrina e de mostrar ao mundo essa verdade oculta, que ele chama de todo mistério oculto, que ele dá ao que havia pregado o título distintivo do meu evangelho; ( Romanos 16:25 .) Em que ele se preocupa que Deus os estabeleça. A insistência de tanto nisso – que era o favor especial e a comissão de Deus, para ele em particular, pregar essa doutrina do propósito de Deus de chamar os gentios à palavra – não era por vaidade ou vanglória, mas era de grande utilidade para seu propósito atual; por levar consigo uma forte razão pela qual os efésios deviam acreditar naquele a quem, como apóstolo, foi manifestado e se comprometeu a ser pregado, em vez dos judeus, de quem fora ocultado e guardado como um mistério; e era em si mesmo inescrutável pelos homens, apesar das melhores partes e dotações naturais. Veja Gálatas 2: 8 . 1 Coríntios 15: 9-10 .

Comentário de John Wesley

Do que fui feito ministro, de acordo com o dom da graça de Deus que me foi dada pela operação eficaz de seu poder.

De acordo com o dom da graça de Deus – isto é, o apóstolo – que ele me deu graciosamente e para o qual me qualificou.

Pelo trabalho eficaz de seu poder – Em mim e por mim.

Referências Cruzadas

Isaías 43:13 – ” Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? “

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 4:1 – Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Efésios 4:16 – Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *