Estudo de Romanos 15:18 – Comentado e Explicado

Porque não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse realizado por meu ministério, para levar os pagãos a aceitar o Evangelho, pela palavra e pela ação,
Romanos 15:18

Comentário de Albert Barnes

Pois não ousarei falar – devo ser contido; Eu deveria ter medo de falar, se não fosse o que afirmei. Eu deveria ter medo de apresentar uma reivindicação além do que está estritamente de acordo com a verdade.

O qual Cristo não realizou por mim – eu me limito “estritamente” ao que fiz. Não me arrogo o que Cristo fez pelos outros. Não exagerei no meu próprio sucesso, nem afirmo o que os outros realizaram.

Para fazer os gentios obedientes – Para levá-los a obedecer a Deus no evangelho.

Pela palavra e ação – Pela pregação e por todos os outros meios; por milagre, por exemplo, etc. As “ações”, isto é, as “vidas” dos ministros cristãos são frequentemente tão eficazes em levar as pessoas a Cristo quanto seu ministério público.

Comentário de E.W. Bullinger

ousa . Ver Romanos 5: 7 .

falar . App-121.

forjado . Veja Romanos 1:27 ; Romanos 7: 8 .

fazer . . . obediente = para (App-104.) obediência de (os) gentios.

palavra . App-121.

escritura = trabalho.

Comentário de John Calvin

18. Para tornar os gentios obedientes, etc. Essas palavras provam qual era seu objetivo, mesmo para tornar seu ministério aprovado pelos romanos, para que sua doutrina não ficasse sem frutos. Ele prova então por evidências de que Deus, pela presença de seu poder, havia dado testemunho de sua pregação, e de uma maneira selou seu apostolado, de modo que ninguém deveria duvidar, mas que ele foi designado e enviado pelo Senhor. As evidências eram palavra, trabalho e milagres. Parece, portanto, que o termo trabalho inclui mais do que milagres. Ele finalmente conclui com esta expressão, através do poder do Espírito; pelo qual ele sugere que essas coisas não poderiam ter sido feitas sem o Espírito ser o autor. Em resumo, ele declara que, tanto em relação a seus ensinamentos quanto a seus atos, ele tinha tanta força e energia na pregação de Cristo, que era evidentemente o maravilhoso poder de Deus, e que também foram adicionados milagres, que eram selos para demonstrar a evidência. mais certo.

Ele menciona palavras e obras em primeiro lugar, e depois declara um tipo de obra, até o poder de realizar milagres. A mesma ordem é observada por Lucas, quando ele diz que Cristo era poderoso em palavras e obras ( Lucas 24:19 😉 e João diz que Cristo referiu os judeus a suas próprias obras para um testemunho de sua divindade. ( João 5:36 .) Ele também não menciona simplesmente milagres, mas lhes dá duas designações. Mas, em vez do que ele diz aqui, o poder dos sinais e das maravilhas, Pedro tem “milagres, sinais e maravilhas”. ( Atos 2:22 .) E, sem dúvida, eram testemunhos do poder divino para despertar os homens, que, atingidos pelo poder de Deus, podiam admirá-lo e, ao mesmo tempo, adorá-lo; nem estão sem um significado especial, mas pretendem nos estimular, para que possamos entender o que é Deus.

Esta é uma passagem impressionante que respeita o benefício dos milagres: eles são projetados para preparar os homens para reverenciar e obedecer a Deus. Então você leu em Marcos que o Senhor confirmou a verdade pelos sinais que se seguiram. ( Marcos 16:20 .) Lucas declara em Atos que o Senhor, por milagres, deu testemunho da palavra de sua graça. ( Atos 14: 3. ) É então evidente que os milagres que trazem glória às criaturas e não a Deus, que garantem crédito às mentiras e não à palavra de Deus, são do diabo. O poder do Espírito, que ele menciona em terceiro lugar, aplico a ambas as cláusulas anteriores. (454)

Comentário de Adam Clarke

Pois não ousarei falar – Se não fosse o que afirmei, não ousaria arrogar para mim honras que não me pertencem. Mas Deus me fez apóstolo dos gentios; e a conversão dos gentios é o fruto do meu ministério, tendo Cristo operado por mim para esse fim.

Por palavra e ação – ???? ?a? e??? · Essas palavras podem se referir às doutrinas que ele ensinou e aos milagres que realizou entre eles. Então eles se tornaram obedientes às doutrinas, com a evidência dos milagres com os quais foram acompanhados.

Comentário de John Wesley

Pois não ousarei falar de nada daquilo que Cristo não fez por mim, para fazer os gentios obedientes, por palavras e ações,

Por palavra – Pelo poder do Espírito.

Por ação – Ou seja, através de “poderosos sinais e maravilhas”.

Referências Cruzadas

Provérbios 25:14 – Como nuvens e ventos sem chuva é aquele que se gaba de presentes que não deu.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 16:20 – Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 15:4 – Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.

Atos dos Apóstolos 15:12 – Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.

Atos dos Apóstolos 21:19 – Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

2 Coríntios 3:1 – Será que com isso, estamos começando a nos recomendar a nós mesmos novamente? Será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês?

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

2 Coríntios 10:13 – Nós, porém, não nos gloriaremos além do limite adequado, mas limitaremos nosso orgulho à esfera de ação que Deus nos confiou, a qual alcança vocês inclusive.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

2 Coríntios 12:6 – Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Colossenses 3:17 – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

Tiago 1:22 – Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

1 João 3:18 – Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Judas 1:9 – Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *