Estudo de 2 Coríntios 11:31 – Comentado e Explicado

Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é bendito pelos séculos, sabe que não minto.
2 Coríntios 11:31

Comentário de Albert Barnes

O Deus e o Pai … – Paulo estava acostumado a fazer apelos solenes a Deus pela verdade do que ele disse, especialmente quando era provável que isso fosse questionado; ver 2 Coríntios 11:10 ; compare Romanos 9: 1 . O apelo solene que ele faz a Deus é feito em vista do que ele acabara de dizer de seus sofrimentos, e não do que se segue – pois não havia nada em Damasco que exigisse um apelo tão solene a Deus. A razão dessa afirmação é provavelmente que as transações a que ele se referira eram conhecidas por poucas, e talvez nem todas, até mesmo por seus melhores amigos; que suas provações e calamidades haviam sido tão numerosas e extraordinárias que seus inimigos diriam que eram improváveis ??e que tudo isso era mero fruto de exagero; e como ele não tinha testemunhas para apelar pela verdade do que disse, ele faz um apelo solene ao Deus sempre abençoado. Este apelo é feito com grande reverência. Não é precipitado ou ousado e não é de modo algum irreverente ou profano. Ele apela a Deus como o Pai do Redentor, a quem ele tanto venerava e amava, e como ele mesmo abençoava para sempre. Se todos os apelos a Deus fossem feitos em ocasiões tão importantes como essa, e com a mesma profunda veneração e reverência, esses apelos nunca seriam impróprios e nunca deveríamos ficar chocados como estamos agora quando as pessoas apelam a Deus. Esta passagem prova que um apelo a Deus em grandes ocasiões não é impróprio; prova também que deve ser feito com profunda veneração.

Comentário de E.W. Bullinger

Pai . App-98.

Senhor . App-98.

Jesus Cristo . App-98. mas os textos omitem “Cristo” .

abençoado . Grego. eulogetos . Ver 2 Coríntios 1: 3 .

para sempre . App-161.

Comentário de Adam Clarke

O Deus e Pai de nosso Senhor – Aqui está uma afirmação muito solene; um apelo ao Deus sempre abençoado pela verdade do que ele afirma. É algo semelhante à sua afirmação ou juramento em 2 Coríntios 11:10 ; deste capítulo; veja também Romanos 9: 5 e Gálatas 1:20 . E a partir desses e de vários outros lugares, aprendemos que o apóstolo achou correto assim confirmar suas afirmações nessas ocasiões particulares. Mas aqui não há nada para aceitar palavrões profanos, ou tomar o nome de Deus em vão, como muitos fazem em exclamações, quando surpresos, ou ao ouvir algo inesperado, etc .; e como outros que, conscientes de sua própria falsidade, se esforçam para obter crédito apelando a Deus pela verdade do que dizem. O apelo de São Paulo a Deus está no mesmo espírito de sua oração mais sincera. Esse apelo solene que o apóstolo faz em referência ao que ele menciona nos versículos seguintes. Este fato ainda não era conhecido.

Referências Cruzadas

Neemias 9:5 – E os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías conclamavam o povo, dizendo: “Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. “Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor.

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 1:25 – Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

2 Coríntios 1:23 – Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto.

2 Coríntios 11:10 – Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, ninguém na região da Acaia poderá privar-me deste orgulho.

Gálatas 1:2 – e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

Colossenses 1:3 – Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

1 Tessalonicenses 2:5 – Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *