Estudo de 2 Coríntios 1:23 – Comentado e Explicado

Invoco a Deus por testemunha: juro por minha vida que foi para vos poupar que não voltei a Corinto.
2 Coríntios 1:23

Comentário de Albert Barnes


Além disso, eu chamo a Deus por um registro em minha alma – Rosenmuller comentou bem que o segundo capítulo deveria ter começado aqui, uma vez que há aqui uma transição no assunto mais distinta do que o início do segundo capítulo. Aqui Tyndale começa o segundo capítulo. Este versículo, com as declarações subsequentes, foi projetado para mostrar a verdadeira razão pela qual ele havia mudado de propósito e não os havia visitado de acordo com sua primeira proposta. E essa razão não era que ele era inconstante e inconstante; mas foi que ele compreendeu que, se os procurasse em seu estado irregular e desordenado, seria necessário recorrer a medidas duras e a uma severidade de disciplina que seria igualmente dolorosa para eles e para ele. O Dr. Paley mostrou com grande plausibilidade, se não com certeza moral, que a mudança de propósito de Paulo em visitá-los foi feita antes de ele escrever sua Primeira Epístola; que ele havia resolvido visitá-los a princípio, mas que, após uma reflexão subsequente, achou que seria melhor tentar o efeito de uma carta fiel a eles, advertindo-os de seus erros e pedindo-lhes que exercitassem a devida disciplina sobre o diretor. agressor; que, com esse sentimento, ele escreveu sua Primeira Epístola, na qual ainda não lhes declara sua mudança de propósito, ou a razão disso; mas que agora depois de ter escrito a carta e depois de ter tido todo o efeito que desejava, ele afirma a verdadeira razão pela qual não a havia visitado.

Agora era apropriado fazê-lo; e era por isso que ele desejava poupá-los da severidade da disciplina e recorreu à medida mais branda e afetuosa de enviar-lhes uma carta e, portanto, não tornando necessário administrar pessoalmente a disciplina; veja Horae Paulinae, de Paley, em 2Coríntios, Números 4 e 5. A frase “Eu chamo a Deus para registrar minha alma” está no grego: “Chamo a Deus como testemunha contra minha alma”. É um juramento solene, ou apelo a Deus; e implica que, se ele não declarasse a verdade nesse caso, desejava que Deus fosse uma testemunha contra ele e o puniria de acordo. A razão pela qual ele fez esse apelo solene a Deus foi a importância de ele reivindicar seu próprio caráter diante da igreja, das acusações que haviam sido feitas contra ele.

Isso para poupar você – Para evitar a necessidade de infligir punição a você; de exercer disciplina severa e dolorosa. Se ele estivesse entre eles no estado de irregularidade e desordem que prevalecia ali, sentiria que era necessário exercer sua autoridade como apóstolo e remover imediatamente os membros ofensores da igreja. Ele esperava evitar a necessidade desses dolorosos atos de disciplina, enviando a eles uma epístola fiel e afetuosa, induzindo-os a reformar e evitar a necessidade de recorrer àquilo que teria sido tão difícil para ele e eles. Não foi, portanto, um desrespeito por eles, ou uma falta de apego a eles, que o levou a mudar de propósito, mas foi o resultado de terna afeição. Essa causa da mudança de sua proposta, é claro, ele não lhes daria conhecimento em sua Primeira Epístola, mas agora que aquela carta havia cumprido tudo o que desejava, era apropriado que eles fossem informados do motivo pelo qual ele havia recorreu a isso em vez de visitá-los pessoalmente.

Comentário de E.W. Bullinger

chame a Deus para um registro = invoque Deus como uma testemunha.

ligar. Grego. epikaleomai . Ver Atos 2:21 , Compare Atos 25:11 , Atos 25:12 , Atos 25:21 , Atos 25:25 ; & c.

registro. Grego. Martur. Compare Romanos 1: 9 .

em cima do grego. epi. App-104.

alma . Grego. psuche. App-110.

sobra . Grego. pheidomai. Veja Atos 20:29 .

ainda . Grego. ouketi .

até . Grego. eis . App-104.

Comentário de John Calvin

23. Chamo a Deus por uma testemunha. Ele agora começa a atribuir uma razão para sua mudança de propósito; pois até agora ele apenas repeliu a calúnia. Quando, no entanto, ele diz que os poupou, ele indiretamente joga a culpa sobre eles e, assim, mostra a eles que seria injusto se ele sofresse a culpa deles, mas que seria muito mais injusto se eles deveriam permita isso; mas acima de tudo injusto, se eles concordassem com uma calúnia, como nesse caso, eles substituiriam em seu lugar uma pessoa inocente, como se ele tivesse sido culpado de seus pecados. Agora, ele os poupava a esse respeito, de que, se ele tivesse vindo, teria sido obrigado a reprová-los mais severamente, enquanto desejava que eles, por vontade própria, se arrependessem antes de sua chegada, para que não houvesse ocasião para uma situação mais severa. remédio, (303), que é uma evidência sinal de mais do que leniência paterna. Por quanta tolerância havia em evitar essa necessidade, quando ele acabara de ser motivo de provocação!

Ele também faz um juramento, que parece não ter inventado algo para servir a um propósito específico. Pois o assunto em si não era de pouca importância e era de grande importância que ele estivesse completamente livre de toda suspeita de falsidade e pretensão. Agora, há duas coisas que fazem um juramento lícito e piedoso – a ocasião e a disposição. A ocasião a que me refiro é que, quando um juramento não é empregado de maneira imprudente, isto é, em meras triviais, ou mesmo em assuntos de pequena importância, mas apenas onde há um pedido. A disposição a que me refiro é que, onde não há tanto respeito a uma vantagem privada, como a preocupação sentida pela glória de Deus e a vantagem dos irmãos: Para esse fim, sempre devemos ter em vista que nossos juramentos promovam a honra de Deus e promover também a vantagem de nossos vizinhos em um assunto que seja adequado. (304)

A forma do juramento também deve ser observada – primeiro, que ele chama Deus para testemunhar; e, segundo, que ele diz sobre minha alma, pois em questões duvidosas e obscuras, onde o conhecimento do homem falha, recorremos a Deus, para que aquele que é a verdade só possa dar testemunho da verdade. Mas o homem que apela a Deus como testemunha o chama ao mesmo tempo para ser um vingador do perjúrio, no caso de declarar o que é falso. É isso que significa a frase em minha alma. “Não me oponho ao castigo infligido a mim, se sou culpado de falsidade.” Embora, no entanto, isso nem sempre seja expresso em tantas palavras, é necessário, não obstante, ser entendido. Para

se somos infiéis, Deus permanece fiel
e não se negará ( 2 Timóteo 2:13 .)

Ele não sofrerá, portanto, a profanação de seu nome para ficar impune.

Comentário de Adam Clarke

Eu chamo a Deus por um registro em minha alma – O apóstolo aqui retoma o assunto que ele deixou 2 Coríntios 1:16 , e da maneira mais solene chama Deus para testemunhar e, consequentemente, punir, se ele afirmou algo falso, que isso foi por ternura para eles que ele não visitou Corinto na época proposta. Como havia tantos escândalos entre eles, o apóstolo tinha motivos para acreditar que ele deveria ser obrigado a usar a parte severa e autoritária de sua função na excomunhão dos que pecaram e entregá-los a Satanás para a destruição da carne etc .; mas, para dar-lhes espaço para emendar e ver que efeito sua epístola poderia produzir (ainda não tendo notícias deles), ele propôs adiar sua vinda. É claro, como vários comentadores observaram,

  1. Que a doutrina de São Paulo foi contestada por alguns de Corinto, 1 Coríntios 15:12 . Seu apostolado questionou 1 Coríntios 9: 1 , 1 Coríntios 9: 2 e 2 Coríntios 12:13 .
  • Ele mesmo desprezava e tratava como uma pessoa que, por causa da consciência que tinha de sua própria inutilidade, não ousava vir, 1 Coríntios 4:18 . Suas cartas, dizem eles, são pesadas e poderosas – cheias de orgulho do que ele pode e do que fará; mas sua presença corporal é fraca e sua fala desprezível, 2 Coríntios 10:10 .
  • 3. Sendo este o estado em que sua reputação se encontrava em Corinto, e ele tendo prometido chegar a eles, 1 Coríntios 16: 5 , ele não podia deixar de achar necessário justificá-lo por fracassar por razões que deveriam ser convincentes e convincentes. tipo, como os contidos nos versículos anteriores. Veja Dodd e outros.

    Comentário de John Wesley

    Além disso, peço a Deus que registre em minha alma que, para poupar você, ainda não vim a Corinto.

    Eu chamo a Deus por um registro em minha alma – São Paulo agora não estava falando pelo Espírito? E pode ser concebido um juramento mais solene? Quem então pode imaginar que Cristo planejou proibir todos os juramentos? Que, para poupar você, ainda não vim para Corinto – para não ser obrigado a usar a severidade. Ele diz com elegância a Corinto, e não a você, quando be está sugerindo seu poder de punir.

    Referências Cruzadas

    Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

    Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

    1 Coríntios 4:21 – Que é que vocês querem? Devo ir a vocês com vara, ou com amor e espírito de mansidão?

    1 Coríntios 5:5 – entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.

    2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

    2 Coríntios 2:1 – De modo que resolvi não lhes fazer outra visita que causasse tristeza.

    2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

    2 Coríntios 10:2 – Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos.

    2 Coríntios 10:6 – E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês.

    2 Coríntios 11:11 – Por quê? Por que não os amo? Deus sabe que os amo!

    2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

    2 Coríntios 12:20 – Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.

    2 Coríntios 13:2 – Já os adverti quando estive com vocês pela segunda vez. Agora, estando ausente, escrevo aos que antes pecaram e aos demais: quando voltar, não os pouparei,

    2 Coríntios 13:10 – Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

    Gálatas 1:20 – Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.

    Filipenses 1:8 – Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

    1 Tessalonicenses 2:5 – Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

    1 Timóteo 1:20 – Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *