Estudo de 1 Tessalonicenses 2:5 – Comentado e Explicado

Com efeito, nunca usamos de adulação, como sabeis, nem fomos levados por fins interesseiros. Deus é testemunha.
1 Tessalonicenses 2:5

Comentário de Albert Barnes

Pois em nenhum momento usamos palavras lisonjeiras – veja as notas de Jó 31: 21-22 ; e na nota de 2 Coríntios 2:17 . A palavra aqui traduzida como “lisonjeira” – ???a?e?a? kolakeiasnão ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. O significado é que o apóstolo não lidou com a linguagem da adulação; ele não os elogiou por sua beleza, riqueza, talento ou realizações, e escondeu deles as verdades dolorosas sobre sua culpa e perigo. Ele declarou a verdade simples – não se recusando a elogiar as pessoas se a verdade o admitisse, e nunca hesitando em declarar suas sinceras convicções sobre sua culpa e perigo. Uma das principais artes do enganador em todos os assuntos é a bajulação; e Paulo diz que, ao pregar aos tessalonicenses, ele cuidadosamente a evitou. Ele agora apela a esse fato como prova de sua própria integridade. Eles sabiam que ele tinha sido fiel a suas almas.

Nem uma piada de cobiça – A palavra traduzida por “piada” aqui – p??fase? prophasei- significa, propriamente, “o que é mostrado ou aparece diante de alguém;” isto é, “mostrar, fingir, pretexto”, apresentado a fim de cobrir a intenção real de alguém; Mateus 22:14 ; Marcos 12:40 ; Lucas 20:47 . O significado aqui é que ele não fingiu ou parecia piedoso por promover os esquemas de cobiça. A evidência disso não era apenas o que eles observavam do espírito geral do apóstolo, mas também o fato de que, com eles, ele havia realmente trabalhado com suas próprias mãos em apoio; 1 Tessalonicenses 2: 9 . É óbvio que havia aqueles que, como às vezes existem agora, que, sob o pretexto de grande zelo pela religião, estavam realmente buscando riqueza, e é possível que tenha sido alegado contra Paulo e seus colegas de trabalho que eles eram essas pessoas.

Deus é testemunha – Este é um apelo solene a Deus pela verdade do que ele havia dito. Ele se refere não apenas à observação deles, mas chama o próprio Deus para testemunhar sua sinceridade. Deus sabia a verdade no caso. Não poderia haver imposição sobre ele; e o apelo, portanto, é para quem está intimamente familiarizado com a verdade. Aprenda portanto:

(1) Que é correto, em ocasiões importantes, apelar a Deus pela verdade do que dizemos.

(2) devemos sempre viver de maneira que possamos fazer um apelo adequado a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

nem, nem . Grego. oute.

nós usamos . Literalmente fomos (nos tornamos) nós em (grego. En) .

palavras lisonjeiras . Literalmente, uma palavra (App-121.) De lisonja.

cloke = pretensão. Grego. profase. Veja Atos 27:30 .

Comentário de John Calvin

5 Pois nem nós nunca . Não é sem razão que ele a repete com tanta frequência que os tessalonicenses sabiam que o que ele afirma é verdade. Pois não há atestado mais seguro do que a experiência daqueles com quem conversamos. E isso foi da maior importância para eles, porque Paulo se relaciona com que integridade ele se havia conduzido, sem outra intenção, a não ser que sua doutrina tenha maior respeito, pela edificação de sua fé. É, no entanto, uma confirmação da afirmação anterior, pois quem deseja agradar aos homens deve necessariamente se envergonhar para lisonjear, enquanto aquele que se dedica ao dever com uma disposição sincera e correta, manterá a distância de todos. aparência de bajulação.

Quando ele acrescenta, nem para uma ocasião de cobiça , ele quer dizer que, ao ensinar entre eles, não procurara nada em benefício pessoal. ???fas?? é empregado pelos gregos para significar ocasião e pretexto , mas a primeira significação combina melhor com a passagem, de modo a ser, por assim dizer, uma armadilha. (522) “Não abusei do evangelho para torná-lo uma ocasião de ganho.” Como, no entanto, a malícia dos homens tem tantos retiros sinuosos, que a avareza e a ambição freqüentemente se ocultam, ele por isso chama Deus a testemunhar. Agora, ele menciona aqui dois vícios, dos quais ele se declara isento e, ao fazê-lo, ensina que os servos de Cristo devem se afastar deles. Assim, se distinguirmos os servos genuínos de Cristo daqueles que são fingidos e espúrios, eles devem ser julgados de acordo com esta regra, e todo aquele que servir a Cristo corretamente também deve conformar seus objetivos e ações à mesma regra. Pois onde reinam a avareza e a ambição, inúmeras corrupções se seguem, e todo o homem passa à vaidade, pois essas são as duas fontes de onde a corrupção de todo o ministério se eleva.

Comentário de Adam Clarke

Palavras lisonjeiras – Embora tenhamos proclamado o Evangelho ou boas novas, ainda assim mostramos que sem santidade ninguém deveria ver o Senhor.

Vocês sabem – que enquanto pregamos todo o Evangelho, nunca damos nenhuma importância ao pecado.

Por um manto de cobiça – Não buscamos emolumento temporal; nem pregamos o Evangelho como um manto para a nossa cobiça: Deus é testemunha de que não o fizemos; nós procuramos você, não a sua. Ouça isso, vocês que pregam o Evangelho! Você pode chamar Deus para testemunhar que, ao pregá-lo, você não tem fim em vista pelo seu ministério, mas pela glória dele na salvação das almas? Ou você entra no sacerdócio por um pedaço de pão, ou pelo que é ameaçador e impiedosamente chamado de vida, um benefício? Em dias melhores, seu lugar e escritório eram chamados de cura de almas; que cuidado você tem das almas por cujos trabalhos em geral você é mais do que suficientemente apoiado? É seu estudo, seu trabalho sincero, trazer pecadores a Deus; pregar entre seus paroquianos pagãos as riquezas insondáveis ??de Cristo?

Mas devo falar aos milhares que não têm paróquias, mas que têm suas capelas, congregações, aluguéis de bancos e cadeiras etc. etc. É por causa deles que vocês entraram ou continuam no ministério do Evangelho? Deus é testemunha de que, em todas essas coisas, não tendes capa de cobiça? Feliz é o homem que pode dizer isso, se ele tem a provisão que a lei da terra lhe permite, ou se ele vive das ofertas voluntárias do povo.

O trabalhador fiel é digno de sua contratação; porque o boi que pisa o milho não deve ser amordaçado; e os que pregam o Evangelho devem viver, e não tumultos, pelo Evangelho. Mas ai daquele homem que entra em trabalho de parto por causa da contratação! ele não conhece a Cristo; e como ele pode pregá-lo?

Comentário de John Wesley

Pois nem em nenhum momento usamos palavras lisonjeiras, como sabem, nem uma pitada de cobiça; Deus é testemunha:

Palavras lisonjeiras – Isso você sabe.

Nem um manto de cobiça – disso Deus é testemunha. Ele chama homens para testemunhar um fato aberto; Deus, as intenções secretas do coração. Em um ponto de natureza mista, 1 Tessalonicenses 2:10 , ele apela a Deus e ao homem.

Referências Cruzadas

Jó 17:5 – Se alguém denunciar os seus amigos por recompensa, os olhos dos filhos dele fraquejarão,

Jó 32:21 – Não serei parcial com ninguém, e a ninguém bajularei,

Salmos 12:2 – Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções.

Provérbios 20:19 – Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.

Provérbios 26:28 – A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.

Provérbios 28:23 – Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular.

Isaías 30:10 – Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões! ” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.

Isaías 56:11 – São cães devoradores, insaciáveis. São pastores sem entendimento; todos seguem seu próprio caminho, cada um procura vantagem própria.

Jeremias 6:13 – “Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano.

Jeremias 8:10 – Por isso, entregarei as suas mulheres a outros homens, e darei os seus campos a outros proprietários. Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; tanto os sacerdotes como os profetas, todos praticam a falsidade.

Miquéias 3:5 – Assim diz o Senhor aos profetas que fazem o meu povo desviar-se; quando lhes dão o que mastigar, proclamam paz, mas proclamam guerra santa contra quem não lhes enche a boca:

Malaquias 1:10 – “Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo. Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês”, diz o Senhor dos Exércitos, “e não aceitarei as suas ofertas.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Mateus 23:14 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.

Atos dos Apóstolos 20:33 – Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 16:18 – Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.

2 Coríntios 2:17 – Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

2 Coríntios 7:2 – Concedam-nos lugar no coração de vocês. A ninguém prejudicamos, a ninguém causamos dano, a ninguém exploramos.

2 Coríntios 12:17 – Porventura eu os explorei por meio de alguém que lhes enviei?

Gálatas 1:20 – Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.

1 Timóteo 3:3 – não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.

1 Timóteo 3:8 – Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.

Tito 1:7 – Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

1 Pedro 5:2 – Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

2 Pedro 2:3 – Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.

2 Pedro 2:14 – Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

2 Pedro 2:18 – pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.

Judas 1:11 – Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.

Apocalipse 18:12 – artigos como ouro, prata, pedras preciosas e pérolas; linho fino, púrpura, seda e tecido vermelho; todo tipo de madeira de cedro e peças de marfim, madeira preciosa, bronze, ferro e mármore;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *