Estudo de Romanos 1:9 – Comentado e Explicado

Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, anunciando o Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como vos menciono incessantemente em minhas orações.
Romanos 1:9

Comentário de Albert Barnes

Pois Deus é minha testemunha – A razão desse forte apelo a Deus é mostrar aos romanos o profundo interesse que ele sentia pelo bem-estar deles. Esse interesse se manifestou em suas orações e em seus sinceros desejos de vê-los. Um profundo interesse demonstrado dessa maneira era adequado para prepará-los para receber o que ele tinha a dizer a eles.

A quem sirvo – Veja Romanos 1: 1 ; compare Atos 17:23 . A expressão denota que ele foi dedicado a Deus dessa maneira; que ele lhe obedeceu; e se entregou a fazer sua vontade em tornar conhecido seu evangelho.

Com meu espírito grego, eu enin meu espírito, isto é, com meu “coração”. Não é um serviço externo apenas; é interno, real, sincero. Ele era realmente e sinceramente dedicado ao serviço de Deus.

No evangelho de seu Filho – Ao tornar conhecido o evangelho, ou como ministro do evangelho.

Isso sem cessar – ?d?a?e?pt?? adialeiptosEsta palavra significa constantemente, sempre, sem intervalo. Não foi apenas uma vez, mas repetidamente. Tinha sido o fardo de suas orações. A mesma coisa que ele também menciona em relação a outras igrejas, 1 Tessalonicenses 1: 3 ; 1 Tessalonicenses 2:13 .

Faço menção – eu os chamo para recordar e apresentar seu caso diante de Deus. Isso evidenciou seu notável interesse em uma igreja que ele nunca tinha visto, e mostra que Paulo era um homem de oração; orando não apenas por seus amigos e parentes, mas por aqueles que ele nunca tinha visto. Se com a mesma intensidade de oração todos os cristãos e ministros cristãos se lembrassem das igrejas, que aspecto diferente a igreja cristã logo assumiria!

Sempre – Esta palavra deve ser conectada ao seguinte versículo, “Sempre fazendo solicitação”, etc.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

testemunha. Grego. martus ; somente aqui em romanos. Compare 2 Coríntios 1:23 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1: 8 . 1 Tessalonicenses 2: 5 , 1 Tessalonicenses 2:10 .

servir . Grego. latreuo . App-137 e App-190.

espírito . App-101. Compare Filipenses 1: 3 , Filipenses 1: 3 .

o evangelho de seu filho . Esta expressão apenas aqui; em outro lugar, o apóstolo fala do “evangelho de Cristo” , 1 Coríntios 9:12 , 1 Coríntios 9:18 ; 2 Coríntios 2:12 . Filipenses 1:27 . Compare 2 Coríntios 4: 4 .

sem cessar , grego. adialeiptos. Somente aqui e 1 Tessalonicenses 1: 3 ; 1 Tessalonicenses 2:13 ; 1 Tessalonicenses 5:17 .

faça menção. Compare Efésios 1:16 . Filipenses 1: 3 . 1 Tessalonicenses 1: 2 ; 1 Tessalonicenses 3: 6 . 2 Timóteo 1: 3 . Filemom 1: 4 . A mesma expressão aparece em um papiro de segundo centavo., Do Fayoum, em uma carta de um soldado romano para sua irmã.

orações . Grego. proseuche. App-134.

Comentário de John Calvin

9. Pois Deus é minha testemunha, etc. Ele prova seu amor por seus efeitos; pois se ele não os tivesse amado muito, ele não os recomendaria tão ansiosamente ao Senhor, e especialmente ele não desejaria tão ardentemente promover o bem-estar deles por seus próprios trabalhos. Sua ansiedade então e seu desejo ardente eram certas evidências de seu amor; pois, se não tivessem surgido disso, nunca teriam existido. E como ele sabia que era necessário para estabelecer confiança em sua pregação, para que os romanos fossem totalmente persuadidos de sua sinceridade, ele acrescentou um juramento – um remédio necessário, sempre que uma declaração, que deveria ser recebida como verdadeira e indubitável, vacila através incerteza. Pois, visto que um juramento nada mais é do que um apelo a Deus quanto à verdade do que declaramos, o mais tolo é negar que o Apóstolo tenha usado aqui um juramento. Não obstante, transgrediu a proibição de Cristo.

Parece, portanto, que não era o objetivo de Cristo (como sonham os supersticiosos anabatistas) abolir completamente os juramentos, mas, pelo contrário, chamar a atenção para a devida observância da lei; e a lei, permitindo um juramento, apenas condena o perjúrio e os desnecessários palavrões. Se, então, faríamos um juramento correto, imitemos a seriedade e a maneira reverente exibida pelos apóstolos; e que você possa entender o que é, saiba que Deus é chamado como testemunha, ao qual ele também é chamado de vingador, caso enganemos; que Paulo expressa em outras partes nessas palavras,

“Deus é uma testemunha da minha alma.” ( 2 Coríntios 1:23 .) (30)

A quem sirvo com meu espírito, etc. É comum entre homens profanos, que brincam com Deus, fingir seu nome, não menos ousadamente do que presunçosamente; mas o apóstolo aqui fala de sua própria piedade, a fim de ganhar crédito; e aqueles em quem prevalecer o temor de Deus e a reverência por seu nome, temerão jurar falsamente. Ao mesmo tempo, ele coloca seu próprio espírito em oposição à máscara externa da religião; pois muitos falsamente fingem ser os adoradores de Deus, e externamente parecem ser assim, ele testifica que ele, de coração, serviu a Deus. (31) Pode ser também que ele aludisse às cerimônias antigas, nas quais somente os judeus pensavam que a adoração a Deus consistia. Ele então insinua que, embora não retivesse a observância deles, ele ainda era um adorador sincero de Deus, de acordo com o que diz em Filipenses 3: 3 ,

“Nós somos a verdadeira circuncisão, que em espírito serve a Deus,
e glória não na carne. ”

Ele então se gloria por ter servido a Deus com sincera devoção de coração, que é a verdadeira religião e a adoração aprovada.

Mas foi conveniente, como eu disse, para que seu juramento pudesse obter mais crédito, que Paulo declarasse sua piedade por Deus; o perjúrio é um esporte para os ímpios, enquanto os piedosos temem mais de mil mortes; na medida em que não pode ser, mas que onde existe um verdadeiro medo de Deus, deve haver também uma reverência por seu nome. É então a mesma coisa, como se Paulo tivesse dito, que ele sabia quanta sacralidade e sinceridade pertencia a um juramento, e que ele não apelou precipitadamente a Deus como testemunha, como costumam fazer os profanos. E assim, por seu próprio exemplo, ele nos ensina que, sempre que jurarmos, devemos dar evidência de piedade, para que o nome de Deus, que usamos em nossas declarações, possa reter sua santidade. E além disso, ele dá uma prova, mesmo por seu próprio ministério, de que ele não adorava a Deus fingidamente; pois era a evidência mais completa de que ele era um homem dedicado à glória de Deus, quando se negava a si mesmo, e hesitava em não sofrer todas as dificuldades de reprovação, pobreza e ódio, e até o perigo da morte, no avanço do reino de Deus. Deus. (32)

Alguns adotam essa cláusula, como se Paulo pretendesse recomendar a adoração que ele disse que prestava a Deus, por esse motivo – porque correspondia ao que o evangelho prescreve. De fato, é certo que o culto espiritual é imposto a nós no evangelho; mas a interpretação anterior é, de longe, a mais adequada – que ele dedicou seu serviço a Deus na pregação do evangelho. Ele, no entanto, faz ao mesmo tempo uma diferença entre ele e os hipócritas, que têm algo mais em vista do que servir a Deus; pois a ambição, ou algo assim, influencia a maioria dos homens; e está longe de ser o caso, que todos se envolvam cordial e fielmente neste ofício. O significado é que Paulo exerceu sinceramente o ofício de ensino; pelo que ele diz de sua própria devoção, aplica-se a esse assunto.

Mas, portanto, reunimos uma doutrina lucrativa; pois não deveria dar pouco incentivo aos ministros do evangelho, quando ouvem que, ao pregar o evangelho, prestam um serviço aceitável e valioso a Deus. O que, de fato, existe para impedi-los de considerá-lo um excelente serviço, quando sabem que seu trabalho é agradável a Deus e é aprovado por ele? Além disso, ele chama isso de evangelho do Filho de Deus; pois Cristo é conhecido, que foi designado pelo Pai para esse fim – que, sendo glorificado, também glorifique o Pai.

Que continuamente , etc. Ele ainda expõe o ardor de seu amor por sua própria constância em orar por eles. Foi, de fato, uma forte evidência, quando ele não fez nenhuma oração ao Senhor sem mencioná-las. Para que o significado seja mais claro, refiro pa?t?te , “sempre;” como se fosse dito: “Em todas as minhas orações” ou “sempre que falo com Deus em oração, faço uma menção a você”. (33) Agora ele fala não de todo tipo de invocação a Deus, mas daquelas orações às quais os santos, estando em liberdade e deixando de lado todos os cuidados, dedicam toda a atenção à obra; pois ele poderia ter expressado subitamente esse ou aquele desejo, quando os romanos não lhe vieram à mente; mas sempre que ele pretendia e, por assim dizer, se preparava para oferecer orações a Deus, entre outras, ele se lembrava delas. Ele então fala peculiarmente daquelas orações, pelas quais os santos se preparam deliberadamente; como achamos que foi o caso de nosso próprio Senhor, que, para esse fim, buscou a aposentadoria. Ao mesmo tempo, ele sugere com que frequência, ou melhor, quão incessantemente estava envolvido em tais orações, uma vez que diz que orava continuamente.

9. De fato, meu testemunho é Deus, a quem sirvo com meu espírito no evangelho de seu Filho, que constantemente faço menção a você, sempre pedindo em minhas orações.

10. Para que, de alguma maneira, agora em detalhes, eu possa, através da vontade de Deus, ter um curso livre para chegar até você.

“No evangelho”, pode significar “de acordo com o evangelho” ou “na pregação do evangelho”. [Hodge] prefere o primeiro. A partícula e? significa claramente “isso” nessa conexão. Que é usado neste sentido no Novo Testamento, não há dúvida; veja Atos 26: 8 ; Hebreus 7:15

Comentário de Adam Clarke

A quem sirvo com meu espírito – ?atpe?? A quem eu adoro com a mais profunda reverência religiosa; pois assim o original certamente significa: não apenas emprego todos os poderes do meu corpo neste serviço, mas todos os da minha alma; estando completamente convencido da verdade absoluta da religião que prego. Provavelmente São Paulo se opõe, neste lugar, à adoração espiritual do Evangelho à externa, ou ao que alguns chamam de adoração carnal aos judeus. A minha não é uma religião de cerimônias, mas uma na qual a vida e o poder do Espírito eterno são reconhecidos e experimentados.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1: 9 . Com o meu Espírito “Não apenas com o meu corpo, mas com toda a inclinação, a maior integridade e ardor da minha alma.”

Comentário de John Wesley

Pois Deus é minha testemunha, a quem sirvo com meu espírito no evangelho de seu Filho, que sem cessar sempre faço menção a você em minhas orações;

Deus, a quem eu sirvo – Como apóstolo.

No meu espírito – não apenas com o meu corpo, mas com a minha alma íntima.

No evangelho – pregando.

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

Jó 16:19 – Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado.

Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 12:5 – Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Atos dos Apóstolos 19:21 – Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: “Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma”.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

1 Coríntios 14:14 – Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera.

2 Coríntios 1:23 – Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto.

2 Coríntios 11:10 – Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, ninguém na região da Acaia poderá privar-me deste orgulho.

2 Coríntios 11:31 – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

Gálatas 1:20 – Quanto ao que lhes escrevo, afirmo diante de Deus que não minto.

Efésios 1:16 – não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 1:4 – Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria

Filipenses 1:8 – Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

Filipenses 2:22 – Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

1 Tessalonicenses 1:2 – Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

1 Tessalonicenses 2:5 – Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

1 Tessalonicenses 3:10 – Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

Filemom 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações,

1 João 5:9 – Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *