Estudo de João 4:23 – Comentado e Explicado

Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja.
João 4:23

Comentário de Albert Barnes

Mas a hora chega, e agora é – a antiga dispensação está prestes a passar, e a nova, a começar. “Já” há tanta luz que Deus pode ser adorado de maneira aceitável em qualquer lugar.

Os verdadeiros adoradores – Todos que verdadeiramente e sinceramente adoram a Deus. Aqueles que fazem isso com o coração, e não apenas na forma.

Em espírito – A palavra “espírito”, aqui, se opõe aos ritos e cerimônias e à pompa do culto externo. Refere-se à “mente”, à “alma”, ao “coração”. Eles devem adorar a Deus com uma sincera “mente”; com a simples oferta de gratidão e oração; com um desejo de glorificá-lo, e sem pompa e esplendor externos. O culto espiritual é aquele onde o coração é oferecido a Deus e onde não dependemos de formas externas para aceitação.

Na verdade – Não por meio de sombras e tipos, não por meio de sacrifícios e ofertas sangrentas, mas da maneira representada ou tipificada por todos esses, Hebreus 9: 9 , Hebreus 9:24 . Na verdadeira maneira de acesso direto a Deus através de Jesus Cristo.

Para o Pai procurar … – Jesus apresenta duas razões pelas quais esse tipo de adoração deve ocorrer. Uma é que Deus a procurou ou desejou. Ele havia designado o modo antigo, mas o fez porque procurava liderar a mente para si mesmo mesmo por essas formas, e preparar as pessoas para o sistema mais puro do evangelho, e agora ele buscava ou desejava que aqueles que o adoravam adorá-lo dessa maneira. Ele sugeriu sua vontade por Jesus Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

vem, e agora é = está chegando, e agora está a caminho. Sua vinda dependeu do arrependimento da nação, quando todas as profecias teriam sido cumpridas. Ver Atos 3: 18-26 .

verdadeiro = real. Veja nota em João 1: 9 . App-175.

adoradores. Grego. proskunetes. Só aqui.

espírito. App-101.

dentro Não há preposição com o segundo “in” . verdade. App-175. Veja nota em João 1:14 .

Comentário de John Calvin

23. Mas a hora chega. Agora segue a última cláusula, sobre a revogação da adoração, ou cerimônias, (81) prescritas pela Lei. Quando ele diz que a hora chega , ou chegará , ele mostra que a ordem estabelecida por Moisés não será perpétua. Quando ele diz que chegou a hora, ele põe fim às cerimônias e declara que o tempo da reforma , do qual o apóstolo fala, ( Hebreus 9:10 ), foi cumprido. No entanto, ele aprova o Templo, o Sacerdócio e todas as cerimônias relacionadas a eles, no que diz respeito aos tempos passados. Novamente, para mostrar que Deus não escolhe ser adorado em Jerusalém ou no monte Gerizzim, ele adota um princípio mais elevado: que a verdadeira adoração a Ele consiste no espírito; pois daí resulta que em todos os lugares Ele pode ser adequadamente adorado.

Mas a primeira pergunta que se apresenta aqui é: Por que e em que sentido a adoração a Deus é chamada espiritual ? Para entender isso, devemos prestar atenção ao contraste entre o espírito e os emblemas exteriores, como entre as sombras e a verdade. Diz-se que a adoração a Deus consiste no espírito, porque nada mais é do que a fé interior do coração que produz a oração e, a seguir, pureza de consciência e abnegação, para que possamos ser dedicados à obediência a Deus como sacrifícios sagrados.

Daí surge outra pergunta: os pais não o adoraram espiritualmente sob a lei? Eu respondo, como Deus é sempre como ele, desde o começo do mundo ele não aprovou nenhum outro culto além do espiritual, e que concorda com sua própria natureza. Isto é abundantemente atestado pelo próprio Moisés, que declara em muitas passagens que a Lei não tem outro objetivo senão que o povo possa se apegar a Deus com fé e consciência pura. Mas é ainda mais claramente declarado pelos Profetas quando atacam com severidade a hipocrisia do povo, porque pensam que satisfazem a Deus, quando realizam os sacrifícios e fazem uma exibição externa. Não é necessário citar aqui muitas provas que podem ser encontradas em toda parte, mas as passagens mais notáveis ??são as seguintes: – Salmos 50: 0 . Mas enquanto a adoração a Deus sob a Lei era espiritual, estava envolvida em tantas cerimônias externas, que se assemelhavam a algo carnal e terreno. Por essa razão, Paulo chama as cerimônias de carne e os elementos mais exigentes do mundo ( Gálatas 4: 9 ). Da mesma maneira, o autor da Epístola aos Hebreus diz que o antigo santuário , com seus apêndices, era terreno ( Hebreus). 9: 1. ) Assim, podemos dizer com justiça que o culto à Lei era espiritual em sua substância, mas, em relação à sua forma, era algo terrestre e carnal; pois toda essa economia, cuja realidade agora está totalmente manifestada, consistia em sombras.

Agora vemos o que os judeus tinham em comum conosco e em que sentido eles diferiam de nós. Em todas as épocas, Deus desejou ser adorado pela fé, oração, ação de graças, pureza de coração e inocência da vida; e em nenhum momento ele se deleitou com outros sacrifícios. Mas, segundo a lei, houve várias adições, de modo que o espírito e a verdade foram ocultados sob formas e sombras, enquanto que agora que o véu do templo foi rasgado ( Mateus 27:51 ), nada é oculto ou obscuro. De fato, existem entre nós, nos dias atuais, alguns exercícios externos de piedade, que nossa fraqueza torna necessários, mas essa é a moderação e sobriedade deles, que não obscurecem a pura verdade de Cristo. Em resumo, o que foi exibido aos pais sob figuras e sombras agora é exibido abertamente.

Agora, no papai, essa distinção não é apenas confundida, mas completamente derrubada; pois ali as sombras não são menos espessas do que antigamente estavam sob a religião judaica. Não se pode negar que Cristo aqui estabelece uma distinção óbvia entre nós e os judeus. Quaisquer que sejam os subterfúgios pelos quais os papistas tentam escapar, é evidente que diferimos dos coletores em nada mais do que forma externa, porque enquanto eles adoravam a Deus espiritualmente, eles eram obrigados a realizar cerimônias, que foram abolidas pela vinda de Cristo. Assim, todos os que oprimem a Igreja com uma multidão excessiva de cerimônias, fazem o que está ao seu alcance para privar a Igreja da presença de Cristo. Não paro para examinar as vãs desculpas que eles alegam, que muitas pessoas nos dias atuais precisam tanto desses auxílios quanto os judeus nos tempos antigos. É sempre nosso dever indagar em que ordem o Senhor deseja que sua Igreja seja governada, pois somente Ele sabe bem o que é conveniente para nós. Agora é certo que nada está mais em desacordo com a ordem designada por Deus do que a pompa grosseira e singularmente carnal que prevalece no papado. O espírito estava realmente oculto pelas sombras da lei, mas as máscaras de Papery o desfiguram por completo; e, portanto, não devemos piscar diante de corrupções tão grosseiras e vergonhosas. Quaisquer que sejam os argumentos empregados por homens engenhosos ou por aqueles que não têm coragem suficiente para corrigir vícios – que são assuntos duvidosos e devem ser considerados indiferentes – certamente não se pode suportar que a regra estabelecida por Cristo seja violada. .

Os verdadeiros adoradores. Cristo parece indiretamente reprovar a obstinação de muitos, que depois foi exibida; pois sabemos como os judeus eram obstinados e contenciosos, quando o Evangelho foi revelado, na defesa das cerimônias às quais estavam acostumados. Mas essa afirmação tem um significado ainda mais extenso; pois, sabendo que o mundo nunca estaria inteiramente livre de superstições, ele separa os adoradores devotos e retos daqueles que eram falsos e hipócritas. Armado com esse testemunho, não hesitemos em condenar os papistas em todas as suas invenções, e com ousadia desprezar suas censuras. Por que razão devemos temer, quando descobrimos que Deus está satisfeito com essa adoração clara e simples, que é desprezada pelos papistas, porque não é acompanhada por uma massa cumulativa de cerimônias? E de que utilidade para eles é o esplendor ocioso da carne, pelo qual Cristo declara que o Espírito se apaga? O que é adorar a Deus em espírito e verdade aparece claramente do que já foi dito. É deixar de lado os enredos das cerimônias antigas e reter apenas o que é espiritual na adoração a Deus; pois a verdade da adoração a Deus consiste no espírito, e as cerimônias são apenas uma espécie de apêndice. E aqui novamente deve-se observar que a verdade não é comparada com a falsidade , mas com a adição externa das figuras da Lei; (82) de modo que – para usar uma expressão comum – é a substância pura e simples da adoração espiritual.

Comentário de Adam Clarke

Os verdadeiros adoradores adorarão – em espírito – O culto dos samaritanos era um culto defeituoso – eles não receberam os escritos proféticos: o dos judeus era um culto carnal, que tratava apenas da letra e se referia ao espírito e design, que estavam à distância, por tipos e cerimônias. O Evangelho de Cristo mostrou o significado de todas essas ordenanças carnais, e os sacrifícios legais, que tiveram toda a sua consumação em sua oferta de si mesmo: assim, uma dispensação espiritual tomou o lugar da carnal que a prefigurou. A pregação do Evangelho descobriu a verdadeira natureza de Deus, da salvação, da alma humana, das coisas terrenas e celestes; e, por isso, é posta em oposição ao culto samaritano defeituoso.

Comentário de Thomas Coke

João 4:23 . Mas chega a hora: O que você mais quer saber é que agora está começando uma dispensação de religião, sob a qual todas as línguas, países e lugares são santificados; os homens devem adorar a Deus, não em Jerusalém, mas em espírito. ; oferecendo o sacrifício, não de animais, mas de si mesmos; amá-lo e obedecê-lo em todas as coisas, que é a verdade da adoração; algo significado por todo sacrifício e serviço prescrito na lei, e tudo o que era aceitável ao Pai, mesmo sob a dispensação legal. Veja o cap. João 1:14 ; João 1:17 .

Comentário de Scofield

espírito

O significado do Espírito Santo é claro para João 4:24 .

Comentário de John Wesley

Mas chega a hora, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade: pois o Pai procura que o adorem.

Os verdadeiros adoradores devem adorar o Pai – Não aqui ou ali apenas, mas em todos os momentos e em todos os lugares.

Referências Cruzadas

Josué 24:14 – “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.

1 Samuel 12:24 – Somente temam o Senhor e o sirvam fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Salmos 17:1 – Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Salmos 32:2 – Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!

Salmos 51:6 – Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.

Salmos 147:11 – o Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal.

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Cânticos 2:14 – Minha pomba que está nas fendas da rocha, nos esconderijos, nas encostas dos montes, mostre-me o seu rosto, deixe-me ouvir a sua voz; pois a sua voz é suave, e o seu rosto é lindo.

Isaías 1:10 – Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 26:8 – Também no caminho das tuas ordenanças esperamos em ti, Senhor. O teu nome e a tua lembrança são o desejo do nosso coração.

Isaías 29:13 – O Senhor diz:  “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 48:1 – “Escute isto, ó comunidade de Jacó, vocês que são chamados pelo nome de Israel e vêm da linhagem de Judá, vocês que fazem juramentos pelo nome do Senhor e invocam o Deus de Israel, mas não em verdade ou retidão;

Isaías 58:2 – Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.

Isaías 58:8 – Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

Jeremias 4:2 – se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão. “

Jeremias 7:7 – então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.

Ezequiel 22:30 – “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.

Mateus 15:7 – Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 12:23 – Jesus respondeu: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *