Estudo de Isaías 48:1 – Comentado e Explicado

Ouvi isto, casa de Jacó, vós, que tendes o nome de Israel, e que saístes das entranhas de Judá, vós, que jurais pelo nome do Senhor e que invocais o Deus de Israel, mas sem sinceridade nem retidão,
Isaías 48:1

Comentário de Albert Barnes

Ouça isto – Este é um endereço para os judeus considerados na Babilônia, e foi projetado para lembrá-los de sua origem e de seus privilégios como descendentes de Jacó e tendo o nome de Israel (compare as notas em Isaías 43: 1 )

E saíram das águas de Judá – Essa metáfora é tirada de uma fonte que envia suas correntes de água, e a idéia é que eles devessem sua origem a Judá, como as correntes fluiam de uma fonte. Uma figura semelhante é usada por Balaão na descrição do vasto aumento de judeus: Deuteronômio 33:28 : ‘A fonte de Jacó estará sobre uma terra de milho e vinho.’ Então, o Salmo 68:26 :

Abençoe a Deus nas congregações,

Jeová, vós que sois da fonte de Israel.

Margem

A idéia é que Judá era a fonte ou origem das pessoas que foram exiladas na Babilônia. As dez tribos se revoltaram e foram levadas, e o nome de Benjamim foi absorvido no de Judá, e este se tornou o nome comum da nação. Talvez Judá seja mencionado aqui com honra como a fonte da nação, porque era dele que o Messias deveria descer Gênesis 49:10 : e essa menção ao seu nome serviria para mostrar essa promessa e seria uma garantia. que a nação não seria destruída, nem o poder finalmente partiria até que Ele viesse.

Que juram pelo nome – que adoram ao Senhor e o reconhecem como o único Deus verdadeiro (veja as notas em Isaías 19:18 ; Isaías 45:23 ; compare Isaías 48: 1 ; Isaías 65:16 ).

E faça menção – Ou seja, em suas orações e louvores. Você o reconhece e professa adorá-lo.

Mas não na verdade – de maneira hipócrita; não com sinceridade. Compare Jeremias 5: 2 : ‹E, embora digam: O Senhor vive, certamente juram falsamente.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 48: 1-2 . Ouça isto, ó casa de Jacó Estes versículos contêm um endereço justo e solene ao povo judeu; que, embora por sua profissão e culto externo parecessem cultivar a verdadeira religião, chamar Deus de Deus e depender dele, ainda eram obstinadamente incrédulos, extremamente inclinados à idolatria e pouco respeitadores das profecias que Isaías e outros verdadeiros profetas entregue a eles. O significado da frase, saiu das águas de Judá, é muito evidente em Deuteronômio 33:28 . Números 24: 6-7 . Numerosas nações são frequentemente comparadas nas Escrituras a rios extensos, e seus progenitores às vezes a um riacho sagrado saindo de uma rocha, e às vezes por prosopopéia a um rio, como se fosse uma pessoa derramando suas águas de uma urna. Os atributos do povo judeu aqui enumerados são peculiarmente acomodados ao principal escopo e design do profeta neste capítulo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 48: 1-2 . Ouvi isto, ó casa de Jacó – Por sua convicção e humilhação; que, reconhecendo que Deus é justo, e até misericordioso, naquilo que Ele trouxe sobre você, você pode dar-lhe glória e envergonhar-se; que são chamados pelo nome de Israel – que são israelitas em nome, mas não em verdade; e saíram das águas de Judá – Da linhagem de seu progenitor, Judá, como as águas fluem de uma fonte; que juram pelo nome do Senhor – que professam a verdadeira religião, sendo um ato dela praticado por todos; que o possuem para ser o verdadeiro Deus e o seu Deus, e dar-lhe glória como o justo juiz de todos. Ou que juram o nome do Senhor, como as palavras podem ser traduzidas; que fazem um juramento de lealdade a ele como seu rei, e se juntam a ele em aliança. E faça menção ao Deus de Israel – Em suas orações e louvores, que freqüentemente falam, parecem se gloriar e se chamar pelo nome dele; mas não na verdade nem na justiça – Quais são os dois principais ingredientes de um juramento lícito e de uma profissão sincera de religião. Observem, leitor, nossas profissões religiosas não valem nada, a menos que sejam feitas em verdade e retidão. Se não formos sinceros neles, tomamos o nome do Senhor, nosso Deus, em vão. Pois – ou, como a partícula hebraica frequentemente significa, eles se chamam cidade santa – embora se gloriem nisso, por serem cidadãos de Jerusalém, uma cidade santificada pelo próprio Deus para ser o único lugar de sua verdadeira adoração e graça. presença, que, como era um grande privilégio, impunha-lhes uma grande obrigação andar mais santamente do que eles. E permaneçam no Deus de Israel – Não por uma fé verdadeira e bem fundamentada, mas por uma confiança vã e presunçosa, lisonjeando-se, como costumavam as pessoas, a gozar de paz e segurança, apesar de toda a sua maldade, porque eles eram o povo do Senhor, e tinham seu templo e ordenanças entre eles; qual disposição os profetas freqüentemente notam, e os censuram fortemente.

Comentário de Adam Clarke

Saíram das águas de Judá “Vós que fluem da fonte de Judá” – mim ? mimmey , “das águas”. , “from Judah.” Talvez mim? mimmeey , “das entranhas”, tantos outros tenham conjeturado, ou ????? ??? meni yehudah , ou ?????? meyhudah , “de Judá”. Secker. Mas veja Michaelis no Praelect, não. . 22. E temos ???? ??? eyn yaakob , “a fonte de Jacó”, Deuteronômio 33:28 , e ????? ????? mimmekor yishrael “, da fonte de Israel”, Salmo 68:27 . Vinte e sete MSS. de Kennicott, seis de De Rossi e dois de minha autoria, com seis edições, têm me ??? meymey , “desde os dias”; o que não faz muito sentido.

Comentário de John Calvin

1. Ouça isto, ó casa de Jacó. Ele agora dirige seu discurso aos judeus; a quem também ele tinha principalmente nos olhos, em todo o capítulo anterior; pois ele não foi enviado aos babilônios, mas dirige-se a eles de maneira a desejar que os judeus, a quem ele havia sido especialmente designado, o ouvissem. Assim, ele predisse a destruição dos babilônios, para que os judeus esperassem calmamente pela libertação, e ao mesmo tempo não se aterrorizassem com a grandeza e o poder de seus inimigos (234) e que, contando com essas promessas, poderiam permaneça imóvel contra todas as tentações. Mas porque os judeus eram obstinados, e não acreditavam nessas promessas, e porque Isaías previu quão grandes seriam sua obstinação e obstinação durante o cativeiro, por essa razão ele os reprova com maior severidade. Ezequiel mostra ainda mais claramente quão inveterada era sua incredulidade, quando murmuraram contra Deus, e abandonaram toda a confiança, e não se importaram mais com as promessas de Deus do que com fábulas vazias. Não foi sem razão, portanto, que Isaías fez uso dessa linguagem veemente, a fim de mostrar que eles ofereceram o mais alto insulto a Deus, recusando-se a confiar em sua graça.

Quem é chamado pelo nome de Israel. Ele se dirige a “Israel”, mas o que era realmente falso e que na época não tinha nada além do nome de “Israel”; pois ele não emprega esse nome honroso para mencioná-los de maneira respeitosa, mas para envergonhar a falsa vanglória, porque eles não tinham rigidez para se gloriar nesse título vazio, da verdade da qual eram amplamente alienado. Por que Deus honrou Jacó com esse nome, mas porque ele provou ser corajoso e invencível na adversidade? Isso apareceu na luta em que ele lutou com Deus; pois quando o Senhor tenta por várias aflições, ele entra, por assim dizer, em debate conosco. ( Gênesis 32:25 .) Como, então, esse nome se aplicava à sua posteridade, se eles eram abatidos e jogavam fora toda a esperança na adversidade?

Que saíram das águas de Judá. Em seguida, ele os repreende por serem descendentes dos santos pais e, ainda assim, serem totalmente diferentes deles. Por “águas de Judá”, ele quer dizer metaforicamente a fonte e fonte da qual os judeus procederam; pois não aprovo a tentativa infantil dos escritores judeus de explicar a metáfora, que é emprestada de maneira altamente natural de águas que fluem de um lugar distante.

Quem jura pelo nome de Jeová. Depois de censurá-los por serem filhos degenerados e maus de padres sagrados, ele acrescenta que eles fingem falsamente a adoração a Deus e a uma aparência de piedade da qual estão amplamente distantes. Agora, como “xingar” é uma espécie de adoração a Deus, ele coloca aqui um departamento para toda a classe, por uma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo. Como os idólatras oferecem um insulto a Deus, quando juram por seus ídolos, da mesma maneira os sinceros adoradores de Deus prestam honra a Deus, empregando seu nome em juramentos; pois eles reconhecem que têm um Deus, em cujo nome se gloriam. Mas aqui ele ataca hipócritas que, com a boca aberta, se vangloriavam alto do nome de Deus, e freqüentemente mencionavam seu nome, e ainda assim em seus corações se opunham muito a ele. Por esse motivo, ele diz que, nem na verdade nem na justiça, ele emprega a palavra “justiça” para denotar integridade e sinceridade de coração, sem as quais nada pode ser aceitável a Deus; ou melhor, “justiça” e “verdade” são termos sinônimos; como se ele tivesse dito, que era mero fingimento e hipocrisia professar que eles eram o povo do verdadeiro Deus, porque sua traição proclamava abertamente sua falsidade.

Comentário de John Wesley

Ouvi isto, ó casa de Jacó, chamada pelo nome de Israel, e que saiu das águas de Judá, que juram pelo nome do Senhor, e mencionam o Deus de Israel, mas não em verdade, nem em retidão.

Chamado – Quem são os israelitas em nome, mas não na verdade.

Chegaram – Da linhagem de seu progenitor, Judá, como as águas fluem de uma fonte.

Juro – Quem professa a verdadeira religião; (um ato de religião sendo posto para todos) e se chamam por seu nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *