Estudo de Judas 1:20 – Comentado e Explicado

Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo.
Judas 1:20

Comentário de Albert Barnes

Mas vós, amados, edificando-se na sua santíssima fé – Compare as notas em Judas 1: 3 . Sobre a palavra “construção”, veja as 1 Coríntios 3: 9-10 ; Efésios 2:20 nota. Dizem aqui que eles deveriam “edificar-se”; isto é, eles deveriam agir como agentes morais e responsáveis ??nisto, ou deveriam fazer seus próprios esforços apropriados para fazê-lo. Dependentes, como somos, e como todas as pessoas com visões corretas se sentirão, no entanto, é apropriado fazer o trabalho de religião como se tivéssemos amplo poder sobre nós mesmos. Veja as notas em Philemon 2:12 . A frase “fé santíssima” aqui se refere ao sistema de religião que foi fundado na fé; e o significado é que eles deveriam procurar estabelecer-se mais firmemente na crença nas doutrinas e na prática dos deveres desse sistema de religião.

Orar no Espírito Santo – Veja as anotações em Efésios 6:18 .

Comentário de Joseph Benson

1:20-21 . But ye, beloved — Not separating yourselves from your Christian brethren, but building up — Or edifying one another in knowledge and grace; on, or in, your most holy faith — The true Christian faith, having for its object all the doctrines, precepts, and promises of the gospel; a faith, than which none can be more holy in itself, or more conducive to the most refined and exalted holiness; praying in, or through, the Holy Ghost — By a principle of grace derived from him, and by his enlightening, quickening, sanctifying, and comforting influences, showing you what blessings you may and ought to pray for, inspiring you with sincere and fervent desires after those blessings, and enabling you to offer these desires to God in faith, with gratitude for the blessings which you have already received. And by these means, and through divine grace communicated therein, keep yourselves in the love of God — That is, in love to God, arising from a sense of his love to you; looking for the mercy, &c. — Continually possessing a confident expectation of that eternal life, which is purchased for you and conferred upon you through the mere mercy of our Lord Jesus Christ.

Comentário de E.W. Bullinger

construindo. Veja Atos 20:32 .

App-150 .; ie o objeto da fé Compare 1 Coríntios 3:11 .

orando . App-134.

Espírito Santo = espírito santo. App-101.

Comentário de John Calvin

20. Mas vós amados . Ele mostra a maneira pela qual eles poderiam superar todos os artifícios de Satanás, ou seja, tendo amor conectado com a fé e mantendo-se em guarda como se estivessem em sua torre de vigia, até a vinda de Cristo. Mas, como ele usa frequentemente e amplamente suas metáforas, também tem aqui um modo de falar peculiar a si mesmo, que deve ser notado brevemente.

Ele pede a eles que primeiro se edifiquem na fé ; pelo que ele quer dizer que o fundamento da fé deve ser mantido, mas que a primeira instrução não é suficiente, exceto aqueles que já foram fundamentados na fé verdadeira, continuaram continuamente em direção à perfeição. Ele chama a fé deles de santa, a fim de que possam confiar inteiramente nela, e que, apoiando-se em sua firmeza, talvez nunca vacilem.

Mas como toda a perfeição do homem consiste em fé, pode parecer estranho que ele lhes peça que construam sobre ele outro edifício, como se a fé fosse apenas um começo para o homem. Essa dificuldade é removida pelo apóstolo nas palavras que se seguem, quando ele acrescenta, que os homens edificam sobre a fé quando o amor é acrescentado; exceto que, talvez, alguém possa preferir adotar esse significado, que os homens se baseiam na fé, na medida em que nela se apóiam, e sem dúvida o progresso diário da fé é tal, que se eleva como um edifício. (202) Assim, o apóstolo nos ensina que, para aumentar a fé, devemos ser instantâneos em oração e manter nosso chamado por amor.

Orando no Espírito Santo . O caminho de perseverar é quando somos dotados do poder de Deus. Portanto, sempre que a pergunta respeitar a constância da fé, devemos fugir para a oração. E, como normalmente oramos de maneira formal, ele acrescenta: No Espírito ; como se ele dissesse que essa é a nossa preguiça, e que essa é a frieza da nossa carne, para que ninguém possa orar corretamente, a menos que seja despertado pelo Espírito de Deus; e que também estamos tão inclinados à desconfiança e ao tremor que ninguém ousa chamar Deus de Pai, exceto pelo ensino do mesmo Espírito; pois dele é solicitude, dele é ardor e veemência, dele é entusiasmo, dele confiança em obter o que pedimos; em resumo, dele estão aqueles gemidos indescritíveis mencionados por Paulo ( Romanos 8:26 .) Não é, então, sem razão que Judas nos ensina, que ninguém pode orar como deveria, sem ter o Espírito como guia.

20. “Mas vós, amados, edificando-se mutuamente na sua santíssima fé,
(na mais sagrada doutrina em que você acredita), orando pela
21. Espírito Santo, mantenha-se apaixonado por Deus,
esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
E em alguns, de fato, tenha compaixão, fazendo a diferença;
mas outros economizam com medo “etc.

A passagem inteira seria lida assim melhor, quando o dever deles um com o outro é especificamente apontado. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Edificando-se – Tendo a mais santa fé – o Evangelho de nosso Senhor Jesus, e os escritos de seus apóstolos, para sua fundação; fundando todas as suas expectativas sobre isso e buscando do Cristo, que é sua soma e substância; toda a graça e glória que você precisa.

Orando no Espírito Santo – Segurando a influência divina que recebestes, e sob essa influência, fazendo oração e súplica a Deus. A oração que não é enviada pela influência do Espírito Santo provavelmente nunca alcançará o céu.

Comentário de Thomas Coke

Judas 1:20 . Mas vós, amados, etc. – Os falsos mestres corromperam a fé, transformaram a graça de Deus em lascívia e teriam feito festas, despedaçando a igreja de Deus. Os cristãos, portanto, tanto aqui como Judas 1: 3 ; Judas 1:17 é exortado a preservar um ao outro através da graça divina naquela fé verdadeira, pura e sem mistura, como lhes foi ensinado pelos apóstolos de nosso Senhor. Sua fé foi chamada de santíssima, pois não levou à licenciosidade, como a doutrina corrupta dos falsos mestres, mas promoveu os mais sagrados temperamentos e conversas. Ver 2 Pedro 2:21 . A fé cristã, que faz de Cristo o Tudo em Tudo, é aqui considerada como o fundamento de um edifício, e eles deveriam se edificar sobre esse fundamento, o estilo do arquiteto é freqüentemente usado no Novo Testamento. Eles deveriam orar no Espírito Santo e, por suas influências concedidas em resposta às suas orações, deveriam fazer avanços mais rápidos na vida divina. Os falsos mestres eram sensuais e não tinham o Espírito: muito provavelmente já tiveram o Espírito, mas, afastando-se da verdadeira fé e caindo em vício, extinguiram o Espírito, e foi retirado deles. Mas os verdadeiros cristãos, edificando-se mutuamente sobre sua mais santa fé; isto é, não extinguir o Espírito afastando-se da verdade ou cair no vício deveria reunir-se freqüentemente e fazer uso de seus dons espirituais.

Comentário de John Wesley

Mas vós, amados, edificando-se na sua santíssima fé, orando no Espírito Santo,

Mas vós, amados, não separando, mas edificando-se em sua mais santa fé – Do que ninguém pode ser mais santo em si mesmo, ou mais propício à santidade mais refinada e exaltada.

Orar através do Espírito Santo – Quem sozinho é capaz de edificá-lo, assim como somente ele lançou os alicerces. Neste e no versículo seguinte, São Judas menciona o Pai, Filho e Espírito, juntamente com fé, amor e esperança.

Referências Cruzadas

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 15:2 – Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 10:23 – “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.

1 Coríntios 14:4 – Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.

1 Coríntios 14:15 – Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

1 Coríntios 14:26 – Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Efésios 4:12 – com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

Efésios 4:16 – Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Efésios 4:29 – Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

1 Tessalonicenses 5:11 – Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.

1 Timóteo 1:4 – e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tiago 2:22 – Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Apocalipse 13:10 – Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *