Estudo de Zacarias 12:10 – Comentado e Explicado

Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito!
Zacarias 12:10

Comentário de Albert Barnes

E eu derramarei – Como Ele prometeu por Joel, “derramarei Meu Espírito sobre toda a carne” ( Joel 2:28 . Ver vol. I. Pp. 193,194), em grande parte, abundantemente “sobre a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém ”, todos, mais alto e mais baixo, do primeiro ao último, o“ Espírito de graça e súplica ”, isto é, o“ Espírito Santo ”que transmite“ graça ”, como“ o Espírito de sabedoria e entendimento ” Isaías 11 : 2 é “o Espírito” infundindo “sabedoria e entendimento”, e o “Espírito de conselho e poder” é o mesmo Espírito, transmitindo o dom “de conselho” para ver o que deve ser feito e “de poder” para fazê-lo. , e o Espírito “do conhecimento e do temor do Senhor” é o mesmo “Espírito”, infundindo um amoroso conhecimento com Deus, com admiração por Sua infinita Majestade. Portanto, “o Espírito de graça e súplica” é o mesmo Espírito, infundindo graça e trazendo um estado de graça a Deus, e um “Espírito de súplica” é esse Espírito, chamando da alma íntima o clamor por um número ainda maior. medida da graça já dada. Paulo fala do “amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado” Romanos 5: 5 ; e de “insultar o Espírito da graça”, repugnando rudemente o Espírito, que dá graça. Osório: “Quando o próprio Deus disser: ‘Eu derramarei’, ele expõe a grandeza de Sua generosidade pela qual Ele concede todas as coisas.”

E eles olharão – com esperança e desejo confiantes. Cirilo: “Quando pregaram o Santuário Divino no bosque, os que O crucificaram ficaram por ali, zombando impiedosamente. Mas quando Ele deu a vida por nós, “o centurião e os que estavam com ele, observando Jesus, vendo o terremoto e as coisas que foram feitas, temeram muito, dizendo: Verdadeiramente este era o Filho de Deus” Mateus 27: 54 Como sempre acontece com o pecado, o arrependimento não chegou até o pecado terminar: até então, foi coberto; caso contrário, o pecado não poderia ser feito. Na primeira conversão, os três mil “foram picados ‘no coração’. “Quando disseram que Ele“ a quem eles haviam tomado e com mãos ímpias crucificaram e mataram, é Senhor e Cristo ” Atos 2:23 , Atos 2:36 . Isso despertou a primeira penitência daquele que se tornou Paulo. “Saulo, Saulo, por que Me persegues?” Esse tem sido o centro da devoção cristã desde então, a segurança contra a paixão, o impulso à abnegação, o pai do zelo pelas almas, o incentivo ao amor; isto atingiu a rocha, que jorrou em lágrimas de penitência: esta é a força e o vigor do ódio ao pecado, olhar para Aquele a quem nossos pecados perfuravam, “quem” Paulo diz, “me amou e se entregou por mim. ” Osório: “Todos nós O levantamos na cruz; nós paralisamos com as unhas Suas mãos e pés; perfuramos o lado dele com a lança. Pois se o homem não tivesse pecado, o Filho de Deus não teria sofrido tormento. ”

E eles lamentarão por Ele, como se lamentar por um filho único, e terão amargura por Ele, como alguém que está com amargura por um primogênito – Sentimos com mais sensibilidade as tristezas desta vida, passando como estão; e destes, a perda de um filho único é uma tristeza proverbial. “Ó filha do meu povo, cingir-te de saco e mergulhar em cinzas”, diz Deus; “Faze-te o luto de um filho único, uma amarga lamentação” Jeremias 6:26 . “Farei isso como o luto de um filho único” Amós 8:10 . O morto morto, “o único filho de sua mãe e ela era viúva”, é registrado como tendo tocado o coração de Jesus. Alb: “E nosso Senhor, segundo a letra, foi o Unigênito de Seu Pai e Sua Mãe.” Ele foi “o primogênito de toda criatura” Colossenses 1:15 , e “vimos a Sua glória, a glória do Unigênito do Pai, cheia de graça e verdade” João 1:14 . Esse luto por Aquele a quem nossos pecados perfuraram e pregaram na árvore é continuado, semana a semana, pelos piedosos, no dia da semana, quando Ele sofreu por nós, ou no memorial perpétuo de Sua Preciosa Morte no Santo Eucaristia, e especialmente na maré de paixão. Deus envia novamente “o Espírito de graça e súplica”, e os fiéis choram, por causa de sua participação em Sua Morte. A profecia teve um cumprimento rico e abundante naquela primeira conversão no primeiro Pentecostes; um cumprimento maior o espera no final, quando, após a destruição do anticristo, “todo o Israel será” convertido e “salvo”. Romanos 11:26 .

Ainda existe uma realização mais terrível; quando “Ele vier com nuvens, e todos os olhos o verão, e os que o traspassam, e todas as tribos da terra lamentarão por causa dele” Apocalipse 1: 7 . Mas, enquanto isso, é cumprido em toda conversão sólida de judeu pagão ou cristão descuidado, bem como na devoção dos piedosos. Zacarias concentrou em poucas palavras a devoção mais terna do Evangelho: “Eles olharão para Mim, a quem traspassaram”. Lap .: “Zacarias ensina que, dentre os vários sentimentos que podemos suscitar da meditação sobre a Paixão de Cristo, como admiração, amor, gratidão, compaixão, medo, penitência, imitação, paciência, alegria, esperança, permanece o sentimento de compaixão. eminente, e que é isso que devemos especialmente a Cristo que sofre por nós. Pois quem não se entristeceria com Cristo, inocente e santo, sim, o Filho Unigênito de Deus, quando o vê pregado na cruz e suportando com tanto amor por ele sofrimentos tão múltiplos e tão grandiosos? Quem não gemeria comiseração e se derreteria em lágrimas? Verdadeiramente, diz Bonaventure em seu estímulo ao amor divino: ‘O que pode ser mais proveitoso, mais doce do que, com todo o coração, sofrer com o sofrimento mais amargo de nosso Senhor Jesus Cristo? ‹”

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 12:10 . E eu vou derramar, & c. – A interposição sinal de Deus em favor de Judá e Jerusalém, após sua futura restauração, tendo sido predita, o profeta procede a predizer sua conversão ao cristianismo. Mas, embora o profeta fale disso depois de ter predito a restauração deles, não se segue que isso ocorra após esse evento. Certamente é muito mais provável que eles primeiro sejam levados ao arrependimento pelo pecado de rejeitar e crucificar o Messias, e crer nele com o coração para a justiça, e então que Deus lhes conceda essa grande misericórdia de restabelecer. eles na posse de Canaã: veja nota em Zacarias 12: 2 . “Os judeus haviam tropeçado e caído na pedra da tropeço e na rocha da ofensa, o Messias, em sua aparência humilde, como Isaías predisse. Para que ninguém se surpreenda com essa mudança repentina de assuntos, [a restauração de suas próprias terras e a prosperidade delas], Zacarias nos diz que elas deveriam primeiro ser mudadas e se arrependerem com sinceridade do pecado que havia sido cometido. a causa de sua queda, pois Deus deveria derramar sobre eles o espírito de graça e súplica, para que pudessem olhar com compaixão de coração àquele a quem traspassaram; e ele deveria, por seu Espírito, melhorar essas boas disposições para uma convicção completa de que ele era o Messias, a quem eles haviam rejeitado: por isso eles deveriam chorar amargamente, Zacarias 12:11 , e fazer súplicas sinceras até serem recebidas novamente em sua graça e Favor. Feito isso, segue-se Zacarias 13: 1: Naquele dia uma fonte será aberta, etc. Ora, quem eram aqueles cujo pecado e imundícia foram lavados, mas a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém; os mesmos que pecaram, e lamentaram e se arrependeram e foram, portanto, perdoados? Por que eles lamentavam, senão por aquele a quem haviam perfurado e cuja morte haviam lamentado com todas as solenidades dos verdadeiros enlutados? Foi então o ato e o pecado da casa de Davi e dos habitantes de Jerusalém que eles perfuraram e mataram aquele a quem agora olhavam; para as quais suas terras foram tratadas como poluídas e removidas da vista de Deus em cativeiro, para não serem restauradas até que seus pecados fossem remetidos mediante seu verdadeiro arrependimento. Tanto é evidente a partir do contexto: ”ver Defesa de Chandler e Dodd.

Mas, embora essa passagem possa estar relacionada principalmente à futura e geral conversão dos judeus à fé cristã, que São Paulo chama de vida dentre os mortos e , portanto, não receberá sua plena realização até que esse evento ocorra; no entanto, também pode ser entendido algumas outras conversões anteriores do povo judeu, e particularmente as de muitos milhares levadas ao arrependimento pela pregação de João Batista, de Cristo e de seus apóstolos. Pois parece, pelos relatos que temos no Novo Testamento, que, embora os governantes e os líderes entre os judeus não tenham sido convertidos naquela era da Igreja Cristã, ainda assim um grande número de pessoas o foi. Para que esta profecia, pelo menos em algum grau, já tenha sido cumprida, e o espírito de graça e súplica tenha sido derramado em certa medida, se não sobre a casa de Davi, ainda sobre os habitantes de Jerusalém. Na expressão, eles olharão para mim a quem perfuraram (as palavras que estão sendo ditas por Deus) está implícito, que no perfurar de Cristo, o próprio Deus, figurativamente falando, foi perfurado pelas feridas de seu amado Filho, ele sendo infinitamente querido por seu Pai celestial e por sua causa, a causa de Deus. Esta passagem é indubitavelmente citada no evangelho de São João, João 19:37 . ????ta? e?? ?? e?e?e?t?sa? , Eles olharão para aquele a quem traspassaram. Pois embora o presente texto hebraico seja, ?????? ??? , eles me olharão, entre quarenta e cinquenta MSS. são produzidos que leram ???? , para ele, com a concordância de outras autoridades. Eles lamentarão por ele – Lamentarão de coração a crucificação do Senhor Jesus, não apenas como o ato pecaminoso e cruel de seus pais, mas como aquele em que seus pecados tiveram uma grande parte. Como alguém que chora por seu único filho – Com uma tristeza real e não fingida, uma grande e prolongada tristeza, profunda e duradoura, como é a tristeza de um pai pela morte de um filho único: eles a reterão interiormente, e expressá-lo externamente, como nos lamentos fúnebres nessas ocasiões. E haverá amargura por ele – O verdadeiro arrependimento lamentará amargamente os pecados que trouxeram tristezas e dores ao Filho de Deus.

Comentário de Spurgeon

Zacarias 12: 10-14 . E derramarei sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, o espírito da graça e das súplicas; e olharão para mim a quem traspassaram, e lamentarão por ele, como se lamentar por seu único filho. , e ficará com amargura por ele, como alguém que está com amargura por seu primogênito. Naquele dia haverá um grande luto em Jerusalém, como o luto de Hadadrimmon, no vale de Megiddon. E a terra pranteará, toda família à parte; a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte, e suas esposas à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Shimei à parte, e suas esposas à parte; todas as famílias que restam, cada família separada e suas esposas separadas.

Zacarias 13: 1 . Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém pelo pecado e pela impureza. E acontecerá naquele dia,

Quanto Deus pode reunir em um único dia!

Zacarias 12: 2 . Diz o Senhor dos exércitos, que exterminarei da terra os nomes dos ídolos, e eles não serão mais lembrados; e também farei passar da terra os profetas e o espírito imundo.

Deus não apenas destruirá os ídolos, mas cortará os próprios nomes deles da terra, e eles não serão mais lembrados.

Zacarias 12: 3 . E acontecerá que, quando alguém profetizar, seu pai e sua mãe que o geraram lhe dirão: Não viverás; porque falas mentiras em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe que o geraram o empurrarão quando profetizar.

Era uma parte da lei de Deus no Livro de Deuteronômio que qualquer homem que professasse ser profeta, e que tentasse desviar o povo para a adoração de ídolos, fosse morto; e aqui é declarado que, quando Deus havia purificado a terra, não haveria falsos profetas; e, se alguém fingisse ser profeta do Senhor quando não fosse enviado por Deus, seu próprio pai e mãe seriam os primeiros a executá-lo.

Zacarias 12: 4 . E acontecerá naquele dia que os profetas terão vergonha de cada um de sua visão, quando profetizar; nem vestirão roupas ásperas para enganar;

Imitando as roupas de Elias. os falsos profetas esperavam atrair a atenção do povo pela aspereza de suas vestimentas; mas tudo isso seria descartado para o povo seria tão bem instruído que se recusaria a ouvir o falso profeta.

Zacarias 12: 5 . Mas ele dirá: Eu não sou profeta, sou lavrador; porque o homem me ensinou a manter o gado da minha juventude.

Eles terão tanta vergonha disso que, ter mantido gado parecerá um emprego muito mais nobre do que ter falsamente estabelecido para ser um profeta do Senhor.

Zacarias 12: 6 . E alguém lhe dirá: Quais são estas feridas nas tuas mãos?

“Você usa as marcas geralmente vistas nos servos de Deus; você se assustou como seus profetas estavam acostumados, tatuou-se com o nome de seu Deus, o que tudo isso significa? Mas ele terá tanta vergonha disso que …

Zacarias 12: 6 . Então ele responderá: Aqueles com os quais fui ferido na casa dos meus amigos.

Ele deve dizer qualquer coisa, em vez de confessar que é um falso profeta, que se envergonhará de si mesmo. Que misericórdia é quando Deus envergonha os homens do pecado, e quando os envergonha da doutrina falsa, que eles não podem suportá-la e não a proclamam mais! Oh, que esse dia já chegou!

Esta exposição consistia em leituras dos Salmos 51; e Zacarias 12: 10-14 ; Zacarias 13: 1-6 .

Comentário de John Wesley

E derramarei sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, o espírito da graça e das súplicas; e olharão para mim a quem traspassaram, e lamentarão por ele, como se lamentar por seu único filho. , e ficará com amargura por ele, como alguém que está com amargura por seu primogênito.

Vou derramar – Isso foi cumprido na exaltação de Cristo, quando ele enviou o Consolador a seus discípulos, é realizado diariamente aos filhos de Deus, e será continuamente, até que sejamos levados a estar com Cristo para sempre.

A casa de Davi – Toda a família de Cristo, sua casa que era a semente de Davi e que se chama Davi, Ezequiel 37:24 .

O espírito da graça – que é fonte de todas as graças em nós.

Perfurado – Cada um de nós por nossos pecados o perfurou, e muitos judeus literalmente.

Lamentar – Eles literalmente lamentarão a crucificação do Senhor Jesus.

Na amargura – O verdadeiro arrependimento lamentará amargamente os pecados que trouxeram tristezas e vergonha a nosso Senhor.

Comentário de Adam Clarke

Vou derramar sobre a casa de Davi – É assim que os próprios judeus serão trazidos para a Igreja Cristã.

  1. “Eles terão o espírito da graça”, Deus lhes mostrará que ele ainda lhes dá favor.
  • Eles ficarão animados com a oração fervorosa e contínua pela restauração do favor divino.
  • Cristo será pregado a eles; e verão e crerão naquele a quem traspassaram, a quem crucificaram em Jerusalém.
  • 4. Isso produzirá arrependimento profundo e sincero; lamentarão e terão amargura de alma, ao pensar que crucificaram o Senhor da vida e da glória, e por tanto tempo continuaram a contradizer e blasfemar desde aquela época.

    Comentário de E.W. Bullinger

    olhar = olhar atentamente com esperança e preocupação; como em Gênesis 19:17 , Gênesis 19:26 . Citado em Mateus 24:30 . João 19:37 . Compare a primeira ocorrência. ( Gênesis 15: 5 ) e Ex, Zacarias 33: 8 . Este é o efeito do dom do Espírito.

    sobre = até.

    Eu , os códigos ocidentais diziam “Eu” ; mas o Oriente leu “Ele”, com uma edição impressa inicial.

    A quem eles traspassaram . Ver João 19:34 , João 19:37 . Apocalipse 1: 7 .

    perfurado. H eb , da kar. Ocorre onze vezes e sempre significa impulso. Compare Zacarias 13: 8 .

    Comentário de John Wesley

    E derramarei sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, o espírito da graça e das súplicas; e olharão para mim a quem traspassaram, e lamentarão por ele, como se lamentar por seu único filho. , e ficará com amargura por ele, como alguém que está com amargura por seu primogênito.

    Vou derramar – Isso foi cumprido na exaltação de Cristo, quando ele enviou o Consolador a seus discípulos, é realizado diariamente aos filhos de Deus, e será continuamente, até que sejamos levados a estar com Cristo para sempre.

    A casa de Davi – Toda a família de Cristo, sua casa que era a semente de Davi e que se chama Davi, Ezequiel 37:24 .

    O espírito da graça – que é fonte de todas as graças em nós.

    Perfurado – Cada um de nós por nossos pecados o perfurou, e muitos judeus literalmente.

    Lamentar – Eles literalmente lamentarão a crucificação do Senhor Jesus.

    Na amargura – O verdadeiro arrependimento lamentará amargamente os pecados que trouxeram tristezas e vergonha a nosso Senhor.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *