Estudo de 2 Timóteo 1:5 – Comentado e Explicado

Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também.
2 Timóteo 1:5

Comentário de Albert Barnes

Quando eu chamo para lembrar a fé não fingida que está em ti; notas, 1 Timóteo 1: 5 . Sobre a fé de Timóteo, veja as notas em 1 Timóteo 4: 6 .

Que residia primeiro em sua avó Lois – Ou seja, a mesma fé habitava nela; ou ela era uma crente sincera em Cristo. Parece provável, a partir disso, que ela foi a primeira da família que havia sido convertida. Nos Atos dos Apóstolos Atos 16: 1 , temos um relato da família de Timóteo: – “Então ele veio a Derbe e Lystra; e eis que um certo discípulo estava lá, chamado Timóteo, filho de uma certa mulher judia, e creu; mas seu pai era grego. Nesse relato, nenhuma menção é feita à avó Lois, mas não é improvável supor que Paulo estivesse melhor familiarizado com a família do que Lucas. De qualquer forma, não há contradição entre as duas contas; mas um confirma o outro, e a “coincidência não designada” fornece um argumento para a autenticidade de ambos. Veja Horae Paulinae de Paley, in loc. Como a mãe de Timóteo era hebraica, é claro que sua avó também era. Nada mais se sabe sobre ela do que é mencionado aqui.

E em tua mãe Eunice – Em Atos 16: 1 , diz-se que a mãe de Timóteo era “judia e crida”; mas o nome dela não é mencionado. Isso mostra que Paulo estava familiarizado com a família e que a declaração na Epístola a Timóteo não foi forjada a partir da conta nos Atos. Aqui está outra “coincidência não designada”. Na história dos Atos, nada é dito sobre o pai, exceto que ele era “um grego”, mas está implícito que ele não era um crente. Na Epístola diante de nós, nada do que se diz dele. Mas somente a piedade de sua mãe é elogiada e está implícito que seu pai não era crente. Essa é uma daquelas coincidências nas quais Paley construiu seu belo argumento na Horae Paulinae em favor da genuinidade do Novo Testamento.

Comentário de E.W. Bullinger

Quando ligo , etc. Literalmente Tendo recebido lembrança (grego. Hupomnesis. Aqui e 2 Pedro 1:13 , 2 Pedro 3: 1 ).

não fingido. Ver 1 Timóteo 1: 5 .

fé. App-150.

isso é. Omitir.

habitou = habitou . Grego. enoikeb. Veja Romanos 8:11 ,

avó. Grego. mamme . Só aqui.

persuadido, App-150.

Comentário de John Calvin

5 Recordando que a fé não fingida Não é apenas para aplaudir, mas para exortar Timóteo, o apóstolo elogia tanto sua própria fé como a de sua avó e mãe; pois, quando alguém começou bem e com coragem, o progresso que fez deve encorajá-lo a avançar, e exemplos domésticos são empolgações poderosas para incentivá-lo a avançar. Nesse sentido, ele coloca diante de si sua avó Lois e sua mãe Eunice, pelas quais ele foi educado desde a infância de tal maneira que ele poderia ter sugado a piedade junto com o leite. Por essa educação divina, Timóteo é advertido a não degenerar de si mesmo e de seus ancestrais.

É incerto se, por um lado, essas mulheres se converteram a Cristo, e o que Paulo aqui aplaude foi o início da fé, ou se, por outro lado, a fé lhes é atribuída à parte do cristianismo. O último me parece mais provável; pois, embora naquela época tudo estivesse repleto de muitas superstições e corrupções, Deus sempre teve seu próprio povo, a quem ele não sofreu ser corrompido pela multidão, mas a quem ele santificou e separou para si mesmo, para que sempre existisse entre os Judeus uma promessa desta graça, que ele prometeu à semente de Abraão. Portanto, não há absurdo em dizer que eles viveram e morreram na fé do Mediador, embora Cristo ainda não lhes tivesse sido revelado. Mas eu não afirmo nada, e não poderia afirmar sem imprudência.

E estou convencido de que em ti também Esta cláusula confirma-me na conjectura que acabei de afirmar; pois, na minha opinião, ele não fala aqui da fé atual de Timóteo. Isso diminuiria a confiança do ex-eulogium, se ele dissesse que considerava a fé de Timóteo semelhante à fé de sua avó e mãe. Mas eu entendo o significado de que Timóteo, desde a infância, embora ainda não tivesse obtido o conhecimento do evangelho, estava imbuído do temor de Deus e da fé que provou ser uma semente viva, que depois se manifestou. em si.

Comentário de Adam Clarke

A fé não fingida que há em ti – Timóteo havia dado a prova mais completa da sinceridade de sua conversão e da pureza de sua fé.

Que residiu primeiro em sua avó Lois – em Atos 16: 1 , somos informados de que Paulo veio a Derbe e Lystra; e eis que um certo discípulo estava lá, chamado Timóteo, filho de uma certa mulher, judia, e creu; mas seu pai era grego. Lucas, o historiador, ao que parece, não estava particularmente familiarizado com a família; Paulo evidentemente era. Lucas menciona a mesma circunstância que o apóstolo menciona aqui; mas, no relato do apóstolo, há detalhes que argumentam um conhecimento íntimo da família e de sua história. Lucas diz que o pai de Timóteo era grego; consequentemente, podemos acreditar que ele estivesse naquele estado pagão; Paulo, ao mencionar a avó, mãe e filho, passa pelo pai em silêncio; o que sugere que ou o pai permaneceu em seu estado não convertido ou agora estava morto. Lois e Eunice são nomes gregos e até pagãos; portanto, somos levados a concluir que, embora a mãe de Timothy fosse judia de acordo com São Lucas, ela era grega ou helenista de nascimento. Lois, a avó, parece ter sido a primeira convertida ao cristianismo: ela instruiu sua filha Eunice, e ambas criaram Timóteo na fé cristã; para que ele tivesse um conhecimento geral antes de se encontrar com São Paulo em Lystra. Lá, parece que o apóstolo era o instrumento da conversão de seu coração para Deus; pois um homem pode ser bem instruído nas coisas divinas, ter um credo muito ortodoxo e, no entanto, seu coração não será mudado. A instrução precede a conversão; a conversão deve segui-lo. Ser criado no temor de Deus é uma grande bênção; e uma educação verdadeiramente religiosa é uma vantagem de valor infinito.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1: 5 . Em tua avó Lois, etc. – Esta é uma marca interna, entre uma multidão, da genuinidade desta epístola: pois encontramos Atos 16: 1 que Timóteo era de ascendência judaica ao lado de sua mãe, mas não do pai. Isso, e muitos outros detalhes minuciosos, não poderiam todos ter sido exatamente atingidos, se os escritores do Novo Testamento não estivessem nessas mesmas circunstâncias, nas quais supomos que estavam, quando escreveram os vários livros atribuído a eles. Talvez o apóstolo, ao considerar os piedosos antepassados ??do piedoso evangelista, possa ter alguma referência ao segundo mandamento: pois, em certo sentido consistente com a liberdade moral, Deus terá piedade de milhares de gerações daqueles que o amam, e mantêm seus mandamentos.

Comentário de John Wesley

Quando eu lembro da fé não fingida que há em ti, que habitou primeiro em tua avó Lois, e tua mãe Eunice; e estou convencido de que também em ti.

Que habitava – Uma palavra não aplicada a um hóspede transitório, mas apenas a um habitante estabelecido.

Primeiro – Provavelmente isso foi antes do nascimento de Timóteo, mas não além da memória de São Paulo.

Referências Cruzadas

Salmos 17:1 – Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Salmos 22:10 – Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 77:6 – de noite recordo minhas canções. O meu coração medita, e o meu espírito pergunta:

Salmos 81:15 – Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo.

Salmos 86:16 – Volta-te para mim! Tem misericórdia de mim! Concede a tua força a teu servo e salva o filho da tua serva.

Salmos 116:16 – Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

Atos dos Apóstolos 16:1 – Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego.

Atos dos Apóstolos 26:26 – O rei está familiarizado com essas coisas, e lhe posso falar abertamente. Estou certo de que nada disso escapou do seu conhecimento, pois nada se passou num lugar qualquer.

Romanos 4:21 – estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Romanos 8:38 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

Romanos 14:5 – Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.

Romanos 14:14 – Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.

Romanos 15:14 – Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.

2 Coríntios 6:6 – em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 4:6 – Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Hebreus 6:9 – Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *