Estudo de 1 Timóteo 4:6 – Comentado e Explicado

Recomenda esta doutrina aos irmãos, e serás bom ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da sã doutrina que até agora seguiste com exatidão.
1 Timóteo 4:6

Comentário de Albert Barnes

Se você colocar os irmãos em lembrança dessas coisas – Das verdades que acabamos de declarar. São, portanto, assuntos apropriados para pregar. É dever do ministério mostrar às pessoas sob sua responsabilidade o que é “erro” e onde ele pode ser apreendido, e adverti-los a evitá-lo.

Nutridos nas palavras de fé – Ou seja, você será “um bom ministro de Jesus Cristo, que se torna aquele que foi nutrido nas palavras de fé ou treinado nas doutrinas da religião”. O apóstolo evidentemente planeja lembrar Timóteo da maneira como ele havia sido treinado e mostrar a ele como ele poderia agir de acordo com isso. De alguém que havia sido educado dessa maneira, era razoável esperar que ele fosse um ministro fiel e exemplar do evangelho.

Para que você alcançou – A palavra usada aqui significa, adequadamente, acompanhar lado a lado; seguir de perto; seguir, rastrear ou examinar. É apresentado “seguirá”, em Mateus 16:17 ; “Tendo entendido” em Lucas 1: 3 ; e “conheci completamente”, em 2 Timóteo 3:10 . Em outros lugares não ocorre no Novo Testamento. O significado aqui parece ser que Timóteo seguiu as doutrinas nas quais ele havia sido treinado para obter resultados legítimos; ele tinha visto e entendido com precisão a sua posição, como levando-o a abraçar a religião cristã. Seu treinamento inicial nas Escrituras do Antigo Testamento 2 Timóteo 1: 5 ; 2 Timóteo 3:15 , ele já havia cumprido plenamente, abraçando o Senhor Jesus como o Messias e evidenciando os resultados adequados dos primeiros ensinamentos que ele havia recebido em relação a essa religião. Se ele agora seguisse as instruções do apóstolo, ele seria um ministro do Senhor Jesus, digno das realizações no conhecimento religioso que ele havia feito e das expectativas que dele haviam sido formadas. Nenhum jovem deve, por negligência, indolência ou insensatez, decepcionar as expectativas razoáveis ??de seus amigos. Suas esperadas esperanças são um fundamento adequado para ele, e pode ser exigido de cada um que ele cumpra com seus resultados legítimos todos os princípios de seu treinamento inicial, e que ele esteja em sua profissão desde o início. vantagens tornam razoável “esperar” que ele será.

Comentário de E.W. Bullinger

Se você colocar , & c. Colocando literalmente. . . em memória. Grego. hupotithemi . Somente aqui e Romanos 16: 4 .

ministro . App-190.

Jesus Cristo , App-98. Os textos lêem “Cristo Jesus” (XII).

nutrido . Grego. entrephomai . Só aqui.

whereunto = para qual.

atingido . Literalmente seguido. Grego. parakoloutheo . Aqui; Marcos 16:17 . Lucas 1: 3 . 2 Timóteo 3:10 .

Comentário de John Calvin

6 Exibindo essas coisas aos irmãos Por essa expressão, ele exorta Timóteo a mencionar essas coisas freqüentemente; e depois repete isso uma segunda e uma terceira vez; pois são coisas de natureza que convém recordar com frequência. E devemos fazer o contraste que está implícito; pois a doutrina que ele recomenda aqui é contrastada por ele não com doutrinas falsas ou más, mas com insignificâncias inúteis que não edificam. Ele deseja que essas ninharias sejam totalmente enterradas no esquecimento, quando ordena que Timóteo seja sincero ao exibir outras coisas.

Serás um bom ministro Os homens freqüentemente buscam outra coisa senão aprovar-se a Cristo; e, conseqüentemente, muitos desejam ser aplaudidos por genialidade, eloqüência e conhecimento profundo. E essa é a própria razão pela qual eles prestam menos atenção às coisas necessárias, que não tendem a atrair a admiração das pessoas comuns. Mas Paulo ordena que Timóteo fique satisfeito apenas com isso, seja um fiel ministro de Cristo. E certamente deveríamos considerar isso um título muito mais honroso do que sermos mil vezes chamados médicos seráficos e sutis. Lembremo-nos, portanto, que, como é a maior honra de um pastor piedoso ser considerado um bom servo de Cristo, ele não deve procurar outra coisa durante todo o seu ministério; pois quem quer que tenha outro objetivo, terá em seu poder obter aplausos dos homens, mas não agradará a Deus. Consequentemente, para que não sejamos privados de uma bênção tão grande, aprendamos a não procurar mais nada, a considerar nada tão valioso e a tratar tudo como inútil em comparação com esse único objeto.

Nutrido A palavra grega ??t?ef?µe???, sendo um particípio na Voz do Meio, também pode ter sido traduzida em um significado ativo, nutritivo; mas como não há substantivo governado pelo verbo, acho que isso seria uma construção forçada; e, portanto, prefiro tomá-lo em sentido passivo, confirmando a exortação precedente pela educação de Timóteo. Como se ele tivesse dito: “Como você foi, desde a sua infância, devidamente instruído na fé, e, por assim dizer, sugou junto com a sã doutrina do leite, e fez progresso contínuo nela até agora, esforçando-se por fiéis ministração, para provar que és assim ”. Este significado também concorda com a composição da palavra ??t?ef?µe???

Nas palavras de fé e de boa doutrina. A fé é aqui tomada como a soma da doutrina cristã; e o que ele acrescenta imediatamente, sobre boa doutrina, é por uma questão de explicação; (73) pois ele quer dizer que todas as outras doutrinas, por mais plausíveis que sejam, não são de todo lucrativas.

Que você seguiu Esta cláusula denota perseverança; para muitos que, desde a infância, haviam aprendido puramente a Cristo, depois degeneraram no processo do tempo; e o apóstolo diz que Timóteo era muito diferente dessas pessoas.

Comentário de Adam Clarke

Se você colocar os irmãos em lembrança dessas coisas – mostre à Igreja que, mesmo agora, há perigo dessa apostasia; coloque-os em guarda contra isso; pois os avisados ??estão meio armados. Schoettgen supõe neste versículo que o que é falado acima se refere apenas aos judeus; e que não há aqui referência a uma Igreja que, em eras posteriores, possa apostatar ou corromper a verdadeira doutrina de nosso Senhor e Salvador. O bispo Newton e outros têm uma opinião diferente. Veja no final deste capítulo.

Nutrido nas palavras de fé – Ao agir como eu te ordeno, você mostrará que é um bom ministro de Jesus Cristo e que foi nutrido de sua juventude pelas doutrinas da fé. O apóstolo parece aludir aqui à educação cristã de Timóteo. Veja o prefácio desta epístola.

Para que você alcançou – ? pa??????????a? · Que você entendeu completamente. Para o significado desta palavra, veja a nota em Lucas 1: 3 .

Referências Cruzadas

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Provérbios 4:2 – O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução.

Jeremias 15:16 – Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.

Mateus 13:52 – Ele lhes disse: “Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

Atos dos Apóstolos 20:31 – Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.

Atos dos Apóstolos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

1 Coríntios 4:17 – Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Efésios 6:21 – Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.

Filipenses 3:16 – Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Colossenses 2:19 – Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.

Colossenses 3:16 – Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Colossenses 4:7 – Tíquico lhes informará todas as coisas a meu respeito. Ele é um irmão amado, ministro fiel e cooperador no serviço do Senhor.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Timóteo 1:10 – para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

2 Timóteo 2:14 – Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

2 Timóteo 4:3 – Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Tito 2:1 – Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

2 Pedro 1:12 – Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

2 Pedro 3:1 – Amados, esta é agora a segunda carta que lhes escrevo. Em ambas quero despertar com estas lembranças a sua mente sincera para que vocês se lembrem

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

Judas 1:5 – Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *