Estudo de 2 Timóteo 2:14 – Comentado e Explicado

Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes.
2 Timóteo 2:14

Comentário de Albert Barnes

Dessas coisas, coloque-as em memória – Esses grandes princípios em relação ao reino de Cristo. Seriam tão úteis para os outros quanto para Timóteo, a quem eram especialmente endereçados.

Carregando-os diante do Senhor – Na presença do Senhor, implicando que era um assunto muito importante; veja as notas em 1 Timóteo 1:18 .

Que eles não se esforçam por palavras sem lucro; veja as notas em 1 Timóteo 1: 6 ; 1 Timóteo 6: 4 .

Mas para subverter os ouvintes – Afastando-os da simplicidade da fé. É raro, de fato, que uma controvérsia religiosa não produz esse efeito, e esse é geralmente o caso em que, como costuma acontecer, o assunto em questão é de pouca importância.

Comentário de E.W. Bullinger

colocar, & c. Grego. hupomimnesko Ver João 14:26 .

cobrança = sinceramente testemunhando. Grego. diamarturomai Veja Atos 2:40 .

o senhor . Alguns textos dizem “Deus se esforça. Por palavras. Grego. Logomacheo. Somente aqui. O substantivo em 1 Timóteo 6: 4 .

não App-105.

para . App-104.

sem lucro = nada (grego. oudeis) rentável (grego. chresimos . Somente aqui).

para. App-104.

subvertendo . Grego. catástrofe. Somente aqui e 2 Pedro 2: 6 .

Comentário de John Calvin

14 Lembre-os dessas coisas. A expressão ( ta?ta ) dessas coisas é altamente enfática. Significa que o resumo do evangelho que ele deu e as exortações que ele acrescentou a ele são de tão grande importância que um bom ministro nunca deve se cansar de exibi-los; pois são coisas que merecem ser tratadas continuamente e que não podem ser repetidas com muita frequência. “São coisas” (ele diz) “que desejo que você ensine não apenas uma vez, mas que se esforce ao máximo para impressionar os corações dos homens com repetição frequente.” Um bom professor não deve olhar para nada além de edificação e dedicar toda a sua atenção a isso. (170) Pelo contrário, ele o ordena não apenas a se abster de perguntas inúteis, mas também a proibir que outros as sigam. (171)

Cobrá-los solenemente perante o Senhor, para não discutir sobre palavras. ????µa?e?? significa envolver-se seriamente em disputas contenciosas, que geralmente são produzidas por um desejo tolo de ser engenhoso. A acusação solene perante o Senhor se destina a causar terror; (172) e dessa severidade aprendemos o quão perigoso para a Igreja é aquele conhecimento que leva a debates, ou seja, que desconsidera a piedade e tende à ostentação; dessa natureza é toda a teologia especulativa, como é chamada, encontrada entre os papistas.

Para não adiantar , Por duas razões , ????µa??a, ou “disputa de palavras”, é condenado por ele. Não tem vantagem e é extremamente prejudicial ao perturbar as mentes fracas. Embora na versão eu tenha seguido Erasmus, porque não discorda do significado de Paulo, desejo informar meus leitores que as palavras de Paulo podem ser explicadas dessa maneira: “O que é útil para nada”. As palavras gregas são e?? ??d?? ???s?µ?? e eu li ???s?µ?? no caso acusativo, e não no nominativo. O estilo fluirá assim mais agradavelmente; como se ele tivesse dito: “De que serve isso, quando nada de bom provém dele, mas muito mal? porque a fé de muitos é subvertida. ”

Observemos, em primeiro lugar, que, quando uma maneira de ensinar não é boa, por essa única razão, é justamente reprovada; pois Deus não deseja satisfazer nossa curiosidade, mas instruir-nos de uma maneira útil. Afaste-se de todas as especulações, portanto, que não produzem edificação!

Mas o segundo é muito pior, quando questões são levantadas, que não são apenas inúteis, mas tendem à subversão dos ouvintes . Gostaria que isso fosse atendido por aqueles que estão sempre armados para lutar com a língua e que, em todos os As perguntas estão à procura de motivos de discussão e que chegam a colocar armadilhas em cada palavra ou sílaba. Mas eles são levados na direção errada pela ambição e, às vezes, por uma doença quase fatal; que experimentei em alguns. O que o apóstolo diz sobre subverter é mostrado, todos os dias, pela observação real, como perfeitamente verdadeiro; pois é natural, em meio a disputas, perder de vista a verdade; e Satanás se vale de brigas como uma presença para perturbar pessoas fracas e derrubar sua fé.

Comentário de Adam Clarke

Que eles não se esforçam por palavras – Palavras, não coisas, têm sido uma fonte mais proveitosa de contenda no mundo cristão; e entre as pessoas religiosas, a principal causa de animosidade surgiu da maneira diferente de apreender o mesmo termo, enquanto, em essência, ambos significavam a mesma coisa. Todos os pregadores e teólogos devem ter muito cuidado, tanto ao falar quanto à escrever, para explicar os termos que usam, e nunca os empregar em nenhum sentido, exceto naquilo em que os explicaram.

A subversão dos ouvintes – Essa é a tendência geral de toda divindade polêmica e pregação controversa, quando paixões iradas são chamadas para apoiar as doutrinas do Evangelho.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:14 . Carregando-os diante do Senhor Há uma terrível solenidade nessa acusação; que mostra claramente a grande loucura e malícia de lutar por pequenas controvérsias: e seria bom que todos os ministros de Cristo fossem profundamente afetados com um senso disso, para que o que eles professam ser mais sagrado seja rasgado em pedaços, enquanto eles estão lutando por suas franjas.

Comentário de John Wesley

Dessas coisas, coloque-as em lembrança, cobrando-as diante do Senhor de que não se esforçam por palavras sem lucro, mas por subverter os ouvintes.

Lembre-os – Quem está sob sua responsabilidade. Quantas coisas desnecessárias são, portanto, inúteis, e não dolorosamente, defendidas.

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:21 – Não se desviem, para seguir ídolos inúteis, que não têm qualquer proveito nem podem livrá-los, pois são inúteis.

Jeremias 2:8 – Os sacerdotes não perguntaram pelo Senhor; os intérpretes da lei não me conheciam, e os líderes do povo se rebelaram contra mim. Os profetas profetizavam em nome de Baal, seguindo deuses inúteis.

Jeremias 2:11 – Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis.

Jeremias 7:8 – Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Jeremias 23:32 – Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos”, declara o Senhor. “Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo”, declara o Senhor.

Jeremias 23:36 – Nunca mais mencionem a expressão ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’, senão essa palavra se tornará uma ‘carga’ para aquele que a proferir; porque vocês distorcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus.

Habacuque 2:18 – “De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.

Mateus 16:26 – Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

Atos dos Apóstolos 15:24 – Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.

Romanos 14:1 – Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos.

Gálatas 1:7 – que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

2 Tessalonicenses 3:6 – Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós.

1 Timóteo 1:4 – e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.

1 Timóteo 1:6 – Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis,

1 Timóteo 4:8 – O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

1 Timóteo 6:4 – é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

2 Timóteo 1:6 – Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.

2 Timóteo 2:16 – Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.

2 Timóteo 2:23 – Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Tito 3:9 – Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.

Tito 3:11 – Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

2 Pedro 1:13 – Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *