Estudo de 1 Timóteo 5:21 – Comentado e Explicado

Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus e dos anjos escolhidos, a que guardes essas regras sem prevenção, nada fazendo por espírito de parcialidade.
1 Timóteo 5:21

Comentário de Albert Barnes

Eu te ordeno diante de Deus – compare Lucas 16:28 ; Atos 2:20 . A palavra traduzida como “acusação” significa, adequadamente, chamar testemunha; depois afirmar com atestados solenes; e depois admoestar solenemente, insistir seriamente. É uma palavra que implica que o assunto é de grande importância. Paulo dá essa acusação como na presença de Deus, do Redentor e dos anjos eleitos, e deseja garantir o sentido de sua solenidade que deve surgir da presença de tais testemunhas sagradas.

E o Senhor Jesus Cristo – Como na presença do Senhor Jesus; com o olho dele repousando sobre você.

E os anjos eleitos – Não é incomum nas Escrituras falar como se estivéssemos na presença de santos anjos e de espíritos desencarnados do bem; compare notas sobre Hebreus 12: 1 . Ninguém pode provar que os anjos, e que os espíritos que partiram dos homens santos, não são testemunhas do que fazemos. De qualquer forma, é correto incitar aos outros o cumprimento do dever como se os olhos de um pai, mãe ou irmã falecida estivessem fixos em nós, e como se fôssemos abrangidos por todos os seres sagrados do céu. O pecado também deve ser evitado como se todos os olhos do universo estivessem sobre nós. Quantas coisas fazemos e que não faríamos; quantos sentimentos nutrimos que baniríamos imediatamente de nossas mentes, se sentíssemos que os céus acima de nós eram tão transparentes quanto o vidro, e que todos os seres sagrados ao redor do trono estavam fixando um olhar intenso em nós! A palavra “eleito” aqui parece sugerir que houve alguma influência usada para mantê-los, e algum propósito a respeito deles, que não existia em relação aos que haviam caído. Os santos são chamados de “eleitos” porque são escolhidos por Deus para a salvação (notas em Efésios 1: 4-5 ), e parece que é uma grande lei que se estende pelo universo, que os que permanecem em estado de santidade e aqueles que são santificados são os assuntos de propósito e escolha da parte de Deus. O fato é declarado apenas; as razões que levaram à escolha, tanto em relação aos anjos quanto aos seres humanos, são desconhecidas para nós; compare notas sobre Mateus 11:25 .

Que você observe essas coisas – provavelmente se referindo a todas as coisas que ele havia ordenado nas partes anteriores da Epístola.

Sem preferir um antes do outro – Margem, “preconceito”. O significado é “sem julgamento prévio” – ????? p?????µat?? choris prokrimatos – sem qualquer preconceito por causa de posição, riqueza, amizade pessoal ou predileção de qualquer tipo. Que haja total imparcialidade em todos os casos. A justiça foi lindamente representada pelos antigos como uma balança equilibrada. É tão importante que haja total imparcialidade na igreja quanto nas transações civis, e embora não seja errado que um ministro do evangelho tenha seus amigos pessoais, ainda assim, na administração dos assuntos da igreja, ele deve se lembrar que todos são irmãos e todos, de qualquer categoria, cor, sexo ou idade, têm direitos iguais.

Parcialidade – grego, “inclinação” ou “propensão” – isto é, sem estar inclinado a favorecer uma parte ou pessoa mais do que outra. Não deveria haver propósito em considerar um culpado e outro inocente; nenhuma inclinação de coração para alguém que nos levaria a resolvê-lo inocente; e nenhuma aversão de outra pessoa que nos faria resolver considerá-lo culpado.

Comentário de E.W. Bullinger

carregar. Grego. diamarturomai . Veja Atos 2:40 .

Senhor. Os textos omitem.

Jesus Cristo. Os textos eram “Christ Jeans” . App-98. X11

observe = guarda.

sem = aparte de.

preferindo. . . outro = preconceito, preconceito. Grego. prokrima. Só aqui.

nada Grego. medeis , como em 1 Timóteo 14:22 .

por. App-104.

parcialidade. Literalmente inclinado para. Grego. prosklisis . Só aqui.

Comentário de John Calvin

21 Eu te conjuro diante de Deus que Paulo introduziu esse apelo solene, não apenas por causa da grande importância do assunto, mas também por sua extrema dificuldade. Nada é mais difícil do que exonerar o cargo de juiz público com tanta imparcialidade, a fim de nunca ser movido a favor de alguém, nem dar origem a suspeitas, ou ser influenciado por denúncias desfavoráveis, ou usar severidade excessiva, e em toda causa, olhar apenas para a causa; pois somente quando fechamos os olhos para as pessoas (107) é que pronunciamos um julgamento eqüitativo.

Lembremos que, na pessoa de Timóteo, todos os pastores são admoestados e que Timóteo está armado, como um escudo, contra desejos iníquos, que raramente causam muitos problemas, mesmo para algumas pessoas excelentes. Ele, portanto, coloca Deus diante dos olhos de Timóteo, para que ele saiba que deve executar seu ofício não com menos consciência do que se estivesse na presença de Deus e de seus anjos.

E o Senhor Jesus Cristo . Depois de nomear Deus, ele depois menciona Cristo; pois ele é a quem o Pai deu todo o poder para julgar ( João 5:22 ) e diante de cujo tribunal um dia compareceremos.

E os anjos eleitos . A “Cristo”, ele acrescenta “anjos”, não como juízes, mas como o futuro testemunha de nossa negligência, imprudência, ambição ou infidelidade. Eles estão presentes como espectadores, porque foram ordenados a cuidar da Igreja. E, de fato, ele deve ser pior que estúpido, e deve ter um coração de pedra, cuja indolência e descuido não são abalados por essa única consideração: que o governo da Igreja está sob os olhos de Deus e dos anjos; e quando esse apelo solene é acrescentado, nosso medo e ansiedade devem ser redobrados. Ele os chama de “anjos eleitos(108), não apenas para distingui-los dos anjos réprobos, mas por sua excelência, a fim de que seu testemunho desperte uma profunda reverência.

Sem pressa de julgamento (109) . A palavra grega p?????µa, para traduzi-lo literalmente, responde à palavra latina proejudicium , “ um julgamento antecipado”. Mas, ao contrário, denota pressa excessiva (110) como quando pronunciamos uma decisão aleatoriamente, sem ter examinado completamente o assunto; ou denota favor imoderado, quando prestamos às pessoas mais do que é apropriado, ou preferimos que algumas pessoas sejam mais excelentes que outras; que, nas decisões de um juiz, é sempre injusto. Paulo, portanto, condena aqui a leviandade ou a aceitação das pessoas.

Com o mesmo objetivo é o que se segue imediatamente, que não deve haver virada para este ou aquele lado; pois é quase impossível dizer como é difícil, para quem ocupa o cargo de juiz, manter-se imóvel, em meio a ataques tão numerosos e diversificados. Em vez de ?at? p??s???s??, (111) algumas cópias possuem ?at? p??s???s??, mas a leitura anterior é preferível.

Comentário de Adam Clarke

Eu te exponho diante de Deus – O apóstolo gostaria que Timóteo considerasse que tudo o que ele fez deve ser feito à vista de Deus, o Pai dos espíritos de toda a carne; aos olhos de Cristo, o Salvador dos pecadores, que comprou a Igreja com seu próprio sangue; e à vista dos anjos mais santos, aprovados e eminentes, cujo cargo era ministrar aos herdeiros da salvação. A palavra e??e?t?? , eleito, aplicada aos anjos aqui, deve distinguir aqueles que permaneceram quando outros caíram de seu primeiro estado. Os primeiros foram eleitos ou aprovados; estes reprovam ou reprovam. Este não é um sentido não frequente da palavra e??e?t?? , eleito. Talvez não exista outra coisa senão os anjos escolhidos dentre outros, pelo próprio Senhor, para servir como servos da Igreja.

Sem preferir um ao outro – ????? p?????µat?? · Sem preconceito. Promover a causa de ninguém; não se decida em nenhum caso, até que tenha pesado ambos os lados e ouvido ambas as partes, com suas respectivas testemunhas; e então aja imparcialmente, conforme o assunto possa parecer provado. Não trate nenhum homem, em questões religiosas, de acordo com o posto que ele ocupa na vida, ou de acordo com qualquer apego pessoal que possa ter por ele. Todo homem deve ser tratado na Igreja como será tratado no tribunal de Cristo. Um ministro do Evangelho, que, no exercício da disciplina na Igreja, é influenciado e distorcido por considerações seculares, será mais uma maldição do que uma bênção para o povo de Deus. Aceitar as pessoas dos ricos, em questões eclesiásticas, tem sido uma fonte de corrupção no cristianismo. Para alguns ministros, a demonstração de piedade em um homem rico vai além da mais sólida experiência cristã entre os pobres. Que relato essas pessoas podem dar sobre sua mordomia?

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 5:21 . E os anjos eleitos, Ou seja, “Aqueles anjos, que mantiveram suas posições, quando muitos de seus companheiros foram seduzidos por Satanás, agora estão confirmados em um estado de felicidade imutável, e devem assistir nosso Senhor comum ao terrível julgamento. do grande dia “.

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de John Wesley

Eu te exorto diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que observes essas coisas sem preferir uma à outra, sem fazer parcialidade.

Eu te exorto diante de Deus – Referindo-se ao último julgamento, no qual estaremos diante de Deus e Cristo, com seus eleitos, ou seja, santos, anjos, que são as testemunhas de nossa conversa. O apóstolo olha através de seus próprios trabalhos, e até do próprio tempo, e parece permanecer como um já na eternidade.

Que tu observe estas coisas sem prejudicar – Não pronunciando sentença até que a causa seja totalmente ouvida.

Ou parcialidade – A favor ou contra qualquer um.

Referências Cruzadas

Levítico 19:15 – “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.

Deuteronômio 1:7 – Levantem acampamento e avancem para a serra dos amorreus; vão a todos os povos vizinhos na Arabá, nas montanhas, na Sefelá, no Neguebe e ao longo do litoral, à terra dos cananeus e ao Líbano, até o grande rio, o Eufrates.

Deuteronômio 33:9 – Levi disse do seu pai e da sua mãe: ‘Não tenho consideração por eles’. Não reconheceu os seus irmãos, Nem conheceu os próprios filhos, apesar de que guardaram a tua palavra e observaram a tua aliança.

Salmos 107:43 – Reflitam nisso os sábios e considerem a bondade do Senhor.

Salmos 119:34 – Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.

Provérbios 18:5 – Não é bom favorecer os ímpios para privar da justiça o justo.

Malaquias 2:9 – “Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei. “

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Lucas 20:21 – Assim, os espiões lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade.

Atos dos Apóstolos 15:37 – Barnabé queria levar João, também chamado Marcos.

2 Coríntios 5:16 – De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado a Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim.

1 Tessalonicenses 5:27 – Responsabilizo-os diante do Senhor para que esta carta seja lida a todos os irmãos.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

2 Timóteo 2:14 – Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Tiago 2:1 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

Judas 1:6 – E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

Apocalipse 12:7 – Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

Apocalipse 14:10 – também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *