Estudo de 2 Timóteo 4:1 – Comentado e Explicado

Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino:
2 Timóteo 4:1

Comentário de Albert Barnes

Portanto, eu te exorto diante de Deus – Veja as notas em 1 Timóteo 5:21 .

Quem julgará os vivos e os mortos – Ou seja, o Senhor Jesus; pois ele deve ser o juiz dos homens; 2 Coríntios 5:10 . A palavra “rápido” significa “viver” (ver nota de Atos 10:42 ; nota de Efésios 2: 1 ); e a idéia é que ele seria o juiz de todos os que estavam vivos quando ele viesse e de todos os que haviam morrido; veja as notas em 1 Tessalonicenses 4: 16-17 . Em vista do fato de que todos, sejam pregadores ou ouvintes, devem renunciar ao juiz final, Paulo exige que Timóteo seja fiel; e o que há mais conducente à fidelidade no cumprimento do dever do que o pensamento de que em breve devemos renunciar a um relato solene da maneira pela qual o realizamos?

Quando ele aparecer – Ou seja, o julgamento será realizado. Isso deve se referir a um julgamento ainda a ser realizado, pois o Senhor Jesus ainda não “apareceu” pela segunda vez aos homens; e, se assim for, então haverá uma ressurreição dos mortos. Sobre o significado da palavra traduzida como “aparecendo”, veja as notas em 2 Tessalonicenses 2: 8 . É lá traduzido “brilho”; compare 1 Timóteo 6:14 ; 2 Timóteo 1:10 ; Tito 2:13 .

E seu reino – Ou, na criação de seu reino. A idéia de seu reinado, ou de estabelecer seu reino, não é raramente associada à idéia de sua vinda; veja Mateus 16:28 . O significado é que, em seu segundo advento, a extensão e a majestade de seu reino serão totalmente exibidas. Veremos que ele tem controle sobre os elementos, sobre os túmulos dos mortos e sobre todos os vivos. Será visto que a terra e os céus estão sob seu domínio, e que todas as coisas lá o reconhecem como seu Senhor soberano. Para encontrar toda a força da linguagem usada por Paulo aqui, não é necessário supor que ele estabelecerá um reino visível na Terra, mas apenas que haverá uma demonstração ilustre de si mesmo como rei e de a extensão e majestade do império sobre o qual ele preside: compare a nota de Romanos 14:11 ; Nota de Philemon 2:10 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

cobrar . Grego. diamarturomai. Ver 2 Timóteo 2:14 .

antes = à vista de.

Deus App-98.

o Senhor Jesus Cristo . Os textos lêem “Cristo Jesus” . App-98.

deve = está prestes a.

juiz . App-122.

o . Omitir.

Rápido = vivendo.

morto . App-139.

às . App-104. Os textos são lidos “e por” .

aparecendo . App-106.

reino . Veja App-112.

Comentário de John Calvin

1 Por isso, eu te exorto diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo. É apropriado observar cuidadosamente a palavra , por meio da qual ele conecta apropriadamente as Escrituras com a pregação. Isso também refuta certos fanáticos, que se gabam altivamente de que não precisam mais da ajuda dos professores, porque a leitura das escrituras é abundantemente suficiente. Mas Paulo, depois de ter falado sobre a utilidade das Escrituras, deduz não apenas que todos deveriam lê-la, mas também que os professores deveriam administrá-la, que é o dever que lhes é conferido. Consequentemente, como toda a nossa sabedoria está contida nas Escrituras, e nem devemos aprender, nem os professores a tirar suas instruções, de qualquer outra fonte; então aquele que, negligenciando a assistência da voz viva, se satisfará com a Escritura silenciosa, descobrirá quão doloroso é o mal por desconsiderar o modo de aprendizado que foi ordenado por Deus e Cristo. Lembremos, digo, que a leitura das Escrituras nos é recomendada de maneira a não impedir, em menor grau, o ministério de pastores; e, portanto, que os crentes se esforcem para lucrar tanto na leitura quanto na audição; porque não em vão Deus ordenou a ambos.

Aqui, como em uma questão muito pesada, Paulo acrescenta uma acusação solene, exibindo a Timóteo, Deus como o vingador, e Cristo como o juiz, se ele deixar de cumprir seu ofício de ensino. E, de fato, da mesma maneira que Deus demonstrou por uma promessa inestimável, quando ele não poupou seu Filho unigênito, quão grande é o cuidado que ele tem pela Igreja, para que ele não sofra por permanecer impune à negligência dos pastores, por quem as almas que ele resgatou a um preço tão caro perecem ou são expostas como presas.

Quem julgará os vivos e os mortos Mais especialmente, o apóstolo dedica atenção ao julgamento de Cristo; porque, como somos seus representantes, ele exigirá uma descrição mais estrita da má administração. Por “vivos e mortos”, entendem-se aqueles que ele ainda achará vivo em sua vinda, e igualmente aqueles que terão morrido. Portanto, não haverá ninguém que escape ao seu julgamento.

A aparência de Cristo e seu reino significam a mesma coisa; pois embora ele agora reine no céu e na terra, até agora seu reinado não está claramente manifestado, mas, pelo contrário, está ocultamente oculto sob a cruz e é violentamente atacado por inimigos. Seu reino será estabelecido naquele momento em que, tendo vencido seus inimigos e removido ou reduzido a nada todo poder oponente, ele exibirá sua majestade.

Comentário de Adam Clarke

Eu te exijo, portanto, diante de Deus – De quem és o arauto; e diante do Senhor Jesus Cristo, cuja salvação você proclama, e que está vindo para julgar o mundo – tudo o que será encontrado então vivo e tudo o que morreu desde a fundação do mundo.

Comentário de Scofield

perfeito

completo. (Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Por isso, eu te exorto diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos na sua aparição e no seu reino;

Eu te exijo, portanto – Isso é deduzido de todo o capítulo anterior.

Na sua aparição e seu reino – Ou seja, na sua aparição no reino da glória.

Referências Cruzadas

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 19:12 – Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar.

Lucas 19:15 – “Contudo, foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado.

Lucas 23:42 – Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 2:16 – Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

2 Coríntios 5:9 – Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 Tessalonicenses 4:15 – Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

1 Timóteo 5:21 – Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

1 Timóteo 6:14 – Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Timóteo 2:14 – Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 9:27 – Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 4:5 – Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

1 João 2:28 – Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *