Estudo de 1 Timóteo 6:14 – Comentado e Explicado

recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo,
1 Timóteo 6:14

Comentário de Albert Barnes

Que você guarde este mandamento – Referindo se particularmente à injunção solene que ele acabara de lhe dar, para “combater a boa luta da fé”, mas talvez também incluindo tudo o que ele havia ordenado.

Sem mancha – Parece duro, e é incomum, aplicar o epíteto “sem mancha” – ?sp???? aspilos- a um comando ou doutrina, e a passagem pode ser tão interpretada que isso pode ser entendido como uma referência ao próprio Timóteo – “Isso guarda o mandamento para que você fique sem mancha e irreconhecível. ” Veja Bloomfield, Crit. Dig., In loc. A palavra aqui traduzida “sem mancha” ocorre no Novo Testamento somente aqui e em Tiago 1:27 ; 1 Pedro 1:19 ; 2 Pedro 3:14 . Significa sem nenhuma “mancha” ou “mancha; puro.” Se aplicado aqui a Timóteo, significa que ele deve assim manter o comando de que não haveria mancha em seu caráter moral; se para a doutrina, isso deve ser mantido puro.

Irreconhecível – Para que não haja ocasião para reprovação ou reprovação; veja notas em Philemon 2:15 .

Até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo – veja notas em 1 Tessalonicenses 2:19 ; 1 Tessalonicenses 4:16 ; 1 Tessalonicenses 5:23 .

Comentário de E.W. Bullinger

sem mancha = sem manchas , grego. aspilos . Aqui; Tiago 1:27 . 1 Pedro 1:19 . 2 Pedro 3:14 .

inconfundível . O mesmo que “irrepreensível” , 1 Timóteo 3: 2 ; 1 Timóteo 5: 7 .

aparecendo . App-106.

Comentário de John Calvin

14 Para guardares o mandamento . Pela palavra mandamento, ele quer dizer tudo o que até agora disse sobre o cargo de Timóteo, cuja soma era que ele deveria mostrar-se um ministro fiel de Cristo e da Igreja. Qual é a utilidade de estender isso a toda a lei? Mas talvez seja considerado preferível vê-lo como denotando o ofício que ele recebeu pela autoridade divina; pois somos designados para ser ministros da Igreja sob nenhuma outra condição senão esta: que Deus ordena a nós tudo o que ele deseja que façamos. Assim, “guardar o mandamento” não seria nada além de cumprir honestamente o cargo que lhe fora confiado. Eu certamente vejo isso como uma referência completa ao ministério de Timóteo.

Imaculado e irrepreensível (129) Se considerarmos o caso ou o término (130) dos dois adjetivos gregos que são assim traduzidos, eles podem aplicar-se ao mandamento dado ou à pessoa de Timóteo; mas o significado que designei é muito mais apropriado. (131) Paulo informa Timóteo que ele deve desejar desempenhar seu cargo de maneira adequada.

Até a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo É impossível dizer o quão necessário era para todos os piedosos, naquele tempo, ter sua mente inteiramente fixada no dia de Cristo; porque inúmeras ofensas existiam em todo o mundo. Eles foram atacados por todos os lados, odiados e odiados universalmente, expostos às zombarias de todos, oprimidos todos os dias com novas calamidades; e, no entanto, eles não viram frutos de tantas labaredas e aborrecimentos. O que restou então, mas que, em pensamento, eles deveriam voar para aquele dia abençoado de nossa redenção?

No entanto, a mesma razão está em vigor em relação a nós nos dias atuais, e de fato se aplica igualmente a quase todas as épocas. Quantas coisas Satanás apresenta constantemente aos nossos olhos, o que, exceto por isso, mil vezes nos afastaria do rumo certo! Não digo nada sobre incêndios, espadas e banimentos, e ataques furiosos de inimigos o tempo todo. Não digo nada sobre calúnias e outras irritações. Quantas coisas estão lá dentro, que são muito piores! Homens ambiciosos nos atacam abertamente, epicuristas e lucianos zombam de nós, homens insolentes nos provocam, hipócritas nos murmuram, aqueles que são sábios depois que a carne secretamente nos morde, somos assediados por vários métodos em todas as direções. Em suma, é um grande milagre que alguém persevere firmemente em um escritório tão difícil e perigoso. O único remédio para todas essas dificuldades é lançar nossos olhos para o aparecimento de Cristo e mantê-los fixos nele continuamente. (132)

Comentário de Adam Clarke

Que você mantenha este mandamento sem mancha – Duas coisas são mencionadas aqui:

  1. Que o mandamento em si – toda a doutrina de Cristo, deve ser mantido inteiro.
  • Que sua vida seja agradável a essa doutrina. Mantenha-o sem manchas – não deixe que o livro sagrado se espalhe; não adicione nada a isso; não tire nada disso; não mude nada. Entregue a seus sucessores a verdade como a teve do próprio Deus.
  • Irreconhecível – Não exista nada em sua conduta ou espírito contrário a essa verdade. Guarda a verdade, e a verdade te guarda.

    Até o aparecimento de nosso Senhor – entregue-o puro, e deixe sua conduta ser um comentário sobre ele, para que possa continuar no mundo e na Igreja até a vinda de Cristo.

    Referências Cruzadas

    1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

    1 Crônicas 28:20 – E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.

    Cânticos 4:7 – Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

    1 Coríntios 1:8 – Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

    Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

    Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

    Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

    Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

    Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

    1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

    1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

    2 Tessalonicenses 2:1 – Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reencontro com ele, rogamos a vocês

    1 Timóteo 4:11 – Ordene e ensine estas coisas.

    1 Timóteo 6:20 – Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;

    2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

    Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

    1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

    1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

    2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

    1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

    Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

    Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *