Estudo de Efésios 5:27 – Comentado e Explicado

para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
Efésios 5:27

Comentário de Albert Barnes

Para que ele possa apresentar a si mesmo – No último dia, quando ele receberá a igreja como sua esposa no céu; Apocalipse 21: 9 . Talvez a palavra “preparar” expresse melhor o sentido aqui do que “presente” – para que ele possa prepará-lo para si mesmo como uma igreja santa. Tyndale a processa “para fazer para si mesmo”.

Uma igreja gloriosa – Uma igreja cheia de honra, esplendor, beleza. A idéia de “brilhar” ou de ser “brilhante” transmitiria o sentido aqui. Provavelmente ainda existe aqui uma alusão a uma noiva “adornada para o marido” ( Apocalipse 21: 2 ; compare o Salmo 45: 9-14 ); e o ideal é que a igreja seja digna do amor do noivo, a quem será apresentada.

Não ter mancha – não ter mancha, defeito ou qualquer impureza – ainda mantém a alusão a uma noiva e os cuidados tomados para remover todas as imperfeições.

Ou rugas – No vigor e na beleza da juventude, como uma noiva na qual não há rugas da idade.

Ou algo assim – nada para deformar, desfigurar ou ofender. A essa bela ilustração da glória final da igreja, o apóstolo foi guiado pela menção da relação do marido e da esposa. Isto mostra:

(1) A tendência dos pensamentos de Paulo. Ele adorou permitir que as associações em sua mente, não importando o assunto, o atraíssem para o Redentor.

(2) a passagem aqui nos mostra o que a igreja ainda será. Haverá um período em sua história em que não haverá imperfeição; quando não houver mancha, nem rugas, nem coisa alguma. No céu tudo será puro. Na terra, estamos nos preparando para esse mundo de pureza; e não se pode negar que aqui há muita coisa imperfeita e impura. Mas naquele mundo futuro, onde a igreja será apresentada a Cristo, vestida com as vestes da salvação, não haverá um membro profano; um enganador ou hipócrita; um homem avarento ou avarento; alguém que sofrerá os corações dos amigos da pureza por uma vida profana. E em todo o milhão que será reunido lá de todas as terras, e povos, e línguas e idades, não haverá inveja, malícia, calúnia, orgulho, vaidade, mundanismo; não haverá conflito irritante e irritante no coração com paixões más, “nem qualquer coisa assim”. Quão diferente da igreja como ela é agora; e como devemos ofegar por esse mundo abençoado!

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

presente . Grego. paristemi . Ver Romanos 12: 1 .

isso . Os textos são gregos. autos = Ele mesmo.

glorioso . Grego. endoxos. Em outros lugares, Lucas 7:25 ; 13:17 . 1 Coríntios 4:10 .

spot = defeito. Grego. spilos ; somente aqui e 2 Pedro 2:13

rugas . Só aqui.

deveria = maio.

sem defeito = sem defeito . Grego. amomos. Ver Efésios 1: 4 .

Comentário de John Calvin

27. Que ele possa apresentar a si mesmo. Ele declara qual é o desígnio do batismo e de sermos lavados. É para que possamos viver de maneira santa e irrepreensível diante de Deus. Somos lavados por Cristo, não para que possamos retornar à nossa poluição, mas para conservarmos por toda a vida a pureza que recebemos uma vez. Isso é descrito em linguagem metafórica apropriada ao seu argumento.

Não tendo mancha ou rugas. Como a beleza da esposa produz amor no marido, Cristo adorna a Igreja com sua santidade, como prova de seu respeito. Essa metáfora contém uma alusão ao casamento; depois ele deixa de lado a figura e diz claramente que Cristo reconciliou a igreja, para que ela fosse santa e sem defeito. A verdadeira beleza da igreja consiste nessa castidade conjugal, isto é, em santidade e pureza.

A palavra presente ( pa?ast?s? ) implica que a igreja deve ser santa, não apenas na visão dos homens, mas nos olhos do Senhor; pois Paulo diz que ele pode apresentá-lo a si mesmo, não que ele possa mostrá-lo a outros, embora os frutos dessa pureza oculta se tornem evidentes posteriormente em obras externas. Os pelagianos costumavam citar esta passagem para provar a perfeição da justiça nesta vida, mas foram respondidos com sucesso por Agostinho. Paulo não declara o que foi feito, mas com que propósito Cristo purificou sua igreja. Agora, quando se diz que algo é feito para que outro possa seguir depois, fica ocioso concluir que essa última coisa, que deveria seguir, já foi feita. Não negamos que a santidade da igreja já tenha começado; mas, enquanto houver progresso diário, não poderá haver perfeição.

Comentário de Adam Clarke

Que ele pudesse apresentar a si mesmo – era comum levar a noiva real ao rei com as roupas mais suntuosas; e não há aqui uma alusão ao Salmo 45:13 , Salmo 45:14 ; : A filha do rei (do Faraó) é toda gloriosa por dentro, suas roupas são de ouro forjado; ela será levada ao rei (Salomão) em roupas de bordado? Esta apresentação aqui mencionada pelo apóstolo ocorrerá no último dia. Veja a nota em 2 Coríntios 11: 2 .

Uma Igreja gloriosa – Todo esplêndido e honrado, porque puro e santo.

Não tendo mancha – Sp???? · Nenhuma mancha no rosto; sem manchas na roupa; o coração e a vida são santos.

Rugas – ·?t?da · Nenhuma marca de superannuation ou decadência. A palavra é comumente aplicada a rugas no rosto, indicativas de doença ou decrepitude.

Santo e sem defeito – Em todos os sentidos, santo, puro e perfeito. Agora foi com esse propósito que Cristo se entregou pela Igreja; e para esse fim, ele continua as diferentes ordenanças que designou; e, particularmente, a pregação da palavra – a doutrina da reconciliação pela fé em seu sangue. E é nesta vida que toda essa purificação deve ocorrer; pois ninguém será apresentado no dia do julgamento àquele que não foi aqui santificado, purificado, lavado, glorificado, sem mancha, rugas, manchas ou coisa parecida. Quão vã é a pretensão de multidões de serem membros da verdadeira Igreja enquanto estão cheias de manchas, rugas, manchas e muitas dessas coisas; supondo com carinho que a santidade deles esteja garantida, porque não em si mesmos! Leitor, coloque sua mão em sua consciência e diga: Você acredita que este é o significado de São Paulo? Veja as notas em Efésios 3:14 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 5:27 . Para que ele possa apresentá-lo a si mesmo O Alexandrino e outras cópias leem: Que ele mesmo possa apresentar a si mesmo a igreja, gloriosa, sem mancha, etc. O Apóstolo, para recomendar aos maridos o amor e a ternura em relação às esposas, imitando a afeição de Cristo pela igreja, mostra que, enquanto outras noivas cuidam de embelezar e despedir suas pessoas, a fim de se recomendar aos noivos, o próprio Cristo , à custa de suas próprias dores e sangue, purifica e prepara para si seu cônjuge (seus santos fiéis), para que ele possa apresentar a si mesmo sem mancha nem rugas. Quão brilhante é uma idéia que esse versículo nos dá do grande plano e desígnio do cristianismo; – levar todos os milhões de fiéis a um estado de perfeita virtude e glória que, quando os olhos penetrantes de Cristo, seu grande e santo Noivo , deve examiná-los, não deve haver um ponto, ou ruga, ou qualquer coisa assim, pelo menos para prejudicar sua beleza ou ofender sua visão! Onde esse esquema de pensamento pode ser encontrado no mundo, mas no Novo Testamento, e nos que foram ensinados por ele?

Comentário de John Wesley

Que ele possa apresentar a si mesmo uma igreja gloriosa, sem manchas, rugas ou coisa parecida; mas que deve ser santo e sem mancha.

Que ele possa apresentá-lo – Mesmo neste mundo.

Para si mesmo – como sua esposa.

Uma igreja gloriosa – Toda gloriosa por dentro.

Não tendo mancha – De impureza de qualquer pecado.

Ou rugas – De deformidade devido a qualquer deterioração.

Referências Cruzadas

Salmos 45:13 – Cheia de esplendor está a princesa em seus aposentos, com vestes enfeitadas de ouro.

Salmos 87:3 – Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa

Cânticos 4:7 – Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

Isaías 60:15 – “Em vez de abandonada e odiada, sem que ninguém a percorresse, farei de você um orgulho, uma alegria para todas as gerações.

Isaías 62:3 – Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus.

Jeremias 33:9 – Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo’.

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Apocalipse 21:27 – Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *