Estudo de Isaías 60:15 – Comentado e Explicado

De abandonada e amaldiçoada, sem ninguém para te socorrer, farei de ti um objeto de admiração para sempre, um motivo de alegria para as gerações futuras.
Isaías 60:15

Comentário de Albert Barnes

Considerando que você foi abandonado – hebraico, ‹Em vez de ( ??? tachath ) o seu ser abandonado ‘, isto é, a sua prosperidade subsequente virá no lugar do seu ser anteriormente abandonado. O abandono aqui se refere às várias calamidades, perseguições e provações que ela havia sido chamada a suportar.

Para que ninguém passasse por ti – Quando o país estava desolado e abandonado, de modo que nenhuma caravana passou de uma parte para outra, ou transformou-a em uma passagem para outras terras (compare Lamentações 1: 4 ; veja as notas em Isaías 34:10 ).

Farei de ti uma excelência eterna – Lowth, ‘Uma glória eterna.’ Noyes, Glória. Eu o farei para sempre honrado ou exaltado, para que você não seja mais desolado e humilhado.

Uma alegria de muitas gerações – Um assunto de alegria de geração em geração; isto é, uma era após a outra.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 60:15 . Considerando que você foi abandonado – Tanto de Deus quanto à aparência exterior, e homem; e odiado – desprezado e negligenciado, ou sofrendo misérias e massacres reais; de modo que ninguém passou por ti – as tuas ruas ficaram desoladas e tu foste despovoado. O estado da Igreja Cristã, durante as eras sombrias e perseguidoras do papado, é aqui descrito, em linguagem emprestada de Jerusalém, que está desolada. Eu te farei uma excelência eterna – Sendo reformado da idolatria e de outras superstições e abominações, e teus membros sendo iluminados com a verdade e regenerados pela graça de Deus, e assim tornados sábios e santos, serás abençoado e exaltado com contínuo símbolos do favor divino e fez uma bênção duradoura e crescente no mundo. O hebraico, ????? ???? , é literalmente, para um levantamento, ou uma exaltação, continuamente, ou para sempre. Uma alegria de muitas gerações – Hebraico, De geração e geração. O significado é que a prosperidade e a felicidade da igreja devem ser o regozijo e o conforto de muitas eras sucessivas, ou o assunto de seu grande e contínuo regozijo. O bispo Lowth traduz esta cláusula: farei de você um orgulho eterno, motivo de alegria para as gerações perpétuas. Não se pode dizer da nação judaica, desde que foi pronunciada, que em algum grau respondeu a esses caracteres. Pois, após sua restauração em sua própria terra, eles foram os primeiros a sujeitar os persas, depois os macedônios, sucessores de Alexandre, o Grande; cujo jugo eles mal haviam sacudido quando caíram sob o poder dos romanos, que os trataram com grande severidade, e finalmente os destruíram, juntamente com a cidade de Jerusalém, quase até uma extirpação completa. Para que sejamos obrigados a procurar o cumprimento dessa profecia na Igreja Cristã, cujas excelências perpétuas excedem em muito as dos judeus, e nos privilégios e bênçãos gloriosas da religião de Cristo, que são de fato e serão. , a alegria de muitas gerações.

Comentário de John Calvin

15. Em vez de (160) você ter sido abandonado e odiado. O Profeta tem em seus olhos aquele período intermediário que já estava próximo; pois, logo após sua morte, o povo foi privado de sua herança e levado ao cativeiro, para que todos pensassem que não havia mais esperança de segurança. Para que esse pensamento não venha à mente dos crentes, pelo qual eles podem ser reduzidos ao desespero: “Estamos desfeitos, não há remédio para assuntos tão desesperados e não devemos esperar por uma condição melhor”, ele mostra que essas calamidades graves não podem impedir que Deus as restaure; pois, embora por um tempo, quando o Senhor os castigou, pareciam ter sido abandonados, era fácil para ele ressuscitá-los à prosperidade e a uma condição melhor do que antes.

Se alguém objetou que esse esplendor da Igreja não durou muito, a resposta é curta. Embora o povo tenha sido afligido de várias maneiras após seu retorno, e mesmo que a Igreja Cristã não tenha mantido sua glória por muito tempo, ainda assim as coisas que o Profeta predisse foram cumpridas; porque debaixo da cruz brilha a glória de Cristo, para que o nome de Deus permaneça, e há um povo que o invoca pela fé. Também deve ser observado que, em conseqüência de nossa ingratidão, não obtemos o fruto dessas promessas; pois interrompemos o curso das obras de Deus e nos privamos do fruto delas por nossa malícia. Além disso, devemos sempre lembrar o que eu disse tantas vezes, que o Profeta não fala de alguns anos ou de um curto período, mas abraça todo o curso da redenção, desde o final do cativeiro até a pregação do evangelho. Evangelho e, finalmente, até o fim do reinado de Cristo.

Comentário de John Wesley

Enquanto foste abandonado e odiado, de modo que ninguém passou por ti, farei de ti uma excelência eterna, uma alegria de muitas gerações.

Abandonado – Tanto de Deus como de seus habitantes.

Ninguém foi – Tuas ruas foram deixadas desoladas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *