Estudo de Hebreus 12:22 – Comentado e Explicado

Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos,
Hebreus 12:22

Comentário de Albert Barnes

Mas vós vens ao monte Sion – vós que sois cristãos; todos os que estão sob a nova dispensação. O objetivo é “contrastar” a dispensação cristã com os judeus. e mostrar que suas excelências e vantagens eram muito superiores à religião de seus pais. Tinha mais para ganhar os afetos; mais para elevar a alma; mais para inspirar com esperança. Tinha menos que era fantástico e alarmante; apelou menos para os medos e mais para os tropos da humanidade; mas ainda assim a apostasia dessa religião não poderia ser menos terrível em suas conseqüências do que a apostasia da religião de Moisés. Na passagem diante de nós, o apóstolo evidentemente contrasta o Sinai com o Monte Sião, e quer dizer que havia mais sobre o último que foi adaptado para conquistar o coração e preservar a lealdade do que sobre o primeiro. O monte Sião denotava literalmente a colina do sul em Jerusalém, na qual uma parte da cidade foi construída.

Essa parte da cidade foi feita por David e seus sucessores como residência da corte, e logo o nome Sião foi dado familiarmente a toda a cidade. Jerusalém era o centro da religião na terra; o lugar onde o templo estava, e onde a adoração a Deus era celebrada, e onde Deus habitava por um símbolo visível, e tornou-se o tipo e emblema da morada santa onde Ele habita no céu. Não pode ser literalmente aqui que eles haviam chegado ao Monte Sião em Jerusalém, pois isso era verdade para todo o povo judeu como para aqueles a quem o apóstolo se dirigia, mas deve significar que eles haviam chegado ao monte Sião, do qual os cidade santa era um emblema; ao monte glorioso que é revelado como a morada de Deus, dos anjos, dos santos. Ou seja, eles “chegaram” a isso pelas revelações e esperanças do evangelho. Eles não estavam realmente literalmente no céu, nem aquela cidade gloriosa estava literalmente na terra, mas a dispensação para a qual eles foram levados foi o que os conduziu diretamente à cidade do Deus vivo e ao monte santo onde ele habitava acima. A vista não estava confinada a um monte terrestre envolto em fumaça e chamas, mas aberta imediatamente no lugar santo onde Deus habita. Pela frase “vocês vieram”, o apóstolo significa que essa era a característica da nova dispensação que os conduzia ali e que eles já eram de fato habitantes daquela cidade gloriosa. Eles eram cidadãos da Jerusalém celestial (compare nota, Filemon 3:20 ) e tinham direito a seus privilégios.

E para a cidade do Deus vivo – A cidade onde o Deus vivo habita – a Jerusalém celestial; compare notas sobre Hebreus 11:10 . Deus habitou por um símbolo visível no templo de Jerusalém – e para isso seu povo ficou sob a antiga dispensação. Em um sentido mais literal e glorioso, sua morada está no céu, e para isso seu povo chegou agora.

A Jerusalém celestial – O céu não é representado com pouca frequência como uma cidade magnífica onde Deus e os anjos habitavam; e a revelação cristã revela isso aos cristãos como certamente seu lar final. Eles já devem se considerar moradores da cidade e viver e agir como se vissem seu esplendor e participassem de sua alegria. Em relação a essa representação do céu como uma cidade onde Deus habita, os seguintes locais podem ser consultados: Hebreus 11:10 , Hebreus 11: 14-16 ; Hebreus 12:28 ; Hebreus 13:14 ; Gálatas 4:26 ; Apocalipse 3:12 ; Apocalipse 21: 2,10-27 . É verdade que os cristãos ainda não viram a cidade pelos olhos físicos, mas eles olham para ela com os olhos da fé. É revelado a eles; antecipadamente, eles podem contemplar suas glórias e sentir que é o lar eterno deles. Eles têm permissão para viver e agir como se tivessem visto o Deus glorioso, cuja habitação existe, e já estavam cercados pelos anjos e pelos redimidos. O apóstolo não os representa como se esperassem que fosse visivelmente instalado na terra, mas como sendo agora realmente moradores daquela cidade, e obrigado a viver e agir como se estivessem no meio de seus esplendores.

E a inúmeras companhias de anjos – o grego aqui é “a miríades (ou dez mil) de anjos em uma assembléia ou convocação alegre”. A frase “dezenas de milhares” é frequentemente usada para denotar um número grande e indefinido. A palavra traduzida como “assembléia geral”, Hebreus 12:22pa??????? paneguris – refere-se adequadamente a uma “assembléia ou convocação de todo o povo, a fim de celebrar qualquer festival ou solenidade pública, como jogos ou sacrifícios públicos; Lexicon de Robinson. Não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento, e se refere aqui aos anjos vistos como reunidos ao redor do trono de Deus e celebrando seus louvores. Deve ser considerado relacionado à palavra “anjos”, referindo-se à convocação “deles” no céu, e não à igreja do primogênito. Esta construção é exigida pelo grego. Nossa tradução comum a torna como se fosse unida à igreja – “à assembléia geral e à igreja dos primogênitos”; mas o grego não admitirá essa construção.

A interpretação que a une aos anjos é adotada agora por quase todos os críticos e em quase todas as edições do Novo Testamento. Sobre a convocação dos anjos, veja as notas em Jó 1: 6 . O escritor pretende, sem dúvida, contrastar aquela alegre assembléia dos anjos no céu com aqueles que apareceram no cumprimento da Lei no Monte Sinai. Deus é sempre representado como cercado por hostes de anjos no céu; ver Deuteronômio 33: 2 ; 1 Reis 22:19 ; Daniel 7:10 ; Salmo 68:17 ; compare notas, Hebreus 12: 1 ; ver também Apocalipse 5:11 ; Mateus 26:53 ; Lucas 2:13 . O significado é que, sob a dispensação cristã, os cristãos em seus sentimentos e adoração se unem a esse vasto exército de santos seres angélicos. é claro que isso não significa que sejam “visíveis”, mas são vistos pelos olhos da fé. O “argumento” aqui é que, como, em virtude da revelação cristã, nos associamos a esses espíritos puros e felizes, não devemos apostatar com essa religião, pois devemos considerá-la honrosa e gloriosa para ser identificada com eles. .

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 12:22 . Mas vós – que crêes em Cristo, abraçando o cristianismo; vieram ao monte Sion – São admitidos à comunhão da igreja de Cristo, com seus privilégios e bênçãos. Ou, você chegou a uma dispensação o inverso de todos esses terrores, até as descobertas suaves e gentis que Deus faz de si mesmo na nova aliança. Pois o que o apóstolo pretende é evidentemente descrever o estado em que os crentes são chamados pelo evangelho: e é somente ele que ele se opõe ao estado da igreja sob o Antigo Testamento. Pois supor que é o estado futuro celestial que ele pretende é, como o Dr. Owen justamente observa, “destruir completamente a força de seu argumento e exortação. Pois eles são construídos unicamente na preeminência do estado do evangelho àquele sob a lei ”, e não na preeminência do céu acima do estado da igreja na terra, seja judeu ou cristão, que ninguém poderia questionar. À cidade do Deus vivo – Aquela sociedade ou comunidade santa e feliz, da qual os verdadeiros crentes são cidadãos, Efésios 2:19 ; Filipenses 3:20 ; em que o próprio Deus habita e que é governado por ele; a Jerusalém celestial – denominada ( Gálatas 4:26 ), a Jerusalém acima; assim chamado porque tem o seu original do céu, e seus membros conversam no céu e tendem para lá, e seu estado mais perfeito estará lá. Todos esses títulos gloriosos pertencem à igreja do Novo Testamento. A uma inumerável companhia de anjos – Juntar-se a eles no serviço de Deus, tipificado pelos querubins no templo. O grego é, para miríades de anjos. Uma miríade é de dez mil; e quando é usado no número plural, significa uma empresa inumerável, como aqui representamos. Possivelmente ele fala com uma alusão aos anjos que compareceram à presença de Deus na concessão da lei, da qual o salmista diz: Os carros de Deus são vinte mil, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

o Deus vivo . Veja Hebreus 3:12 .

celestial . Grego. epouranios. Compare Hebreus 3: 1 .

Jerusalem . Compare Gálatas 1: 4 , Gálatas 1:26 . Apocalipse 3:12 ; Apocalipse 21: 2 , Apocalipse 21:10 .

empresa inumerável = miríades.

Comentário de John Calvin

22. No monte Sião, etc. Ele faz alusão àquelas profecias nas quais Deus havia prometido anteriormente que seu Evangelho daria prosseguir, como em Isaías 2: 1 e em outros lugares. Então ele contrasta o monte Sion com o monte Sinai; e ele acrescenta ainda, a Jerusalém celestial, e ele expressamente a chama celestial, para que os judeus não se apeguem ao que é terreno e que floresceu sob a Lei; pois quando eles procuraram perversamente continuar sob o jugo servil da Lei, o monte Sião foi transformado no monte Sinai, como Paulo nos ensina em Gálatas 4:21 da Epístola aos Gálatas. Então, na Jerusalém celestial, ele entendeu o que deveria ser construído em todo o mundo, assim como o anjo, mencionado por Zacarias, estendeu sua linha do leste até o oeste.

Para uma companhia inumerável de anjos, etc. Ele quer dizer que somos associados a anjos, escolhidos entre os patriarcas e colocados no céu entre todos os espíritos dos bem-aventurados, quando Cristo, pelo Evangelho, nos chama para si. Mas é uma honra incalculável, conferida a nós por nosso Pai celestial, que ele nos inscreva entre os anjos e os santos pais. A expressão, miríades de anjos, foi retirada do livro de Daniel, embora eu tenha seguido Erasmus, e a tenha tornado inumerável companhia de anjos. (266)

Comentário de Adam Clarke

Mas vós viestes ao monte Sião. – Para entrar totalmente no significado do apóstolo, devemos observar:

  1. Que a Igreja, que aqui é chamada de cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial e o monte Sião, seja representada sob a noção de cidade.
  • Que a grande assembléia de crentes em Cristo se opõe aqui à congregação dos israelitas reunidos no Monte Sinai.
  • Que a inumerável companhia de anjos se opõe aqui, aqueles anjos pelos quais a lei foi introduzida, Atos 7:53 ; Gálatas 3:19 .
  • Que o primogênito do Evangelho, cujos nomes estão escritos no céu, se opõe aqui aos primogênitos inscritos entre os israelitas, Êxodo 24: 5 , Êxodo 19:22 .
  • Que o mediador da nova aliança, o Senhor Jesus, se opõe aqui a Moisés, o mediador da antiga.
  • E que o sangue de aspersão, de Cristo, nosso Sumo Sacerdote, se refere ao ato de Moisés, Êxodo 24: 8 ; : “E Moisés tomou o sangue, eo espargiu sobre o povo, e disse: Eis o sangue da aliança que o Senhor fez convosco sobre todas estas palavras.”
  • A descrição nesses versículos não se refere a um estado celestial; pois a natureza terrível da dispensação mosaica nunca se opõe ao céu ou à vida eterna, mas à economia do Novo Testamento.
  • No céu, não há necessidade de um mediador ou aspersão de sangue; mas estes são mencionados no estado que o apóstolo descreve.
  • A Jerusalém celestial – Esta frase significa a Igreja do Novo Testamento, como Schoettgen provou amplamente em sua dissertação sobre esse assunto.

    Para uma companhia inumerável de anjos – ????as?? a??e??? · Para miríades, dezenas de milhares, de anjos. Estes são representados como assistentes de Deus, quando ele se manifesta de qualquer maneira externa à humanidade. Quando ele deu a lei no Monte Sinai, fica implícito que uma miríade desses seres sagrados o atendia. “Os carros do Senhor são vinte mil, até milhares de anjos; o Senhor está entre eles como no Sinai, no lugar santo;” Salmo 68:17 . E quando ele vier para julgar o mundo, ele será atendido com uma companhia similar. “Milhares ministravam a ele, e dez mil vezes dez mil estavam diante dele;” Daniel 7:10 . Nos dois casos, como em vários outros, estes parecem ser, falando à maneira dos homens, a guarda do Todo-Poderoso. Embora os anjos façam parte dos habitantes da Nova Jerusalém, eles também pertencem à Igreja abaixo. De algum modo, Cristo os incorporou a seus seguidores, pois “todos eles são espíritos ministradores, enviados para ministrar àqueles que serão herdeiros da salvação”, e todos são sempre considerados parte dos súditos de Deus.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 12:22 . Mas vocês vieram para o monte Sion, etc. – Parece que, durante todo esse período, uma referência à manifestação que Deus fez de si mesmo no monte Sion, como sendo mais branda do que no monte Sinai, e à sociedade celestial com a qual os cristãos são. incorporada, é considerada como a primeira (ou seja, o monte Sion), naquelas circunstâncias em que era mais amável que a segunda. Sião era a cidade de Deus: no templo que estava ali, os querubins eram os ornamentos dos muros, tanto no lugar santo quanto no mais santo, para significar a presença daquelas miríades de anjos, que assistiam ao cumprimento da lei, e estão presentes nos verdadeiros céus. (na cidade de Sion) havia uma assembléia geral e congregação de sacerdotes, que eram substituídos em vez dos primogênitos: havia Deus, como o supremo juiz de controvérsias, dando seus oráculos; o sumo sacerdote era o mediador entre Deus e Israel; e o sangue de aspersão era usado diariamente.

    Comentário de Scofield

    anjos

    (Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

    Comentário de John Wesley

    Mas vós viestes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a uma inumerável companhia de anjos,

    Mas vós que credes em Cristo.

    Chegaram – O apóstolo não fala aqui da vinda deles à igreja militante, mas daquele privilégio glorioso dos crentes do Novo Testamento, de sua comunhão com a igreja triunfante. Mas isso é muito mais aparente para os olhos dos espíritos celestes do que para os nossos, que ainda estão velados. São Paulo aqui mostra um excelente conhecimento da economia celestial, digna daquele que foi arrebatado ao terceiro céu.

    Montar Sion – Uma montanha espiritual.

    Para a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial – Todos esses títulos gloriosos pertencem à igreja do Novo Testamento.

    E para uma empresa inumerável – incluindo tudo o que é mencionado posteriormente.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

    Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

    Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

    2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

    Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

    Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

    Salmos 48:2 – Seu santo monte, belo e majestoso, é a alegria da terra toda. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei.

    Salmos 68:17 – Os carros de Deus são incontáveis, milhares de milhares; neles o Senhor veio do Sinai para o seu Lugar Santo.

    Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

    Salmos 87:3 – Coisas gloriosas são ditas de ti, ó cidade de Deus! Pausa

    Salmos 132:13 – O Senhor escolheu Sião, com o desejo de fazê-la sua habitação:

    Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

    Isaías 14:32 – Que resposta se dará aos emissários daquela nação? Esta: “O Senhor estabeleceu Sião, e nela encontrarão refúgio os aflitos do seu povo”.

    Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

    Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

    Isaías 51:16 – Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com a sombra da minha mão, eu que pus os céus no lugar, que lancei os alicerces da terra, e que digo a Sião: ‘Você é o meu povo’. “

    Isaías 59:20 – “O Redentor virá a Sião, aos que em Jacó arrependerem-se dos seus pecados”, declara o Senhor.  

    Isaías 60:14 – Os filhos dos seus opressores virão e se inclinarão diante de você; todos os que a desprezam se curvarão aos seus pés e a chamarão cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel.

    Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

    Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

    Daniel 7:10 – E saía um rio de fogo, de diante dele. Milhares de milhares o serviam; milhões e milhões estavam diante dele. O tribunal iniciou o julgamento, e os livros foram abertos.

    Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

    Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

    Mateus 5:35 – nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.

    Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

    Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

    Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

    Gálatas 4:26 – Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.

    Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

    1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

    Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 10:31 – Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

    Hebreus 13:14 – Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

    Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

    Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

    Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

    Apocalipse 7:2 – Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar:

    Apocalipse 14:1 – Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai.

    Apocalipse 21:2 – Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

    Apocalipse 21:10 – Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

    Apocalipse 22:19 – Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *