Estudo de Salmos 68:17 – Comentado e Explicado

São milhares e milhares os carros de Deus: do Sinai vem o Senhor ao seu santuário.
Salmos 68:17

Comentário de Albert Barnes

The chariots of God – The meaning of this verse is, that God is abundantly able to maintain his position on Mount Zion; to defend the place which he had selected as his abode. Though it has less natural strength than many other places have – though other hills and mountains, on account of their natural grandeur, may be represented as looking on this with contempt, as incapable of defense, yet he who has selected it is fully able to defend it. He is himself encompassed with armies and chariots of war; thousands of angels guard the place which he has chosen as the place of his abode. “Chariots,” usually two-wheeled vehicles, often armed with scythes attached to their axles, were among the most powerful means of attack or defense in ancient warfare. See Psalm 20:7 , note; Psalm 46:9 , note; Isaiah 31:1 , note; Isaiah 37:24 , note; Compare Exodus 14:7 ; Joshua 17:16 ; Judges 4:15 .

Are twenty thousand – A closer version is “two myriads,” or twice ten thousand. The original word is in the dual form. The language is designed to denote a very great number. A myriad was a great number; the idea here is that even “that” great number was doubled.

Even thousands of angels – Margin, “many thousands.” The Hebrew is, “thousands repeated,” or “multiplied.” There is in the Hebrew no mention of angels. The Septuagint and the Vulgate render it, “thousands of the rejoicing;” that is, thousands of happy attendants. The original, however, would most naturally refer to the chariots, as being multiplied by thousands.

The Lord is among them – The real strength, after all, is not in Zion itself, or in the chariots of the Lord surrounding it, but in the Lord himself. “He” is there as the Head of the host; He, as the Protector of his chosen dwelling-place.

As in Sinai, in the holy place – literally, “The Lord is among them; Sinai, in the sanctuary.” The idea seems to be, that even Sinai with all its splendor and glory – the Lord himself with all the attending hosts that came down on Sinai – seemed to be in the sanctuary, the holy place on Mount Zion. All that there was of pomp and grandeur on Mount Sinai when God came down with the attending thousands of angels, was really around Mount Zion for its protection and defense.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 68:17 . Os carros de Deus são vinte mil, etc. – Os carros de Deus são vinte mil, milhares de milhares; o Senhor está entre eles, ó Sinai, no santuário. Ver Deuteronômio 33: 2 . Os carros de Deus aqui devem significar aqueles carros invisíveis e celestiais, aquela presença de anjos, que nas escrituras é atribuída a Deus. Veja Isaías 66:15 . 2 Reis 6:17 . Dizem que esses carros são vinte mil; um certo número é incerto, denotando uma grande multidão. O sentido de todo o versículo parece ser o seguinte: “O Sinai pode se orgulhar da honra da aparência de Deus e da presença de dez mil de seus santos, quando ele deu a lei a partir dali: mas agora há vinte mil, milhares de milhares de anjos e carros de Deus que freqüentam a arca de sua presença.O mesmo Deus que antes era cercado por seus anjos em ti, ó Sinai, está agora entre eles aqui; e sua futura residência estará com eles em seu santuário no monte Sion. ” Há algo particularmente agradável e poético nessa parte do salmo. Basã era uma colina alta, situada nos territórios dos hebreus; e se a grandiosidade de seus cumes poderia ter reivindicado a preferência, Sion deve ter perdido a honra de ser a residência da arca da presença de Deus. Mas o interrogatório, se essa tradução for permitida, expressa um desprezo por Bashan e tem uma propriedade peculiar, se, como supomos, essa parte do hino foi cantada exatamente quando a procissão ficou à vista de Sion. A representação das colinas, como saltar com uma espécie de ansiedade a ser escolhida para a residência de Deus; ou melhor, como invejar o monte Sion pela escolha que Deus fez dele, está no verdadeiro espírito da poesia, que pode fazer as montanhas falarem e se moverem, se alegrarem e se entristecerem, quando necessário, para animar a cena e adornar o assunto. A introdução dos anjos de Deus como descendo as colinas, e seus carros como atendentes e guardando a arca em sua habitação, em números muito maiores do que no monte Sinai, é finamente e sublimemente imaginada; criar no povo uma crença firme de que Jerusalém deveria estar sob os cuidados especiais de Deus e que o exército do céu deveria estar ali para a proteção e segurança da arca e da cidade; e nada poderia ter sido concebido com mais elegância ou melhor adaptado à ocasião. Quando a arca subiu ao monte Sião e foi depositada no local designado, os cantores prosseguiram, Salmos 68: 18-24 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 68:17 . Os carros de Deus são vinte mil – nem os gentios se vangloriam de seus exércitos ou exércitos, nem da multidão de seus carros, em que consiste principalmente sua força; pois em Sião há dez mil vezes mais, inúmeros anfitriões de anjos, que atendem a Deus, para fazer o seu prazer e lutar por ele e pelo seu povo. Vinte mil aqui representam uma empresa inumerável, sendo um certo número incerto. O Senhor está entre eles – E aqui não é apenas a presença dos anjos, mas também do grande e abençoado Deus; no Sinai como no lugar santo Deus não está menos gloriosamente presente, embora menos terrivelmente, aqui do que ele estava no Sinai, quando, com milhares de seus anjos, ele apareceu solenemente lá para cumprir a lei. Hebraico, ???? ????? , sinai bakodesh, literalmente, o Sinai está no santuário, ou lugar sagrado, que é uma expressão poética, muito enfática e muito pertinente a esse lugar. Pois, tendo avançado Sião acima de todas as outras colinas, ele agora a iguala à venerável colina do Sinai, que a majestade divina honrou com sua presença gloriosa. Aqui, diz ele, você tem, de alguma forma, o próprio monte Sinai, a saber, todas as glórias e privilégios dele, a presença de Jeová com seus anjos, e a mesma lei e convênio, sim, e um privilégio maior do que O Sinai tinha, ou seja, o Senhor descendo do céu para um corpo humano, como aparece por sua ascensão para lá novamente, que o próximo versículo descreve. Pois aqui o salmista parece evidentemente ser transportado pelo espírito profético, da narração daqueles sucessos e vitórias externas, dos quais ele falara na parte anterior do Salmo, até a predição de coisas mais altas e mais gloriosas, a vinda do Messias, e dos felizes e transcendentes privilégios e bênçãos acumulados à humanidade por meio disso. E a conexão deste novo assunto com o primeiro é suficientemente aparente. Pela preferência de Sião por outros lugares, Salmos 68: 15-16 , ele agora prova sua excelência por um argumento invencível; era o lugar para o qual o próprio Senhor dos exércitos, o Messias, Deus manifesto na carne, estava por vir; e, quando ele chegasse, seria assistido por uma multidão de anjos, celebrando seu nascimento, ministrando a ele em sua tentação, atestando sua ressurreição e acompanhando-o em sua ascensão.

Comentário de E.W. Bullinger

carruagens. Figura do discurso Anthropopatheia.

vinte mil. Hebraico duas vezes dez mil milhares.

até milhares. Milhares de hebreus repetidos: ou seja, milhares. está entre eles, etc. Esta linha, de acordo com a ortografia primitiva na divisão da palavra, lê; “Jeová veio do Sinai para o santuário” . Veja Ginsburg, Int., Pp 161, 162. Ou, o texto impresso pode estar com as elipsis fornecidas assim: “Jeová entre eles (isto é, os anjos e os carros) [veio do] Sinai para o Santuário”.

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Os carros de Deus são vinte mil – ???? ???? ????? ribbothayim alpey shinan , “duas miríades de milhares dobraram”. Isso não significa simplesmente quarenta mil? Uma miríade é 10.000; duas miríades, 20.000; estes dobraram, 40.000. Ou assim: 10.000 + 10.000 + 20.000 = 40.000. O Targum diz: “Os carros de Deus são duas miríades; dois mil anjos os desenham; a majestade de Deus repousa sobre eles em santidade no monte Sinai”. Mas o que isso significa? Nós devemos morrer para saber.

Comentário de John Calvin

17. Os carros de Deus são vinte mil milhares de anjos. (34) Na maioria das vezes, estamos aptos a subestimar a presença divina e, portanto, Davi nos apresenta uma descrição adequada para exaltar nossos pensamentos a respeito. Devido ao nosso coração incrédulo, o menor perigo que ocorre no mundo pesa mais conosco do que o poder de Deus. Trememos sob as menores provações; pois esquecemos ou apreciamos visões baixas de sua onipotência. Para nos preservar desse erro, Davi nos direciona para as incontáveis ??miríades de anjos que estão sob seu comando – uma circunstância cuja consideração pode muito bem nos permitir desafiar os males que nos cercam. Vinte mil são mencionados; mas é um número destinado a nos dar a entender que os exércitos do Deus vivo, que ele comissiona por nossa ajuda, são inumeráveis; e certamente isso deve nos confortar sob as aflições mais mortais desta vida. Ao acrescentar que o Senhor está entre eles, o salmista ainda deve ser considerado como projeto para nos dar uma visão exaltada do que está incluído na presença de Deus; pois as palavras sugerem que ele não pode mais se desfazer de sua existência do que não ter esse poder pelo qual os anjos estão subordinados à sua vontade. Outra idéia sugerida é que um Deus é melhor que um universo de anjos. A grande distância a que estamos aptos a conceber Deus como afastado de nós é uma circunstância que prova nossa fé e, para evitar isso, o salmista nos lembra o Sinai, onde havia uma demonstração de sua majestade. A inferência foi conclusiva de que ele ainda morava no santuário. Pois por que Deus apareceu naquela ocasião de maneira tão gloriosa? Evidentemente, para mostrar que sua aliança formava um vínculo sagrado de união entre ele e a posteridade de Abraão. Daí as palavras de Moisés –

“Não digas no teu coração: quem subirá ao céu? ou quem descerá às profundezas? ou quem passará pelo mar? Pois a palavra está perto de ti ”etc. ( Deuteronômio 30:12 .)

O Sinai é mencionado por Davi, para nos ensinar que, se fortalecermos nossas mentes com uma fé firme na presença Divina, devemos derivá-lo da Lei e dos Profetas.

“Deus esteve com eles [os israelitas] duas vezes dez mil carros,
Até milhares de milhares.

Carruagens eram muito usadas na guerra pelas nações da antiguidade; e o povo escolhido foi proibido de usar carros e cavalos na guerra; mas Deus era para eles um guarda de segurança tão eficaz quanto teriam sido numerosos carros de guerra. Ele era “a carruagem de Israel e seus cavaleiros”, 2 Reis 2:12 . Comp. Salmos 20: 7 . E em sua proteção e ajuda eles deviam confiar. “Quando sair para a batalha contra os seus inimigos, e vir cavalos, carros e mais um povo do que você, não tenha medo deles; porque o Senhor teu Deus é contigo, que te tirou da terra do Egito. . ” “Porque o Senhor teu Deus é aquele que vai com você, para lutar contra você contra seus inimigos, para te salvar” ( Deuteronômio 20: 1 ).

Comentário de John Wesley

Os carros de Deus são vinte mil, milhares de anjos; o Senhor está entre eles, como no Sinai, no lugar santo.

Carruagens – Os exércitos (dos quais as carruagens eram uma parte eminente naqueles tempos) que atendem a Deus para fazer o seu prazer.

Vinte mil – Uma empresa inumerável, um certo número sendo colocado como incerto.

Entre eles – Aqui o salmista parece ser transportado pelo espírito profético, da narração desses sucessos externos, até a predição do Messias; e dos privilégios e bênçãos transcendentes decorrentes da humanidade.

Como no Sinai – Deus não é menos glorioso, embora menos terrivelmente presente aqui, do que ele estava no Sinai, quando o grande Deus compareceu com milhares de seus anjos, parecia solenemente cumprir a lei. Sim, eis um privilégio maior do que o Sinai: o Senhor Jeová descendo do céu para um corpo humano, como aparece por sua ascensão para lá novamente, que o próximo versículo descreve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *