Estudo de Hebreus 10:31 – Comentado e Explicado

É horrendo cair nas mãos de Deus vivo.
Hebreus 10:31

Comentário de Albert Barnes


É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo – pode haver uma alusão aqui ao pedido de Davi de “cair nas mãos do Senhor e não nas mãos dos homens”, quando foi submetido a ele pelo pecado de contar o povo, se ele escolheria sete anos de fome, ou fugiria três meses antes de seus inimigos, ou passaria três dias de peste; 2 Samuel 24 . Ele preferiu “cair nas mãos do Senhor”, e Deus feriu setenta mil homens pela peste. A idéia aqui é que cair nas mãos do Senhor, depois de ter desprezado sua misericórdia e rejeitado sua salvação, seria fantástico; e o medo disso deve dissuadir-se da prática do crime terrível. A frase “Deus vivo” é usada nas Escrituras em oposição a “ídolos”. Deus sempre vive; seu poder é capaz de ser sempre exercido. Ele não é como os ídolos de madeira ou pedra que não têm vida e que não devem ser temidos, mas ele sempre vive. É mais medo cair em suas mãos porque ele viverá “para sempre”. Um homem que inflige castigo morrerá, e o castigo chegará ao fim; mas Deus nunca deixará de existir, e a punição que ele é capaz de infligir hoje, será capaz de infligir para todo o sempre. Cair em suas mãos, portanto, “com a finalidade de punição” – que é a idéia aqui – é assustador:

(1) porque ele tem todo o poder e pode infligir exatamente o castigo que lhe agrada;

(2) porque ele é estritamente justo e infligirá o castigo que deve ser infligido;

(3) porque ele vive para sempre e pode levar adiante seu propósito de punição até a eternidade; e

(4) porque as reais inflições de punição que ocorreram mostram o que deve ser temido.

Assim foi no mundo antigo; nas cidades da planície; em Babilônia, Iduméia, Cafarnaum e Jerusalém; e assim é no mundo de wo – as moradas eternas do desespero, onde o verme nunca morre. Todas as pessoas devem, em um sentido, cair em suas mãos. Eles devem aparecer diante dele. Eles devem ser levados ao bar dele quando morrerem. Quão indescritivelmente importante é agora abraçar suas ofertas de salvação, para que não caamos nas mãos dele como um juiz vingativo e justo, e afundemos para sempre sob o braço erguido para sempre!

Comentário de E.W. Bullinger

Deus vivo . Veja Hebreus 3:12 .

Comentário de Adam Clarke

É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo – cair nas mãos de Deus é cair sob o seu descontentamento; e quem vive para sempre pode punir para sempre. Quão terrível é ter o desagrado de um Ser eterno e todo-poderoso repousando sobre a alma para sempre! Os apóstatas, e todos os perseguidores e inimigos da causa e do povo de Deus, podem esperar os julgamentos mais pesados ??de uma Deidade enfurecida: e estes, não por um tempo, mas por toda a eternidade.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10:31 . É uma coisa terrível, etc. Cair nas mãos de Deus importa o ser punido mais imediatamente por ele, 2 Samuel 24:14 . 1 Crônicas 21:13 embora nesses lugares Deus seja mencionado como um Deus graciosamente corrigindo; considerando que aqui ele é considerado como um juiz justo e raivoso que se vinga de seus adversários: e ele ser o Deus vivo, ou Deus que vive e pode se vingar para sempre, pode justamente acrescentar à consideração da terribilidade de sua vingança. Veja Mateus 10:28 . Este versículo parece se referir aos justos castigos infligidos pelos homens pela violação da lei mosaica e às perseguições injustas que os cristãos sofreram de seus inimigos: e parece ser o objetivo do apóstolo colocá-los em mente, que a vingança divina era incomparavelmente mais terrível que os dois.

Comentário de John Wesley

É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo.

Cair nas mãos – de sua justiça vingativa.

Referências Cruzadas

Salmos 50:22 – “Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário os despedaçarei, sem que ninguém os livre.

Salmos 76:7 – Somente tu és temível. Quem poderá permanecer diante de ti quando estiveres irado?

Salmos 90:11 – Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido.

Isaías 33:14 – Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? “

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Lucas 12:5 – Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Lucas 21:11 – Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.

Hebreus 10:27 – mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.

Hebreus 12:29 – pois o nosso “Deus é fogo consumidor! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *