Estudo de Lucas 12:5 – Comentado e Explicado

Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este.
Lucas 12:5

Comentário de E.W. Bullinger

advertir = mostrar ou advertir; p. Lucas 3: 7 .

tereis medo . Veja nota em Lucas 12: 4 .

Medo . Observe a segunda anadiplose. App-6.

Ele, que: ou seja, Deus Quem.

poder = autoridade. Veja App-172.

em . Grego. eis. App-104.

inferno = a geena . Veja a nota em 2 Reis 23:10 . Mateus 5: 3 e App-131.

Comentário de John Calvin

Lucas 12: 5 . Sim, eu lhe digo: Tema-o Esta é uma repetição enfática (596) da afirmação. Cristo deve ser visto como dizendo que, quando damos lugar ao pavor dos homens, não respeitamos a Deus; e que, pelo contrário, tememos a Deus, temos uma vitória fácil em nossas mãos, para que nenhum esforço dos homens nos afaste do nosso dever. A experiência de todas as épocas mostra a grande necessidade dessa exortação aos ministros de Cristo e da mesma forma a todos os crentes em geral: pois nunca houve um período em que os homens não se levantaram furiosamente contra Deus e se esforçaram para dominar o Evangelho. (597) Na verdade, nem todos estão armados com o mesmo poder de reter aos crentes o pavor da morte, mas um número maior é animado por essa ferocidade selvagem, que se descobre assim que uma oportunidade ocorre. Freqüentemente, também, Satanás apresenta gigantes, em cuja presença os servos de Cristo cairiam sem vida, não fosse essa doutrina que os fortalecesse a manter a perseverança inabalável.

As duas cláusulas estão intimamente relacionadas entre si; é uma visão incorreta que algumas pessoas inábeis adotam, ao ler separadamente esta cláusula : Não as temam por Cristo (como já dissemos), a fim de curar esse medo perverso de o homem, que nos distingue do caminho certo, contrasta com ele um piedoso e santo temor de Deus; caso contrário, a conseqüência não se seguiria: se tememos a Deus, que é o Senhor do corpo e da alma, não temos motivos para temer os homens. , cujo poder não vai além do corpo. No que diz respeito à afirmação de que os homens têm poder para matar o corpo, Cristo o fez por meio de concessão. Deus permite que os iníquos desfrutem de um grau tão elevado de liberdade, que são inchados com confiança em seu próprio poder, imaginam que podem tentar qualquer coisa e até conseguir aterrorizar mentes fracas, como se pudessem fazer o que quisessem. Agora, a orgulhosa imaginação dos homens maus, como se a vida dos piedosos estivesse à sua disposição, é totalmente infundada: pois Deus os mantém dentro de limites e restringe, sempre que lhe agrada, a crueldade e a violência de seus ataques. E, no entanto, é dito que eles têm poder para matar por sua permissão, pois ele freqüentemente permite que eles se entreguem à sua raiva cruel. Além disso, o discurso de nosso Senhor consiste em duas partes. Primeiro, para nos instruir a suportar a perda da vida corporal, ele nos pede que contemplemos tanto a vida eterna quanto a morte eterna, e então chega gradualmente neste ponto, que a proteção de nossa vida está nas mãos de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Tema-o – Até os amigos de Deus são ordenados a temer a Deus, como um ser que tem autoridade para enviar corpo e alma ao inferno. Portanto, é apropriado que até as pessoas mais sagradas mantenham o temor de Deus, como punidor de toda injustiça. Um homem tem apenas uma vida a perder e uma alma a salvar; e é loucura sacrificar a salvação da alma para a preservação da vida.

Comentário de Scofield

inferno

(Veja Scofield “ Mateus 5:22 “) .

Comentário de John Wesley

Mas eu vos prevenirei a quem temereis: Temai aquele que, depois que ele matar, tem poder para lançar no inferno; Sim, eu vos digo: Temam ele.

Tema aquele que tem poder para lançar no inferno – Mesmo para seus amigos peculiares, Cristo dá essa direção. Portanto, o temor de Deus como tendo poder de lançar no inferno deve ser pressionado até mesmo pelos verdadeiros crentes.

Referências Cruzadas

Salmos 9:17 – Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!

Provérbios 14:26 – Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Jeremias 10:7 – Quem não te temerá, ó rei das nações? Esse temor te é devido. Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Mateus 25:46 – “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Marcos 13:23 – Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.

1 Tessalonicenses 4:6 – Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.

2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

Apocalipse 14:7 – Ele disse em alta voz: “Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 20:14 – Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *