Estudo de Mateus 25:41 – Comentado e Explicado

Then shall he say also to those on the left, Go from me, cursed, into eternal fire, prepared for the devil and his angels:
Mateus 25:41

Comentário de Albert Barnes

Na mão esquerda – Os maus.

Você amaldiçoou – Ou seja, você que é dedicado à destruição, cujos personagens merecem um castigo eterno e que está prestes a entrar nele. “Maldizer” é o oposto de “abençoar”. Implica uma negação de todas as bênçãos do céu e uma imposição positiva de sofrimentos eternos.

Fogo eterno – “Fogo”, aqui, é usado para denotar punição. A imagem é empregada para expressar sofrimento extremo, pois a morte por queimadura é uma das mais horríveis que se pode conceber. A imagem foi tirada, provavelmente, dos incêndios no vale de Hinnom. Veja as notas em Mateus 5:22 . Foi perguntado se os ímpios serão queimados em fogo literal, e a impressão comum é que eles serão. Respeitando que, no entanto, deve ser observado:

1. que a principal verdade que se pretende ensinar não se refere à maneira de sofrer, mas à certeza e intensidade dela.

2. que o desenho, portanto, apresentava uma imagem de sofrimento terrível e terrível – uma imagem bem representada pelo fogo

3.que essa imagem era bem conhecida dos judeus Isaías 66:24 e, portanto, expressava a idéia de uma maneira muito forte.

4. que toda a verdade que Cristo pretendia transmitir parece ser expressa na certeza, intensidade e eternidade do tormento futuro.

5. que não há afirmação distinta a respeito do modo dessa punição, onde o modo foi objeto de discurso.

6. que, para nós, é um assunto relativamente pequeno, como será o modo de punição.

O fato de que os iníquos serão eternamente punidos, amaldiçoados por Deus, deve admirar todo espírito e levar todo homem a esforçar-se seriamente para garantir sua salvação. Como, no entanto, o “corpo” será levantado, não é irracional supor que um modo de punição seja adotado adequado ao corpo – talvez tendo alguma analogia com o sofrimento aqui, em suas várias formas de chamas e racks, e frio, calor, doenças e desejo não gratificado e remorso – talvez a concentração de todos os males terrestres, tudo o que torna o homem infeliz aqui, derramado sobre o corpo nu e o espírito dos iníquos no inferno para todo o sempre.

Preparado para o diabo – O diabo é o príncipe dos espíritos malignos. Esse lugar de punição era adequado para ele quando ele se rebelou contra Deus, Judas 1: 6 ; Apocalipse 12: 8-9 .

Seus anjos – Seus mensageiros, seus servos ou aqueles anjos que ele retirou do céu por sua rebelião, e a quem ele empregou como seus “mensageiros” para fazer o mal. A palavra pode se estender também a todos os seus seguidores – anjos caídos ou pessoas. Há uma diferença notável entre a maneira pela qual os justos serão abordados e os iníquos. Cristo dirá àquele que o reino foi preparado para eles; para o outro, que o fogo não estava preparado para “eles”, mas para outra raça de seres. eles a herdarão porque têm o mesmo caráter “que o diabo” e, portanto, são adequados para o mesmo lugar – não porque foi originalmente “preparado para eles”.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 25: 41-43 . Então ele lhes dirá à mão esquerda : Neste relato dos procedimentos de nosso Senhor neste momento terrível, a absolvição dos justos é representada como ocorrendo antes da condenação dos iníquos, para mostrar que Deus se deleita mais em recompensar do que em punir. Afaste-se de mim – Neste mundo, eles eram frequentemente chamados a vir a Cristo, a vir para a vida e descansar; mas eles ouviram surdos às suas chamadas; justamente, portanto, eles pretendem se afastar dele, que não o procuraria. Afaste-se de mim, a Fonte de todo bem; de mim, o Salvador, e, portanto, de toda a esperança de salvação; Nunca mais terei mais o que dizer ou fazer com você. Mas se eles devem se afastar de Cristo, eles não podem ser dispensados ??com uma bênção? com uma palavra gentil e compassiva, pelo menos? Não: Partam, amaldiçoados – Aqueles que não vieram a Cristo para herdar uma bênção, devem partir dele sob o peso de uma maldição, a maldição da lei, devido a todo aquele que a quebrar; e a do evangelho, que pertence a todos que a desobedecem. Mas observe, Cristo chama os justos de abençoados de seu Pai; porque a bem-aventurança deles é devida puramente à graça de Deus; mas os ímpios são chamados apenas, amaldiçoados, porque a condenação deles é inteiramente deles mesmos. No fogo eterno, preparado – Não originalmente para você: você é um intruso nessa miséria eterna; mas para o diabo e seus anjos – Esta declaração de nosso Senhor, em comparação com Mateus 25:34 , onde se diz expressamente que o reino dos céus está preparado para os justos, parece ter sido destinado a nos ensinar que o desígnio original de Deus era alegrar os homens e que se tornarem infelizes é o efeito de sua própria iniqüidade e perversidade voluntárias, ao rejeitar o conselho de Deus contra si mesmos. Assim que o homem foi criado, um estado de felicidade consumada foi formado para ele e sua posteridade. Mas o fogo do inferno foi preparado para o diabo e seus anjos, a saber, após a queda deles: e porque os homens maus participam dos demônios em seus pecados de rebelião contra Deus, eles estão condenados a compartilhar com eles o castigo. Talvez também se diga aqui que o fogo do inferno foi feito para o diabo e seus anjos, para intimizar a grandeza da miséria à qual os pecadores que morrem em pecado serão consignados. O castigo que eles sofrerão é do tipo mais pesado, sendo o castigo dos demônios.

Comentário de E.W. Bullinger

diga também a eles = diga também a eles.

amaldiçoados = que permaneces sob uma maldição.

fogo eterno = o fogo, o eterno [fogo]. Veja App-151.

Comentário de John Calvin

41. Parta de mim, você amaldiçoou. Ele agora chega aos réprobos, que estão tão intoxicados por sua prosperidade desvanecida, que eles imaginam que sempre serão felizes. Ameaça, portanto, que ele venha como seu juiz e que os faça esquecer aqueles prazeres luxuosos aos quais eles agora são tão inteiramente devotados; não que a vinda de Cristo os atinja de terror – pois pensam que

fizeram um pacto com a morte ( Isaías 28:15 ,)

e se endurecem com indiferença perversa – mas que os crentes, avisados ??de sua terrível ruína, podem não invejar sua sorte atual. Pois, como as promessas são necessárias para nós, para nos excitar e encorajar à santidade da vida, também as ameaças são necessárias para nos restringir pela ansiedade e pelo medo. Somos ensinados, portanto, como é desejável estarmos unidos ao Filho de Deus; porque a destruição eterna e o tormento da carne aguardam todos aqueles a quem ele expulsará de sua presença no último dia. Ele então ordenará que os iníquos se afastem dele, porque muitos hipócritas agora estão misturados com os justos, como se estivessem intimamente aliados a Cristo.

Para o fogo eterno. Afirmamos anteriormente que o termo fogo representa metaforicamente aquele castigo terrível que nossos sentidos são incapazes de compreender. Portanto, é desnecessário entrar em investigações sutis, como fazem os sofistas, sobre os materiais ou a forma desse fogo; pois haveria igualmente boas razões para perguntar sobre o verme, que Isaías conecta com o

o fogo do seu verme não morrerá,
o fogo deles será apagado ( Isaías 66:24 .)

Além disso, o mesmo profeta mostra claramente em outra passagem que a expressão é metafórica; pois ele compara o Espírito de Deus a uma explosão pela qual o fogo é aceso e acrescenta uma mistura de enxofre ( Isaías 30:33 .) Sob essas palavras, portanto, devemos representar em nossas mentes a futura vingança de Deus contra os ímpios, que, sendo mais dolorosos do que todos os tormentos terrestres, deveriam antes excitar o horror do que o desejo de conhecê-lo. Mas devemos observar a eternidade desse fogo, bem como a glória que, um pouco antes, foi prometida aos crentes.

Que está preparado para o diabo. Cristo contrasta consigo mesmo o diabo, como a cabeça de todos os réprobos. Pois, embora todos os demônios sejam anjos apóstatas, muitas passagens das Escrituras lhe conferem a mais alta autoridade para quem se reúne debaixo dele, como em um corpo, todos os ímpios para a perdição; da mesma maneira que os crentes se reúnem para a vida sob Cristo, e crescem sob ele, até que, alcançando a perfeição, estão completamente unidos por ele a Deus ( Efésios 4:13 ; Colossenses 2:19 .) Mas agora Cristo diz que: o inferno está preparado para o diabo, para que os homens maus não acreditem que poderão escapar dele, quando souberem que estão envolvidos no mesmo castigo com o diabo, que, é certo, há muito tempo foi condenado e condenado ao inferno, sem nenhuma esperança de libertação.

E seus anjos. Pelos anjos do diabo, alguns entendem os homens maus, mas é mais provável que Cristo fale apenas dos demônios. E, portanto, essas palavras transmitem uma reprovação indireta: os homens, que haviam sido chamados à esperança da salvação por meio do Evangelho, escolheram perecer com Satanás e, rejeitando o Autor da salvação, voluntariamente se lançaram nessa condição miserável; não que eles não tenham sido designados para a destruição, assim como o diabo, mas porque em seu crime é claramente vista a causa de sua destruição, quando rejeitam a graça de seu chamado. E assim, embora os réprobos tenham sido devotados à morte, por um julgamento secreto de Deus, antes de nascerem, ainda assim, enquanto a vida lhes for oferecida, eles não serão considerados herdeiros da morte ou companheiros de Satanás, mas sua perdição, anteriormente ocultas, são descobertas e evidenciadas por sua incredulidade.

Comentário de Adam Clarke

Depart from me, ye cursed – Or, Ye cursed! depart. – These words are the address of the king to the sinners; and contain the reason why they are to be separated from blessedness: Ye are cursed, because ye have sinned, and would not come unto me that ye might have life. – No work of piety has proceeded from your hand, because the carnal mind, which is enmity against me, reigned in your heart; and ye would not have me to reign over you. Depart! this includes what some have termed the punishment of loss or privation. Ye cannot, ye, shall not be united to me – Depart! O terrible word! and yet a worse is to come.

Into everlasting fire – This is the punishment of sense. Ye shall not only be separated from me, but ye shall be tormented, awfully, everlastingly tormented in that place of separation.

Prepared for the devil and his angels – The devil and his angels sinned before the creation of the world, and the place of torment was then prepared for them: it never was designed for human souls; but as the wicked are partakers with the devil and his angels in their iniquities, in their rebellion against God, so it is right that they should be sharers with them in their punishment. We see here, plainly, why sinners are destroyed, not because there was no salvation for them, but because they neglected to receive good, and do good. As they received not the Christ who was offered to them, so they could not do the work of righteousness which was required of them. They are cursed, because they refused to be blessed; and they are damned, because they refused to be saved.

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “)

Comentário de John Wesley

Então ele lhes dirá também à esquerda: Retira-te de mim, amaldiçoado, no fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos:

Parta no fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos – não originalmente para você: você é um intruso no fogo eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *