Estudo de Apocalipse 15:4 – Comentado e Explicado

Quem não temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Só tu és santo e todas as nações virão prostrar-se diante de ti, porque se tornou manifesta a retidão dos teus juízos.
Apocalipse 15:4

Comentário de Albert Barnes

Quem não te temer, ó Senhor – reverencia e te adora; pois a palavra “medo”, nas Escrituras, é comumente usada nesse sentido quando aplicada a Deus. O sentido aqui é que os julgamentos prestes a serem infligidos à besta e à sua imagem deveriam e ensinariam as pessoas a reverenciar e adorar a Deus. Há, talvez, incluído aqui também a idéia de reverência, na medida em que isso seria o efeito da punição.

E glorifique o seu nome – Honra a ti – o nome sendo colocado para a pessoa que o revelou. O sentido é que, como conseqüência desses julgamentos, os homens seriam levados a honrar a Deus e a reconhecê-lo como o Governante da Terra.

Pois tu és apenas santo – Ou seja, nesses julgamentos ele se mostraria um Deus santo; um Deus que odeia o pecado e ama a justiça e a verdade. Quando se diz que ele “apenas” é santo, a expressão é usada, é claro, em um sentido comparativo. Ele é tão puro que se pode dizer que, em comparação com ele, ninguém mais é santo. Compare as notas em Jó 4:18 ; Jó 15:15 .

Pois todas as nações virão e se prostrarão diante de ti – Ou seja, como resultado desses castigos infligidos a esse terrível poder anticristão, eles virão e te adorarão. Em todos os lugares do Novo Testamento, a destruição desse poder está ligada à promessa da rápida conversão do mundo.

Pois teus julgamentos são manifestos – A saber, sobre a besta. Esse poder formidável é derrubado, e o grande obstáculo à disseminação universal da verdadeira religião é agora eliminado. Compare as notas em Isaías 26: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

Te. Os textos omitem.

glorificar. Grego. doxazo. Somente aqui e Apocalipse 18: 7 em Rev. Ver p. 1511

piedosos. Ver Atos 2:27 .

nações = as nações.

adoração. App-137.

julgamentos = sentença justa. App-177 e App-191.

são = eram.

manifestado. App-106.

Comentário de Adam Clarke

Quem não te temer – Ou seja, Todos devem temer e adorar este Deus verdadeiro, porque ele é justo, verdadeiro e santo; e seus santos devem amá-lo e obedecê-lo, porque ele é seu rei; e eles e todos os homens devem reconhecer seus julgamentos, porque são manifestos.

Referências Cruzadas

Exodo 15:14 – As nações ouvem e estremecem; angústia se apodera do povo da Filístia.

1 Samuel 2:2 – “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.

Salmos 22:3 – Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

Salmos 22:23 – Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 86:9 – Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome.

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 97:8 – Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 105:7 – Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus decretos são para toda a terra.

Salmos 111:9 – Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome!

Salmos 117:1 – Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos!

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 24:15 – Dêem glória, pois, ao Senhor no Oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel.

Isaías 25:3 – Por isso um povo forte te honrará; a cidade das nações cruéis te temerá.

Isaías 26:9 – A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça.

Isaías 45:23 – Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 60:5 – Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão as riquezas das nações.

Isaías 66:18 – “E, por causa dos seus atos e das suas conspirações, virei ajuntar todas as nações e línguas, e elas virão e verão a minha glória.

Isaías 66:22 – “Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim”, declara o Senhor, “assim serão duradouros os descendentes de vocês e o seu nome.

Jeremias 5:22 – Acaso vocês não me temem? “, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo.

Jeremias 10:7 – Quem não te temerá, ó rei das nações? Esse temor te é devido. Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Oséias 3:5 – Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.

Habacuque 1:12 – Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Zacarias 14:16 – Então, os sobreviventes de todas as nações que atacaram Jerusalém subirão ano após ano para adorar o rei, o Senhor dos Exércitos, para celebrar a festa das Cabanas.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Lucas 12:4 – “Eu lhes digo, meus amigos: não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

1 Pedro 1:16 – pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 16:7 – E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Apocalipse 19:2 – pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *