Estudo de Isaías 6:3 – Comentado e Explicado

Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!
Isaías 6:3

Comentário de Albert Barnes

E um chorou para o outro – hebraico: ‘Isso chorou por isso’. Ou seja, eles choraram um com o outro em respostas alternativas. Um chorou: santo; o segundo repetiu; depois o terceiro; e então eles provavelmente se uniram no grande coro: ‘Cheio é toda a terra de sua glória.’ Este era um modo antigo de cantar ou recitar entre os hebreus; veja Êxodo 15: 20-21 , onde Miriam é representada como indo antes na dança com um tamboril, e as outras mulheres como seguindo-a e “respondendo” ou respondendo a ela, Salmo 136: 1 ; compare Lowth, “sobre a poesia sagrada dos hebreus”, Lect. xix.

Santo, santo, santo – A “repetição” de um nome ou de uma expressão três vezes era bastante comum entre os judeus. Assim, em Jeremias 7: 4 , os judeus são representados pelo profeta dizendo: ‹o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor, são estes. Assim, Jeremias 22:29 : ‹Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor; Ezequiel 21:27 : ‹Eu derrubarei, derrubarei, derrubarei; ver também 1 Samuel 18:23 : ‹Ó meu filho Absalão! meu filho, meu filho; veja também a repetição da forma de bênção entre os judeus, Números 6: 24-26 :

Jeová te abençoe e te guarde;

Jeová faz sua face brilhar sobre ti,

E tenha misericórdia de ti;

Jeová levante o seu rosto sobre ti,

E te dê paz.

Da mesma maneira, o número “sete” é usado pelos hebreus para denotar um número grande e indefinido; então um número completo ou completo; e então perfeição, conclusão. Assim, em Apocalipse 1: 4 ; Apocalipse 3: 1 ; Apocalipse 4: 5 , a frase, ‘os sete espíritos de Deus’, ocorre conforme aplicável ao Espírito Santo, denotando sua plenitude, perfeição e perfeição. Os hebreus geralmente expressavam o grau superlativo pela repetição de uma palavra. Assim, Gênesis 14:10 : ‹O vale de Sidim, poços, poços de argila ‘, isto é, estava cheio de poços; veja “Heb. Grama.” Seção 822-824. A forma foi usada, portanto, entre os judeus, para denotar “ênfase”; e a expressão significa em si mesma não mais que três vezes santa; isto é, supremamente santo. A maioria dos comentaristas, no entanto, supôs que haja aqui uma referência à doutrina da Trindade. Não é provável que os judeus o tenham entendido; mas aplicando às expressões as revelações mais completas do Novo Testamento, não se pode duvidar que as palavras expressem isso. Assumindo que essa doutrina é verdadeira, não se pode duvidar, pense, que os serafins lançaram o fundamento de seus louvores nessa doutrina. Que havia uma referência distinta à segunda pessoa da Trindade, é claro pelo que João diz, João 12:41 . Nenhum “argumento” pode ser extraído diretamente disso em favor da doutrina da Trindade, pois a repetição dessas frases três vezes em outros lugares é meramente “enfática”, denotando o grau superlativo. Mas quando a doutrina é “provada” de outros lugares, pode-se presumir que os seres celestiais foram informados dela e que o fundamento de suas atribuições de louvor foi estabelecido nisso. Os caldeus tornaram isto: ‹Santo nos céus mais altos, a casa de sua majestade; santo na terra, obra de seu poder; santo para sempre, e sempre, e sempre, é o Senhor dos exércitos. Toda a expressão é uma atribuição sublime de louvor ao Deus vivo e deve nos ensinar de que maneira abordá-lo.

O Senhor dos Exércitos – veja a nota em Isaías 1: 9 .

A terra inteira – Margem: ‘A terra é a plenitude de sua glória.’ Todas as coisas que ele fez na terra expressam sua glória. Sua sabedoria e bondade, seu poder e santidade são vistos em todos os lugares. A terra inteira, com todas as suas montanhas, mares, riachos, árvores, animais e pessoas, lança os fundamentos de seu louvor. De acordo com isso, o salmista, em uma composição muito bonita, pede todas as coisas para louvá-lo; ver Salmo 148: 1-14 .

Louvado seja o Senhor da terra,

Vós dragões, e todas as profundezas:

Fogo e granizo; neve e vapores;

Vento tempestuoso cumprindo sua palavra:

Montanhas e todas as colinas;

Árvores frutíferas e todos os cedros;

Animais e todo o gado;

Coisas rastejantes e aves voadoras.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 6: 3 . E um gritou para outro – Divididos em dois coros, eles cantaram responsavelmente um ao outro; e disse: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos – “a santidade de Deus”, diz Lowth, “ou a pureza superlativa de sua natureza, implica nela todo o restante de seus atributos, especialmente sua justiça e misericórdia, que são dispensadas pelas regras mais exatas da retidão. A Igreja Cristã sempre pensou que a doutrina da Trindade está implícita nesta tríplice repetição do santo: como também está sugerida em várias outras passagens do Antigo Testamento, particularmente na forma que se ordena que seja usada para abençoar o povo, Números 6 : 24-26 ; e Isaías 48:16 deste livro; ” onde veja as notas. Assim, Jerônimo observa que o desígnio de seu hino era “mostrar que há uma Trindade na única divindade; e testemunhar que, não o templo judaico, como antigamente (pois isso deveria ser abandonado por Deus), mas toda a terra estava cheia de sua glória: ”ou seja, dos efeitos e demonstrações de sua gloriosa santidade, também como de seu poder, sabedoria e bondade.

Comentário de E.W. Bullinger

Santo, santo, santo. Figura do discurso Epizeuxis para ênfase intensa e solene. Compare as três bênçãos de Números 6: 24-26 e Apocalipse 4: 8 , uma unidade tríplice.

Comentário de Adam Clarke

Santo, santo, santo – Este hino realizado pelos serafins, dividido em dois coros, um cantando responsivamente ao outro, que Gregory Nazian., Carm. 18, chama muito elegantemente S?µf????, a?t?f????, a??e??? stas?? , é formado mediante a prática de canto alternativo, que prevaleceu na Igreja Judaica desde a época de Moisés, cuja ode no Mar Vermelho foi realizada ( Êxodo 15:20 , Êxodo 15:21 ;), ao de Esdras, sob o qual os sacerdotes e levitas cantaram alternadamente,

Louvai a Jeová, porque ele é gracioso;

Porque a sua benignidade dura para sempre; ”

Esdras 3:11 . Veja De Sac. Poes. Hebr. Prael. xix., no começo.

Comentário de John Calvin

3. E eles choraram um ao outro. Era necessário que todas essas coisas fossem apresentadas ao Profeta em visão, a fim de produzir uma impressão mais forte no povo e no próprio Isaías; pois a visão não era menos necessária para ele do que para toda a nação, porque lutas agudas e dolorosas o aguardavam, e ele não poderia ter ousadamente anunciado esses eventos se não tivesse sido confirmado anteriormente. O povo também, sendo avisado por essa visão de quão grande e terrível era a majestade de Deus, por quem essa condenação foi pronunciada, tinha boas razões para ficar alarmado. Aquele que agora apareceu à vista do público é Deus, à vista de quem tremem os anjos, cujos louvores eles continuamente e em voz alta proferem, e a quem, em uma palavra, eles servem e obedecem; mas os homens, a quem ele havia gostado de adotar como filhos, se opuseram obstinadamente e com rebeldia.

Agora, quando somos informados de que os anjos são empregados em proferir a glória de Deus, deixe-nos saber que o exemplo deles é colocado diante de nós para imitação; pois o serviço mais santo que podemos prestar a ele é ser empregado em louvar o seu nome. Quando ele nos associa a anjos, é para que, enquanto peregrinemos na Terra, possamos parecer e nos unir aos habitantes do céu. Para que a harmonia entre nós e os anjos seja completa em todos os aspectos, devemos tomar cuidado não apenas para que os louvores a Deus sejam ouvidos por nossas línguas, mas também para que todas as ações de nossa vida correspondam às nossas profissões; e isso só será feito se o objetivo principal de nossas ações for a glória de Deus.

Santo, santo, santo, é Jeová dos exércitos. Os antigos citaram essa passagem quando desejavam provar que há três pessoas em uma essência da Deidade. Não discordo da opinião deles; mas se tivesse que lidar com hereges, preferiria empregar provas mais fortes; pois eles se tornam mais obstinados e assumem um ar de triunfo quando argumentos inconclusivos são trazidos contra eles; e eles podem facilmente e prontamente sustentar que, nesta passagem, como em outras partes das Escrituras, o número “três” denota perfeição. Embora, portanto, não tenha dúvida de que os anjos aqui descrevem Um Deus em Três Pessoas ((e, de fato, é impossível louvar a Deus sem também proferir os louvores do Pai, do Filho e do Espírito)) ainda Penso que seria melhor empregar passagens mais conclusivas, para que, ao provar um artigo de nossa fé, deveríamos nos expor ao desprezo dos hereges. E, de fato, essa repetição indica bastante perseverança incansável, como se o Profeta dissesse, que os anjos nunca cessam de sua melodia cantando louvores a Deus, pois a santidade de Deus nos fornece razões inesgotáveis ??para eles.

A terra inteira está cheia da sua glória. Literalmente, é a plenitude de toda a terra , que pode ser entendida como se referindo aos frutos e animais, e às múltiplas riquezas com as quais Deus enriqueceu a terra, e pode transmitir esse significado, que nos ornamentos e na grande variedade de móveis do mundo brilha a glória de Deus, porque são tantas provas do amor de um pai. Mas a interpretação mais simples e natural é que a glória de Deus enche o mundo inteiro ou se espalha por todas as regiões da terra. Também acho que há um contraste implícito pelo qual ele põe de lado a vanglória tola dos judeus, que pensavam que a glória de Deus não era vista em lugar algum, a não ser entre si, e desejava que ela fosse fechada dentro de seu próprio templo. . Mas Isaías mostra que está tão longe de ser confinado a limites tão estreitos que enche toda a terra . E com isso concorda a profecia que se segue imediatamente (versículo 10) sobre a cegueira dos judeus, que se abriu para a admissão dos gentios na Igreja de Deus; pois eles ocuparam o lugar que os judeus haviam abandonado e deixado vazio.

Comentário de John Wesley

E clamaram uns aos outros, e disseram: Santo, santo, santo, é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Chorou – Cantando em consorte.

Santo – Isto é repetido três vezes, para intimizar a Trindade de pessoas unidas na essência Divina.

Glória – Dos efeitos e demonstrações de sua gloriosa santidade, bem como de seu poder, sabedoria e bondade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *