Estudo de Isaías 45:23 – Comentado e Explicado

juro-o por mim mesmo! A verdade sai de minha boca, minha palavra jamais será revogada: todo joelho deve dobrar-se diante de mim, toda língua deve jurar por mim,
Isaías 45:23

Comentário de Albert Barnes

I have sworn by myself – This verse contains a fuller statement of the truth intimated in the previous verse, that the benefits of salvation should yet be extended to all the world. It is the expression of God’s solemn purpose that all nations should yet be brought to acknowledge him, and partake of the benefits of the true religion. The expression, ‹I have sworn by myself,’ denotes a purpose formed in the most solemn manner, and ratified in the most sacred form. God could swear by no greater Hebrews 6:13 , Hebrews 6:16 ; and this, therefore, is the most solemn assurance that could be possibly given that the purpose which he had formed should be executed. To swear by himself is the same as to swear by his life, or to affirm solemnly that the event shall as certainly occur as that he exists. The same idea is often expressed by the phrase, ‹as I live.’ See a parallel declaration in Numbers 14:21 : ‹But as truly as I live, all the earth shall be filled with the glory of the Lord’ (compare Numbers 14:28 ; Isaiah 49:18 ; Jeremiah 22:24 ; Ezekiel 5:11 ; Ezekiel 14:16 , Ezekiel 14:18 , Ezekiel 14:20 ; Zephaniah 2:9 ; Romans 14:11Romanos 14:11 ). Esta passagem é citada por Paulo em Romans 14:11Romanos 14:11 , onde a frase ‘eu jurei sozinha’ é traduzida, ‘enquanto vivo, diz o Senhor’, mostrando que são expressões equivalentes.

A palavra saiu da minha boca. A Septuaginta traduz isso: A justiça procede da minha boca, minhas palavras não retornarão. Lowth mostra: ‹A verdade saiu da minha boca; a palavra, e não será revogada. Jerome: A palavra de justiça saiu da minha boca e não voltará. Rosenmuller concorda com a interpretação a de Lowth. Provavelmente, a tradução correta é ‘justiça’ (ou seja, a sentença ou propósito justo, onde a palavra ts? tsedâqâh é usada no sentido da verdade, ver Isaías 45:19 ), saiu da minha boca, a palavra (que é a promessa), e ela não voltará. ‹the word.’ Nesta construção, o ? ( y ) antes de ?? lo ‘ tem a força de um pronome relativo, e deve ser referido como a palavra ‘. O sentido é que Deus o falou e que tudo o que ele falou certamente será cumprido. O fato de a declaração ter passado por seus lábios é prova completa de que o objetivo deve ser cumprido. Isso não deve ser entendido de nenhuma promessa que ele havia feito antes, mas é uma declaração solene que ele agora faz pelo profeta.

Que para mim todo joelho se dobra Curvar ou dobrar o joelho é indicativo de homenagem ou adoração; e a idéia é que todos ainda o reconheçam como Deus (veja a nota em Romanos 14:11 ). O modo antigo de oferecer adoração ou prestar homenagem era colocar o joelho no chão e depois lentamente inclinar o corpo até a cabeça tocar a terra. ; Ephesians 3:14 ). Isso é praticado agora nos países do leste (compare Gênesis 41:43 ; 1 Reis 19:18 ; 2 Crônicas 6:13 ; Mateus 27:29 ; Romanos 11: 4 ; Filêmon 2:10 ; Efésios 3:14 ). A significação óbvia e adequada disso é que chegaria o tempo em que Deus seria reconhecido em toda parte como Deus verdadeiro. Refere-se, portanto, ao futuro período de glória na terra, quando todas as pessoas terão abraçado a verdadeira religião e quando a idolatria terá chegado ao fim.

Toda língua jurará – Esta expressão é evidentemente tirada da prática de prestar juramento de fidelidade a um soberano, e aqui significa que todos o reconheceriam solenemente que ele é o verdadeiro Deus e se submeteram ao seu governo e vontade. Veja a frase explicada na nota em Isaías 19:18 . Que isso se refere ao Messias e seus tempos, é aparente pelo fato de que ele é mencionado duas vezes pelo apóstolo Paulo e aplicado por ele ao Senhor Jesus e sua religião Romanos 14:11 ; Filemom 2:10 . É uma promessa gloriosa que ainda precisa ser cumprida, e não há nenhuma promessa na Bíblia mais certa do que esta terra ainda será preenchida com o conhecimento do Deus verdadeiro.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 45:23 . Jurei por mim mesmo; jurei por mim mesmo; a palavra da verdade saiu da minha boca, uma palavra que não voltará: – Isso, etc. Estas são as palavras do Filho de Deus, declarando o propósito da graça, para iluminar todas as nações sem distinção com a luz do Evangelho e trazê-las para a verdadeira religião que adora o Pai pelo Filho, Mediador e Salvador, a quem ele designou o Senhor e Juiz de todo o mundo. Veja Romanos 14:11 . Filipenses 2: 10-11, onde São Paulo explica a frase: Toda língua jura, toda língua confessa a Deus. Jurar pelo nome de Cristo é confessar o seu nome, professar a sua fé e reconhecer a sua divindade.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 45:23 . Eu jurei por mim mesmo – Qual é o juramento mais alto e mais solene possível, Hebreus 6:13 ; e, portanto, significa que o assunto, assim confirmado, é de extraordinária importância. A palavra saiu da minha boca em retidão – É o que farei fielmente. E não voltará – Nomeadamente, para mim nulo, ou sem efeito, pois esta frase é mais completamente entregue, Isaías 55:11 . É uma metáfora tirada dos embaixadores, que às vezes retornam a seus príncipes sem sucesso em seus negócios. Que para mim todo joelho se dobrará – Não apenas os judeus, mas todas as nações me adorarão e se submeterão às minhas leis: que é significada pelo dobrar do joelho, uma postura de reverência e sujeição, e por uma parte eminente da parte de Deus. adoração, jurando por seu nome. Certamente alguém dirá – Ou, dirá ele, cada um deles, que, agora ele declarou, deveria se ajoelhar a Deus, etc. No Senhor – hebraico, Jeová. Por, ou somente por Deus, ou pelo Messias, que é o verdadeiro Jeová, assim como o homem; Tenho justiça – Para me justificar de todas as coisas, das quais eu não poderia ser justificado pela lei de Moisés. Veja Atos 13:39 . Isso claramente nos aponta para o Messias, cujo nome é o Senhor, nossa justiça, Jeremias 23: 6 ; e cujo grande negócio era trazer a justiça eterna, Daniel 9:24 ; e quem de Deus nos é feito justiça, 1 Coríntios 1:30 . E força – Apoio e assistência para suportar todos os meus encargos, vencer todos os meus inimigos e cumprir todos os meus deveres. O sentido é que os gentios devem esperar e obter de Cristo a justificação ou o perdão dos pecados por seu sangue e a santificação por seu Espírito. Mesmo a ele virão os homens – Os gentios virão a Cristo, primeiro, por constrangimento ou necessidade, para serem julgados por ele no último dia: ou, 2d, voluntariamente pela oração para buscar e pela fé para receber, justiça e força dele. Vir a Cristo é posto para crer nele, Mateus 11:28 ; João 5:50, e João 6: 35-37 , e em outros lugares. E, ou, mas, tudo o que está furioso contra ele – Todos os seus implacáveis ??inimigos serão envergonhados e punidos.

Comentário de Adam Clarke

, mentioned before. Jurei por mim mesmo – ?????? bemeymri , pela minha Palavra: e a palavra – ???? pithgam , ou dizendo, para distingui-la da substancial e pessoal Palavra meymra , mencionada anteriormente. Veja o Targum.

A palavra saiu da minha boca “A verdade saiu da minha boca; a palavra” – Então a Septuaginta distingue os membros da frase, preservando a elegância da construção e a clareza do sentido.

Comentário de John Calvin

23. Eu jurei sozinho. Ele adiciona uma confirmação mais clara da declaração anterior; pois, como esse chamado é incomum e maravilhoso, ele acrescenta um juramento, como geralmente é feito naquilo que é novo e difícil de acreditar. Os judeus poderiam ter objetado que somente eles eram chamados pelo nome do povo eleito; mas, quando ele o confirma sob juramento, isso remove todo o debate. O Profeta ainda, de fato, visa o mesmo objetivo, a saber, que a glória de Deus seja tão visível na restauração da Igreja que desperte o mundo inteiro para a admiração desde o nascer até o pôr do sol, ou, para expressar mais brevemente, que essa demonstração do poder de Deus seja tão esplêndida e ilustre que atinja todas as nações com medo. No entanto, com essas palavras, podemos deduzir com justiça o que observei, que os gentios serão admitidos em igualdade com os judeus, para que Deus seja o Pai comum de todos e seja adorado em todos os países.

Agora, Deus “jura por si mesmo”, porque ele não pode ter outro testemunho igualmente competente da verdade; pois somente ele é a verdade. “Os homens”, como diz o apóstolo, “juram por um maior que eles mesmos; mas Deus, porque não havia maior, jurou por si mesmo. ” ( Hebreus 6:16 .) Devemos observar a razão pela qual ele “jura”. É porque ele pretendia ajudar a fraqueza de seu povo, para que eles não fossem debatidos. Certamente, é uma condescendência maravilhosa: que, para remediar a falta de nossa desconfiança, ele não escrúpulo em apresentar seu próprio nome por ocupar o lugar de uma promessa; e o mais embaraçoso e vergonhoso deve ser a nossa incredulidade, se um juramento não nos satisfaz. Além disso, como Deus reivindica por si mesmo toda a confirmação da verdade, devemos ser extremamente cuidadosos quando apelamos a ele por um juramento, não para misturar outros nomes de santos ou de qualquer criatura, mas, usando seu nome com tudo se tornando reverência, para preservar a honra devido a ele inteira e inabalável.

A palavra saiu da minha boca em retidão. Ele quer dizer que tudo o que ele ordenou que fosse publicado por seu Profeta é firme e duradouro, como se ele tivesse dito que esse mandamento não procede “fora de sua boca” de forma imprudente ou desaconselhada. E, nesse sentido, a palavra justiça é freqüentemente usada nas Escrituras, ou seja, para uma palavra que não é enganosa, que claramente deve parecer perfeitamente verdadeira; e assim ele diz que o decreto não pode ser revogado.

E não retornará. Esse é outro modo de expressão que transmite a mesma idéia. Significa que a palavra de Deus continuará progredindo, até que o resultado real se manifeste de que procedeu de um Deus justo, verdadeiro e onipotente. Dizem que uma pessoa volta, quando algum obstáculo a impede de prosseguir; mas, como nada pode impedir Deus de executar o que ele decretou, o Profeta deduz justamente que nada pode interromper ou retardar o curso dessa palavra. A partícula k? , (ki,) que deve ser vista como introduzindo uma cláusula explicativa; tanto quanto dizer: “Esta é a palavra”

Que para mim todo joelho se dobrará. Por esse modo de expressão, ele quer dizer que todos os gentios serão suplicantes a Deus, porque a libertação surpreendente da Igreja causará terror a todos. No entanto, daqui também se segue que sua adoração será espalhada entre todas as nações; pois não podemos verdadeiramente “dobrar os joelhos” diante de Deus até que ele nos seja conhecido. Para um Deus desconhecido, de fato, os homens podem prestar algum tipo de adoração; mas é falso e inútil. Mas aqui ele fala de uma verdadeira profissão, que procede de um conhecimento de Deus profundamente assentado em nossos corações; pois onde não há fé, não pode haver adoração a Deus, e a fé não é direcionada para algo desconhecido ou incerto. Consequentemente, ele fez uso do sinal para expressar a coisa em si, como é frequentemente feito.

Portanto, deve-se observar que Deus exige também adoração externa; pois o Profeta não separa uma profissão externa de religião dos sentimentos interiores do coração. Em vão, portanto, os fanáticos se gabam de que, de alguma maneira, adoram a Deus e o homenageiam, enquanto se inclinam diante dos ídolos. Em vão, digo, eles fingem que seus corações estão retos em relação a Deus; pois a adoração do coração não pode ser separada de uma profissão externa. Da mesma maneira, a alma não pode ser dedicada e consagrada a Deus, enquanto o corpo é consagrado ao diabo; pois ambos devem ser consagrados a Deus e, portanto, a adoração do coração também deve ser acompanhada por uma profissão externa.

“Com o coração cremos na justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” ( Romanos 10:10 )

Daí também o Senhor, que aprova a piedade e a retidão de seu povo, diz que “eles não dobraram o joelho diante de Baal”. ( 1 Reis 19:18 ; Romanos 11: 4. )

Paulo aplica esta passagem de Isaías ao último julgamento, quando ele diz ( Romanos 14:10 ) que “todos devemos estar diante do tribunal de Cristo”; embora o assunto aqui tratado seja a redenção do povo, a publicação do evangelho e o estabelecimento do reino de Cristo. Mas ele dá como certo (o que todos deveriam saber) que aquelas declarações que se relacionam com o reino de Cristo não devem se limitar a nenhuma parte dele, mas se estendem a todo o seu curso, até que cheguem à perfeição total. O joelho é dobrado para Cristo, quando sua doutrina é obedecida e quando a pregação do evangelho é aceita. Mas muitos ainda se opõem e o desprezam com ousadia; Satanás inventa muitos planos e incessantemente entra em guerra com ele; e, portanto, estamos a uma grande distância do pleno cumprimento desta profecia. Então todo joelho será verdadeiramente dobrado para Cristo, quando triunfar sobre adversários vencidos e totalmente arruinados, e tornar visível a todos os homens sua majestade, à qual Satanás e os homens maus agora se opõem. Assim, Paulo ensina que, quando Cristo subir ao seu tribunal para julgar o mundo, será plenamente cumprido o que começou a ser feito no início do evangelho, e que ainda vemos no dia a dia.

Toda língua jura. Por uma figura de linguagem na qual uma parte é tomada para o todo, a palavra palavrão é posta em adoração, reverência ou sujeição. “Jurar” é um departamento da honra que é devido a Deus; pois com isso confessamos e reconhecemos que ele é o Autor, Pai e legítimo defensor da verdade, e que “todas as coisas estão nuas e abertas a ele”. ( Hebreus 4:13 .) Sempre que, portanto, essa honra é concedida aos ídolos, a majestade de Deus é desonrada por um sacrilégio abominável; e conseqüentemente aqueles que o adoram juram puramente exclusivamente por seu nome. Mas, sobre esse assunto, falamos (215) na exposição de outra passagem. ( Isaías 19:18 .)

Comentário de John Wesley

Eu jurei por mim mesmo, a palavra saiu da minha boca em retidão, e não voltará, para que todo joelho se dobre, toda língua jure.

Em retidão – É o que farei fielmente.

Retorno – Sem efeito. É uma metáfora dos embaixadores, que às vezes retornam a seus príncipes sem sucesso em seus negócios.

Toda língua – Não apenas os judeus, mas todas as nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *