Estudo de Salmos 89:7 – Comentado e Explicado

Terrível é Deus na assembléia dos santos, maior e mais tremendo que todos os que o cercam.
Salmos 89:7

Comentário de Albert Barnes

Deus tem muito a ser temido – Nele há aquele que é adequado para encher a mente de sentimentos solenes, e este é um estado mental adequado para se apresentar diante dele. A natureza nos ensina que Deus deve ser abordado com reverência; e todos os ensinamentos da revelação confirmam isso. Seu poder deve ser temido; sua justiça deve ser temida; sua santidade deve ser temida; e há também muito em sua bondade, benevolência, misericórdia, para encher a mente de emoções solenes.

Na assembléia dos santos – A assembléia dos santos; a assembléia que é convocada para sua adoração. A referência aqui pode ser para adoradores na terra ou no céu. Onde e quando, neste mundo ou em outros mundos, criaturas estão envolvidas na adoração a Deus, deve haver profunda solenidade e reverência. Sobre a palavra traduzida “assembléia” aqui – ??? sôd – um conselho ou assembléia para aconselhamento, veja Salmo 25:14 , nota; Salmo 64: 2 , nota; compare Jó 15: 8 . A idéia aqui é baseada no que é dito no versículo anterior, de que ninguém pode ser comparado com Deus.

E ser respeitado – com medo; com admiração.

De todos os que são sobre ele – que se aproximam dele; que estão em sua presença. A presença consciente de Deus deve encher a mente de reverência. Quando sentimos que seus olhos estão sobre nós, quando sabemos que ele nos vê, como podemos brincar e ficar impensados? Como podemos então ser pecadores?

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4.

assembléia = conclave secreto.

Comentário de Adam Clarke

Deus deve ser muito temido – Em todas as assembléias religiosas, a mais profunda reverência a Deus deve repousar sobre o povo. Onde isso não prevalece, não há adoração verdadeira. Enquanto alguns vêm com uma ousadia bíblica adequada ao trono da graça, há outros que entram na presença de Deus com uma ousadia repreensível, se não pecaminosa.

Comentário de John Calvin

Para o mesmo efeito é o seguinte versículo, no qual é afirmado, que Deus é muito terrível na assembléia dos santos. Nessas palavras, é censurada a superstição diabólica, à qual quase todos os homens são propensos, a exaltar anjos além da medida e sem razão. Mas se os próprios anjos tremem, e temem diante da Divina Majestade, por que não devem ser considerados súditos, e mantidos em sua própria posição, para que somente Deus possa ter a soberania inteiramente para si? Além disso, quando eles são representados como em torno de Deus, o significado é que eles cercam seu trono real como guarda-costas e estão sempre prontos para executar suas ordens. No versículo subsequente, a mesma coisa é repetida mais uma vez: Quem é um Deus forte como você é? e isso é feito, para que pelo menos o medo da Divina Majestade possa nos ensinar a tomar cuidado de roubar-lhe a honra que lhe pertence. Para que não sejamos, no entanto, com muito medo, impedidos de se aproximar dele, alguma porção de doçura se mistura com essa descrição, quando declarada, que sua verdade deve ser vista em volta de todos os lados; pelo qual devemos entender, que Deus é sempre firme em suas promessas e que, quaisquer que sejam as mudanças que ocorram, ele continua invariavelmente verdadeiro, tanto antes como atrás, à direita e à esquerda. (528)

Comentário de John Wesley

Deus deve muito ser temido na assembléia dos santos, e deve ser tido em reverência a todos os que estão a seu redor.

Temido – Com um medo de reverência.

Santos – Toda a sociedade dos anjos.

Tudo isso – Isso abrange seu trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *