Estudo de Salmos 22:3 – Comentado e Explicado

Entretanto, vós habitais em vosso santuário, vós que sois a glória de Israel.
Salmos 22:3

Comentário de Albert Barnes

Mas tu és santo – Tu és justo e irrepreensível. Isso indica que o sofredor ainda tinha uma confiança inabalável em Deus. Embora sua oração parecesse não ser ouvida, e apesar de não ter sido entregue, ele não estava disposto a culpar a Deus. Ele acreditava que Deus era justo, embora não recebesse resposta; ele não duvidava que houvesse alguma razão suficiente para não ter sido respondido. Isto é aplicável, não apenas ao Redentor, em quem ele foi mais completamente ilustrado, mas também ao povo de Deus em toda parte. Expressa um estado de espírito que todos os verdadeiros crentes em Deus têm – confiança nele, quaisquer que sejam suas provações; confiança nele, embora a resposta às suas orações possa demorar muito; confiança nele, embora suas orações devam parecer sem resposta. Compare as anotações em Jó 13:15 .

Ó tu que habitas os louvores de Israel – que habita onde louvores são celebrados; que parece habitar no meio de louvores. A linguagem aqui se refere aos louvores oferecidos no tabernáculo ou templo. Deus deveria morar lá, e ele estava cercado por aqueles que o louvavam. O sofredor o considera adorado pela multidão de seu povo; e o sentimento de seu coração é que, embora ele próprio sofresse – um grande e aparentemente sem dó -, ele, por suas aflições, não tinha permissão para se unir a esses louvores, mas podia reconhecer que Deus era digno de todos. essas músicas, e que era apropriado que elas fossem endereçadas a ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 22: 3 . Mas tu és santo, etc. – Mas, apesar de não me ouvires no momento, estou convencido de que o farás; pois tu és santo, etc. bom e gracioso; a divindade que habita onde os louvores e homenagens de Israel sempre foram oferecidos pelas misericórdias concedidas a eles.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 22: 3 . Mas tu és santo – “Mas apesar de não me responderes no momento, estou convencido de que o farás, pois és santo, bom e gracioso;” Ó tu que habitas os louvores de Israel – que habita no lugar onde os louvores de Israel sempre foram oferecidos por misericórdias concedidas a eles: ou, que recebem e possuem os louvores de Israel; a quem teu povo louva perpetuamente por uma misericórdia ou outra; e, portanto, confio que também terei ocasião de te louvar.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas Tu. E ainda assim. Compare os Salmos 22: 9 e os Salmos 22:19 . Observe a ênfase.

piedosos. Veja nota em Êxodo 3: 6 . Aqui = o atributo Divino.

habitar os louvores. “Louvores” apresentados pela figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, para o Santuário, onde os louvores eram oferecidos. As várias leituras e representações surgem da tentativa de fazer sentido, sem ver essa figura de linguagem. Compare os Salmos 80: 1 ; Salmos 99: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Mas tu és santo – Embora eu não seja ouvido, mesmo enquanto choro seriamente, ainda não posso imputar nenhuma falta ou crueldade ao meu Criador; porque tu és santo. e não podemos fazer nada além do que é certo. Essa é a linguagem da profunda resignação, nas provações as mais difíceis de serem suportadas.

Habita os louvores de Israel – Moras no santuário, onde os louvores, ações de graças e sacrifícios do teu povo são continuamente oferecidos.

Comentário de John Calvin

3. No entanto, você é santo. No hebraico, é propriamente, e tu és santo; mas a cópula , vau , deve, sem dúvida, ser renderizada pela partícula adversa ainda. Alguns pensam que o estado eterno e imutável de Deus é aqui posto em oposição às aflições que Davi experimentou; (504), mas não posso subscrever esta opinião. É mais simples e natural ver a linguagem como um significado, que Deus sempre se mostrou gracioso com o povo escolhido. O assunto tratado aqui não é o que Deus é no céu, mas o que ele demonstrou ser para com os homens. Pode-se perguntar se Davi, nessas palavras, agrava sua reclamação, insinuando que ele é a única pessoa que nada obtém de Deus? ou se, sustentando essas palavras como um escudo diante dele, repele a tentação com que foi assaltado, exibindo a seu ver essa verdade, que Deus é o libertador contínuo de seu povo? Admito que este versículo é uma expressão adicional da grandeza do pesar de Davi; mas não tenho dúvida de que, ao usar essa linguagem, ele busca dela um remédio contra sua desconfiança. Foi uma tentação perigosa ver-se abandonado por Deus; e, portanto, para que, ao pensar continuamente sobre ele, ele deveria nutri-lo, ele voltou sua mente para a contemplação das evidências constantes da graça de Deus, das quais ele poderia se encorajar, na esperança de obter socorro. Ele, portanto, não pretendia apenas perguntar como era que Deus, que sempre tratara misericordiosamente com seu povo, deveria agora, esquecendo-se de sua própria natureza, deixar assim um homem infeliz sem socorro ou consolo; mas ele também usa um escudo para se defender dos dardos inflamados de Satanás. Ele chama Deus de santo, porque ele continua sempre como ele. Ele diz que habita os louvores de Israel; porque, ao mostrar tanta liberalidade para com o povo escolhido, a fim de lhes conceder bênçãos continuamente, ele lhes forneceu matéria para louvor e ação de graças contínuos. A menos que Deus faça com que provemos sua bondade, fazendo-nos o bem, precisamos tornar-nos mudos em relação à celebração de seu louvor. Como Davi pertencia ao número desse povo escolhido, ele se esforça, em oposição a todos os obstáculos que a desconfiança possa sugerir como um obstáculo no caminho, para acalentar a esperança de que ele esteja finalmente unido a esse corpo para cantar junto com eles o louvores a Deus.

Comentário de John Wesley

Mas tu és santo, ó tu que habitas os louvores de Israel.

Mas tu és – Justo e verdadeiro em todos os teus caminhos, isso ele acrescenta para fortalecer sua fé e reforçar suas orações, e prevalecer com Deus pela honra de seu santo nome, para ouvi-lo e ajudá-lo.

Habitante – A quem teu povo está louvando perpetuamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *