Estudo de Malaquias 1:11 – Comentado e Explicado

Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações – diz o Senhor dos exércitos.
Malaquias 1:11

Comentário de Albert Barnes

For – A forma das palavras não expressa se esta declaração está relacionada ao presente ou ao futuro. É um presente vívido, como é frequentemente usado para descrever o futuro. Mas as coisas mencionadas mostram que é futuro. Os sacrifícios judeus tinham defeitos, em parte incidentais, em parte inerentes. Acidentais eram aqueles com os quais o profeta os havia censurado; inerente (além de seu mero caráter típico) que eles nunca poderiam ser a religião do mundo, pois estavam localmente fixados em Jerusalém. Malaquias conta a eles sobre um novo sacrifício, que deve ser oferecido em todo o mundo então pagão, fundamentado em Sua nova revelação de Si mesmo para eles. “Pois grande será o meu nome entre os pagãos.” O profeta antecipa uma objeção que os judeus possam fazer a ele. Josué 7: 9 , “o que Deus fará então ao Seu grande Nome?” Aqueles pelos quais Ele os substituiria, seriam mais dignos de Deus de duas maneiras:

1) em si mesmos,

2) em sua universalidade.

“Então”, tudo o que os pagãos adoravam, mesmo que alguns adorassem um “Deus desconhecido”, Seu “Nome” não lhes era conhecido, nem “grande entre eles”. Aqueles que O conheciam, O conheciam, não como o Senhor do céu e da terra, mas apenas como o Deus dos judeus; suas “ofertas” não eram “puras”, mas poluídas. Um profeta hebreu não poderia ser um apologista da idolatria pagã em meio a suas abominações, nem colocá-lo no mesmo nível da adoração que Deus havia designado para a época; muito menos ele poderia apresentá-lo como o verdadeiro serviço aceitável de Deus. O próprio Malaquias fala disso, como um agravamento da crueldade no divórcio de suas esposas, que Malaquias 2:11 “casou-se com a filha de um deus estranho”.

A adoração daqueles judeus, que permaneceram, por interesses seculares, em países estrangeiros, não poderia ser representada como “a pura oferta”; pois não fizeram ofertas; então, como agora, estas são proibidas de Jerusalém; nem a adoração de tais judeus, espalhados no grande império da Pérsia, seria contrastada com a de Jerusalém, como “a” adoração pura; mais por que os judeus deveriam ter retornado? Teria sido uma abolição da lei antes de seu tempo. Malaquias profetiza então, como Micah, Isaías, Sofonias Sofonias 2:11 , de uma nova revelação de Deus, quando e na qual as pessoas deveriam “adorá-Lo, cada um de seu lugar, mesmo todas as ilhas dos pagãos”.

O próprio Senhor explica e expande isso em Suas palavras para a mulher samaritana; João 4:21 , João 4: 23-24: “Mulher, acredite em mim, chega a hora em que não deve neste monte, nem ainda em Jerusalém, adorar o Pai. Chega a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura que O adorem. Deus é um Espírito: e os que O adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade ”, e declararam a rejeição dos judeus, selando sua própria sentença contra eles. Mateus 21:41 , Mateus 21:43 :“ Digo-vos: O reino de Deus será tirado de você e dado a uma nação que produzirá seus frutos; e antes de Mateus 8: 11-12 , “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus, e os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores.”

“Incenso será oferecido a meu nome”, penso literalmente, “haverá incenso, oblação feita a meu nome” (esta é uma mera questão de construção), “e pura oblação”.

Esse sacrifício, que deve ser oferecido, é designado pelo nome especial de “oferta de refeições”. ( Levítico 2: 7 ( Levítico 2:14 em inglês) e os versículos seguintes.) Deus não aceitaria isso dos judeus; Ele faria, do pagão. Foi um sacrifício especial, oferecido por si só como um sacrifício ruim, ou junto com o sacrifício sangrento. ( Levítico 6:17 ( Levítico 6:10 em hebraico)): “É santíssimo, como oferta pelo pecado e como oferta pela culpa.” No sacrifício diário, era oferecido manhã e noite, com o cordeiro. Como isso era típico do precioso derramamento de sangue do “Cordeiro sem mancha” na cruz, o mesmo aconteceu com a oferta de refeições que o acompanhava, da Santa Eucaristia.

Os primeiros cristãos viram a força da predição, que o sacrifício era contrastado com o sacrifício, os sacrifícios sangrentos que foram terminados com a “única oblação e satisfação de sacrifício perfeito e suficiente” feita por nosso Senhor “no altar da cruz pelos pecados. de todo o mundo ”e os sacrifícios que Ele ordenou que fossem feitos em nossos altares, como um memorial Dele. Então Justino, que se converteu provavelmente 133 dC, dentro de 30 anos após a morte de João, diz: “Deus declarou, portanto, de antemão, que todos os que por esse nome oferecem aqueles sacrifícios que Jesus, que é o Cristo, ordenou que fosse. oferecidos, isto é, na eucaristia do pão e do copo, oferecidos em todas as partes do mundo por nós cristãos, são agradáveis ??a Ele. Mas aqueles sacrifícios que são oferecidos por você e por meio de seus sacerdotes, Ele rejeita totalmente, dizendo: “E eu não aceitarei suas ofertas em suas mãos. Pois desde o nascer do sol até o pôr do sol, Meu Nome é glorificado entre os gentios; mas você o profana. ”

Ele ressalta ainda o fracasso da explicação judaica quanto aos “sacrifícios” deles, na medida em que a Igreja estava em toda parte, não os judeus. “Você e seus professores se enganam quando interpretam esta passagem das Escrituras daqueles que estavam na dispersão e dizem que ela fala de suas orações e sacrifícios feitos em todos os lugares, como puros e agradáveis, e sabem que você fala falsamente e se esforça em todos os aspectos para impor a si mesmos; primeiro, porque seu povo ainda não é encontrado, desde o nascer até o pôr do sol, mas há nações em que nenhuma de suas raças jamais morou; embora não haja uma nação, seja bárbara ou Gregos, ou por qualquer nome que seja distinguido, sejam aqueles (nômades) que vivem em carroças, ou aqueles que não têm casas, ou pessoas pastorais que moram em tendas, entre as quais orações e ações de graças não são oferecidas ao Pai e Criador de todas as coisas, através do nome de Jesus crucificado. E você sabe que no momento em que o profeta Malaquias disse isso, a sua dispersão por todo o mundo, no qual você está agora, ainda não havia ocorrido; como também é mostrado pelas Escrituras. ”

Irineu no mesmo século “Ele pegou o que é parte da criação, a saber, pão, e agradeceu, dizendo: ‘Este é o meu corpo’. E do mesmo modo o cálice, que é da criação que pertence a nós, Ele professou ser Seu próprio sangue, e ensinou às pessoas a nova oblação do Novo Testamento; que a Igreja que recebe dos apóstolos oferece a Deus no mundo: Àquele que nos dá alimento, as primícias de Seus próprios dons, no Novo Testamento; dos quais, nos doze profetas, Malaquias deu antecipadamente essa sugestão (citando Malaquias 1: 10-11 ); o mais evidente é que, embora o antigo povo deva deixar de fazer oferendas a Deus, em todo lugar deve ser oferecido sacrifício a Ele, e isso em pureza; Seu nome também é glorificado entre os gentios. Agora, que outro nome existe, que é glorificado entre os gentios, do que aquele que pertence a nosso Senhor, por quem o Pai é glorificado e o homem é glorificado?

E porque o homem pertence ao seu próprio filho e é feito por ele, ele o chama de seu. E como se algum rei tivesse ele mesmo para pintar uma imagem de seu próprio filho, ele justamente chama de sua própria imagem, em ambas as contas, primeiro que é do filho dele, depois, que ele mesmo fez: assim também o Nome de Jesus Cristo , que é glorificado na Igreja em todo o mundo, o Pai professa ser Seu, tanto porque é de Seu Filho, quanto porque Ele mesmo escreveu e o deu para a salvação dos homens. Porque, portanto, o Nome do Filho pertence apropriadamente ao Pai, e em Deus Todo-Poderoso, por meio de Jesus Cristo, a Igreja a oferece, bem diz Ele em ambas as contas: ‹E em todo lugar é oferecido incenso ao Meu Nome, e um puro sacrifício.’ E incenso, João no Apocalipse declara serem as orações dos santos. Portanto, a oferta da Igreja, que o Senhor ensinou a ser oferecida em todo o mundo, é contabilizada com Deus como um puro sacrifício e aceita por Ele. ”

Tertuliano contrasta a “lei sacerdotal através de Moisés, em Levítico, prescrevendo ao povo de Israel, que sacrifícios não deveriam ser oferecidos a Deus em nenhum outro lugar senão na terra da promessa, que o Senhor Deus estava prestes a dar ao povo de Israel e a seus irmãos, para que, na introdução de Israel, houvesse sacrifícios e holocaustos celebrados, tanto pelos pecados quanto pelas almas, e em nenhum outro lugar, exceto na terra santa Levítico 17: 1-6 ; Deuteronômio 12: 5-14 , Deuteronômio 12: 26-27 , e essa predição subsequente do Espírito por meio dos profetas, de que em todo lugar e em toda terra deve haver sacrifícios a Deus. Como Ele diz através do anjo Malaquias, um dos doze profetas (citando o lugar). ”

Hipólito, um discípulo de Irineu, 220 ad mártir, em um comentário sobre Daniel, diz que “quando o anticristo vier, o sacrifício e a libação serão retirados, que agora estão em todos os lugares oferecidos pelos gentios a Deus”. Os termos “sacrifício oferecido em todo lugar” são termos de Malaquias.

Assim, Cipriano, em seu Testemunho contra os Judeus, resume o ensino da passagem sob esta cabeça: “Que o antigo sacrifício seria anulado e um novo sacrifício instituído”.

Nas “Constituições apostólicas”, a profecia é citada como “dita por Deus da Sua Igreja ecumênica”.

Eusébio diz: “A verdade testemunha a palavra profética, segundo a qual Deus, rejeitando os sacrifícios mosaicos, prediz o que estará entre nós. ‹Pois desde o nascer do sol ‘etc. Nós sacrificamos então ao Deus supremo o sacrifício de louvor; sacrificamos a oblação divina, reverenda e santa: sacrificamos, de uma nova maneira, de acordo com o Novo Testamento, o puro sacrifício. O coração partido também é chamado de sacrifício a Deus – também sacrificamos a memória desse grande sacrifício, realizando-o de acordo com os mistérios que foram transmitidos por Ele. ”

Cirilo de Jerusalém fala disso apenas como profetizando a rejeição dos judeus e a adoção dos gentios.

Na liturgia de Marcos, é naturalmente citado, apenas como cumprido “no sacrifício razoável e sem sangue, que todas as nações oferecem a Ti, ó Senhor, desde o nascer do sol até o pôr do sol”, não em referência ao cessação de sacrifícios judaicos.

Crisóstomo habita em sua força especial, proveniente de um profeta tão tarde. “Ouça Malaquias, que veio atrás dos outros profetas. Pois, por enquanto, não adianto nenhum testemunho de Isaías, Jeremias ou outro antes do cativeiro, para que não digas que as coisas terríveis que ele predisse estavam esgotadas no cativeiro. Mas eu aduto um profeta, após o retorno da Babilônia e a restauração da sua cidade, profetizando claramente sobre você. Pois quando eles retornaram e recuperaram sua cidade, reconstruíram o templo e realizaram os sacrifícios, predizendo essa desolação presente, o futuro e a retirada do sacrifício, Malaquias fala assim na Pessoa de Deus ( Malaquias 1:10 (fim de ) e Malaquias 1:12 (começo)). Quando, oh judeu, aconteceu tudo isso? Quando o incenso foi oferecido a Deus em todo lugar? quando um sacrifício puro? Você não poderia nomear outra hora, além desta, após a vinda de Cristo. Se o profeta predizer não este tempo e nosso sacrifício, mas os judeus, a profecia será contra a lei.

Pois se, quando Moisés ordena que o sacrifício não deva ser oferecido em outro lugar que o Senhor Deus escolha, e encerra esses sacrifícios em um só lugar, o profeta diz que o incenso deve ser oferecido em todo lugar e um sacrifício puro, ele se opõe e contradiz Moisés. Mas não há conflito nem contenda. Porque Moisés fala de um sacrifício, e Malaquias de outro. Onde isso aparece? (Do lugar, não apenas da Judéia; do modo que deve ser puro; dos que oferecem, não de Israel, mas das nações), de leste a oeste, mostrando que, seja qual for a terra que o sol examine, a pregação será adotada. Ele chama o sacrifício anterior de impuro, não em sua própria natureza, mas na mente dos que oferecem; se alguém compara o próprio sacrifício, há uma distância sem limites, de modo que este (o oferecido pelos cristãos) pode, em comparação, ser chamado de puro. ‹”

Mesmo o frio, mas claro, Theodoret tem “Prevendo para os judeus a cessação do sacerdócio legal, ele anuncia o sacrifício puro e cruel dos gentios. E primeiro ele diz aos judeus: ‘Não tenho prazer em você, diz o Senhor dos exércitos, e não aceitarei sacrifício em suas mãos.’ Então ele prediz a piedade dos gentios, ‘pois desde o nascer do sol’ etc. Malaquias 1:11 , então eu rejeitarei totalmente, pois detesto completamente o que você faz. Por isso também rejeito o sacrifício oferecido por você; mas em vez de você, tenho o mundo inteiro para me adorar. Pois os habitantes de toda a terra, que o sol nascente e o pôr do sol ilumina, em todos os lugares me oferecem incenso e sacrificam para mim o puro sacrifício que eu amo. Pois eles conhecerão o meu nome e a minha vontade, e me oferecerão a reverência devida. Então o Senhor disse à mulher samaritana: ‘Mulher, acredite em mim, que chega a hora e agora é que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.’ O bem-aventurado Paulo, sendo instruído nisso, diz 1 Timóteo 2: 8: ‹Quero que os homens orem por toda parte ‘etc., e o divino Malaquias claramente nos ensinou neste lugar o culto agora usado, pois o culto circunscrito dos sacerdotes é terminou, e todo lugar é considerado adequado para a adoração a Deus, e o sacrifício de vítimas irracionais termina, e Ele, nosso Cordeiro imaculado, que tira o pecado do mundo, é sacrificado. ”

Por fim, Agostinho: “Malaquias, profetizando a Igreja que vemos propagada por meio de Cristo, diz claramente aos judeus na pessoa de Deus:‹ Não tenho prazer em você e não receberei uma oferta em suas mãos. Pois desde o nascer do sol ‘etc. Como vemos esse sacrifício através do sacerdócio de Cristo segundo a ordem de Melquisedeque, agora oferecido a Deus em todos os lugares, desde o nascer do sol até o pôr do sol; mas o sacrifício dos judeus, dos quais se diz: “Não tenho prazer em ti, nem aceitarei uma oferta das tuas mãos”, não podem negar que cessaram; por que eles ainda esperam outro Cristo, já que o que lêem como profetizado e vêem cumprido, não poderia ser cumprido, exceto por meio dele? ”

Comentário de Thomas Coke

Malaquias 1:11 . Pois, desde o nascer do sol, etc. – Neste e no verso anterior, temos dois pontos importantes de nossa religião declarados da maneira mais completa: Primeiro, a abolição dos sacrifícios e cerimônias da lei antiga. A segunda, um puro sacrifício oferecido ao Senhor em todo lugar e em toda nação; a sinagoga rejeitada e a igreja dos gentios escolhida. O profeta descreve o sacrifício cristão de oração e ação de graças pelos ritos externos da adoração judaica. O incenso era considerado um emblema ou figura de oração pelos próprios judeus. Esse serviço espiritual, diz o profeta, deve ser oferecido em todo lugar; enquanto a adoração judaica estava confinada ao templo. As palavras de nosso Salvador, João 4: 21-22, são um bom comentário sobre essa passagem. Nada pode ser mais simples do que o princípio aqui imposto, ou mais agradável às regras da interpretação justa, do que supor que a linguagem da lei seja empregada para transmitir essas sugestões proféticas do Evangelho. Diz-se que esta oferta é pura, íntima, que não seria menos aceitável por não estar no templo. Veja a nota em Zacarias 14:18 . Div. Perna. livro 6: seita. 6 e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Malaquias 1:11 . Pois, desde o nascer do sol, etc., meu nome será grande entre os gentios – Talvez você pense que, se eu não aceitar uma oferta de suas mãos, não terei nenhuma; mas nisto erras grandemente; pois sabe que meu nome será grande, ou altamente reverenciado, entre todas as nações da terra, que me adorarão, não como você, como se fosse um trabalho pelo qual devessem ser pagos; mas com mentes puras, inflamadas de amor por mim e zelo pela minha glória. E em todo lugar incenso será oferecido em meu nome – Orações e louvores serão apresentados diante de mim como incenso. Pois aqui o profeta descreve o sacrifício cristão de louvor e ação de graças pelos ritos externos da adoração judaica: veja nota em Zacarias 14:16 . De fato, o próprio incenso era considerado incenso pelos judeus como uma figura ou emblema de oração e louvor: ver Salmos 141: 2 ; 1:10 . Esse serviço espiritual, diz o profeta, deve ser oferecido em todo lugar, enquanto a adoração judaica estava confinada ao templo. As palavras de Cristo, João 4: 21-22 , são um bom comentário sobre este texto; onde adorar em espírito se opõe às ordenanças carnais do serviço judaico, como carnes e bebidas e sacrifícios sangrentos, ou ao mero culto externo; e, na verdade, aos tipos e cerimônias da lei mosaica, que eram apenas representações sombrias do que estava por vir. E uma oferta pura – Nomeadamente, a oferta de oração e louvor, de fé, amor e obediência, de coração e vida, corpo e alma, a serem dedicados e empregados para Deus. Tais são também as oblações dos cristãos reais pelo apoio à adoração de Deus, pela manutenção de um ministério evangélico ou pelo alívio dos pobres. Assim, neste versículo, dois pontos importantes de nossa religião são declarados da maneira mais completa: a abolição dos sacrifícios e cerimônias da lei antiga, e a natureza pura e espiritual da adoração e serviço cristão.

Comentário de John Wesley

Pois desde o nascer do sol até o pôr do sol, meu nome será grande entre os gentios; e em todo lugar será oferecido incenso ao meu nome, e uma oferta pura; porque o meu nome será grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.

Incenso – Um termo da lei para um dever do evangelho, e sob esse tipo estão contidas as orações e louvores, ou seja, todo o culto ao evangelho.

Uma oferta pura – ambos sinceros, em oposição à hipocrisia, e santos, em oposição à impureza, superstição e idolatria.

Comentário de Adam Clarke

Desde o nascer do sol – A abolição total dos sacrifícios mosaicos e o estabelecimento de um culto espiritual sobre toda a terra estão aqui preditos. O incenso de louvor e a pura oferta do Cordeiro sem mancha, e através dele um coração santo e amoroso, serão apresentados em todos os lugares entre os gentios; e os judeus e suas ofertas simuladas serão rejeitados.

Comentário de E.W. Bullinger

Para. Veja a estrutura ( “J” e “J”, acima) para o comentário.

Gentios = nações.

pagãos = nações ou gentios.

Comentário de John Wesley

Pois desde o nascer do sol até o pôr do sol, meu nome será grande entre os gentios; e em todo lugar será oferecido incenso ao meu nome, e uma oferta pura; porque o meu nome será grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.

Incenso – Um termo da lei para um dever do evangelho, e sob esse tipo estão contidas as orações e louvores, ou seja, todo o culto ao evangelho.

Uma oferta pura – ambos sinceros, em oposição à hipocrisia, e santos, em oposição à impureza, superstição e idolatria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *