Estudo de Salmos 99:5 – Comentado e Explicado

Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é Santo.
Salmos 99:5

Comentário de Albert Barnes

Exaltai o Senhor, nosso Deus – Veja as notas no Salmo 30: 1 . O significado é: que seu nome seja, por assim dizer, elevado ao alto, de modo a ser visível ou visto de longe. Que seja feito com uma voz elevada; que seja com atribuições de louvor.

E adorar em seu escabelo – por prostração humilde a seus pés. O escabelo é aquele em que os pés repousam quando alguém está sentado, e a referência aqui é o escabelo em que os pés de um rei repousavam quando ele se sentava em seu trono ou cadeira de estado. Para adorar no escabelo de seus pés – compare 1 Crônicas 28: 2 ; Salmo 132: 7 – denota a mais profunda humildade e a mais profunda prostração e reverência. É como se não pudéssemos olhar em seu rosto, nem em seu trono, nem em suas vestes deslumbrantes e magníficas, mas inclinamos nossas cabeças em reverência humilde e consideramos honra suficiente ficar deitados diante daquilo em que seus pés repousavam. Para mostrar a dignidade e majestade de Deus, a própria terra é representada como sendo apenas o escabelo de seus pés; como sendo, em comparação com o céu – o lugar de seu assento – seu “trono”, apenas como o escabelo é comparado com a esplêndida cadeira de estado. Isaías 66: 1 ; Mateus 5: 34-35 .

Pois ele é santo – Veja o Salmo 99: 3 . Margem: “é sagrado”. A tradução no texto expressa melhor o sentido. O fato de Deus ser “santo” é motivo de prostração humilde e profunda diante dele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 99: 5 . Adoração em seu banquinho Em direção a seu banquinho [ a arca ] Nold. 1008. Ver 1 Crônicas 28: 2 . Salmos 132: 7 . Os israelitas, quando adoraram, voltaram o rosto para a arca.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 99: 5 . Exaltei o Senhor – Dê a ele a glória do bom governo em que você está, como está estabelecido agora. E adorar em seu escabelo – isto é, em sua arca, que era o escabelo do propiciatório, entre os querubins. Ou devemos nos lançar na calçada de suas cortes; e por uma boa razão, devemos ser reverentes, pois ele é santo, e sua santidade deve nos impressionar, como acontece com os próprios anjos, Isaías 6: 2-3 . Observe, leitor, que Deus deve ser adorado e glorificado, é a única inferência sempre tirada de todas as posições de Davi. E, certamente, quanto maiores as misericórdias públicas em que participamos, mais somos obrigados a participar da homenagem pública prestada a Deus. A criação do reino de Cristo, em especial, deve ser matéria de nosso louvor. Observe ainda que, quando nos aproximamos de Deus para adorá-lo, nossos corações devem estar cheios de pensamentos elevados sobre ele, e devemos exaltá-lo em nossas almas. E quanto mais nos apoiamos, e quanto mais prostrados somos diante de Deus, mais o exaltamos.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Ele. Compare os Salmos 99: 3 e os Salmos 99: 9 e veja a nota nos Salmos 93: 1 , Salmos 93: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Adoração no escabelo de seus pés – provavelmente significando a arca na qual a glória divina foi manifestada. Às vezes a terra é chamada escabelo de Deus, Mateus 5:35 ; Isaías 66: 1 ; às vezes Jerusalém; às vezes o templo, Lamentações 2: 1 ; às vezes o tabernáculo, Salmo 32: 7 ; e às vezes a arca, 1 Crônicas 28: 2 . Os israelitas, quando adoraram, voltaram o rosto para a arca, porque esse era o lugar onde estava o símbolo da Presença Divina.

Pois ele é santo – O fardo entoado pelo coro.

Comentário de John Calvin

5 Exalte a Jeová, nosso Deus. Esta exortação é adequadamente dirigida apenas à Igreja, porque, tendo sido participante da graça de Deus, ela deveria se dedicar mais zelosamente a seu serviço e ao amor à piedade. O salmista, portanto, exorta os judeus a exaltarem a Deus de quem haviam recebido tal ajuda manifesta, e os ordena a tornar esse culto designado em sua lei. De fato, o templo é freqüentemente em outros lugares denominado sede de Deus, ou casa, ou descanso, ou morada; aqui é chamado de escabelo, e para o uso dessa metáfora, existe a melhor de todas as razões. Pois Deus desejava habitar no meio de seu povo dessa maneira, não apenas para direcionar seus pensamentos para o templo externo e para a arca da aliança, mas para elevá-los às coisas do alto. Portanto, o termo casa ou moradia tendia a dar coragem e confiança a eles, para que todos os fiéis pudessem ter ousadia de se aproximar livremente de Deus, a quem viam encontrando-os por vontade própria.

Mas, como as mentes dos homens são propensas à superstição, era necessário verificar essa propensão, para que não associassem às suas noções de Deus coisas carnais e terrenas, e que seus pensamentos fossem totalmente absorvidos pelas formas externas de adoração. O profeta, portanto, ao chamar o templo de escabelo de Deus, deseja que os deuses elevem seus pensamentos acima dele, pois enche o céu e a terra com sua glória infinita. No entanto, por esses meios, ele nos lembra que a verdadeira adoração pode ser paga a Deus em nenhum outro lugar senão no monte Sião. Pois ele emprega um estilo de escrita que é calculado para elevar as mentes dos deuses acima do mundo e, ao mesmo tempo, não diminui em nada o grau de santidade do templo, que por si só em todos os lugares do mundo. Deus escolheu a terra como o lugar onde ele deveria ser adorado. A partir disso, podemos ver, desde os dias de Agostinho, quantos em vão se perplexam ao tentar descobrir a razão do profeta ordenar que os pés de Deus fossem adorados. A resposta de Agostinho é engenhosa. Se, diz ele, olharmos para a masculinidade de Cristo, perceberemos uma razão pela qual podemos adorar o escabelo de Deus, e ainda não sermos culpados de idolatria; porque aquele corpo em que ele deseja ser adorado, tirou da terra e nesta terra nada mais que Deus é adorado, pois a terra é ao mesmo tempo a habitação da Deidade, e o próprio Deus condescendeu em se tornar terra. Tudo isso é muito plausível, mas é estranho ao desígnio do profeta, que, com a intenção de distinguir entre o culto legal (que era o único culto que Deus sancionou) e os ritos supersticiosos dos pagãos, convoca os filhos de Abraão. ao templo, como se fosse o padrão deles, lá, de maneira espiritual, para adorar a Deus, porque ele habita na glória celestial.

Agora que a dispensação sombria passou, creio que Deus não pode ser adequadamente adorado, do que quando o procuramos diretamente por meio de Cristo, em quem habita toda a plenitude da divindade. Era impróprio e absurdo para qualquer um designá-lo como banquinho. Pois o profeta apenas falou dessa maneira para mostrar que Deus não estava confinado ao templo visível, mas que ele deve ser procurado acima de todos os céus, (119) na medida em que ele é elevado acima do mundo inteiro.

Os bispos frenéticos da Grécia, no segundo Concílio de Nice, muito vergonhosamente perverteram essa passagem, quando tentaram provar que Deus deveria ser adorado por imagens e gravuras. A razão (120) designada para exaltar a Jeová, nosso Deus, e adorar à sua base para os pés, contém uma antítese: ele é santo. Pois o profeta, ao santificar o nome do Deus único, declara todos os ídolos dos pagãos como profanos; como se ele dissesse: Embora os pagãos reivindiquem para seus ídolos uma santidade imaginária, eles são, no entanto, muito vaidade, ofensa e abominação. Alguns traduzem essas cláusulas porque é sagrado; mas, no final do salmo, parecerá que o objetivo deste profeta era distinguir Deus de todos os ídolos.

Comentário de John Wesley

Exaltai o SENHOR, nosso Deus, e adorei no escabelo de seus pés; pois ele é santo.

Banqueta – diante da arca, assim chamada, 1 Crônicas 28: 2 .

Santo – é consagrado para ser uma promessa da presença de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *