Estudo de Zacarias 14:16 – Comentado e Explicado

Os que restarem de todas as nações que tiverem atacado Jerusalém virão todos os anos adorar o rei, Senhor dos exércitos, e celebrar a festa dos Tabernáculos.
Zacarias 14:16

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que resta das nações – Deus concede o arrependimento, mesmo através de Suas visitas, que, proporcionalmente à grandeza da rebelião e à visitação sobre ela, será a grandeza da conversão. “Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios sejam cumpridos” Lucas 21:24 . E Paulo: “Em parte aconteceu cegueira em Israel, até que a plenitude dos gentios entre; e assim todo o Israel será salvo ” Romanos 11: 25-26 . Até agora os profetas haviam falado de um “remanescente” de Jacó, que deveria “voltar ao poderoso Deus” Isaías 10:21 , e deveria ser salvo; agora, sobre essa rebelião universal dos pagãos. Ele prediz a conversão de um remanescente do pagão também.

Deve subir de ano para ano para adorar o rei, o Senhor dos exércitos – Há uma harmonia entre a rebelião e o arrependimento. Os convertidos irão adorar a Deus lá, onde se esforçaram para exterminar Seus adoradores. O profeta só podia falar do evangelho sob a imagem da lei. “A Festa dos Tabernáculos” tem sua contrapartida, não, como a Pascha ou o Pentecostes, em uma única festa, mas em toda a vida do Evangelho. Foi um agradecimento pela libertação passada; era uma imagem de sua vida de peregrino desde a passagem do Mar Vermelho, até que a separação do Jordão lhes abriu a entrada para seu descanso temporário em Canaã (ver, mais detalhadamente, Oséias 12: 9 , vol. ip 122). Jerome: “Na vasta e vasta e terrível região selvagem, onde não havia vila, casa, cidade, caverna, fez tendas, onde peregrinar com esposas e filhos, evitando de dia o sol ardente, de noite úmida e fria e ferida. do orvalho; e era um estatuto para sempre em suas gerações; habitareis em cabines sete dias; todos os israelitas nascidos habitarão em tendas, para que vossas gerações saibam que eu fiz os filhos de Israel habitarem em tendas, quando os tirei da terra do Egito, Levítico 23: 41-43 . ”

Lap .: “Os cristãos realizam muito mais verdadeiramente a festa dos tabernáculos, não apenas uma vez no ano, mas continuamente, incessantemente. É isso que Pedro admoesta: ‘Caros amados, peço-lhes, como estrangeiros e peregrinos, que se abstenham de concupiscências carnais’ 1 Pedro 2:11 . E Paulo freqüentemente ensina que nós, como Abraão, somos estrangeiros na terra, mas ‘cidadãos do céu’ com os santos e com a família de Deus ‘ Efésios 2:19 . ‘Fé’, ele diz, ‘é a substância das coisas esperadas, a evidência das coisas que não são vistas. Pela fé, Abraão peregrinou na terra da promessa como em um país estranho, habitando em tabernáculos com Isaque e Jacó, os herdeiros da mesma promessa; pois ele procurou uma cidade que tem fundamentos, cujo construtor e criador é Deus ‘ Hebreus 11: 1 , Hebreus 11: 9-10 . ” Jerônimo: “Enquanto estivermos em progresso, no curso e militantes, habitamos em tabernáculos, esforçando-nos com toda a mente de passar dos tabernáculos para a morada firme e duradoura da casa de Deus. Daí também o santo David disse: ‘Sou estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais eram’ Salmo 39:12 . Assim fala ele, que ainda está no Egito e ainda está no mundo. Mas quem sai do Egito e entra em vícios no deserto, se mantém firme e diz no Salmo: ‘Vou passar ao lugar do tabernáculo do Maravilhoso para a casa de Deus’ ( Salmo 41: 5). Vulgata). Donde, também ele diz em outro lugar: Quão amáveis ??são Tuas habitações. Tu, Senhor dos Exércitos; minha alma deseja, sim, desmaia até os átrios do Senhor ‘e pouco depois: Bem-aventurados os que habitam em tua casa, sempre estarão louvando a Ti’ Salmo 41: 4 . ‹A voz de regozijo e salvação está nos tabernáculos do justo Salmo 118: 15 . ‹Uma coisa eu desejei ao Senhor, que eu procurarei; para que eu habite na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e investigar no Seu templo ‘ Salmo 27: 4 .

Quem habita em tais tabernáculos, e apressa-se a ir dos tabernáculos ao átrio, e do átrio à casa, e da casa ao templo do Senhor, deve celebrar a festa dos tabernáculos etc. ” Simboliza como (Dionísio), “no Novo Testamento, os cristãos são libertados por meio da Cristo da escravidão ao pecado e a Satanás, e peregrinam neste vale de miséria, progredindo nas virtudes até a casa do paraíso celestial. a porta da glória sendo aberta pelo mérito da paixão do Senhor, e assim os fiéis de Cristo celebram a festa dos tabernáculos; e, após a destruição do anticristo, eles o celebrarão com mais devoção, pois haverá entre eles um fervor de fé mais pleno. ”

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 14:16 . E todo o que resta de todas as nações – Como escapar dos golpes mencionados anteriormente do julgamento divino, e são pela misericórdia preservados; de todas as nações que vieram contra Jerusalém – isto é, muitas dentre todas essas nações considerarão a mão de Deus, se arrependerão e se submeterão à sua lei. Tal mudança a graça de Deus, santificando seus julgamentos, fará sobre eles. Dos inimigos de Cristo, como alguns serão feitos escabelo dos seus pés, outros serão seus amigos; e quando o princípio da inimizade é neles morto, seus atos de hostilidade anteriores são perdoados e seus serviços são aceitos como se nunca tivessem lutado contra Jerusalém. Subirá para adorar e celebrará a festa dos tabernáculos Ou seja, eles se juntarão aos atos solenes do culto cristão. Os profetas, como repetidamente tivemos ocasião de observar no decorrer dessas anotações, frequentemente descrevem o estado do evangelho pelo uso de seus próprios tempos. A festa dos tabernáculos, sendo mantida em memória da conduta de Deus e preservando os israelitas quarenta anos no deserto, e depois trazendo-os para a terra prometida, foi observada com extraordinárias expressões de alegria. Aqui, este festival solene é, por uma figura, colocado para todos os dias consagrados a Deus para a adoração santa; e isso muito apropriadamente, por causa daquelas duas grandes graças que foram, de uma maneira especial, significadas e exigidas naquela festa, a saber, desprezo pelo mundo e alegria em Deus, Neemias 8:17 . A vida de um verdadeiro cristão é uma festa constante de tabernáculos, e em todos os nossos atos de devoção devemos nos retirar do mundo e nos regozijar no Senhor, ou adorar como os verdadeiramente piedosos fizeram naquele banquete.

Comentário de John Wesley

E acontecerá que todo o que resta de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirá de ano para ano para adorar o rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos.

Isso resta – Isso escapa ao golpe.

Adorar – Por um uso cerimonial que obscureceu uma adoração melhor, o profeta prediz o zelo constante dos gentios convertidos em adorar o Senhor.

A festa dos tabernáculos – Uma festa solene é feita por uma figura, posta para todos os dias consagrados a Deus para a adoração santa.

Comentário de Adam Clarke

Deve subir de ano para ano – Os judeus tiveram três grandes festivais originais, que caracterizaram épocas diferentes em sua história, a saber: –

  1. A festa da páscoa, em comemoração à sua partida do Egito.
  • A festa do pentecostes, em comemoração à entrega da lei no Monte Sinai.
  • A festa dos tabernáculos, em comemoração dos seus quarenta anos errantes no deserto.
  • Esta última festa é muito bem trazida aqui para indicar a restauração final dos judeus, e seu estabelecimento à luz e liberdade do Evangelho de Cristo, depois de longas perambulações em vícios e erros.

    Comentário de E.W. Bullinger

    o rei. Como em Zacarias 14: 2 . Jeová será então o Soberano universal.

    o Senhor dos exércitos. Veja nota em Zacarias 1: 3 .

    a festa dos tabernáculos. Referência a Pentateuco ( Levítico 23:34 , Levítico 23:43 . Deuteronômio 16:16 ), App-92.

    Comentário de John Wesley

    E acontecerá que todo o que resta de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirá de ano para ano para adorar o rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos.

    Isso resta – Isso escapa ao golpe.

    Adorar – Por um uso cerimonial que obscureceu uma adoração melhor, o profeta prediz o zelo constante dos gentios convertidos em adorar o Senhor.

    A festa dos tabernáculos – Uma festa solene é feita por uma figura, posta para todos os dias consagrados a Deus para a adoração santa.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *