Estudo de Apocalipse 11:15 – Comentado e Explicado

O sétimo anjo tocou a trombeta. Ressoaram então no céu altas vozes que diziam: O império de nosso Senhor e de seu Cristo estabeleceu-se sobre o mundo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Apocalipse 11:15

Comentário de Albert Barnes

E o sétimo anjo tocou – Veja as notas em Apocalipse 8: 2, Apocalipse 8: 6-7. Esta é a última das trombetas, implicando, é claro, que, com isso, a série de visões terminaria, e que isso introduziria o estado das coisas sob as quais os assuntos do mundo deveriam ser encerrados. O lugar que isso ocupa na ordem do tempo é quando os eventos pertencentes ao colossal poder romano – o quarto reino de Daniel Daniel 7: 9-14, Daniel 7: 27-28 deveria ter sido introduzido. Isso, tanto em Daniel quanto em João, deve ocorrer quando o poderoso poder do papado tiver sido derrubado ao término dos mil e duzentos e sessenta anos de sua duração. Veja as notas em Daniel 7:25. Tanto em Daniel como em João, o fim desse poder de perseguição é o início do reinado dos santos; a queda do papado, a introdução do reino de Deus e seu estabelecimento na terra.

E havia grandes vozes no céu – como exultação e louvor. A grande consumação havia chegado, o período há tanto tempo antecipado e desejado quando Deus deveria reinar na terra havia chegado, e isso lança os alicerces da alegria e ação de graças no céu.

Os reinos deste mundo – As edições modernas do Novo Testamento (veja Tittmann e Hahn) leem isso no número singular – “O reino deste mundo se tornou”, etc. De acordo com essa leitura, o significado seria: o único reino sobre este mundo se tornara o do Senhor Jesus; ou, mais provavelmente, que o domínio sobre a terra havia sido considerado como um no sentido de que Satanás reinou sobre ele, mas agora se tornara o reino de Deus; isto é, que “os reinos deste mundo são muitos considerados em si mesmos; mas em referência ao domínio de Satanás, existe apenas um reino governado pelo deus deste mundo ‘”(Prof. Stuart). O sentido não é materialmente diferente, seja qual for a leitura adotada; embora a autoridade seja a favor deste último (Wetstein). De acordo com a leitura comum, o sentido é que todos os reinos da terra, sendo muitos em si mesmos, haviam sido trazidos agora sob o único cetro de Cristo; de acordo com o outro, o mundo inteiro era considerado como de fato um reino – o de Satanás – e o cetro havia passado de suas mãos para as do Salvador.

Os reinos de nosso Senhor – Ou, o reino de nosso Senhor, de acordo com a leitura adotada na parte anterior do verso. A palavra “Senhor” aqui evidentemente faz referência a Deus como tal – representada como a fonte original de autoridade e dando o reino ao seu Filho. Veja as notas em Daniel 7: 13-14; compare o Salmo 2: 8. A palavra “Senhor” – ?????? Kurios – implica a noção de possuidor, proprietário, soberano, governante supremo – e, portanto, é dada adequadamente a Deus. Veja Mateus 1:22; Mateus 5:33; Marcos 5:19; Lucas 1: 6, Lucas 1:28; Atos 7:33; Hebreus 8: 2, Hebreus 8:10; Tiago 4:15, al. saepe.

E do seu Cristo – do seu ungido; daquele que é designado como o Messias e consagrado a este alto cargo. Veja as notas em Mateus 1: 1. Ele é chamado de “seu Cristo”, porque ele é designado por ele ou designado por ele para realizar o trabalho apropriado para esse ofício na terra. Uma linguagem como a que ocorre aqui é freqüentemente empregada, na qual Deus e Cristo são mencionados como, em alguns aspectos, distintos – como sustentar diferentes ofícios e executar diferentes obras. O significado essencial aqui é que o reino deste mundo agora se tornara o reino de Deus sob Cristo; isto é, que esse reino é administrado pelo Filho de Deus.

E ele reinará para todo o sempre – É iniciado um reino que nunca terminará. Não é dito que isso seria na terra; mas a idéia essencial é que o cetro do mundo agora, depois de tanto tempo, entrou em suas mãos para nunca mais falecer. As características mais completas deste reinado são apresentadas em uma parte subsequente deste livro Salmos 2: 8; Isaías 9: 7; Isaías 11: 9; Isaías 45:22; 60; Daniel 2:35, Daniel 2: 44-45; Daniel 7: 13-14, Daniel 7: 27-28; Zacarias 14: 9; Malaquias 1:11; 1:33. Sobre esse assunto, veja as ilustrações e as provas muito amplas nas notas de Daniel 2: 44-45; Daniel 7: 13-14, Daniel 7: 27-28; compare as notas em Apocalipse 2022 .

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 11: 15-18 . E o sétimo anjo tocou, etc. – Com o som desse anjo, o terceiro wo começa, o que é mais implícito do que expresso, como será descrito mais detalhadamente daqui em diante. A terceira que trouxe os habitantes da terra é a ruína e queda do reino anticristo: e então, e não até então, de acordo com o coro celestial, os reinos deste mundo se tornarão os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre – São João é extasiado e apressado como se fosse uma visão do feliz milênio, sem considerar os passos que precedem e conduzem a ele. Ao mesmo tempo, os quatro e vinte anciãos – ou os ministros da igreja ( Apocalipse 11: 16-18 ).

são representados como louvando e glorificando a Deus, por manifestar seu poder e reino mais do que ele havia feito antes. Eles também dão uma indicação de alguns eventos subsequentes, como a ira das nações, Gogue e Magogue ( Apocalipse 20: 8 ) e a ira de Deus, exibida em sua destruição ( Apocalipse 20: 9 ) e a recompensa de tudo de bom, pequeno e grande, assim como a punição dos ímpios. Aqui temos apenas um relato resumido das circunstâncias e ocorrências da sétima trombeta, mas os detalhes serão dilatados e ampliados a seguir. E assim chegamos à consumação de todas as coisas, através de uma série de profecias, que se estendem desde os dias do apóstolo até o fim do mundo. É essa série que nos conduz a interpretar essas profecias: e embora algumas delas sejam escuras e obscuras, consideradas em si mesmas, ainda assim recebem luz e ilustração de outras pessoas que precedem e seguem. Ao todo, eles são, por assim dizer, uma cadeia de profecias, da qual um elo depende e sustenta outro. Se alguma parte ainda permanece obscura e insatisfatória, talvez ela possa ser esclarecida pelo que o próprio apóstolo acrescentou como explicação.

Comentário de E.W. Bullinger

sétimo anjo. Esta sétima trombeta abraça os sete frascos, ou as últimas sete pragas, que compõem a terceira angústia, e alcança Apocalipse 18:24 , se não Apocalipse 20:15 .

estavam. Literalmente veio a existir.

reinos. Os textos dizem “reino” , isto é, soberania.

mundo. App-129.

são = é.

Cristo. App-98.

Ele . . sempre. Ver Êxodo 15:18 . Salmos 146: 10 .

para . . . sempre. Ver Apocalipse 1: 6 .

Comentário de Adam Clarke

Havia grandes vozes no céu – Todo o exército celestial – anjos e espíritos humanos redimidos, unidos para engrandecer a Deus; que desconcertara totalmente seus inimigos e tornara seus amigos gloriosos. Este será realmente o caso quando os reinos deste mundo se tornarem os reinos de Deus e de seu Cristo, mas quando será isso? Alguns dizem que isso significa que essas palavras já ocorreram na destruição do estado judeu e no envio do evangelho por todo o mundo gentio. Outros dizem que se refere ao milênio e à consumação de todas as coisas.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 11: 15-18 . O sétimo anjo tocou, etc. – Ao som da sétima trombeta, o terceiro ai começa; que é mais implícito do que expresso, como será descrito mais detalhadamente daqui em diante. A terceira angústia trazida aos habitantes da terra é a ruína e a decadência do reino anticristo; e então, e não até então, de acordo com o coro celestial, os reinos deste mundo se tornarão os reinos do Senhor, etc. São João é extasiado e apressado, por assim dizer, para uma visão do feliz milênio, sem considerar os passos que precedem e concluem. Ao mesmo tempo, os quatro e vinte anciãos, ou os ministros da igreja, Apocalipse 11: 16-18 são representados como louvando e glorificando a Deus, por manifestar seu poder e reino mais do que ele havia feito antes: eles também dão uma sugestão de alguns eventos subsequentes; como, a ira das nações, Gogue e Magogue, cap. Apocalipse 20: 8 e a ira de Deus, mostrada em sua destruição, cap. Apocalipse 20: 9 e a recompensa de todos os bons, assim como a punição dos ímpios, Apocalipse 11:12 , etc. Aqui temos apenas um relato resumido das circunstâncias e ocorrências da sétima trombeta; mas os detalhes serão dilatados e ampliados a seguir. Assim chegamos à consumação de todas as coisas, através de uma série de profecias, que se estendem desde os dias do apóstolo até o fim do mundo. É essa série que tem sido nossa pista, para nos conduzir em nossa interpretação dessas profecias; e embora alguns deles sejam escuros e obscuros, considerados em si mesmos, ainda assim recebem luz de outros, precedendo e seguindo. No total, são, por assim dizer, uma cadeia de profecias, da qual um elo depende e sustenta outro. Se alguma parte ainda permanece obscura e insatisfatória, talvez ela possa ser esclarecida pelo que o próprio apóstolo acrescentou como explicação. Veja o Apêndice para outras visões deste assunto

Comentário de John Wesley

E o sétimo anjo tocou; e havia grandes vozes no céu, dizendo: Os reinos deste mundo se tornaram os reinos de nosso Senhor e de seu Cristo; e ele reinará para todo o sempre.

E o sétimo anjo tocou – Esta trombeta contém os eventos mais importantes e alegres, e torna todas as trombetas anteriores motivo de alegria para todos os habitantes do céu. A alusão, portanto, a esta e a todas as trombetas é àquelas usadas em solenidades festivas. Todas essas sete trombetas foram ouvidas no céu: talvez a sétima também seja ouvida na terra, 1 Tessalonicenses 4:16 .

E houve grandes vozes – Dos vários cidadãos do céu. Na abertura do sétimo selo “houve silêncio no céu”; ao som da sétima trombeta, grandes vozes. Isso por si só é suficiente para mostrar que os sete selos e sete trombetas não correm paralelos um ao outro. Assim que o sétimo anjo soa, o reino cai para Deus e seu Cristo. Isso aparece imediatamente no céu e é celebrado com louvores alegres. Mas na Terra várias ocorrências terríveis devem aparecer primeiro. Esta trombeta compreende tudo o que se segue dessas vozes a Apocalipse 22: 5 .

O reino do mundo – Ou seja, o governo real em todo o mundo e todos os seus reinos, Zacarias 14: 9 .

Tornou-se o reino do Senhor – Esta província está nas mãos do inimigo: agora retorna ao seu legítimo Mestre. No Antigo Testamento, de Moisés a Samuel, o próprio Deus era o rei de seu próprio povo. E o mesmo acontecerá no Novo Testamento: ele próprio reinará sobre o Israel de Deus.

E de seu Cristo – Esta denominação é agora dada a ele pela primeira vez, desde a introdução do livro, com a menção do reino que recai sobre ele, sob a sétima trombeta. Profetas e sacerdotes foram ungidos, mas mais especialmente reis: de onde esse termo, o ungido, é aplicado apenas a um rei. Assim, sempre que o Messias é mencionado nas escrituras, seu reino está implícito.

Tornouse – Na realidade, todas as coisas (e, portanto, o reino do mundo) são de Deus em todas as épocas: contudo, Satanás e o mundo atual, com seus reis e senhores, ressuscitaram contra o Senhor e contra o seu Ungido. Deus agora põe fim a essa rebelião monstruosa e mantém seu direito a todas as coisas. E isso aparece de uma maneira totalmente nova, assim que o sétimo anjo tocar.

Referências Cruzadas

Exodo 15:18 – O Senhor reinará eternamente”.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 72:11 – Inclinem-se diante dele todos os reis, e sirvam-no todas as nações.

Salmos 86:9 – Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome.

Salmos 89:15 – Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Salmos 146:10 – O Senhor reina para sempre! O teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia!

Isaías 2:2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 27:13 – E naquele dia soará uma grande trombeta. Os que estavam perecendo na Assíria e os que estavam exilados no Egito virão e adorarão o Senhor no monte santo, em Jerusalém.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Isaías 49:6 – ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Isaías 49:22 – Assim diz o Soberano Senhor: “Veja, eu acenarei para os gentios, erguerei minha bandeira para os povos; eles trarão nos braços os seus filhos e carregarão nos ombros as suas filhas.

Isaías 55:5 – Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor. “

Isaías 60:3 – As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Ezequiel 37:25 – Viverão na terra que dei ao meu servo Jacó, a terra onde os seus antepassados viveram. Eles e os seus filhos e os filhos de seus filhos viverão ali para sempre, e o meu servo Davi será o seu líder para sempre.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Daniel 7:18 – Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.

Daniel 7:22 – até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino.

Daniel 7:27 – Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Miquéias 4:1 – Nos últimos dias acontecerá que o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal entre os montes; e se elevará acima das colinas, e os povos a ele acorrerão.

Miquéias 4:7 – Farei dos que tropeçam um remanescente, e dos dispersos, uma nação forte. O Senhor reinará sobre eles no monte Sião, daquele dia em diante e para sempre.

Sofonias 3:9 – “Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo.

Zacarias 2:11 – “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Zacarias 14:9 – O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Lucas 1:33 – e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

Lucas 15:6 – e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

Apocalipse 8:2 – Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

Apocalipse 8:12 – O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite.

Apocalipse 9:1 – O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo.

Apocalipse 9:13 – O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus.

Apocalipse 10:7 – Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai se cumprir o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas”.

Apocalipse 12:10 – Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 16:17 – O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: “Está feito! “

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Apocalipse 19:6 – Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.

Apocalipse 20:4 – Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *